CEARÁ SE FIRMA COMO MAIS UMA GRANDE PORTA DE ENTRADA DO BRASIL
Aumento do número de voos ao Brasil foi um dos temas centrais do encontro entre o presidente da Embratur, secretário de Turismo do Ceará e executiva da Air-France, em Paris
Valerie Le Quille, da Air-France; coordenador da Embratur Alisson Andrade, e presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
Na ação desenvolvida na França para detalhar a operadores e agentes de viagens como vai funcionar o novo voo ligando Paris e Amsterdã a várias cidades do Norte e Nordeste do Brasil, a partir da chegada no hub em Fortaleza, ficou claro que, definitivamente, o Ceará funcionará como uma forte opção de entrada para os turistas que vêm da Europa para todo o norte do País. Tanto o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, quanto o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, bem como o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, enfatizaram essa relevância que a capital cearense passa a ter como polo receptor de turistas, bem como de emissor desses turistas para os demais destinos da região.
Lummertz voltou a destacar a importância da nova frequência de voos para a consolidação da modalidade de "low cost" (baixo custo, em inglês) no Brasil. O preço de lançamento deste voo que as empresas Air France, KLM e Gol vão para disponibilizar a partir de maio de 2018, será de aproximadamente 600 dólares para um trajeto de nove horas, direto de Paris ou Amsterdã para Fortaleza, bem abaixo dos preços praticados atualmente. "A entrada forte das empresas de low cost é uma tendência mundial", comentou o presidente da Embratur.
Após a entrada em operação deste voo e de outros, bem como com a aprovação, pelo Congresso, do projeto que prevê a abertura do capital das empresas aéreas a estrangeiros (atualmente há um limite de 20%, que pode ser ampliado a 60% ou até 100%), haverá mais competição, acredita Lummertz. Ele adiantou que a Embratur está fazendo contatos com outras empresas europeias de baixo custo buscando atrai-las para operar no Brasil. "Com a entrada em cena desse pessoal, com certeza teremos mais turistas estrangeiros se interessando pelo Brasil", arriscou Lummertz.
O secretário Arialdo está otimista. Ele trabalha com a meta ousada: o Ceará quer atingir, em dois anos, uma participação de 35% no bolo de turistas franceses que vêm para o Brasil. Em 2016, seguindo uma tendência dos últimos anos, o Rio de Janeiro foi o destino a Lazer preferido dos franceses (65,1%), seguindo de Foz do Iguaçu (22,9%), Parati (20,9%), São Paulo (19,2%) e Angra dos Reis (17,2). "Vamos aparecer bem nessa lista num curto espaço de tempo, pois além do Ceará, o turista poderá usar nosso aeroporto para ir a outros destinos de uma região próxima da Europa e com sol e água quente o ano todo", comentou o secretário.
A Air-France anunciou no workshop para profissionais do turismo, organizado pela embaixada brasileira na França e Embratur, que a conectividade será um dos pontos altos dessa nova frequência de voos. Segundo Valerie Le Quille, executiva da empresa, o acordo entre Air-France, KLM e Gol permitirá que em aproximadamente uma hora de intervalo o passageiro que veio da Europa esteja em condições de embarcar para Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus, num primeiro momento. A ideia é ampliar o número de cidades. "Uma das principais queixas dos passageiros da Europa que vão ao Brasil é o tempo em aeroportos. Hoje, quem chega por Recife ou Fortaleza e quer ir a Belém, talvez demore mais de 24 horas para atingir esse destino, pois tem que ir a Guarulhos ou Brasília e esperar os voos do próximo dia", comentou a executiva.
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