domingo, 19 de novembro de 2017

EMBRATUR: AOS 51 ANOS, PREPARADA PARA A RENOVAÇÃO

EMBRATUR: AOS 51 ANOS, PREPARADA PARA A RENOVAÇÃO


Ao completar 51 anos, no dia 18 de novembro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vive um momento de celebração pelas conquistas dos últimos anos e também de uma arrojada transformação interna. Os números recordes registrados, em 2016, de 6,6 milhões de turistas internacionais e a consequente injeção de US$ 6,2 bilhões na economia retratam a importância da autarquia e dão alento para voos ainda maiores.

Desde o início de sua trajetória, em 1966, o instituto se destacou pela capacidade de se reinventar. Nos primeiros anos de atuação, cuidava do fomento e do controle de uma atividade incipiente, mas sempre de olho no amanhã, acompanhando o desenvolvimento do setor de perto para adaptar-se, como na ocasião da criação do Plano Nacional de Municipalização do Turismo, que originou o Plano de Regionalização do Turismo, até hoje trabalhado pelo governo.


Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur voltou seu olhar exclusivamente para a promoção internacional do Brasil. Este reposicionamento foi um marco para a divulgação do turismo brasileiro no exterior. Com os esforços voltados para a promoção e apoio à comercialização do produto turístico brasileiro e com a sólida parceria com os empresários do turismo nacional, que fazem de fato o turismo acontecer na ponta, a autarquia contribuiu decisivamente para o avanço dos números no período, passando de 4,1 milhões para os atuais 6,6 milhões de visitantes estrangeiros.   

Este ano, mudanças estruturais estão sendo implementadas no país e a Embratur acompanha esse movimento.  A reforma trabalhista já foi aprovada, depois serão a da previdência e a política. Além dessas reformas macroeconômicas, temos as microeconômicas que, combinadas, vão gerar um novo ambiente que fará com que possamos ter um momento de grande alavancagem no setor.

Em especial, a transformação da Embratur em agência. A legislação que transforma a autarquia em serviço social autônomo está em fase final de tramitação no Congresso Nacional. Como autarquia, estamos engessados, mas como agência, podemos ter mais flexibilidade nas questões que envolvem, por exemplo, contratações de pessoal no exterior. Em um mercado competitivo como o turismo hoje, é preciso um modelo no qual não estejamos dependentes de uma única fonte de recursos - o orçamento da União - para fazer a promoção e atrair mais visitantes.

Estamos presos dentro de uma cláusula orçamentária. Precisamos ser um serviço social autônomo que possa conversar tanto com o setor público quanto com o setor privado. Isso dará musculatura ao orçamento que, em 2017, foi da ordem de US$ 17 milhões. Valores bem abaixo dos mais de  US$ 35,5 milhões investidos na Argentina, por exemplo.

Este processo de constante atualização e renovação da Embratur vive mais um capítulo decisivo. Com a aprovação da matéria, que também trata da nova Lei Geral do Turismo e propõe abertura do capital das empresas aéreas para estrangeiros (até 100%, quando hoje há limitação a 20%) será possível ultrapassar a barreira dos 7 milhões e, em 2022, chegar aos 12 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil. Já a receita oriunda dos turistas estrangeiros poderá saltar de US$ 6 bilhões, em 2016, para US$ 19 bilhões em cinco anos, além da criação de 6 milhões de novos empregos. Serão dólares, euros, pesos, ienes, libras e outras moedas incrementando o PIB (Produto Interno Bruto) e gerando robustez econômica.   

O horizonte de crescimento está a perder de vista. Além das previsões de alta, tais mudanças geram resultados intangíveis tão transformadores quanto os números concretos. A mudança não altera somente o modelo de gestão, mas dá sinais que a forma de se olhar o turismo também evoluiu no país. O foco deve ser redefinir o posicionamento do turismo na política interna do Brasil, como um dos protagonistas no enfrentamento de crises e ferramenta importante na retomada econômica. Se tratado como deve ser, um vetor de desenvolvimento econômico, o turismo estampará as principais editorias dos jornais e revistas como Economia e Política e não apenas os cadernos de viagens e destinos.  
Ações dessa natureza corroboram e atendem antigos pleitos do empresariado do setor, como a criação, de fato, de uma Política de Estado do Turismo e não apenas, políticas de Governo, descontinuadas. O turismo deve ser uma das pautas da Ordem do Dia do Governo Federal.   

Este é o momento de aproveitar a onda positiva que veio com a maré do sucesso dos grandes eventos sediados pelo país nos últimos dez anos, que culminou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e colocaram de vez o Brasil no imaginário do turista internacional. Somos, no mundo, o país com maior potencial para o setor e o que menos fez por ele. Com um novo posicionamento neste mercado, que a cada ano atinge um nível mais profissional, o produto turístico brasileiro se tornará mais competitivo e a conversão do potencial em resultados práticos se torna verossímil.

Vinícius Lummertz – Presidente da Embratur

sábado, 18 de novembro de 2017

DEFINIDOS OS VENCEDORES DO TROFÉU BETO CARRERO DE EXCELÊNCIA NO TURISMO 2017

DEFINIDOS OS VENCEDORES DO TROFÉU BETO CARRERO DE EXCELÊNCIA NO TURISMO 2017


O Conselho Estadual de Turismo encerrou na quinta-feira, 17, a eleição dos indicados ao Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo de 2017, concedido anualmente à personalidade, ao município e ao empreendimento turístico que tenham contribuído para a divulgação e o desenvolvimento do setor em Santa Catarina. "Este troféu é uma grande homenagem a quem ajuda a fazer o turismo de Santa Catarina ainda melhor e maior", destacou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan. A entrega da premiação será dia 28 de dezembro, no Parque Beto Carrero World, em Penha.

Secretário Leonel Pavan

Neste ano, os vencedores nas três categorias são de Balneário Camboriú. Julio Andréa Ruas Tedesco foi eleito na categoria Personalidade do Turismo. Presidente do Grupo Industrial Tedesco, o empresário esteve à frente de investimentos significativos para o turismo catarinense, como o Parque Unipraias Bondinhos Aéreos, Tedesco Marina e o Atracadouro Barra Sul.


O Atracadouro Barra Sul foi o escolhido na categoria Empreendimento Turístico. A estrutura, inaugurada em dezembro de 2016, colocou a cidade na rota dos navios de cruzeiro, recebendo 20 escalas já na sua primeira temporada. Para 2018/19 outras 27 escalas estão confirmadas até o momento.


Na modalidade Município Turístico, Balneário Camboriú foi o vencedor, um reconhecimento a um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina e do país. A cerimônia de premiação será no dia das comemorações de 26 anos do parque. “Decidimos realizar a entrega do troféu no parque para homenagear também o empreendimento e o seu fundador pela relevante contribuição ao turismo de Santa Catarina”, enfatizou o secretário Leonel Pavan. O Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo é uma promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.


O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, salientou que a definição dos premiados seguiu rigorosamente as instruções do decreto que instituiu o prêmio, sendo realizada em duas etapas: votação popular e votação do colegiado. “Mais de 8,6 mil internautas participaram da primeira fase, sendo 4,4 mil de Santa Catarina e o restante de outros 26 estados”, acrescentou Siqueira. A votação popular ocorreu de 11 de outubro a 5 de novembro pelo site oficial do turismo de SC (www.turismo.sc.gov.br). Na sequência, os membros do Conselho escolheram o vencedor de cada categoria dentre os seis nomes mais votados via Internet. A votação foi secreta, por meio de formulário eletrônico.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

CEARÁ SE FIRMA COMO MAIS UMA GRANDE PORTA DE ENTRADA DO BRASIL

CEARÁ SE FIRMA COMO MAIS UMA GRANDE PORTA DE ENTRADA DO BRASIL

Aumento do número de voos ao Brasil foi um dos temas centrais do encontro entre o presidente da Embratur, secretário de Turismo do Ceará e executiva da Air-France, em Paris

Valerie Le Quille, da Air-France; coordenador da Embratur Alisson Andrade, e presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
  
Na ação desenvolvida na França para detalhar a operadores e agentes de viagens como vai funcionar o novo voo ligando Paris e Amsterdã a várias cidades do Norte e Nordeste do Brasil, a partir da chegada no hub em Fortaleza, ficou claro que, definitivamente, o Ceará funcionará como uma forte opção de entrada para os turistas que vêm da Europa para todo o norte do País. Tanto o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, quanto o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, bem como o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, enfatizaram essa relevância que a capital cearense passa a ter como polo receptor de turistas, bem como de emissor desses turistas para os demais destinos da região.

Lummertz voltou a destacar a importância da nova frequência de voos para a consolidação da modalidade de "low cost" (baixo custo, em inglês) no Brasil. O preço de lançamento deste voo que as empresas Air France, KLM e Gol vão para disponibilizar a partir de maio de 2018, será de aproximadamente 600 dólares para um trajeto de nove horas, direto de Paris ou Amsterdã para Fortaleza, bem abaixo dos preços praticados atualmente. "A entrada forte das empresas de low cost é uma tendência mundial", comentou o presidente da Embratur.

Após a entrada em operação deste voo e de outros, bem como com a aprovação, pelo Congresso, do projeto que prevê a abertura do capital das empresas aéreas a estrangeiros (atualmente há um limite de 20%, que pode ser ampliado a 60% ou até 100%), haverá mais competição, acredita Lummertz. Ele adiantou que a Embratur está fazendo contatos com outras empresas europeias de baixo custo buscando atrai-las para operar no Brasil. "Com a entrada em cena desse pessoal, com certeza teremos mais turistas estrangeiros se interessando pelo Brasil", arriscou Lummertz.

O secretário Arialdo está otimista. Ele trabalha com a meta ousada: o Ceará quer atingir, em dois anos, uma participação de 35% no bolo de turistas franceses que vêm para o Brasil. Em 2016, seguindo uma tendência dos últimos anos, o Rio de Janeiro foi o destino a Lazer preferido dos franceses (65,1%), seguindo de Foz do Iguaçu (22,9%), Parati (20,9%), São Paulo (19,2%) e Angra dos Reis (17,2). "Vamos aparecer bem nessa lista num curto espaço de tempo, pois além do Ceará, o turista poderá usar nosso aeroporto para ir a outros destinos de uma região próxima da Europa e com sol e água quente o ano todo", comentou o secretário.

A Air-France anunciou no workshop para profissionais do turismo, organizado pela embaixada brasileira na França e Embratur, que a conectividade será um dos pontos altos dessa nova frequência de voos. Segundo Valerie Le Quille, executiva da empresa, o acordo entre Air-France, KLM e Gol permitirá que em aproximadamente uma hora de intervalo o passageiro que veio da Europa esteja em condições de embarcar para Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus, num primeiro momento. A ideia é ampliar o número de cidades. "Uma das principais queixas dos passageiros da Europa que vão ao Brasil é o tempo em aeroportos. Hoje, quem chega por Recife ou Fortaleza e quer ir a Belém, talvez demore mais de 24 horas para atingir esse destino, pois tem que ir a Guarulhos ou Brasília e esperar os voos do próximo dia", comentou a executiva.


BETO CARRERO WORLD NA IAPPA ATTRACTIONS EXPO 2017

Beto Carrero World na IAAPA Attractions Expo 2017


Termina neste próximo dia 17 de novembro em Orlando (EUA) a exposição anual do maior encontro do setor de entretenimento do mundo, a IAAPA Attractions Expo 2017. Desde o último dia 14 estão sendo apresentadas as novidades e tendências da indústria da diversão. Estão presentes os principais fornecedores e operadores brasileiros de parques e atrações turísticas.


Representando o Beto Carrero World, participam o diretor presidente, Rogério Siqueira e o diretor financeiro, Edilson Doubrawa. Juntamente ao Presidente do Sindepat, Alain Baldacci, as autoridades acompanham Marx Beltrão, Ministro do Turismo, apresentando o Brasil como uma oportunidade de investimento para os maiores empresários do setor no mundo. 


Marx Beltrão, Ministro do Turismo e Rogério Siqueira, Diretor Presidente do Beto Carrero World

“O Beto Carrero World está no ranking dos melhores parques temáticos do mundo. Precisamos perceber as tendências do mercado e investir sempre em novidades para continuar fomentando o mercado do entretenimento em Santa Catarina e no Brasil. Com um sistema tributário a nosso favor, com certeza poderemos investir ainda mais, e contribuir ainda mais no turismo brasileiro”, declara Rogério Siqueira, diretor presidente do Beto Carrero World.


Segundo o Ministério do Turismo, estão em tramitação alguns ajustes no sistema tributário do país para facilitar a importação dos equipamentos para a atualização dos parques temáticos locais. Em estudo realizado pelo Sindepat, a modernização dos marcos regulatórios pode gerar um investimento de R$ 1,9 bilhão, além de 56 mil novos empregos nos próximos cinco anos.


EMBRATUR AVALIA QUE AÉREAS DE BAIXO CUSTO VÃO AQUECER MERCADO

EMBRATUR AVALIA QUE AÉREAS DE BAIXO CUSTO VÃO AQUECER MERCADO


Presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, junto ao secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, participa de ações na França para incrementar o fluxo de turistas ao Brasil

Presidente da Embratur, secretário do Ceará e equipes em reunião na Embaixada

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, não tem dúvidas quanto a importância da entrada em cena das empresas aéreas de "low cost" (equivalente em inglês a baixo custo) para alavancar o turismo internacional m direção ao Brasil. Nesta terça-feira (14), em Paris, Lummertz esteve com o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, na Embaixada do Brasil na França, para definir detalhes das ações que serão desenvolvidas para alavancar a procura pelo novo voo que a Air-France, em parceria com a KLM e a Gol, colocará à disposição do público a partir de maio de 2018. Serão cinco voos por semana, direto de Paris e Amsterdã para Fortaleza e, dali, distribuindo para várias cidades do Norte e Nordeste, São Paulo e Brasília. O custo da passagem até Fortaleza ficará em torno de 800 dólares, bem abaixo dos atuais preços do mercado.

"Estamos inaugurando uma nova fase, a do low cost de verdade no Brasil. Teremos voos também de Madri para Recife. Enfim, vamos ter mais concorrência e isso só vai beneficiar o turismo internacional", comentou Lummertz. Ele acredita, ainda, que com a aprovação, pelo Congresso, do projeto que prevê aumento da participação de estrangeiros no capital das aéreas (atualmente é 20%, mas poderá chegar a 100%), o que deve ocorrer ainda este ano, a situação tende a ficar ainda melhor. A Embratur tem feito contatos com outras empresas de baixo custo, em especial europeias, para mostrar o potencial do mercado brasileiro.

O secretário Arialdo destacou que, além dos turistas, iniciativas como esta acabam atraindo investidores. Ele destacou que há algumas décadas, quando havia um grande número de ofertas de voos diretos de Lisboa para o Ceará, mais de 1.800 empresas portuguesas se instalaram no estado nordestino. "Como hub, vamos receber turistas da França e de outros países que virão direto, e sem necessidade de conexão em grandes aeroportos do centro do País para depois fazer o visitante retornar a outros destinos do Nordeste, por exemplo. Será um grande ganho para todos", resume o secretário do Ceará.

Existem 850 empresas francesas funcionando no Brasil. Muitas delas no ramo da hotelaria. A empresa que mais investe no setor, no Brasil, é a francesa Accord. A França é hoje o país europeu que mais destina turistas ao Brasil. Em 2016, foram quase 264 mil. Ainda assim, o governo brasileiro pretende intensificar ações para aumentar esse fluxo. No encontro desta terça-feira, o presidente Lummertz e o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, analisaram possibilidades como participação em maior número de feiras profissionais envolvendo os dois países, assim como projetos culturais, como a lavagem das escadarias da igreja de Madeleine, um dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, seguirá o roteiro em Paris até a próxima quinta-feira, dia 16, após extensa agenda cumprida em Londres, durante a WTM, uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Na foto: Vinicius Lummertz, presidente da Embratur; embaixador do Brasil na França, Paulo Campos; e o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

NOVO PERFIL DE MERCADO DA EMBRATUR APRESENTA TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES AO TRADE

NOVO PERFIL DE MERCADO DA EMBRATUR APRESENTA TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES AO TRADE

Material aponta dados de grande relevância para comercialização de produtos e destinos brasileiros no mercado internacional


O novo perfil de mercado da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) já está disponível no portal Visit Brasil. As informações compiladas nos documentos tiveram como base os dados mais recentes de 18 países, considerados prioritários para o turismo no Brasil, gerados pelos representantes dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), estudo da Demanda Turística do Ministério do Turismo e da Coordenação de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto.

O material mostra, por exemplo, que o Brasil está em primeiro lugar na lista dos países da América Latina que turistas europeus mais visitam. Fazem parte: Itália, França e Alemanha. O novo perfil aponta, ainda, que a Espanha possui percentual acima da média europeia nas compras de viagens on-line, representando 64% dos produtos consumidos off-line.  

O novo perfil apresenta também que alguns países da América do Sul, como Venezuela e Peru, houve, entre 2015 e 2016, crescimento de 15% no fluxo de turistas ao Brasil. Já no Paraguai, 80% das passagens aéreas são compradas por agências de viagem. O perfil do turista japonês, que visita o Brasil, é composto majoritariamente por aposentados que possuem tempo para viajar em qualquer período do ano, não se limitando ao tempo ou à sazonalidade do mercado. Os segmentos de cultura e ecoturismo e aventura são os de maior interesse do público nipônico.

Outro destaque é para o mercado norte-americano. A pesquisa do EBT mostrou que cresce uma tendência no país que é conhecida por “bleisure”, quando os turistas estendem suas viagens de Negócios para Lazer. No Chile, 90% dos turistas viajam ao Brasil por motivos pessoais (férias, visitas à família e amigos), enquanto 10% viaja a negócios. A média de gastos por dia do chileno no Brasil é superior a dos demais países da América do Sul.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, “o objetivo principal é munir o todo o trade turístico brasileiro com informações que facilitem a definição de estratégias na hora de fazer planejamentos que visam a aumentar a atração de turistas internacionais”.

De acordo com o coordenador geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade, “as informações apresentadas são fundamentais para que aproveitemos o potencial do Brasil, País que tem os patrimônios naturais e a biodiversidade mais ricos do planeta. O objetivo é subsidiar as estratégias de promoção dos destinos brasileiros, assim como auxiliar os empresários a fecharem negócios no exterior. Além disso, os dados podem ser extremamente relevantes para gestores turísticos governamentais”, destacou.

O novo perfil de mercado da Embratur mostra quais são os destinos mais visitados a Lazer e a Negócios no Brasil; malha aérea; gastos diários dos turistas; permanência média; quais os segmentos turísticos preferidos; principais concorrentes do País. Além disso, tendências e oportunidades para comercialização do destino Brasil nos mercados estão entre os itens abordados no documento.

domingo, 12 de novembro de 2017

SUL É O MEU DESTINO - DESTAQUE NO FESTURIS 2017

SUL É O MEU DESTINO - DESTAQUE NO FESTURIS 2017


O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, defendeu nesta sexta-feira, 10, na abertura do congresso da Festuris - Feira Internacional do Turismo, em Gramado/RS, o fortalecimento da integração turística dos três estados do Sul e novos investimentos federais na campanha de divulgação do projeto “O Sul é Meu Destino”. A palestra integrou um painel que também contou com a participação da secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo, Aparecida Maria Borges de Medeiros; do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva; e do presidente da Abav/SC e secretário adjunto de Turismo de Florianópolis, Eduardo Loch. A campanha do projeto O Sul é Meu Destino foi lançada no final de agosto em Santa Catarina pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. Na época, a divulgação colocou a região Sul a frente dos estados do Sudeste na preferência do turista nacional para a próxima temporada.


Na apresentação, o secretário Leonel Pavan ressaltou a importância do Sul do país para a economia nacional e destacou a série de atrações turísticas dos três estados; a privilegiada localização geográfica, entre o Mercosul e o Sudeste brasileiro; a infraestrutura aeroportuária e rodoviária, com oito aeroportos internacionais e rodovias que cruzam o Brasil; e as diversidades climáticas, com as quatro estações bem definidas, e cultural, formada pelas diferentes etnias que colonizaram a região. “A campanha do projeto O Sul é Meu Destino não pode parar. Hoje o Sul do país participa com 20% do PIB nacional e precisa ter esse retorno” argumentou. Além do fortalecimento da divulgação turística da região Sul, Pavan defendeu uma agenda de trabalho conjunta dos três estados para 2018, a criação de novos produtos integrados para o mercado turístico e a formatação de pacotes conjuntos para venda em eventos nacionais e internacionais. “Somos unidos por natureza, agora precisamos fortalecer nosso turismo e crescermos juntos” afirmou .

INFINITY BLUE RESORT & SPA NO FESTURIS


Localizado na Praia dos amores em Balneário Camboriú - SC, é sempre presença nos principais eventos no Brasil e Exterior. Independente do motivo da viagem, tanto para o viajante de férias como a negócios, o Infinity é um marco não só no Sul do Brasil, em em todo o país, considerado o melhor resort para famílias, pé na areia, em uma praia praticamente privada. Este resort tem ainda uma sala fitness totalmente equipada, espetacular piscina climatizada, beach club que disponibiliza toalhas, cadeiras de praia, entre outras comodidades. 


Segundo seu Diretor Geral, Alberto Cestrone, estamos nos preparando para receber nossos hóspedes para grandes festas de final de ano e um verão que promete muitas surpresas, além de quem em 2018 iremos começar a renovar completamente todas as nossas estruturas. 


A Festuris é considerada a mais importante feira de negócios para o setor de viagens e turismo com foco para o mercado. Esta é a opinião do trade turístico sul-americano, confirmada através de dados impactantes, resultado de uma pesquisa de opinião realizada pelas Faculdades Integradas de Taquara durante a edição de 2016. Mais de 10 mil profissionais estão reunidos em Gramado. São 2 mil marcas entre destinos nacionais e internacionais, companhias aéreas nacionais e internacionais, operadoras, agências de viagens, órgãos públicos e iniciativa privada, mais de 8 mil compradores, mais de 1,5 mil agendamentos entre compradores e expositores, expectativa de mais de R$ 270 milhões em negócios e R$ 15 milhões de impacto econômico para a Região das Hortênsias, onde está localizada Gramado, com caravanas internacionais vindas dos Estados Unidos, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além de mais de 13 horas de oferta de conteúdo com palestras, capacitações e workshops.

ARGENTINA NO FESTURIS


O estande da Argentina também é um dos mais visitados divido a sua diversidade de destinos, começando pela neve na fenomenal Patagônia Fantástica. Natalia Pisone, da Inprotur comanda uma grande equipe. Também estão presente o Secretário de Turismo de El Calafate, Alexis Simonovic e Cristiane Cavalli, responsável pelos assusntos Internacionais de Ushuaia - Terra do Fogo, além de representantes da Aerolíneas Argentinas. 

PERU E A SUA NOVA CAMPANHA DE MARKETING


Além da parceria público-privada, o Peru apresenta sua nova campanha promocional para atrair turistas estrangeiros, lançada oficialmente pela PROMPERÚ na feira WTM 2017, em Londres, e que traz o slogan "Peru: o país mais rico do mundo”. Disponível em sete idiomas, a nova campanha poderá ser vista em 19 países, origem dos 90% dos turistas internacionais que vão ao Peru. A campanha busca chamar a atenção internacional pela riqueza inigualável que oferece o Peru no que diz respeito a vivências inestimáveis, como sua cultura, natureza, gastronomia ou atividades de aventura. Desta forma, a mensagem principal sugere que os estrangeiros que visitam o Peru irão enriquecer como pessoas graças às experiências únicas que viverão no país. A campanha conta com quatro vídeos temáticos: cultura, gastronomia, aventura e natureza.


A APOTUR é uma associação sem fins lucrativos, que reúne pessoas físicas e jurídicas especializadas em turismo receptivo e interno, bem como instituições, associações e organismos nacionais e/ou estrangeiros que sejam vinculados de maneira direta com o turismo no Peru, e que possam contribuir com o desenvolvimento do setor. A entidade foi representada pelo seu presidente, Enrique Javier Quiñones Pareja, Presidente. Da PROMPERÚ esteve presente a especialista em mercado brasileiro, Fanny Thivierge.


No Peru, o turismo é um setor que contribui com 3,9% do PIB nacional e gera mais de 1.300.000 empregos diretos e indiretos, tornando-se um dos principais setores que contribuem para o desenvolvimento do país. O atual governo estabeleceu o objetivo de dobrar a chegada de turistas internacionais para o ano de 2021. Em 2016, o Peru recebeu um total de 3,7 milhões de turistas, sendo 4% correspondentes ao mercado brasileiro: 148.296 visitantes. O Brasil é o sexto país emissor de turistas ao Peru (atrás de Chile, Estados Unidos, Equador, Colômbia e Argentina), e é considerado um mercado estratégico para a PROMPERÚ. De janeiro a julho de 2017 foi registrado um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2016, o que reflete a recuperação que vem mostrando o mercado brasileiros com relação aos indicadores de viagens ao Peru. Atualmente, há 56 voos diretos semanais ligando o Brasil ao Peru, partindo de São Paulo (33 voos), Rio de Janeiro (11 voos), Porto Alegre (sete voos) e Foz do Iguaçu (cinco voos), através das companhias aéreas LATAM e Avianca.



Segundo Milagros Milagros Ochoa de Koepke, além de tudo isso, até o dia 22 de novembro é realizada em todo o Brasil a 5ª edição da Peru Week, principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no mercado brasileiro, organizada pela PROMPERÚ e o Escritório Comercial do Peru no Brasil. A Peru Week 2017, lançada no dia 6 de novembro, conta com a participação de 137 empresas brasileiras, está presente em 28 cidades, de 20 estados do Brasil. As companhias aéreas Avianca e Latam oferecem passagens aéreas para Lima com valores promocionais, 85 operadoras de turismo vendem 170 pacotes de viagens em promoção ao Peru, e 50 restaurantes peruanos servem menus exclusivos, também a valores especiais.

FESTURIS GRAMADO 2017 SUPERA 250 MILHÕES DE REAIS EM GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

FESTURIS GRAMADO 2017 SUPERA 250 MILHÕES DE REAIS EM GERAÇÃO DE NEGÓCIOS


Tanto em número de visitantes como em área e expositores, o Festival de Turismo de Gramado obteve um incremento de 10% em relação ao ano passado. A 29ª edição do Festuris recebeu pouco mais de 9 mil visitantes, sendo que apenas no primeiro dia a marca ultrapassou os 5 mil participantes. “Finalizamos a edição de 2017 conforme planejamos desde o início: realizar o melhor Festuris de todos os tempos”, afirmou o diretor de evento, Eduardo Zorzanello. “Este resultado é fruto do nosso planejamento e de muito trabalho”, complementou.


A área da feira foi ampliada em 10%, chegando a 20 mil m². O número de marcas expostas ultrapassou as 2 mil e a feira deu continuidade na sua internacionalização, com 60 destinos estrangeiros. Um evento que não se limita a reunir mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo, além das principais marcas e destinos do planeta. O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo é um verdadeiro canal para a geração de importantes.


Na tarde de hoje, 11, das 13h45 às 20 horas, ocorreu no Serra Park, a Feira de Negócios com mais de 2 mil marcas, 60 destinos internacionais, e 10 mil profissionais. Todos os estados do Brasil estiveram representados. A Feira de Negócios, fechada para profissionais da área de Turismo, Eventos e estudantes, foi dividida em espaços colocando em exposição marcas, destinos e produtos de acordo com seu nicho de mercado. São espaços da feira: Luxury, Inovação e Tecnologia, LGBT, Acessibilidade, Sustentabilidade e Turismo verde, FESTURIS Gastronomia, Espaço Mice Corporativo, Cultural e Religioso e Business. Para potencializar a geração de negócios a feira teve dois Espaços com agendamento 100% obrigatório entre compradores e expositores: os espaços Luxury e Mice Corporativo. Todos os demais espaços tiveram agendamento misto.


A área de luxo esteve em evidência, 300% maior do que na edição em que estreou, no ano passado. Outros espaços destacados: Inovação e Tecnologia, LGBT, Acessibilidade, Sustentabilidade e Turismo verde, Gastronomia, Espaço Mice Corporativo, Cultural e Religioso e Business.


Dentro da Feira de Negócios, o FESTURIS ofereceu seis Salas de Capacitação com programação ininterrupta. Foram mais de 40 palestras e workshops com os mais variados temas no evento. Estavam presentes Itália, Vietnã, Polônia, Etiópia, Santiago de Compostela, Las Vegas, Texas, México, 


Peru, Indonésia, Santa Monica, San Matin, Cuba, Israel, Brasil Central, Argentina, Uruguai, Seychelles, Los Cabos, Hallo Brazil, Califórnia, República Dominicana, Turks & Caicos, South African, United, TAP, CNC, Caraguatatuba, Pará, Avianca, Atlantis, ABEOC, Copa Airlines, Bahamas, Tahiti, 


Movida, Laghetto Hoteis, MMTgapnet, Best Western, Planalto Transportes, Banrisul, Redetur, IGLTA, Alagev, Abrajet, Abav, Sindetur-RS, Machadinho, The Palm Beaches Florida, Vila Galé Hotéis, Travelport, Guarita Park Hotel, Costão do Santinho, Beto Carrero, GJP, Flycard, 


Trend Operadora, Emirates, The Brando, Farroupilha, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Porto Alegre, Minas Gerais, Curitiba, UCS, Termas de Jurema, Atrio Hotéis, Rio Grande do Sul (Estado Anfitrião), 


Santa Catarina, Gravatal, Torres, São Francisco de Paula, Cambará, ABIH, Ministério do Turismo (trazendo todos os estados do Brasil em 550 metros de área), Ceará, Localiza, Unique Garden, Unidas, Gol, Azul, Abreu, Agaxtur, Air Europa, AM Resorts, Latam Airlines, Azul, Sebrae, entre outros.


Vale comentar que vem aí Um Festuris mais moderno, conectado com o mundo e não-linear. É isso que busca o novo logotipo do evento, apresentado hoje por Marcus Rossi, da Rossi e Zorzanello. As araucárias permanecerão até essa edição pois, a partir da próxima segunda-feira serão substituídas por uma versão cuja ideia foi tirada durante o Gramado Summit, outro evento da empresa.


A partir de segunda também, já se inicia o novo processo para 2018, ano em que a feira completa três décadas. Estandes já serão comercializados a partir deste ano. Novidade também é o novo portal do Festuris, em breve a ser lançado. Enfim, os cofres de Gramado e Canela, devem ser impactados este ano com R$ 18 milhões por conta do evento contra R$ 14 milhões da última edição.


Tarcisio Gargioni - VP AVIANCA BRASIL

Este jornalista viajou a convite do evento, da BROCKER TURISMO e pelas asas da AVIANCA, hospedando-se no Klein Ville Gramado.


BROCKER TURISMO REALIZA O 12º TROFÉU INFINITO

BROCKER TURISMO REALIZA O 12º TROFÉU INFINITO


Um dos momentos mais altos do Festuris, o Troféu Infinito da Brocker Turismo, revelou os maiores parceiros do receptivo em 2017. Os campeões de venda foram Visual, Flytour Viagens e Latam Travel, respectivamente, mas esse é só o pódio entre o tradicional top 10.


"Essas dez operadoras aqui homenageadas são responsáveis por 70% do faturamento da Brocker", revela a diretora Any Brocker, que prevê um crescimento de 10% no faturamento desta que é uma referência em receptivo da Serra Gaúcha. "Nosso desafio tem sido preencher os meses de baixa no destino, fevereiro, março, agosto e setembro, e buscamos isso por meio dessas parceiras, além de tentar fomentar o corporativo no destino."


A Brocker criou outras categorias este ano, como as regionais e a voltada para agências on-line. Confira:

OTA - Decolar.com
SUL - BWT Operadora
NORDESTE - Foco Turismo
NORTE - Vale Verde Turismo
SUDESTE - Viagens Master
CENTRO-OESTE - West Central

TOP 10

1 - Visual
2 - Flytour Viagens
3 - Latam Travel
4 - Azul Viagens
5 - FRT Operadora
6 - Abreu
7 - MMTGapnet
8 - Trend Operadora
9 - New IT
10 - MGM Operadora


AMIGO COLABORADOR - Evandra Santos (Brocker). AMIGO PARCEIRO - Gilberto Noel (Restaurante Garfo e Bombacha)

Gilberto Noel - ao centro

NOVOS PRODUTOS

Em 2017, a Brocker criou e remodelou alguns de seus combos e Any ilustra o preço competitivo desses novos produtos, como parques e atrativos. "Só o passeio de Porsche avulso é R$ 250, e em nossos combos, que somam o Porsche a outros itens, como parques, são R$ 200."


Bus Beer - O roteiro da cerveja artesanal da Serra Gaúcha, cada vez mais buscado, agora conta com um ônibus tematizado da Brocker.


Raízes de Gramado - O passeio de imersão na vida local da Serra Gaúcha foi repaginado. As jardineiras, os motoristas e os guias estão caracterizados para receber os passageiros, um sucesso para as fotos, segundo Any Brocker.


Tecnologia - Aplicativos Brocker Turismo, depois de quase um ano, foram lançados. Um deles mostra ao passageiro todo itinerário desde a chegada na Serra até a volta para casa, além de disponibilizar atendimento 24 horas. O outro app auxilia no Bustour: por ele o cliente sabe a localização de seus ônibus via GPS e pode otimizar seu tempo enquanto espera o próximo veículo.