Estado catarinense desponta como o mais acolhedor do Brasil
DESTINOS MAIS COLHEDORES
Estado catarinense desponta como o mais acolhedor do Brasil
A Booking.com revelou os destinos mais acolhedores do Brasil. A lista tem como base os locais com pelo menos 50 acomodações elegíveis ao prêmio da plataforma. “Identificamos uma prevalência de lugares na região Sudeste do país, além de representantes do Sul e do Nordeste. É interessante que a maioria dos destinos em 2024 são novos na lista, incluindo São Bento do Sapucaí, Carrancas, Gonçalves, Flecheiras, Maraú, Cunha e Nova Petrópolis. Isso mostra não só como essas regiões estão desenvolvendo suas estruturas turísticas, como também que os turistas estão reconhecendo esses esforços e avaliando os prestadores nestes locais de forma bastante positiva”, afirma Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil. Em 2024, um recorde de 1,48 milhão de parceiros de viagem em 221 países foram reconhecidos pelo Traveller Review Awards, incluindo mais de 58 mil prestadores de serviços no Brasil. Além disso, os apartamentos foram os tipos de acomodação mais premiados nacionalmente (24.216 premiados), seguidos pelas casas de temporada (9.749) e hotéis (6.789). Em santa Catarina, Pomerode foi a cidade escolhida como a mais acolhedora e os cinco estados mais acolhedores foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Norte.
GOOGLE TURISMO
Santa Catarina (Balneário Camboriú) também marca presença nas buscas por turismo no Google. As buscas no portal cresceram 30% em dezembro de 2023, na comparação com janeiro do mesmo ano, e 76% na comparação com dezembro de 2019, período pré-pandemia. Os dados foram divulgados pela própria plataforma de buscas. O Carnaval foi o feriado que registrou maior crescimento nas buscas. Os dados também evidenciam que o turista brasileiro demonstra alguns comportamentos diferentes do que tinha antes da pandemia. Ele está mais digitalizado, prefere destinos mais próximos, se preocupa mais com a qualidade da hospedagem, tanto que o crescimento de busca por hotéis teve alta de 98% em relação a 2019. Além disso, as pesquisas por “hotéis perto de mim” cresceram 412% e as buscas por “bem localizado” tiveram alta de 238% no ano passado.
HOTELARIA NO BRASIL
Para os brasileiros, não importa o meio de transporte, o que as pessoas querem mesmo é colocar o pé na estrada: as pesquisas por viagens de ônibus (+32%), planejamento (+18%) e aluguel de carro (+16%) apresentaram crescimento em dezembro de 2023. E na hora de planejar o destino, carnavalesco ou não, o Rio de Janeiro (RJ) foi a cidade mais buscada pelos brasileiros. Os 10 destinos mais pesquisados de janeiro a dezembro de 2023 foram: Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Porto Seguro (BA); Ubatuba (SP); Fortaleza (CE); Balneário Camboriú (SC); Salvador (BA); Curitiba (PR); Orlando (Flórida, EUA); Guarujá (SP). Já os destinos que mais cresceram em volume de buscas de novembro a dezembro do ano passado foram Balneário Camboriú (SC), com alta de 41% nas buscas, Ubatuba (SP) com 30% mais pesquisas, Guarujá (SP) com 21% e Curitiba com crescimento de 9% no total de consultas.
PERFIL DO VIAJANTE
“O mercado de turismo está em um momento bastante positivo, tanto para as pessoas, que estão se planejando para viajar mais, quanto para as marcas, que tem um universo de possibilidades pela frente”, diz Maurício Martiniano, head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil. A pesquisa revela ainda que a maioria dos brasileiros pretende fazer as próximas viagens de avião (64%). Ônibus (35%) e carro próprio (35%) estão empatados no segundo lugar da preferência nacional, seguidos pelas viagens com carro alugado (17%), navio (6%) e moto (5%). Além disso, o estudo aponta que 80% das pessoas que viajam de avião consideram alugar um carro no aeroporto para utilizar durante a viagem. Quando o tópico é onde se hospedar, hotéis (56%) e pousadas (37%) são os preferidos, seguidos pelo aluguel de imóvel por temporada (26%), casa de amigos (24%) e hostel (7%). Dentre os entrevistados de 18 a 24 anos, a preferência por ficar na casa de amigos cresce para 31%, já os respondentes com filhos de até 18 anos têm 28% mais preferência por alugar imóveis por temporada.
ABAV – CONTINUIDADE & FORTALECIMENTO
A Abav Nacional, sob nove direção até 2025, foi eleita por aclamação sob a presidência de Ana Carolina Medeiros e da vice, a Catarinense Conceição Junckes. A associação terá como foco principal o fortalecimento da associação e, o nome da chapa indica justamente o caminho da administração para os dois próximos anos. “A Abav é dos agentes de viagens, não minha. E é para eles que irei trabalhar” – Ana Carolina Medeiros, Presidente da Abav Nacional. Segundo ela, o foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abavs estaduais. A intenção é fortalecer e desenvolver essas Abav estaduais e gerar um mercado ainda melhor para os agentes de viagens. De fato há muitos desafios pela frente. A começar pelas políticas públicas. Será mantida a representação dos interesses, não só dos associados mas de toda a cadeia do agenciamento no Brasil, defendendo pautas que ajudem a evolução do setor, que precisa desse desenvolvimento. O agenciamento foi muito afetado pela pandemia da Covid-19 e agora vem se recuperando mas é necessário que esteja envolvido nos debates públicos, defendendo o setor e suas demandas em Brasília, como é o caso do Perse agora. Como se fosse pouco, há ainda, além disso, temos pela frente a Abav Expo 2024. Pela primeira vez, será realizada a feira em um novo formato e se tem a missão e a responsabilidade de entregar uma feira melhor que a do ano passado. E assim sucessivamente. Em 2025, a feira precisa ser melhor que em 2024. Sempre há o que se entregar algo melhor que a edição anterior, o que é um grande desafio, principalmente tentando fazer um evento em estados diferentes, quando São Paulo já está sacramentado e o Trade de Turismo completamente acostumado e satisfeito. Espera-se que essa nova equipe esteja engajada e empenhada em realizar todas as suas metas e objetivos, é o mínimo que se deseja. Sucesso sempre!
VINDIMA CASTELO SAINT ANDREWS
O Castelo Saint Andrews, na encantadora Gramado (RS), terá uma programação especial em fevereiro para celebrar datas importantes da temporada de verão, como a época da Vindima e o Carnaval. A programação, pensada para o turista que busca a tranquilidade da Serra Gaúcha no período, une a gastronomia requintada do premiado restaurante Primrose com experiências exclusivas. No último dia 03/02, o Castelo recebeu o Festival Vindima Experience, que festeja as tradições do vinho e da culinária Gaúcha. O menu teve focaccia artesanal com geleia de uva; creme de batata doce e espinafre produzido na horta do empreendimento harmonizados com Espumante 130; risoto Acquerello com beterraba orgânica e mozarella de búfala com Vinho Branco 3 Bocas Blend; lombo de cordeiro com polenta mole e redução de vinho tinto com Assinatura Blend, e doce de moranga caramelada e espuma de queijo harmonizado com Espumante Naturelle Moscatel Casa Valduga. Além das experiências enogastronômicas, os hóspedes poderão participar da pisa de uvas, técnica tradicional na produção de vinhos e espumantes. O Espumante 130 Brut da Casa Valduga foi criado em 2005, para homenagear os 130 anos da família italiana Valduga ao Brasil. Elaborado pelo mesmo método de Champagne, com um blend de duas uvas pinot noir e chardonnay em contato com as leveduras (autólise) por 36 meses, o icônico 130 Blanc de Blanc é um dos espumantes mais aclamados da vinícola Casa Valduga, eleito o melhor do mundo no renomado Vinalies Internacionales, realizado em Paris, na França, em sua 26ª edição. Pela primeira vez na história, um rótulo brasileiro recebeu o título de melhor espumante do mundo neste que é o concurso mais importante do cenário vitivinícola.
CARNAVAL VENEZIANO
No próximo sábado, feriadão de Carnaval (10/02), acontece o Carnaval Veneziano, uma homenagem às tradições dos bailes de máscaras de Veneza. Para a data, o menu do restaurante Primrose terá pães artesanais de azeitonas e alecrim com manteiga aerada; buquê de folhas orgânicas da horta do Saint Andrews com camarões e chips de baroa acompanhado de Prosecco Italiano Bernardi DOC Treviso Brut; Gourjonete de frango com baroa e molho agridoce acompanhado de vinho Verdicchio dei Castelli di Jesi 2020; filé Wellington com espuma de cogumelos da serra gaúcha e aligot acompanhado de vinho Barolo Marziano Abbona 2004; e mousse de manga com chantilly e crumble de avelã harmonizado com vinho Rosseti Vin Santo del Chianti. O sábado de Carnaval (10/02) recebe também a Feijoada no Castelo Saint Andrews, das 12h as 15h30. A programação para fevereiro seguirá com o Festival de Vinhos Brancos e Rosés no dia 17/02 e o Especial Costelão Gaúcho no dia 24/02, além de menus exclusivos e personalizados, Wine o’Clock com degustação de vinhos e o Boulangerie com as noites de pizza gourmet. Para uma estadia inesquecível no Castelo, os hóspedes podem desfrutar da maravilhosa vista para o Vale do Quilombo, jardins encantadores, suítes luxuosas, serviço exclusivo de mordomo/chofer, Cigar Lounge, academia equipada, piscina aquecida, sauna seca e úmida, terapia relaxante no spa do empreendimento. Além da estrutura de lazer completa e serviços exclusivos do empreendimento, o Saint Andrews oferece atividades como passeios nos principais parques e museus da região.
RESTAURANTE PRIMROSE
Reconhecido mundialmente por sua autenticidade e alta gastronomia, o Restaurante Primrose do Castelo Saint Andrews foi premiado o Melhor Restaurante de Hotel pela Revista Sabores do Sul e recebeu o prêmio World Luxury Restaurant Awards em oito diferentes categorias. Com cozinha majoritariamente franco-italiana, o restaurante dispõe de uma adega ampla e climatizada. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores dos melhores vinhos do mundo, o espaço é perfeito para se preparar, um delicioso jantar cercado pelos amigos. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses. Assim é o Saint Andrews, o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Em uma localização privilegiada, dentro de um condomínio com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo, próximo ao centro da encantadora cidade de Gramado, o complexo Saint Andrews dispõe de vinte e duas suítes reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. São 3 opções de acomodações: 11 suítes Castle, 8 suítes Mountain e 3 suítes no Mountain House. A Mountain House é uma casa exclusiva dentro do complexo e acomoda até 7 pessoas, com serviços exclusivos de hotelaria do Castelo.
O ANO SÓ COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL?
Os primeiros 31 dias de 2024 já passaram e enquanto muitos esperam “o ano começar depois do Carnaval”, para os profissionais do turismo, a realidade é outra. Nos bastidores desse setor vibrante, o início do ano é sinônimo de intensidade e desafios. Este não é apenas um período de trabalho, mas um momento em que a demanda cresce exponencialmente, muitas vezes dobrando ou triplicando. A pergunta que paira é: como preparar a equipe para atender a uma demanda que explode em um curto período? Como escolher os melhores fornecedores, aqueles com quem podemos contar nos momentos em que as necessidades surgem de forma imprevisível? E, sobretudo, como manter a qualidade do atendimento e das experiências para o hóspede durante a alta temporada? Este é o momento de explorar como a tecnologia e as pessoas podem estar em sintonia para entregar personalização, experiências e resultados. É o momento de pensar além do convencional, de reinventar processos e adotar soluções que promovam a eficiência e a excelência. É neste momento que vemos ganhar destaque o termo Indústria 5.0, onde o principal objetivo é unir pessoas e máquinas para criar produtos e serviços que passam agora a trabalhar em favor do bem-estar das pessoas, facilitando seu dia a dia a partir de sistemas inteligentes. É com essa perspectiva que a ABIH-SC convida você a fazer parte do Encatho & Exprotel, um evento que vai além das convenções tradicionais. Durante três dias – de 23 a 25 de julho, não apenas são discutidos desafios, como também são propostas soluções e estratégias para enfrentar as mudanças iminentes de uma sociedade em constante transformação.
