segunda-feira, 24 de abril de 2017

DIA INTERNACIONAL DO MALBEC


UM DIA, UMA CELEBRAÇÃO, UMA ESTRELA GLOBAL


Acontece na próxima terça-feira, dia 02 de Maio, o Dia Internacional do Malbec, que aqui em Santa Catarina é comemorado e promovido pelo Consulado Argentino, que irá mostrar seus produtos, com degustação não só dos vinhos, mas da sua fenomenal gastronomia. O evento, restrito a convidados, acontece no Espaço de Eventos no Pier 54. 


Segundo o Consul Argentino em Florianópolis, Gustavo Coppa: "O Malbec Day Florianópolis 2017" representa uma ótima oportunidade de encontro entre reconhecidos produtores, comerciantes, distribuidores de vinhos e alimentos, num espaço único para degustarmos bons produtos, com bons amigos e realizarmos bons negócios"


Para quem não sabe, a origem do Malbec foi no sudoeste da França. Lá era cultivada esta cepa e com ela se elaboravam vinhos denominados “de Cahors”, devido ao nome da região, reconhecidos desde os tempos do Império Romano. Estes vinhos foram consolidados na Idade Média e acabaram de se fortalecer na modernidade.


Sobre essa base se desenvolveu, tempo depois, o Malbec Argentino. Esta cepa chegou à Argentina em 1853, pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza. Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.


No final do século XIX, e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, com ela, o Malbec, que rapidamente se adaptou aos diversos terroirs que a geografia argentina propunha e onde, inclusive, se desenvolveu melhor do que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como uva insigne da Argentina.


A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva deste processo. O Malbec Day é para a Wines of Argentina não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina, mas também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, emblema mundial daquele país. 


A enorme transcendência internacional que o Malbec World Day vem conseguindo em cada uma de suas edições tem sido também graças ao apoio do Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Nação Argentina. Mais de 40 representações da Argentina ao redor do mundo desempenham ano após ano um papel fundamental na repercussão que o Malbec World Day adquire nos meios internacionais.


Segundo Coppa: "O nosso vinho Malbec é arte, pois reflete nossa maneira de ser argentinos, simboliza nosso caráter, nossa paixão e nossa ferrenha relação com a terra, cria atmosferas íntimas que reforçam vínculos, dão aconchego e confiança, alteram nossa percepção sensorial; e é indústria porque reúne as capacidades de nosso capital humano e os avanços tecnológicos para melhorar com o tempo."


Na edição 2016 do Malbec World Day  criado pela Wines of Argentina sob o conceito: “Celebremos um clássico”, foram realizados mais de 70 eventos em 70 cidades de 54 países. As celebrações contaram com o apoio do Ministério de Relações Exteriores e Culto da Nação e da Corporação Vitivinícola Argentina.


"O Malbec não é somente um vinho. É um fruto gerador de trabalho, idiossincrasia, cultura e desenvolvimento. Cada garrafa é uma declaração daquilo que as entranhas da Argentina guardam. Cada garrafa fala das mãos, da destreza e da alma de nossa gente". Esta variedade expressa um modo de fazer, um estilo de vida; envolve técnica, originalidade e paixão. Os vinhos mais profundos nascem dos anseios mais profundos de seu povo, aqueles que residem no coração. O Malbec é o coração de nossa indústria e continua sendo nosso embaixador no resto do mundo", afirma Coppa.


Graças ao apoio do Ministério das Relações Exteriores e Culto e à Corporação Vitivinícola Argentina essa cepa fenomenal será homenageada nas principais cidades do mundo. Como a cada ano, está prevista uma grande agenda que inclui atividades conceituais para consumidores, feiras de vinho para a imprensa e o trade, bate-papos com experts, degustações e promoções em lojas de vinho e restaurantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário