DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista
O DIA DA FILOSOFIA
Um dos diferenciais do Festival de Gramado são os salões temáticos. No 3ª Salão de Turismo Religioso se destacou o primeiro encontro de Turismo Religioso, Místico e Esotérico. Houve explanações sobre a história do Cristo Redentor (RJ) e do Santuário de Aparecida (SP), destino religioso mais procurado, com a presença da imagem da Santa. O Turismo Religioso é hoje responsável por mais de 15 milhões de viagens internas no Brasil, país mais católico do planeta.
SETORIZAÇÃO
Um dos segredos deste sucesso é a setorização, que a cada ano acrescenta novidades, gerando melhores resultados para os expositores. Este ano foi criado o pavilhão “Destino em Destaque”, com a presença da África do Sul e da Famurs - Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul e o Salão GLS, um segmento em crescimento, realizado em parceria com a IGLTA - Associação Mundial de Turismo Gay e Lésbico. Além dos demais segmentos: 7º Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura, 6º Salão de Tecnologia para o Turismo, 5º Salão de Turismo Rural, 4º Salão de Turismo Saúde e 2º Salão de Turismo Cultural. Participaram do evento mais de trinta países e quase todos os estados brasileiros. Vários workshops enfatizaram estes temas.
TENDÊNCIAS
Enfrentando o Futuro de Forma Criativa – Tendências da Indústria Turística e de Viagens foi o tema central do Congresso, realizado no Centro Municipal de Cultura/Câmara de Vereadores de Gramado. Houve grande participação de público, que obteve dos palestrantes uma previsão dos caminhos que o turismo brasileiro irá trilhar nas próximas décadas.
RESULTADOS ANIMADORES
Dos 240 jornalistas convidados, grande parte participou da coletiva de imprensa em que foram revelados números do Festival. A Feira de Negócios obteve um crescimento de 14,6% em montagem, 6,71% em número de estandes, acrescentando mais mil metros no segundo pavilhão do Serra Park. Isto, apesar da crise do mercado e a gripe A, que afetou vários paises. Segundo Marta e Silvia, o crescimento é planejado e estruturado com bases sólidas visando a qualidade e não a quantidade de público. Foram 12.860 visitantes.
A NOVA CHOCOFEST
Depois de oito anos realizada em Canela, a Chocofest volta a Gramado com novo perfil. O lançamento aconteceu pelos promotores do evento Marta Rossi, Silvia Zorzanello, Marcos Rossi e Eduardo Zorzanello acompanhados do prefeito de Gramado Nestor Tissot, secretário de Turismo de Gramado Gilberto Tomasine e presidente da Associação Chocolateira de Gramado, Francisco Terres da Luz. O Projeto do Chocofest 2010 “Um choco amor a Terra” não será mais realizada em local fechado. Os chocolateiros venderão seu produto nas suas maravilhosas e temáticas lojas ao longo da Avenida Borges de Medeiros e as demais atrações estarão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, com decoração e a presença de muitos coelhos. A 15ª edição da Chocofest faz parte do grande projeto “Páscoa em Gramado”, incluindo o Gramado Aleluia que tratará a parte religiosa com a Celebração da Paixão. O evento acontecerá de 5 de março a 4 de abril, período em que deverá receber 500 mil visitantes.
Dizelda Benedet, presidente da Sulcatur
* Os palestrantes do Fórum da Sulcatur, que estão na Galeria de Imagens desta edição, foram aplaudidos de pé. São eles Anita Pires, Everaldo Scaini, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, Celso de Oliveira Souza, Maria Angélica Vieira Coutinho, Cristiani Blisésimo e Ruy Felipe Filho. Parabéns pelo brilhante conteúdo dos temas turísticos apresentados.
Para identificar o restaurantes participantes da Mostra, basta acessar o hotsite http://www.visitebalneariocamboriu.com.br/ ou retirar o material promocional do evento nos hotéis e principais pontos turísticos associados ao Convention Bureau. Para facilitar ainda mais, os restaurantes também possuem uma identidade visual padrão, com banner, display de mesa, entre outras peças de divulgação.
Dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte confirmam que Santa Catarina recebeu, nos meses de janeiro e fevereiro de 2009, cerca de quatro milhões de turistas, o equivalente a mais de 60% da população do Estado. Isso equivaleu à movimentação financeira do setor, de R$ 2,6 bilhões, e a taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 60%. O turismo contabiliza 13% do PIB estadual.
FAROL DE SANTA MARTA
Visitar o Farol de Santa Marta, no histórico município de Laguna fica mais fácil acessando o site www.faroldesantamarta-sc.com.br, em que se encontram todas as informações sobre como chegar, dicas sobre hospedagem, restaurantes, atividades noturnas e roteiros turísticos da cidade, em português, inglês e espanhol.
CAMPOS DO JORDÃO
O Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau está investindo no incremento do turismo de negócios para driblar a baixa temporada naquela cidade serrana de São Paulo. Tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial, a Central de Pousadas e a Secretaria de Turismo. As tarifas de hotéis serão adequadas ao período.
FESTIVAL DE TURISMO
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores do Festival de Turismo de Gramado estiveram na Abav e estreitaram relações com os prefeitos de Porto Seguro e Ilhéus, Gilberto Abade, e Valderico Reis. Ambos estarão em Gramado, na 21ª edição do evento, de 19 a 22 de novembro no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o festival é voltado exclusivamente a profissionais do setor e deverá receber cerca de 13 mil visitantes.