Distribuídas em duas salas, a agenda de qualificação aconteceram hoje, 17, e seguem até amanha, 18, com painéis e palestras. Quatro grandes temas tomaram corpo e perspectivas diversificadas com os painéis: “Vitrine do Paraná Turístico – motivos de viajar!”, com o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes, como mediador, e os debatedores: Daniel Wagner, empresário (Hotel Planalto – Ponta Grossa), Tatiana Turra (presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), e Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu);
Edmar Bull - Presidente Abav Nacional
Turismo MICE, com Edmar Bull (presidente da ABAV Nacional) como mediador, e com os debatedores Adonai Arruda Filho (presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau), Sergio Takao Sato (diretor da Tasa Eventos) e Jeferson Munhoz (diretor nacional de vendas dos Hoteis Bourbon); “Tecnologia e novos modelos de negócios”, às 12h, mediada por Rafael Tortato (Sebrae Paraná), com participação dos debatedores Marta Poggi Borges (ICCABAV), Danilo Brizola (fundador da SnowmanLabs), Erica Marques (responsável pelo Google Business Group no Brasil) e Fabiano Simm (TZ Systems).
Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu)
Entre as palestras estão: “Agente de Viagens Vendedor & Motivado”, com a instrutora do ICCABAV/ABAV Nacional, Kelly Malheiros; “Argentina World Friendly”; “Maranhão: Terra das águas”; “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com o instrutor do ICCABAV/ABAV Nacional, Lúcio Oliveira; “Atendimento e prospecção de clientes para hotéis e operadoras”, com André Berberi, da Signature Brasil; “África do Sul, além do Luxury, by Domus Operadora”, com Fernanda Doria (HIP Hotels International Partners) e Ricardo Velasco (Akilanga DMC); capacitação da Travelport, que trará todos os detalhes sobre o My PNR, com Ricardo Serain; “Segmentação de cruzeiros – a escolha certa está aqui”, com André Mercanti, diretor comercial da Norwegian Cruise Line (MG Travel); “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com Lúcio Oliveira; “Buenos Aires Innovadora”, com Maria Laura Pierini (Inprotur – Argentina); “Litoral PRa você – destino de experiências”, com Rafael Andregueto; “Agências de viagem on-line: melhor caminho para minha agência”, com Marta Poggi Borges, pelo ICCABAV; “Minas Gerais: venha viver a sua história”, com Ane Machado; “Destinos – Caribe: Cancun e Riviera Maya”, com Lilian Zanon; “Navegando nas novas ondas da MSC Cruzeiros”, com Victor Spirandelli; e “Agência de viagens como negócio turístico inteligente”, com Professor Gandara.
PALESTRAS DIVERSIFICADAS PARA AGENTES DE VIAGENS
O primeiro dia de programação técnica do 23º Salão Paranaense de Turismo reuniu nesta sexta-feira (17), agentes de viagens em painéis e palestras bastante diversificadas. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual.
Na primeira palestra da tarde, Paula Fariña, que atua no Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina trouxe para o público ofertas tradicionais e novidades com o foco em Buenos Aires, como o uso de bicicletas e carros elétricos em lugares pouco visitados da região. Ainda na parte de destinos, a África e seus encantos também foram mostrados na palestra da representante e executiva da HIP Hotels Internacional Partners, Fernanda Doria, e do diretor da Akilanga Brasil, Ricardo Velasco. Eles apresentaram os serviços oferecidos e o que o cliente pode encontrar no destino, como os safaris, além das novidades hoteleiras.
Representando os destinos nacionais, pela primeira vez o Maranhão marcou presença no evento, com a palestra do secretário adjunto de turismo do estado, Hugo Veiga. “Quero convencer os agentes de viagens a formatar novos produtos que agucem o interesse dos consumidores”, afirmou o maranhense.
O Paraná também não poderia ficar de fora da programação. No painel “Vitrine do Paraná Turístico – Motivos de Viajar”, o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, apontou que a região possui um elevado potencial turístico, mas que ainda acaba apresentando ao público externo apenas o litoral, a capital Curitiba e a cidade de Foz do Iguaçu. “São ao todo 14 áreas de turismo no Paraná e é necessário falar sobre elas”, destacou. Complementando o tema, foi lançado o Programa de Incentivo ao Turismo Interno no Paraná. A ideia é incentivar as empresas a apostarem nos destinos emergentes do estado.
Na parte de qualificação sobre a profissão de agentes de viagens, o dia contou com três palestras. Para falar sobre a gestão do turismo nos dias atuais, o palestrante do ICCABAV, Lucio Oliveira, foi convidado. Oliveira acredita que o profissional precisa ser um empreendedor de seu próprio negócio, conhecendo todas as possibilidades para a realização de seu trabalho. “Visão de dono, coragem empreendedora e entender as competências do mercado é essencial para saber lidar com as tendências mercadológicas”, argumenta.
Em “Agente de Viagens vencedor & Motivado”, a palestrante do ICCABAV, Kelly Malheiros, destacou que superar as expectativas de quem o contrata é a chave para o sucesso, já que o agente de viagem é um consultor de experiências. Encerrando o tema, o consultor de expansão da Signature Brasil, André Berbéri, mostrou a importância das prospecções e o bom atendimento ao cliente. Berbéri defendeu que é preciso que o agente de viagens crie uma lógica no seu atendimento a fim de melhorar o processo de venda. Distribuída em duas salas, a agenda de qualificação segue sua programação amanhã, dia 18 de março, com painéis e palestras.
Clique na imagem para ampliá-la
Completou a programação do dia 17, às 16h30, com o lançamento do Programa de Incentivo ao Turismo Interno (PITI), iniciativa da Paraná Turismo, tendo como anfitrião do evento o seu presidente, Prof. Jacó Gimmenes.
13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná
Clique na imagem para ampliá-la
Como principal evento paralelo do Salão acontece a 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, organizada e promovida pela Paraná Turismo e Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná. Neste ano, a Mostra continuar com o objetivo de divulgar o Estado como um destino turístico singular, diferente e muito apropriado para públicos de turistas de todas as idades e perfis.
“Diferente dos anos anteriores, esse ano a Mostra fechou o pavilhão da Feira de Negócios. "Estamos em um novo espaço, mais amplo e diferenciado, com estandes que divulgam as 14 regiões turísticas de nosso Estado”, conta a diretora do setor de Feiras e Eventos da Paraná Turismo, Vania Climinacio. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Mostra faz parte do Salão. “É um privilégio contar com os empresários locais divulgando seus empreendimentos e negócios. A Mostra só engrandece o evento da ABAV-PR”, diz Kempe.
Devido às muitas possibilidades como destino, o Paraná divide-se em 14 regiões e se destaca por belezas naturais inigualáveis, grandes reservas de Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras; um rico acervo histórico e cultural; diferentes alternativas de lazer e gastronomia.
Estas são as regiões: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.
“Nesse ano, convidamos as regiões para elegerem quatro atrativos turísticos prontos para serem divulgados aos agentes de viagens. São produtos concretizados”, comenta Vania. Além dos atrativos turísticos, a Mostra também vai focar no artesanato rural, que é diferenciado e também é fruto de uma parceria com a Emater. A gastronomia regional também estará presente. “Algumas regiões deverão trazer seus práticos típicos para degustação”, adiantou Vania.
A Mostra das Regiões Turísticas do Paraná é um evento tradicional do Governo do Estado do Paraná e há 13 anos ocorre como evento paralelo do Salão. A proposta da ABAV-PR é envolver o público estratégico para o Turismo regional que está reunido em Curitiba nos dias do evento e divulgar o Turismo do Paraná. “Essa parceria entre Paraná Turismo e ABAV-PR deu certo”, finaliza Vania.
SANTA CATARINA NO SALÃO
A presença do estado catarinense foi marcante. Somente a ABAV-SC trouxe cinco caravanas de agentes de turismo além de operadoras. Isso significa muito além da união das ABAVs, mas também a importância que Santa Catarina da ao seu estado vizinho, grande emissor de turistas para o nosso litoral, bem como a importância ao Salão Paranaense de Turismo.
Clique na imagem para ampliá-la
Valdir Valendowisky, Presidente da SANTUR, comandava o estande catarinense.
PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO DIA DE SALÃO PARANAENSE DE TURISMO CLIQUE AQUI