quinta-feira, 27 de maio de 2010

COMEÇOU NO ANHEMBI - SP, O QUINTO SALÃO DE TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL


COMEÇOU NO ANHEMBI - SP, O QUINTO SALÃO DE TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL
Por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

A Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau marca presença, mostrando sua cultura, artesanato e a arte de bem receber.



Começou nesta última quarta-feira no Anhembi, em São Paulo, a quinta edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Para a Rota da Amizade Convention & Vititors Bureau, o dia começou bem antes, já ho Hotel Alameda Boulevard, onde ministrou capacitação para os Promotores de Turismo de São Paulo, mostrando o fantástico roteiro que reúne um conjunto de atrativos e culturas, num cenário que foi palco cde um dos maiores acontecimentos hostóricos do País - A Guerra do Contestado, comprovando para os capacitandos que a região oferece um lugares encantadores onde as tradições austríacas com sua inconfundível arquitetura, seu folclore e suas festas típicas, suas aguas termais, a estrada de ferro no Alto do Vale do Rio do Peixe que se estende de São Paulo ao Rio Grande do Sul, os pomares de maçã, o Vale da Uva e do Vinho e seus parreirais e acima de tudo seu povo hospitaleiro. Portanto a missão de promover o turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável foi seguido a risca através do seu presidente Wilson Luiz de Macedo, da Secretária de Turismo de Treze Tílias Dirley Rofner, do Secretário de Turismo de Piratuba Ivair Lopes Rodrigues, do Gerente Comercial do Hotel Renar de Fraiburgo Patricia Rudeck e do Gerente Comercial do Termas de Piratuda Hotel. Após a capacitação o grupo foi recebido pelo Gerente de Produtos da CVC, Rodrigo Rocha, na sede da empresa.

Clique na imagem para ampliá-la

Já no 5º Salão do Turismo diversas reuniões foram realizadas, entre elas com o Diretor de Hotelaria e Operações da RDC Férias, com a Santur, e demais operadoras, mostrando que a Rota da Amizade é um dos mais belos roteiros de Santa Catarina. Outro detalhe que chamou a atenção da feira este ano, foi estarem dividindo o mesmo espaço Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Foi a integração dos roteiros, mostrando a rica diversidade que existe na Região Sul. Do nosso litoral a nossa Serra Catarinense e suas baixas temperaturas, demonstrou que o nosso Estado é um verdadeiro Édem. O estande institucional de SC está sendo um dois mais visitados, graças a diversidade do nosso turismo, com as nossas princesas e rainhas tanto da Fenarreco como da Oktoberfest e da Rainha da Festa das Flores de Joinville, da tradicional banda alemã e do nosso finíssimo chopp, além da nossa rica culiária, começando pelas nossas ostras gratinadas.

Clique na imagem para ampliá-la

Não foi à toa que Piratuba trouxe a conhecida Academia de Dança "Aquadança" que caprichou em suas danças típicas, tanto que o grupo foi convidado a mostrar sua graça e competência nesta próxima sexta-feira no palco principal do 5º Salão. Um dos principais aspectos do deste Salão do Turismo é garantir a regionalização dos destinos turísticos brasileiros e Santa Catarina é comprovadamente é um dos melhores do Brasil graças a sua espetacular diversidade. “A Rota da Amizade passou por um processo de aprimoramento da sua capacidade de venda. Aprendemos a lição de que sozinhos não conseguiríamos um bom resultado. Unimos nossas forças, estreitamos nossos laços de amizade, fortalecendo desta maneira a nossa identidade turística, algo que vem marcando a nossa participação neste evento" afirmou Wilson Luiz Macedo, presidente da Rota da Amizade Conventions.

No geral, gestores públicos e privados das 10 regiões turísticas de Santa Catarina estão reunidos no estande da Macrorrergião Sul, no Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. A abertura reuniu autoridades nacionais e dos estados, bem como operadores de viagem, hoteleiros e demais setores da atividade econômica. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky participou da abertura do Salão do Turismo pela manhã e, à tarde recepcionou no estande catarinense o senador Neuto de Conto, da Comissão de Turismo do Senado, o ministro da Pesca, Altemir Gregolim e secretários de Turismo das cidades catarinenses. Á tarde, Walendowsky ocupou pela primeira vez como secretário de Estado, a cadeira de Santa Catarina no Fórum Nacional de Secretários e Dirigente de Turismo – FORNATUR. Recebeu os cumprimentos do ministro Luiz Barretto pela posse e tratou de questões de infra-estrutura, como a ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Até domingo (30/05) no Anhembi, os estados brasileiros mostram seus atrativos e comercializam pacotes e roteiros para consumidores finais, debatem as políticas para o turismo, trocam experiências.

Clique na imagem para ampliá-la

A reunião organizada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR começou ao meio-dia, na sala vip do estande, onde acontecem as manifestações culturais do Sul, degustações gastronômicas e atendimento ao consumidor final, o público viajante. Os representantes das governanças turísticas catarinenses para troca de informações sobre os programas estaduais de gestão de desenvolvimento do turismo. No primeiro dia, a programação do estande ficou por conta da alegria da culturagermânica. Blumenau, da região turística da Rota da Amizade, nosso Vale Europeu, trazendo música e dança típica e contagiando a todos. Já familiarizado com a Oktoberfest. São Francisco do Sul abriu as degustações com o seu bolinho de camarão à Moda de São Francisco. A secretária de Turismo do município, Jamile de Freitas Machado distribui a receita do quitute local aos visitantes do estande. À noite foi a vez da Fenaostra fazer seu lançamento com degustação do produto que faz de Santa Catarina o maior produtor e distribuidor nacional. A festa acontece anualmente em Florianópolis e atrai um grande público de todo o estado.

Santa Catarina ainda reserva para o Salão do Turismo o lançamento da Festa das Flores e do Festival de Dança de Joinville, entre outras atrações no estande da Macrorregião Sul. No sábado, às 14 horas, o estado concederá coletiva de imprensa aos jornalistas nacionais para falar sobre o segmento Sol e Praia, tema do estande neste ano. A gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Liz e os representantes das regiões litorâneas de Santa Catarina serão as fontes na Sala de Imprensa do Anhembi.

www.resortrecantodasaguas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário