domingo, 30 de maio de 2010

ROTA DA AMIZADE CONTINUA SENDO DESTAQUE NO 5º SALÃO DO TURISMO




ROTA DA AMIZADE CONTINUA SENDO DESTAQUE NO 5º SALÃO DO TURISMO
Jefferson Severino - Jornalista - ABRAJET-SC
Direto de São Paulo - SP




Clique na imagem para ampliá-la

Neste terceiro dia do evento, até agora, o mais movimentado, o stander de Santa Catarina continua sendo de longe, o mais visitado e celebrado graças aos seus encantos incontestáveis. As rainhas e princesas das nossas diversas festas, juntamente com a nossa banda alemã fazem a diferença. É bonito de se ver os visitantes fazerem filas para serem fotografados com a nossa gente em seus trajes típicos. Nossa "bandinha" percorre as ruas da feira, puxando a fila e convidando o povo para dançar. Um espetáculo a parte que nos enche de orgulho.

Clique na imagem para ampliá-la

A Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau tem sido uma presença fundamental e neste dia promoveu a degustação de Vinhos, Salames e Maçãs da região, chamando a atenção e recebendo inclusive a visita dos jornalistas a ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo que já, nos dias 11, 12 e 13 de junho estarão visitando Piratuba, a convite do presidente da Rota da Amizade Conventions, Wilson Luiz de Macedo, que propôs que a entidade realize suas reuniões trimestrais em uma das cidades da Rota da Amizade, assim, a cada reunião/evento, uma cidade é visitada possibilitando que todos os jornalistas de turismo da ABRAJET-SC possam conhecer as potencialidades turísticas de cada uma.

No mesmo dia, além de inúmeros contatos com diversas operadoras, foi mantida uma longa conversa com Antonio Carlos Pedro, da Universidade Livre do Artesanato e criador do curso "O ARTESANATO QUE O TURISTA LEVA DA REGIÃO", visando levar esse curso para a Rota da Amizade, a fim de desenvolver junto aos artesãos, um artesanato que resgate toda a tradição local, isto é, um produto adequado a cada uma, numa informação continuada, já que, o turista ao visitar esta ou aquela cidade, além de buscar o descanso, o lazer, a tranquilidade, busca também de aculturar, levando na bagagem o artesanato daquela ambiente que tanto o emocionou.

Já a Secretária de Turismo de Treze Tílias, Dirley Rofner, informa a todos com muita alegria que sua cidade voltará as telas da TV, a partir do próximo dia 7 de junho, por conta da reapresentação na novela Ana Raio e Zé Trovão, pelo SBT, proporcionando que a nossa bela Rota da Amizade continue sempre em evidência.


Clicar na imagem para ampliá-la

O stander de Santa Catarina também recebeu a visita do Ministro do Turismo, Luiz Barreto, que saiu de la contagiado com o alto astral de todos. Além dele o Padre Antonio Maria, que se encantou com as peças produzidas pela escultora Mariana Thaler. Em relação a Visita do Ministro do Turismo, cabe ressaltar que Santa Catarina assinou a parceria com o Ministério do Turismo – Mtur - e Universidade de Brasília – UNB – para integrar o Programa Nacional Turismo Sustentável e Infância (TSI). A reunião para esta parceria aconteceu na sala de reunião do estande da Macrorregião, entre a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o professor Neio Campos, da UNB e a coordenadora de Projetos de Turismo da universidade, Elisângela Machado.

O programa nasceu em 2004 e visa a prevenção e o enfretamento da exploração sexual de crianças e adolescentes pelo turismo, promovendo a cidadania e protegendo os direitos da criança. Santa Catarina pretende fazer a prevenção deste problema social, segundo a gerente de políticas de turismo da SOL. “Vamos buscar o diálogo para o esclarecimento da sociedade, envolvendo todos os setores, sobretudo os empresários em nome da responsabilidade social”, afirma Elisa Liz. Participam do programa, agentes públicos federais, estaduais e municipais. A ação das quais Santa Catarina participará envolvem campanhas publicitárias, realização de seminários de sensibilização para a formação de multiplicadores, como já aconteceu em Florianópolis, e projetos de inclusão social de jovens no turismo.


Clique na imagem para ampliá-la

Já neste último sábado Santa Catarina concedeu coletiva de imprensa, na Sala de Imprensa do Anhembi. O assunto foi o segmento Sol e Praia, produto mais famoso do destino que encanta também pela diversidade cultural. A gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Liz e o diretor de Marketing da SANTUR, Flávio Agustini, falou sobre a importância do litoral no contexto do produto turístico ofertado em cinco das dez regiões turísticas do estado, sobre o programa de segmentação do turismo catarinense, demanda turística na temporada de verão e como o segmento Sol e Praia, seus produtos e roteiros foram abordados a partir do plano de marketing turístico do estado para até 2020. O Plano Catarina foi criado pela Chias Marketing e lançado em março último. Ja no palco principal do 5º Salão foi o grande espetáculo promovido pela Academia de Dança "Aquadança" de Piratuba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário