O relatório aponta as tendências do setor para os próximos 10 anos. Com relação ao Produto Interno Bruto - PIB, espera-se que a participação do setor de Viagens e Turismo aumente de 12,5% (cerca de R$ 14,8 bilhões) em 2009 para 13,3% (R$ 33,8 bilhões). No setor de empregos, projeta-se um aumento de 510 mil postos de trabalho em 2009 (11,9% do total de empregos) para 696 mil (12,7% do total de empregos). Considerando o Produto Interno Bruto, Emprego, Crescimento e Exportações, se Santa Catarina fosse um país, comparado a 181 outros, segundo o documento, seria o 66º em tamanho, o 54º em contribuição para a economia, o 95º em previsão de crescimento. A Santur, conforme o documento, investimentos em torno de R$ 13,5 bilhões para os próximos anos. VIAGENS & TURISMO Ainda segundo o dito relatório, o setor de viagens e turismo do Estado, neste ano, gere R$ 14,8 bilhões em atividades econômicas, gerando 230 mil empregos e um PIB direto do setor de R$ 6,7 bilhões. Para os próximos 10 anos, o número de empregos diretos salte para 305 mil e o PIB do setor para R$ 14,8 bilhões. Já pensaram se realmente tivéssemos um super infra-estrutura voltada para o Turismo, a exemplo de portos, estradas descentes e bem sinalizadas, além de seguras? Já pensaram um aeroporto internacional de fato e não uma pista de pouso? Já pensaram a Ponte Hercílio Luz funcionando? Um trânsito menos caótico? Segurança? Saúde? E ainda fazem propaganda de um tal de metrô de superfície!!! "Olhó lhó lhó lhó... sô manezinho mais não sou nenhum bocó..."
PARAÍSO
Até o próximo dia 8 de novembro estará em visita ao Estado de Santa Catarina uma missão italiana proveniente de Ravenna, na Região Emilia Romagna. Integram a missão o vice-prefeito de Ravenna, a Secretaria de Relações Internacionais daquele Município, os responsáveis pelo Museo do Ressurgimento (Movimento de Unificação da Itália), empresários, jornalistas, agencias de viagens e um grupo de teatro do qual integra a cantora lírica Emanuela Tesch - soprano de grande reconhecimento na Itália. São 25 italianos que durante uma semana visitarão Laguna, Praia do Rosa, Pinheira, Ilha do Papagaio e Florianópolis. A vinda desta delegação é resultado de um acordo de colaboração firmado entre as cidades de Ravenna e de Laguna (gemelaggio), a partir da iniciativa do Governo do Estado através da Santur. O acordo abrange os setores turístico, cultural e comercial.
A cidade de Ravenna está trazendo a SC o espetáculo "A Epopéia Garibaldina", baseada na vida de Anita Garibaldi, que será apresentada no TAC em Florianópolis. O vice-prefeito de Ravenna, Geannantonio Mingozzi é a maior autoridade italiana em Garibaldi - o maior herói italiano, responsável pela unificação do país no final do século XIX. Laguna, cidade natal de Anita Garibaldi, é para ele um excelente motivo por onde iniciar as relações com Santa Catarina, um estado, segundo ele, que tem grandes afinidades com a Região Emilia Romagna na Itália, e muito motivos para ser parceiro em iniciativas de cunho cultural, turístico e econômico.
PERSONALIDADE DO TURISMO
O jornal Mercado & Eventos e a Folha do Turismo com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), escolheram através de votação as personalidades de turismo do corrente ano. Foram eleitas onze personalidades, além de três instituições. O presidente da Santur Valdir Walendowsky, foi eleito pelo segundo ano consecutivo como personalidade do turismo e receberá o prêmio no dia 26 de novembro, em solenidade a ser realizada no Golden Roon do Copacabana Palace. Segundo Walendowsky, - "este prêmio representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o ano de 2009 e outros anteriores juntamente com o trade turístico catarinense e nacional".
PLANO DE MARKETING
A Chias Marketing faz reuniões da pré-elaboração do Plano Catarina de marketing, que vai nortear as ações promocionais do Turismo catarinense até 2020. As reuniões acontecerão nas regiões do Grande Oeste, Vale do Contestado e Grande Florianópolis.O diretor de marketing da Santur Flavio Agustini, e demais técnicos da Santur e da Chias Marketing estarão presentes nas reuniões com o turismo local e o trade. A Chias Marketing é a consultoria contratada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR, para criar o Plano Catarina, Plano de Marketing Turístico para o Estado até 2020. A empresa, que já assinou 103 planos de marketing para destinos turísticos no mundo, criou a marca Brasil com o slogan "Brasil Sensacional", para a Embratur, bem como o plano de marketing turístico da Espanha, que tem como marca o famoso Sol de Miró.
Para identificar o restaurantes participantes da Mostra, basta acessar o hotsite http://www.visitebalneariocamboriu.com.br/ ou retirar o material promocional do evento nos hotéis e principais pontos turísticos associados ao Convention Bureau. Para facilitar ainda mais, os restaurantes também possuem uma identidade visual padrão, com banner, display de mesa, entre outras peças de divulgação.