quinta-feira, 29 de junho de 2017

FOZ DO IGUAÇU É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL

FOZ DO IGUAÇU É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL


O ministro do Turismo, Marx Beltrão, prometeu aos participantes do 12° Festival de Turismo das Cataratas que a partir de segunda-feira (2 de julho), quando voltar a Brasília, vai atuar em favor da ampliação da cota de compras no Paraguai. A proposta de aumentar o limite de isenção de impostos dos atuais US$ 300 para US$ 500 foi abordada na abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (28), pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna. 


Ele disse que Itaipu “apoia esse pleito” e pediu ao ministro que estude o assunto “com muito carinho e responsabilidade”. A abertura do Festival, no Hotel Recanto, foi prestigiada por várias outras autoridades, entre elas o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Valdir Rossoni; e o secretário de Turismo e Esportes, Douglas Fabrício. A edição deste ano do Festival de Turismo das Cataratas é a maior da história. A expectativa é que, entre esta quinta (29) e sexta-feira (30), quase 8 mil pessoas participem da Feira de Turismo e Negócios, no Hotel Rafain Palace & Convention. Marx Beltrão disse que sairá de Foz do Iguaçu com a missão de discutir as cotas. 


E que, “quando me dão uma missão, vou atrás de uma solução. Não sei qual o meio, mas podem ter certeza que levarei isso para Brasília. Mais do que discutir a cota, temos também que ter uma região livre de impostos, para gerar empregos e fomentar a economia de nosso País”, afirmou, dizendo que Foz do Iguaçu deve ser uma dessas áreas. 


Sem crise ao saudar os participantes do Festival, o prefeito Chico Brasileiro mostrou-se otimista com a perspectiva para o turismo de Foz do Iguaçu, que deverá crescer 15% este ano, com números recordes no aeroporto e no Parque Nacional do Iguaçu. O número de embarques e desembarques, segundo o prefeito, deverá chegar a 2,3 milhões, enquanto as Cataratas receberão 1,75 milhão de visitantes. Chico atribui esses resultados ao trabalho da Gestão Integrada do Turismo, que une os setores privado e público. Elogiou, especialmente, a atuação da Itaipu Binacional, “fundamental para o desenvolvimento do nosso turismo”. “Se não tivéssemos Itaipu com essa visão, não teríamos este evento grandioso”, afirmou, dirigindo-se ao diretor-geral brasileiro da usina. 


A Itaipu é a apoiadora máster do Festival de Turismo das Cataratas. Missão Vianna lembrou que, embora a usina sempre tenha dado apoio ao turismo, a mudança da missão da empresa, em 2003, reforçou a atuação no desenvolvimento e fomento do turismo regional, no Brasil e no Paraguai. Ele defendeu a atuação em parcerias e, já no final de sua fala, manifestou o apoio de Itaipu ao aumento da cota de compras, sendo muito aplaudido pelas mais de mil pessoas presentes. 


O secretário de Turismo e Esportes do Paraná, Douglas Fabrício, pediu que Itaipu continue a apoiar o setor e endossou o apelo de Vianna para que o Ministério do Turismo atenda a reivindicação em favor do aumento da cota. Ele disse confiar na sensibilidade de Marx Beltrão, lembrando que o ministro agiu rapidamente ao receber o apelo do Sul do Brasil para também ser contemplado com campanhas de divulgação das suas atrações turísticas. A campanha, segundo o ministro Marx Beltrão, será desenvolvida a partir de 15 de julho, no Brasil e no exterior. O ministro disse ainda que está propondo ao governo federal e ao Congresso uma série de medidas que permitam “dobrar o número de visitantes estrangeiros” e ampliar o turismo interno. Entre elas, a redução dos impostos sobre o preço do querosene de aviação, para baixar as tarifas aéreas, o aumento nos voos charters e o apoio ao turismo de negócios. 


O idealizador e coordenador do Festival, Paulo Angeli, na saudação aos participantes, disse que a evolução do evento, ao longo da história, mostra a pujança da cidade e da região e, principalmente, da atividade turística como geradora de emprego e renda.


O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, afirmou que o Festival de Turismo das Cataratas “é um dos eventos mais prestigiados do turismo brasileiro, que a cada ano mostra as potencialidades do Destino Iguaçu”. Apontado pelos organizadores para ser sua melhor edição, o Festival de Turismo das Cataratas 2017 foi aberto oficialmente, nesta noite (28), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz de Iguaçu, no Paraná. 


O salão Vivace do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention estive lotado para ouvir o pronunciamento de diversas autoridades como Paulo Angeli, que deu a boas vindas a todos, do prefeito de Foz de Iguaçu, Chico Brasileiro, do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação). As mais de 300 pessoas escutaram os costumeiros agradecimentos das autoridades que compuseram a mesa diretora. Marx Beltrão foi o último a discursar, enfatizando a importância do Turismo para o País e prometendo total dedicação a pasta. "Quero que todos os setores que englobam o turismo nacional estejam participando deste novo momento que o segmento vive hoje no Brasil." 


Após os discursos, os convidados foram recepcionados na área em volta da piscina para um coquetel, ao sol de uma orquestra de viola que encantou a todos e depois a festa continuou embalada por Dj. O anfitrião da festa foi o Gerente Geral deste magnifico empreendimento, Adão Ribeiro. O Festival de Turismo das Cataratas continua até a sexta-feira (30) no Rafain Palace com várias atividades, incluindo palestras, fóruns, feiras entre outras atividades. 


Na programação desta edição, busca-se enfatizar as inovações tecnológicas e estimular a produção e disseminação da ciência, impactando positivamente toda a cadeia produtiva do turismo. O público-alvo é bem variado e democrático. Agentes de viagem, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, profissionais da gastronomia, representantes de companhias aéreas, instituições governamentais e organizações pertencentes ao trade. O Festival ganha ainda mais relevância nesta edição ao sediar também o Encontro de Ministros de Turismo dos Países de Língua Portuguesa, que já tem a confirmação de nove ministros. Entre eles, o brasileiro, Marx Beltrão. Nesta edição, o Festival das Cataratas está recebendo um número recorde de caravanas, que foram organizadas em conjunto com as operadoras de turismo parceiras do evento. São 52, que juntas somam mais de duas mil pessoas provenientes de 11 estados brasileiros, além de outros países como Uruguai, Paraguai e Argentina. A estimativa total de público no Festival é de 8 mil pessoas, acompanhando uma evolução desde sua primeira edição. 


A Avianca Brasil é a companhia oficial do Festival das Cataratas. Com a parceria, a relação da empresa com Foz fica ainda mais consolidada. Neste ano, a empresa passou a operar voos regulares, diários e diretos entre Foz do Iguaçu e São Paulo e Rio de Janeiro. Feira de Turismo e Negócios Um grande recorte sobre o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (e de outras áreas correlatas) no Brasil e na América Latina. Esta é a Feira de Turismo e Negócios, onde mais de 800 marcas devem fazer parte da exposição. Além de destinos tradicionais, pela primeira vez o espaço contará com um expositor de um país africano: Angola. Nos dias 29 e 30 de junho, o horário de funcionamento da Feira será das 14h às 20h. No dia 30, a partir das 16h o espaço também é aberto gratuitamente para a comunidade local. 

Clique na imagem para ampliá-la

Presente na abertura representantes da Rede Hoteleira, Resorts, SPAs, Companhias Aéreas, Destinos Nacionais e Internacionais, Instituições, Parques Aquáticos e Temáticos, Destinos Termais, Destinos Religiosos, Operadoras de Turismo, Gastronomia, Vinícolas, Atrativos Turísticos, Imprensa, Receptivos, Turismo Rural, Produtos Sustentáveis e Negócios. Paralelo ao evento acontece o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, consolidado como um dos principais eventos técnico-científicos de turismo no Brasil, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é a ponte perfeita entre a academia e o mercado. Em 2017, o evento bateu recorde no número de trabalhos submetidos. Foram 27 produções, 6 a mais do que 2016. Os trabalhos estão divididos em 11 eixos estruturantes e representam 30 instituições de ensino de 13 estados brasileiros. 


A relação entre o Turismo e as Cidades Criativas será o tema principal do Fórum, com apresentações de trabalhos, palestras, oficinas e minicursos. O destaque fica por conta das participações de Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Doutor em Educação e autor de diversos livros e artigos sobre educação, entretenimento, viagens e turismo, e Mary Sandra Guerra Ashton, doutora em Comunicação Social com forte atuação nas áreas de Cidades Criativas, Produção, Consumo e Turismo. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com apoio de diversas universidades e institutos brasileiros. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais on- line. Este jornalista é convidado do evento, está hospedado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, considerado o melhor de Foz do Iguaçu e viaja pelas asas da AVIANCA, minha transportadora oficial.



quinta-feira, 22 de junho de 2017

TURIJORNALISMO E TENDÊNCIAS PARA VENCER NO AMBIENTE DIGITAL por Luiz Henrique Miranda

TURIJORNALISMO E TENDÊNCIAS PARA VENCER NO AMBIENTE DIGITAL
por Luiz Henrique Miranda

Cada vez mais o Turismo ganha diversidade de demanda. Segmentos e nichos de mercado defendem interesses e necessidades por meio de um conjunto plural de entidades, que expressa concordâncias e conflitos inevitáveis. As forças organizadas constroem pautas comuns e, a partir de ações colaborativas, atingem redes vencedoras.

O ministro do Turismo, Max Beltrão, manifestou, em vídeo, apoio à Abrajet. “Uma entidade com 60 anos de História merece respeito. Jornalistas especializados contribuem quando compartilham boas práticas e criticam decisões e atos equivocados dos administradores públicos, empresas e entidades de classes. Os jornais, sites e revistas especializadas ajudam a melhorar o turismo”.

Façamos um corte. O desfio comum a todos os elos das cadeias produtivas é, cada vez mais, tecnológico. E recursos são, cada vez mais, indispensáveis para vencer no ambiente digital. Vejam só que exemplo fresco, que é a chegada do Watson IBM, que vem acompanhado por notáveis amigos!

Múltiplos aplicativos de serviços desaparecerão. Vai prevalecer a premissa de que “menos é mais” qual um mantra para as empresas que precisam consolidar seus vários aplicativos mobile voltados a serviços em um único aplicativo corporativo.

O objetivo será integrar dados, analytics e insights em uma única plataforma, para criar uma experiência mais transparente para os clientes. Verifica-se a desconstrução do digital ‘antigo’, na direção de um aplicativo que integra a função web com o mobile.

O ritmo atual da inovação é, seguramente, o maior que o mundo já viu. Querem continuar relevantes? Então as empresas precisam dedicar toda atenção a tendências relevantes, sob o risco de ficarem pelo caminho.

Os grandes desafios incentivam a comunidade das ciências da computação a explorar novos limites. Esses desafios derrubam fronteiras e conduzem a transformações na indústria de TI, que se traduzem em um planeta mais inteligente.

Qual é o próximo desafio? Um computador que possa compreender e responder à linguagem humana, que mude a forma como interagimos com as máquinas. Watson, o sistema da IBM desenhado para responder às perguntas de um dos programas de televisão americanos mais importantes chamado Jeopardy, representa uma revolução no processamento da linguagem.

A Agência Amigo – Comunicação Integrada – busca a conformidade com a tendência entrante, por meio de atualizações constantes do seu sistema de relacionamento com o meio jornalístico.  A experiência superior a 20 anos resulta em portfólio que perpassa vários momentos da revolução digital.

Atendimento à MFL Tecnologia - B2Bpay; MW Way - Bull Segurança de sistemas online; LHM Processamento de Dados - Sistema Press Club; Origin C&P- ERPs SAP e BAAN International; Rextur Advance - integra e reserva fácil; Travel Ace - online; Costa Cruzeiros - Costa Click; HSM Online - entre outros jobs – representa rol relevante de casos de sucesso.

Luiz Henrique Miranda, sociólogo e jornalista, é idealizador da confraria Press Club e diretor da Agência Amigo – Comunicação Integrada.




quarta-feira, 14 de junho de 2017

DIA MUNDIAL DO BEM-ESTAR É MARCADO POR ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial do Bem-Estar é marcado por atividades de conscientização para uma vida mais saudável

Dança, alongamento, shows e workshops foram algumas das atividades para celebrar o Global Wellness Day no Brasil


No último sábado, dia 10 de junho, mais de 100 países comemoraram o Global Wellness Day ou Dia Mundial do Bem-Estar, em português. Foram 4 mil ações em 5 continentes realizadas de forma simultânea para marcar a data. Com o slogan “Um dia que pode mudar a sua vida, I Say Yes! Eu digo sim!”, o movimento é representado no Brasil pelas embaixadoras Mariela e Rochele Silveira, sócias-diretoras do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa.


O Global Wellness Day foi criado na Turquia em 2012, por Belgin Aksoy e, atualmente, conta com 85 embaixadores. Em território nacional, a celebração social e sem fins lucrativos foi comemorada em Gramado - RS, com o apoio da Prefeitura local e suas secretarias.


Atividades como dança, alongamento, shows e workshops sobre boas ações e cuidados com a pele foram oferecidos gratuitamente ao público presente em programação que ocorreu das 10h00 às 18h00 no centro da cidade, fazendo parte da programação da Feira do Livro, promovida pela Secretaria de Cultura. Este evento tem como finalidade conscientizar e estimular as pessoas a cuidarem melhor de sua saúde, através de 7 passos simples e acessíveis a todos, são eles: caminhe uma hora, beba mais água, reduza o consumo de plásticos, coma saudável, faça uma boa ação, priorize um tempo com quem você ama e durma bem. Neste dia, a Secretaria de Saúde realizou aplicação de vacina da gripe, medição dos sinais vitais e o evento contou também com um espaço para adoção de cachorrinhos abandonados.


Com o objetivo de estimular o consumo de água, foi distribuída água saborizada com frutas e como marco de boas ações foram arrecadados mantimentos e materiais de construção para auxiliar a população local atingida com o temporal ocorrido na última quinta-feira.


Para Rochele Silveira “o trabalho voluntário, além de ter importância social muito grande, proporciona bem-estar e alegria não apenas a quem recebe, mas também à quem o realiza. A energia que circulou no evento foi de amor, alegria, paz e, sobretudo de intenção de criar um mundo mais saudável e feliz! Foram 4 mil celebrações ao reder do mundo, onde todas as pessoas vibraram ao mesmo tempo e com o mesmo propósito! Estamos verdadeiramente muito agradecidos e orgulhosos!” complementa a embaixadora.  


Nomes como Regina Casé, Fafá de Belém, Malu Mader, Tony Bellotto, Caco Barcellos, Carol Celico, Bella Falconi, Bruna Lombardi, Alexandre Taleb, João Dória e Claus e Vanessa já disseram SIM ao Global Wellness Day Brasil. Para saber mais do projeto curta a página no Facebook Global Wellness Day Brasil, siga o Instagram @Globalwellnessdaybrasil e assista os vídeos do canal do YouTube Dia Mundial do Bem-Estar - GWD Brasil.

terça-feira, 13 de junho de 2017

ARGENTINA ESPERA RECORDE DE BRASILEIROS NA ALTA TEMPORADA DE INVERNO

ARGENTINA ESPERA RECORDE DE BRASILEIROS NA ALTA TEMPORADA DE INVERNO


Fenômeno natural responsável por anunciar a chegada da alta temporada em alguns destinos sul-americanos, a neve já é parte da paisagem em Ushuaia, a principal e mais moderna estação de esqui da América latina (Cerro Castor). E, apoiada nessa realidade climática, a secretaria de Turismo da Ushuaia lançou nesta última segunda-feira, toda a programação que começa nesta próxima sexta-feira, com a festa da "Noche Mas larga", o solstício de inverno. A região já prevê recordes na chegada de turistas que desde a semana passada não param de chegar. Desde o final do mês de maio as nevascas tem tido constantes. 


Segundo o Secretário de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk: "Já tivemos uma excelente temporada de verão com centenas de cruzeiros, atingindo quase 400 atraques em nosso porto. Agora já estamos prevendo recordes na chegada de turistas para essa temporada de inverno, tendo os brasileiros, mais uma vez, os maiores responsáveis por esses recordes. Nossa cidade de transforma numa imensa festa com os brasileiros caminhando por nossas. Percebemos de longe por conta da alegria contagiante e pelas cores da bandeira brasileira".


De acordo com a Responsável pelos assuntos Internacionais de Ushuaia, a capacitadora e brasileira Cristiane Cavalli, que reside em Ushuaia e já tem três filhas fueginas: "Os brasileiros devem ser mais uma vez a maior força em nosso turismo. A Secretaria de ushuaia tem trabalhado muito pra isso, não paramos de promover capacitações em diversas capitais brasileiras, com o apoio das embaixadas argentinas, ABAVs brasileiras e os diversos festivais de turismo que participamos mostrando nossas potencialidades." 

Ushuaia hoje - clique na imagem para ampliá-la

Juan Cherañuk informa também que aumento na malha aérea oriunda no Brasil também deve contribuir e a partir de julho a Argentina irá receber voos diretos até de João Pessoa na Paraíba. A Própria Aerolineas Argentinas já está com voos diretos para Buenos Aires saindo de algumas capitais importantes brasileiras. Outro fator importante, segundo ele, é a extinção do imposto de hospedagem para estrangeiros, o que representa uma economia de 21% em hotelaria, também anima as empresas turísticas e de hospedagem. "Temos certeza que essa temporada de inverno será histórica", conclui. 

Clique na imagem para ampliá-la

segunda-feira, 12 de junho de 2017

DE BUENOS AIRES A JOÃO PESSOA

DE BUENOS AIRES A JOÃO PESSOA 


A partir de 1º de julho um novo voo irá fazer a ligação entre a Capital Argentina e João Pessoa, Capital da Paraíba. Mais uma fenomenal opção para os nordestinos irem a Buenos Aires e depois matarem o desejo de ver neve seguindo direto para Ushuaia, a melhor estação de inverno da América Latina. O voo acontecerá aos sábados, saindo do aeroporto de Ezeiza, fazendo escala em João Pessoa, e seguindo para Maceió e retornando para Ezeiza. 


Segundo Claudio Jr; Diretor do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil  que circulou pelos corredores da BNTM 2017 (Brazil National Tourism Mart), evento turístico itinerante que já acontece há 25 anos, promovida pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste a Fundação CTI/NE, afirmou que: "Essa nova conexão aérea direta consolida João pessoa com o mercado argentino. Esse é mais um voo que irá beneficiar nosso Estado. E quanto mais, melhor. Os argentinos já têm a paraíba como um dos principais destinos desejados no Brasil”, já participaram e retornaram este ano para o nosso festival de turismo. Eu mesmo estou embarcando para Ushuaia neste final de semana para conhecer aquele destino paradisíaco." 


Ao longo do ano a equipe do Festival percorre os principais eventos do turismo do Brasil, e também alguns no exterior. O evento, que está aconteceu no Fiesta Convention Center, em Salvador (BA), reuniu cerca de 500 agentes de viagens das principais operadores de turismo de 20 países. "Estar presente na BNTM é garantir a oportunidade de convidar agentes e operadores de outros países e contatar parceiros e marcas expositoras para estarem divulgando seus produtos também na feira paraibana",  concluiu o empresário.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

sexta-feira, 9 de junho de 2017

TEMPORADA DE INVERNO DA TERRA DO FOGO PROMETE SER A MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS

TEMPORADA DE INVERNO DA TERRA DO FOGO PROMETE SER A MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS



Cerro Castor, a melhor estação de esqui da América Latina, amanheceu assim nesta última sexta-feira. Aliás, desde o final de maio a neve tem deixado Ushuaia, a cidade mais astral do planeta, num cenário cinematográfico, cenário este usado pelo Leonardo Di Caprio que acabou levando o Oscar. A neve está sendo intensa desde a noite desta última quinta-feira (08), e não parou mais. Já no próximo dia 16 começa oficialmente a temporada de esqui/inverno com os festejos da "Noche Mas Larga".


Uma semana de intensa programação e muita festa. Os turistas brasileiros irão encontrar muitas novidades para esta temporada, desde voos mais fáceis saindo até de João pessoa direto a Buenos Aires e conexões mais rápidas via Aerolineas Argentinas. 


A equipe da Agência Brasileiros em Ushuaia que nos recebe e fornece os melhores passeios em toda Patagônia Argentina também já aumentou sua equipe. Você será atendido por brasileiros, pois o proprietário é o brasileiro Mario Barros. 


Para trocar teus dólares e euros, alugar equipamentos, carros, enfim, tudo o que você precisar, o Sergio da Jumping da um jeito. Tudo isso você encontra na avenida principal de Ushuaia. O que eu faço e recomendo sempre é alugar teus equipamentos assim que chegar em Ushuaia. O voo chega lá pelas 18hs15. O aeroporto está a menos de 10 minutos do centro. E depois vá na Brasileiros em Ushuaia e agende todos os teus passeios. Eles te pegam no aeroporto, no hotel e te levam a todos os destinos. MAS ADIANTO, convém você já fazer a reserva direto aqui do Brasil.


Quanto a gastronomia, aí convém você começar a fazer regime uns 15 dias antes porque a gastronomia fueguina é algo de espetacular. Desde os frutos do mar, às Merluzas Negras do super chefe Lino Adilon do Volver, passando pelo Kalma Resto do grande chef Jorge Monopoli, seguindo para o Andino Gourmet e jamais deixar de levantar voo com o Helioushuaia e ir almoçar um "Vulcão de Centolla" no La Mesita de Almanza. Eu nem te conto porque você não vai acreditar. 


HARD ROCK CAFÉ USHUAIA


Vale lembrar que foi inaugurado em Ushuaia um super Hard Rock Café. ainda não conheço.

Onde ficar? Com a Ana, no Cilene del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia

segunda-feira, 5 de junho de 2017

AEROLINEAS ARGENTINAS PREMIA 10 MELHORES OPERADORAS BRASILEIRAS

AEROLINEAS ARGENTINAS PREMIA 10 MELHORES OPERADORAS BRASILEIRAS


A Aerolíneras Argentinas escolheu Ushuaia, a cidade mais astral do planeta, na Patagônia Argentina, para premiar as 10 melhores operadoras turísticas do Brasil.


As 10 melhores operadoras turísticas brasileiras foram premiadas pela Aerolineas Argentinas no encontro em que reuniu os diretores da companhia aérea juntamente com à Secretaria de Turismo de Ushuaia e o trade nacional, além das operadoras que se destacaram no Destino Ushuaia. 


"Que a Aerolineas Argentinas tenha presença em âmbito regional, nacional e internacional. No que compete ao  ao Brasil, um dos nossos principais objetivos, levantamos não só com uma estratégia comercial mas também com a qualidade do produto ofertado. Houve decisões importantes porque nos colocamos na posição de competir em um mercado disputado como é o mercado brasileiro e acreditamos que o público brasileiro valoriza muito a qualidade e o conforto a bordo de uma aeronave, a pontualidade e as frequências. Percebemos que tínhamos que ouvir essa nossa especial clientela. Colocamos a disposição no Brasil nossos melhores equipamentos, além de uma uma equipe comercial capacitada. Somos líderes no mercado entre Argentina e Brasil e isso nos dá uma satisfação muito grande", afirmou Diego Garcia, Gerente Comercial da companhia aérea.


Em sua fala, o Secretario de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk afirmou que "Ushuaia está conectada com os seus principais pontos turísticos a exemplo de Córdoba, El Calafate, Trelew, Baía Blanca, Mar del Plata, e em breve Rosário. Estamos desenvolvendo um grande trabalho a partir da nossa cidade para apresentá-la em diferentes regiões do Brasil, trabalho este realizado em conjunto com as cias aéreas." Cherañuk avaliou que é impecável o trabalho que desempenha a área de assuntos internacionais de sua secretaria. "Promovemos Ushuaia de forma fenomenal no exterior e estamos tendo resultados extremamente positivos para toda nossa cidade e região". 


"Este evento foi uma grande oportunidade oportunidade  porque foi possível deixar nossos ilustres visitantes com as melhores impressões possíveis, principalmente por se tratarem de formadores de opinião e também por serem aqueles que decidem que destinos devem vender em suas empresas", afirmou Cristiane Cavalli, responsável pelos assuntos internacionais da Secretaria de Turismo de Ushuaia. 


"Os premiados em sua maioria, presidentes das empresas ficaram fascinados com Ushuaia e além de quererem voltar com suas respectivas famílias e amigos, a visita serviu para que aumentem a sua força de vendas do nosso destino. Estamos muito gratos ao trade turístico local que esteve presente com o seu excelentes trabalhos e parcerias ", disse Cherañuk.  Os operadores brasileiros foram agraciados com uma réplica dos aviões da Aerolineas Argentinas e permaneceram na cidade durante três dias, desfrutando da estadia. "Se consolida Ushuaia como destino turístico internacional", concluiu o Secretário de Turismo Municipal de Ushuaia, Juan cherañuk. 


PARAÍBA DE PORTAS ABERTAS PARA O MUNDO




ARGENTINA & PARAÍBA


O governo da Paraíba recebeu, nesta última segunda-feira, a visita do embaixador da Argentina, Carlos Alfredo Magariños, que esteve acompanhado pela chefe de Gabinete da Embaixada, Júlia Lorenzo. Durante a reunião, eles dialogaram sobre os avanços nas áreas de turismo, economia e também a respeito da criação de uma Câmara de Comércio para apoiar as ações deste setor na Paraíba. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino e Wilson Filho também participaram da audiência. Durante a conversa, o Governador Ricardo Couttinho demonstrou interesse em estreitar os laços entre a Paraíba e a Argentina e lembrou que, a partir de julho, o turismo entre os destinos será intensificado com a implantação de um voo regular João Pessoa/Buenos Aires.

Ushuaia - clique na imagem para ampliá-la

“Temos o maior interesse em contribuir com o desenvolvimento do intercâmbio de relações entre a Paraíba e a Argentina. A partir do dia 1º de julho, um voo semanal para Buenos Aires, começa a ser operado, sempre aos sábados. A Argentina é nosso maior emissor turístico e esse voo, certamente, vai trazer bons resultados para o Estado. O Brasil e a Argentina têm que se aproximar ainda mais, e a Paraíba está disposta a estreitar a relação, não só no âmbito do turismo, mas também no comércio. Quanto mais comércio, mais emprego, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida”, observou o governador.

El Calafate - Clique na imagem para ampliá-la

Vale lembrar que é em João Pessoa que acontece o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA e a Argentina gostou tanto que este ano triplicou seu espaço e vem em peso com seus destinos. De Ushuaia a El Calafate. O embaixador da Argentina expressou a satisfação em visitar a Paraíba e agradeceu a receptividade do governador. “Estou muito contente em estar aqui na Paraíba, que tem esta capital tão linda e acolhedora. A Argentina investe muito em turismo e queremos mais brasileiros viajando para lá, assim como também gostaríamos de mandar mais argentinos para este Estado. Estamos de portas abertas para os paraibanos. Queremos aumentar também o volume de importação e exportação Paraíba-Argentina/Argentina-Paraíba e, em breve, pretendemos criar uma Câmara de Comércio Paraíba-Argentina para apoiar as ações do setor aqui no Estado”, concluiu.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

MÉXICO & PARAÍBA


É não é só a Argentina que está se aproximando de João Pessoa. O Mundo está ficando mais perto da Paraíba, tanto que o Festival do Turismo de João Pessoa deu mais um passo para ampliação da presença de expositores internacionais. Claudio Jr; Diretor do Festival anunciou nesta segunda-feira (05), a presença de uma das maiores companhias aéreas do México, membro da SkyTem Alliance e que opera voos para os principais países da Ásia, Europa, América Central, América do Sul, além dos Estados Unidos. A Aeroméxico será uma das estreantes do Festival JPA, que há duas semanas já haviam anunciado acertos para a participação do Ministério do Turismo do Panamá. O Festival JPA acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa.  

João Pessoa - 100% Lazer


sábado, 3 de junho de 2017

STF DECIDE QUE TRANSPORTE AÉREO DEVE SEGUIR CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E NÃO O CDC

STF DECIDE QUE TRANSPORTE AÉREO DEVE SEGUIR CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E NÃO O CDC
por Rose Larrat


O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em votação na última quinta-feira (25) que os conflitos que envolvem extravios de bagagem e prazos prescricionais ligados à relação de consumo em transporte aéreo internacional de passageiros devem ser resolvidos pelas regras estabelecidas pelas convenções internacionais sobre a matéria, e não nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Devemos considerar, portanto, que de agora em diante, a relação de consumo envolvendo transporte aéreo internacional se dará com fundamento nos tratados internacionais. Vale trazer à tona que a Convenção de Varsóvia foi promulgada em 1929 e ratificada pelo Brasil, sendo substituída pela Convenção de Montreal de 1999, (também assinada pelo Brasil em 2006).

A grande discussão que envolve o tema em análise dá-se porque as convenções internacionais impõem limites para as indenizações, diferentemente do CDC. No caso, o Pacto de Varsóvia estipula um valor máximo de indenização de 1.000 DES (direito especial de saque) – aproximadamente R$ 3 mil. Analisando sob essa ótica, os tratados internacionais trazem cenário mundial às decisões, e não somente a aplicação irrestrita do Código de Defesa do Consumidor que não prevê limite para indenização.

Dentre os argumentos apresentados por aqueles que defendem a aplicação da Convenção de Varsóvia em detrimento do CDC, vislumbra-se o fato de que apesar da Convenção limitar, como regra, a responsabilidade do transportador, por outro lado, acaba admitindo a possibilidade de contratação do transporte com cláusula especial de responsabilidade pelo efetivo valor da coisa transportada, submetendo-se o contratante ao pagamento de “eventual taxa suplementar”, nos termos do artigo 22, “2”, letra “a” da Convenção de Montreal.

Outro argumento se apoia na própria Constituição Federal, em seu artigo 178, que estabelece que os acordos internacionais firmados pela União com outros Estados estrangeiros no que se refere a transporte aéreo devem ser aplicados, de modo que as normas internacionais prevalecem sobre o CDC.

Nesse sentido, as convenções internacionais ratificadas pelo Brasil têm status de norma especial, enquanto que o CDC trata de relações genéricas de consumo.
O que Supremo Tribunal Federal deixou muito claro com essa decisão, é que os tratados têm em sua essência a reciprocidade, por isso precisam ser respeitados.

E com isso, o turismo ganha muito, inclusive, em total alinhamento com o que vem sendo discutido e pleiteado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), quando dos cursos realizados com a Escola Nacional da Magistratura (ENM). Eles fomentam a importância das decisões fundamentadas nos Tratados Internacionais, para que as condenações em processos judiciais envolvendo agências de viagens (nos casos de reconhecida responsabilidade solidária) considerassem a tendência mundial da legislação internacional, com as indenizações tarifadas.

Esta decisão veio confirmar que estamos no caminho certo, ainda que nenhum Ministro tenha vindo para o nosso banco de escola, de alguma maneira o colegiado do Supremo Tribunal Federal ouviu que este é mais um caminho para mantermos a chama do turismo brasileiro acesa.

Rose Larrat
Diretora para Assuntos Jurídicos da Abav Nacional



sexta-feira, 2 de junho de 2017

ABIH-SC JÁ ESTÁ COMERCIALIZANDO ESPAÇOS NA EXPROTEL

Evento é uma das principais vitrines, no Sul do país, para apresentar produtos e serviços para os empresários do turismo e hotelaria



Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina - ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros - ENCATHO & EXPROTEL chega à 30ª edição.O grande encontro será realizado de 09 a 11 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, com o tema central "Novidades e tendências para o mercado hoteleiro".

Serão três dias de qualificação e negócios, reunindo empresários e profissionais  de meios de hospedagens, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores de produtos e serviços, entidades do trade, autarquias e órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico, entre outros. O objetivo é apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo, novidades em produtos e serviços, oportunizar  negócios e qualificação, gerar networking e divulgar as potencialidades do turismo nacional.

Além das diversas palestras e painéis, o evento possui a Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo. Já consolidada no cenário nacional, a exposição é uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos e serviços para os empresários do setor, na Região Sul do país. Com 80 estandes e centenas de marcas, a feira inaugura no dia 09 de agosto, com autoridades e convidados, e fica aberta ao público nos dias 10 e 11 de agosto, das 13h00 às 20h, tornando-se uma grande oportunidade para conhecer ou adquirir uma variedade de produtos de marcas consagradas que abastecem os meios de hospedagem do Brasil e exterior. 

Muitas empresas aproveitam a feira para apresentar novidades e lançamentos. São artigos de cama, mesa, banho, decoração, arquitetura, tecnologia, segurança, comunicação, higiene pessoal, alimentos e bebidas, entre outros, desta forma, os participantes terão a oportunidade de adquirir, além de conhecimento, novos parceiros para negócios. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do fone: (48) 3222-8492,  pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659. 


O diretor-presidente da entidade, Osmar José Vailatti, afirma que o momento de crise e perda de confiança pelo qual o país está passando é mais um motivo para realizar o evento, mas convoca todos os empresários, autoridades e profissionais, para trabalharem juntos, em prol do desenvolvimento do setor turístico. “O Encatho & Exprotel é mais um motivo para movimentar o turismo, proporcionar negócios e preparar o mercado”, afirmou.


Já a diretora de eventos, Lara Perdigão, falou sobre as inúmeras oportunidades que o evento proporciona. "Serão palestras, painéis, seminários, exposição e cases. Estamos montando uma programação ampla e diversificada. Tudo está sendo pensado para proporcionar qualificação, networking e também oportunidades. Um evento imperdível para quem é da área", afirma Lara. O acesso ao evento é gratuito e, em breve, será disponibilizado o link para credenciamento no site www.encatho.com.br   


quinta-feira, 1 de junho de 2017

USHUAIA SE PREPARA PARA TEMPORADA DE INVERNO 2017

USHUAIA SE PREPARA PARA TEMPORADA DE INVERNO 2017

Clique na imagem para ampliá-la

Enquanto isso Ushuaia, destino paradisíaco e mais astral do planeta se prepara para a Temporada de Inverno/Esqui 2017 abrindo suas portas e janelas para om mundo. A Secretaria de Turismo da cidade capitaneada pelo Secretário de Turismo Juan Cherañuk e pela Capacitadora Cristiane Cavalli, além de toda equipe daquela secretaria não tem medido esforços para capacitar agências e operadoras dentro e fora da Argentina. Um trabalho contínuo e sem precedentes. 

Clique na imagem para ampliá-la

Recebendo nesta nesta semana diversas operadores, agentes e inclusive os principais dirigentes da Aerolineas Argentinas. Estão circulando pela cidade, fazendo tour por terra e ar pela Terra do Fogo, a bordo do Heliushuaia e visitando os principais atrativos/estações invernais. Evidentemente que a culinária fueguina não ficaria de fora. Estão tendo até aulas de gastronomia. Evidentemente que não ficaria de fora o fenomenal safari de 4x4 no Valle de Lobos.   

Clique na imagem para ampliá-la

Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia

A temporada começa com os festejos da 'NOCHE MAS LARGA", no próximo dia 16 de junho, o solstício de inverno.


São 10 noites de comemoração. Confira o vídeo abaixo:


Ushuaia realmente é fenomenal !