TURISMO DE EVENTOS
Os eventos são um impulsionador fundamental do turismo em muitos destinos. Grandes conferências, festivais culturais, esportivos ou empresariais atraem visitantes de várias partes do mundo, estimulando a economia local. O turismo gerado por eventos contribui para a receita de hotéis, restaurantes, transporte e comércio, impactando positivamente a economia da região. Além da movimentação econômica, muitos eventos podem elevar o perfil de um destino. Festivais de música, conferências internacionais ou competições esportivas não apenas atraem visitantes durante o evento, mas também aumentam a visibilidade do local, incentivando turistas a retornarem ou explorarem a região em outras épocas. Assim é o Encatho & Exprotel. Um evento que durante três dias movimenta a capital catarinense atraindo os olhares de milhares de profissionais do turismo de todo Brasil. Em 2024, novamente o CentroSul será palco deste grande encontro. Nos dias 23, 24 e 25 de julho, são esperados mais de 4000 visitantes para palestras, painéis, seminário, feira multissetorial e momentos de muito networking, movimentando a economia local, qualificando os profissionais do setor.
Com o bom momento vivido pelo setor de eventos após a forte crise gerada pela pandemia, as projeções para 2024 são as melhores. De olho nas inúmeras oportunidades do mercado que feiras técnicas e eventos segmentados geram para os negócios, a Tomberlin é uma das empresas que já confirmou presença no 35º Encatho & Exprotel. “O setor que vinha com uma demanda reprimida, teve em 2023 um ano de retomada total e para 2024 as perspectivas são as mais otimistas. A feira vem se mostrando, ano após ano, cada vez mais forte e consolidada. Já fechamos em outras edição, negócios com visitantes da região norte e nordeste. O Encatho vem aumentando muito sua representatividade nacional tornando-se um espaço estratégico para a Tomberlin ouvir seus atuais clientes e prospectar novos”, afirma Leonardo Sugamosto, Gerente Comercial da Tomberlin.
INDUSTRIA 5.0 – EVOLUÇÃO DO TURISMO
Se no turismo, a Indústria 5.0 oferece viagens mais personalizadas e conectadas, nos eventos essa nova Era representa a criação de experiências imersivas e interativas. A adoção de tecnologias como Realidade Virtual, Big Data e aplicativos personalizados permite uma participação mais ativa dos presentes, mesmo à distância, aumentando o alcance e a relevância desses encontros. O Encatho & Exprotel serve como um ponto de convergência para explorar o que é sucesso e conheer novos players. É a plataforma ideal para compreender as tendências, discutir estratégias e explorar soluções inovadoras para o turismo de eventos na era da Indústria 5.0. A era da Indústria 5.0 não apenas promove a inovação tecnológica, mas também valoriza a interação humana. Essa integração cria um ambiente onde a personalização, a eficiência e a conectividade se encontram para proporcionar experiências memoráveis, impulsionando a evolução do turismo, dos eventos e da hotelaria, antecipando um futuro turístico mais inteligente e cativante. Se a sua empresa também é inovadora e possui produtos e serviços que atendem o macrossetor turístico, você pode realizar bons negócios na 35ª edição do Encatho & Exprotel. Para garantir seu espaço e conhecer todas as oportunidades de participar do evento podem entrar em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659. Lembrando que as inscrições para o evento são gratuitas e serão liberadas em breve no SITE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário