VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel
ENCATHO com resultados
positivos
De 8 a 10 de maio, Florianópolis foi sede de um dos mais importantes eventos da hotelaria e turismo do Estado. O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho, composto por 10 eventos – palestras, reuniões, oficinas, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de Gestores Comerciais, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, Rodadas de Negócios, Momento Hoteleiro e a 25ª Exprotel, promoção da ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Segundo o presidente da entidade, Samuel Koch participaram dos eventos 2.500 pessoas, de 71 cidades, 10 estados (SC, DF, RS, PR, BA, SP, MG, RJ, MA e GO) e de dois países, que apreciaram 18 palestrantes, com assuntos ligados à inovação na Hotelaria. A Exprotel contou com 53 expositores, todos com produtos e novidades diretamente focados para a hotelaria e restaurantes. Da rodada de negócios participaram 11 operadoras que negociaram com 40 empresas fornecedoras de todas as regiões de Santa Catarina, gerando mais de 210 contatos de negócios. O Encatho é um evento que, ao longo do tempo, conquistou sua marca pela organização, discussões em torno de temas atuais e variedade de atividades, todas voltadas ao desenvolvimento e atualização. Empresários do setor que não se dão ao trabalho de participar, com certeza perdem e muito.
A palestra magna foi proferida pelo doutor Lair Ribeiro, que falou sobre marketing no processo hoteleiro – fazendo mais com menos. “Para eu ganhar você não precisa perder”, afirmou. Para ele, ganhar dinheiro é simples, mas não é fácil, tem que ter motivação. Primeiro é preciso querer, depois saber e por fim encontrar a oportunidade, que pode vir na forma de um problema. Enfatizou que paciência e persistência separam o amador do profissional. Esclareceu que ser bem sucedido é ter equilíbrio em tudo na vida. O segredo para o sucesso, na opinião do palestrante é o conjunto de auto estima, comunicação, metas, atitude, trabalho e ambição e deve-se trabalhar de acordo com a filosofia japonesa: hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje. O Dr. Lair apresentou alguns dados ao plenário, tais como: 96% dos clientes brasileiros insatisfeitos não reclamam, apenas mudam de fornecedor. Ressaltou que treinamento não é um evento, é um processo que se houver erro na contratação, o treinamento não irá resolver o problema. Ao final falou sobre neuromarketing e algumas artimanhas para conquistar e manter clientes, lembrando que atos simples como perguntas abertas, falar o nome do cliente e dar um aperto de mão correto pode ajudar na venda. “40% das transações comerciais que não se concretizam são perdidas no aperto de mão”, finalizou.
Seminário novo formato
A organização do ENCATHO resolveu inovar o formato na 11ª edição do Seminário de Turismo & Hotelaria, atraindo assim profissionais que trabalham em diversas áreas do setor, além de participantes do mundo acadêmico. A palestra “Inovação na Gestão Comercial” foi uma verdadeira aula magna, da consultora e especialista Maria Augusta, formada em Engenharia e Gestão do Conhecimento e instrutora da ESPM-SP e da Clear Edudação, SC. Ela disse que o grande desafio diante do crescimento da comunicação instantânea é ser visto por mais de um milhão de internautas no Google e que na hotelaria não é mais o preço o principal diferencial no negócio já que todos são semelhantes, mas o serviço adicional que faz a diferença diante do concorrente. Maria Augusta disse ainda que em Santa Catarina não existe um diferencial na área do turismo, citando o caso de Gramado que tem estrutura para funcionar e receber turistas o ano inteiro. Citou o exemplo do balneário de Jurerê, onde no inverno não há opções de lazer e gastronomia nem para turistas, nem para os moradores. “É um paradigma que precisa ser alterado”, afirmou. “O ponto focal da inovação deve ser sempre as pessoas” ensinou, acrescentando que ao adotar a inovação é preciso fazer testes contando com a colaboração dos clientes que devem ser considerados em seus aspectos físicos, emocional, cultural e psicológico, entre outros. A inovação começa por mudanças simples, como ouvir os funcionários, estreitar o contato com o cliente e adotar novas práticas no dia a dia do empreendimento. “Como ser inovador se o meu lixo sequer é separado” provocou a palestrante.
Relacionamento com parceiros
Outro item essencial ao sucesso do negócio inovador é a manutenção e retroalimentação de parcerias. Um hotel pode e deve fazer parceria com outros prestadores de serviços como alimentos e bebidas e da área comercial e outros profissionais. “Hoje não tem ninguém fazendo negócio sozinho”, afirmou, acrescentando que “a concorrência é radical, por isso as parcerias são importantes, onde um complementa o serviço do outro”.
Planejamento estratégico e coaching
A empresária Vanessa Tobias, psicóloga e mestre em administração disse que pensar diferente e ter foco na ação é o segredo do sucesso. Vanessa falou muito em “se colocar à disposição do outro”, fazer gentilezas, elogiar, agir de forma a permitir que o atendimento seja bom e criar condições para isso. Para ela, se a pessoa vê um problema deve se comprometer a resolvê-lo e não apenas falar mal, “se for para falar, fale bem”. Alertou aos participantes de que há alguns anos não haverá mais funcionários e sim sócios e disse que é preciso se preparar para este novo cenário.
Prêmio Maria Helena Petry Makovieck
Com o objetivo de homenagear personalidades femininas que se destacam na área do turismo, a ABIH-SC criou este ano o “Prêmio Maria Helena Petry Makovieck”. A escolha deste nome para a premiação tem como objetivo prestar homenagem a uma das mulheres pioneiras em Florianópolis na área da hotelaria. Maria Helena, filha de tradicional família de Florianópolis, foi pioneira ao construir em Jurerê a primeira pousada com um diferencial baseado na originalidade e serviços diferenciados ao cliente. A Pousada dos Chás se tornou referência no norte da ilha, como empreendimento que oferece aos hóspedes um ambiente intimista, cheio de charme, decoração única baseada em pequenos detalhes, onde as obras de artes de artistas catarinenses são destaques. Mas, o grande atrativo, além do serviço impecável, é a gastronomia, que tem nos chás e nas tortas de produção própria, seu diferencial, servido todos os dias às cinco horas da tarde. O trabalho de Maria Helena, a Leninha como é conhecida entre colegas hoteleiros, parceiros e amigos, vai além de sua atividade meramente empresarial. Ela é uma ativa integrante de entidades de classe entre as quais a ABIH-SC, onde ocupa o cargo de membro do Conselho Deliberativo. A ABIH-SC vai homenagear uma personalidade feminina por ano, sempre no Encatho. Em sua primeira edição foi escolhida Maria Claudia Evangelista, primeira mulher a assumir o cargo de Secretária de Turismo de Florianópolis, depois de um vasto currículo no setor do turismo e ter comandado por vários anos o Florianópolis Convention & Visitors Bureau.
Preconceitos contra o turismo ?
A palestra do secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz Silva, no Encatho, foi marcada por críticas ao que ele chamou de “preconceitos contra o turismo”. Segundo ele, temos que apreciar as potencialidades do país e cabe ao trade cada vez mais desconstruir essas ideias errôneas. Lembrou que muitas vezes a própria comunidade se coloca contra investimentos como construção de estradas de acesso a praias como algo supérfluo, sem se ater à importância econômica que a atividade representa para a sociedade. “O turismo é bom para a sociedade” acrescentou ao citar o grande desenvolvimento econômico que a atividade propiciou à cidade de Gramado, exemplo de destino que explora o turismo o ano todo. Lembrou também da falta de infraestrutura para o desenvolvimento dos destinos e a total falta de exploração dos parques nacionais que poderiam gerar renda para as comunidades do entorno e desenvolver a atividade turística como acontece em outros países com os Estados Unidos, que geram renda de 150 bilhões de dólares/ano. “É irrisório o que fazemos diante do potencial que temos”, enfatizou, anunciando que o Ministério do Turismo está elaborando plataformas que vão possibilitar a captação de investimentos para a elaboração de um plano de desenvolvimento do turismo nacional.
A palestra do secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz Silva, no Encatho, foi marcada por críticas ao que ele chamou de “preconceitos contra o turismo”. Segundo ele, temos que apreciar as potencialidades do país e cabe ao trade cada vez mais desconstruir essas ideias errôneas. Lembrou que muitas vezes a própria comunidade se coloca contra investimentos como construção de estradas de acesso a praias como algo supérfluo, sem se ater à importância econômica que a atividade representa para a sociedade. “O turismo é bom para a sociedade” acrescentou ao citar o grande desenvolvimento econômico que a atividade propiciou à cidade de Gramado, exemplo de destino que explora o turismo o ano todo. Lembrou também da falta de infraestrutura para o desenvolvimento dos destinos e a total falta de exploração dos parques nacionais que poderiam gerar renda para as comunidades do entorno e desenvolver a atividade turística como acontece em outros países com os Estados Unidos, que geram renda de 150 bilhões de dólares/ano. “É irrisório o que fazemos diante do potencial que temos”, enfatizou, anunciando que o Ministério do Turismo está elaborando plataformas que vão possibilitar a captação de investimentos para a elaboração de um plano de desenvolvimento do turismo nacional.
Registro eletrônico
Na sequência Jair Galvão, coordenador geral de Serviços Turísticos do MTur anunciou novidades em relação ao cadastro eletrônicos de hóspedes (Cadastur). Devido à morosidade com que o processo estava se desenvolvendo e atendendo sugestões e reivindicações da classe hoteleira, foram alterados os critérios de cadastramento. A partir de agora os cadastros passarão a ser feitos de forma online, tornando o processo mais rápido e simples. Segundo Jair, por enquanto apenas os hotéis das regiões que vão receber os eventos da Copa de 2014 e as Olimpíadas deverão fazer o cadastro imediatamente. Já as outras regiões, como Santa Catarina, deverão fazer o Cadastur a partir de julho próximo.
Antônio Carlos nas ATHISC
Durante o Encatho ocorreu a assinatura de adesão do município de Antônio Carlos, localizado na Grande Florianópolis, à Associação Hidrotermal de Santa Catarina (Athisc), na condição de estância climática. Jaisson Basei, secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Esporte e Melissa Rupp, representaram o prefeito Paulo Remor no ato, juntamente com o presidente da ATHISC, Eduardo Mello. A associação reúne 14 estâncias termais e climáticas. Também se associaram o Hotel Fazenda Boqueirão, de Lages, Hotel Ana, de Treze Tílias, hotéis de Urubici e Hotel Renar, de Fraiburgo. Outras estâncias climáticas já demonstram interesse em aderir à entidade. A formalização da adesão desses estabelecimentos e do município acontecerá durante evento em agosto próximo em Gravatal, com a presença dos prefeitos e secretários de turismo. No encontro serão debatidos a promoção, questões legais e a incorporação das estações hidrotermais e climáticas à entidade.
Na sequência Jair Galvão, coordenador geral de Serviços Turísticos do MTur anunciou novidades em relação ao cadastro eletrônicos de hóspedes (Cadastur). Devido à morosidade com que o processo estava se desenvolvendo e atendendo sugestões e reivindicações da classe hoteleira, foram alterados os critérios de cadastramento. A partir de agora os cadastros passarão a ser feitos de forma online, tornando o processo mais rápido e simples. Segundo Jair, por enquanto apenas os hotéis das regiões que vão receber os eventos da Copa de 2014 e as Olimpíadas deverão fazer o cadastro imediatamente. Já as outras regiões, como Santa Catarina, deverão fazer o Cadastur a partir de julho próximo.
Antônio Carlos nas ATHISC
Durante o Encatho ocorreu a assinatura de adesão do município de Antônio Carlos, localizado na Grande Florianópolis, à Associação Hidrotermal de Santa Catarina (Athisc), na condição de estância climática. Jaisson Basei, secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Esporte e Melissa Rupp, representaram o prefeito Paulo Remor no ato, juntamente com o presidente da ATHISC, Eduardo Mello. A associação reúne 14 estâncias termais e climáticas. Também se associaram o Hotel Fazenda Boqueirão, de Lages, Hotel Ana, de Treze Tílias, hotéis de Urubici e Hotel Renar, de Fraiburgo. Outras estâncias climáticas já demonstram interesse em aderir à entidade. A formalização da adesão desses estabelecimentos e do município acontecerá durante evento em agosto próximo em Gravatal, com a presença dos prefeitos e secretários de turismo. No encontro serão debatidos a promoção, questões legais e a incorporação das estações hidrotermais e climáticas à entidade.
25ª Festa Nacional do pinhão
Em Lages (SC), a capital nacional do turismo rural, além de atividades ligadas à vida nas fazendas, como pescar, andar a cavalo, ordenhar vacas, experimentar o camargo, ouvir “causos” e saborear um bom churrasco, a cidade, localizada na região serrana de Santa Catarina, realiza anualmente a Festa Nacional do Pinhão. Um dos maiores eventos do Sul do País, é considerada a maior festa tradicionalista do Brasil e movimenta todo o setor econômico da Serra Catarinense. É capaz de atrair cerca de 300 mil pessoas em torno de pratos típicos à base de pinhão e de atrações musicais de renome nacional, durante dez dias. Este ano, a festa acontece nos dias 24 de maio a 2 de junho, no Parque Conta Dinheiro. Site: http://www.festadopinhao.com.
Aumentaram as locadoras
O total de 2.217 locadoras de automóveis registradas no
Brasil em 2012 repapresentou um novo recorde para o setor, em expansão desde
2008, informou o jor jjornalista José Roberto Castro, em sua coluna de Economia
no site da “Agência staEstado”. De acordo com o colunista, o número é 6,43%
maior do que em 2011, quasegundo a Associação Brasileira das Locadoras de
Automóveis (Abla) relacionou 2.083 empresas. “O crescimento do segmento, que
faturou R$ 6,23 bilhões no ano paspassado, alavancou também o emprego, e em 2012
foram criados 15,7 mil pospostos diretos e indiretos, o que elevou o número de
trabalhadores no setor para 2930 mil”, destaca o jornalista.
Em Fortaleza 11 feiras
Em maio, aproximadamente 63,2 mil profissionais de diferentes áreas vão participar dos 11 eventos que ocorrer no Centro de Eventos. O fluxo se deve, principalmente, a quatro eventos de grande porte: um feirão de imóveis da Caixa, realizado de 3 a 5; o 8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia – Conpsi, de 8 a 11; a Feira Internacional da Moda – Fenim de 27 a29, e o Encontro de Mulheres Pague Menos de 23 a 26 de maio. Com expectativa de receber 18 mil compradores e gerar R$ 400 milhões de negócios em três dias, a Fenim (27 a 29) vai trazer para o CEC mais de mil marcas de moda de todo o país. Esta é a primeira edição no Nordeste da feira de vestuário em atacado, já tradicional no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Os outros grandes eventos que ocorrer são o 10º Encontro de Mulheres Pague Menos (23 a 26), com público estimado em 12 mil pessoas e o oitavo congresso Norte-Nordeste de Psicologia, com aproximadamente quatro mil participantes de todo o Brasil e conferencistas de Portugal e do Chile. Além destes, o CEC vai receber em maio outros sete eventos, de caráter corporativo e , religioso, cursos e um show do cantor e compositor Djavan, no dia 30. A estimativa é de que o impacto na economia da capital será de R$ 130,3 milhões, sendo R$ 74,5 milhões de receita direta.
Visite as Sete Maravilhas
Foz do Iguaçu quer ir longa para mostrar as suas maravilhas. Durante a Arabian Travel Market, uma das mais importantes feiras do turismo no mundo, a Itaipu lançou em Dubai a campanha, com vídeo e um site em Dubai, para divulgar as Sete Maravilhas (Visit7Wonders). A Arabian Travel Market é uma das principais feiras de turismo internacionais. A promoção de todas as maravilhas, entre elas as Cataratas do Iguaçu, foi feita em conjunto. Assista o vídeo em ihttp://migre.me/erEat.
Foz do Iguaçu quer ir longa para mostrar as suas maravilhas. Durante a Arabian Travel Market, uma das mais importantes feiras do turismo no mundo, a Itaipu lançou em Dubai a campanha, com vídeo e um site em Dubai, para divulgar as Sete Maravilhas (Visit7Wonders). A Arabian Travel Market é uma das principais feiras de turismo internacionais. A promoção de todas as maravilhas, entre elas as Cataratas do Iguaçu, foi feita em conjunto. Assista o vídeo em ihttp://migre.me/erEat.
Roteiros MSC
A armadora italiana destaca rotas de beleza cenográfica pelo Mediterrâneo, com os luxuosos navios MSC Divina, MSC Magnifica e MSC Musica, nos quais os hóspedes poderão desfrutar do calor e estilo mediterrâneo de viver. Até novembro, os hóspedes poderão escolher esses roteiros que visitam as exuberantes cidades da Turquia, incluindo Istambul, que se tornou ainda mais famosa para os brasileiros embalada pelo sucesso da novela Salve Jorge. Fale com seu agente de viagens para conhecer os interessantes roteiros.
Hotel Piçarras presenteia mães
O Dia das Mães foi especial no Hotel Piçarras, que presenteou as mães acompanhadas com um café colonial gratuito durante todo o dia 12. No cardápio, são mais de 50 opções culinárias como geleias, patês, pães, frios e bolos. Às mães e filhos basta apresentar carteira de identidade que comprove a filiação. Adultos em geral pagam R$ 21,90. Crianças têm valores especiais, de acordo com a idade. O café colonial no Hotel Piçarras é servido todos os sábados e domingos à tarde. Reservas e mais informações: (47) 3345-0355.
Holz Hotel no Brasil Sabor
Restaurantes de todo o país começam a se movimentar para mais um Festival Brasil Sabor, que ocorrerá entre os dias 2 e 31 de maio, chegando à oitava edição com o tema “A comida do lugar em todos os lugares”. Em Joinville, o Holz Hotel prima pela originalidade do cardápio eleito para degustação do público. Inspirada na gastronomia alemã – marcante na região e no menu cotidiano do estabelecimento –, a receita escolhida é o “Hambúrguer de marreco servido de spatzle em pesto de jambú e trouxinha crocante de repolho”. Com autoria do chef Fabrício Cardoso, o prato custará R$ 50 por pessoa – com bebidas à parte. “A receita é uma fusão de cozinhas: o hambúrguer do americano, o jambu, que é típico do Brasil, o molho francês bernéise e o spatzle alemão – reunindo sabores de diferentes culturas, o que se chama de cozinha contemporânea”, comenta Fabrício. O prato será servido diariamente após as 19 horas terá 50% de desconto nas quintas, sextas e sábados. Paralelamente ao Brasil Sabor, o hotel promove, todos os dias, o Café Colonial – que foi gratuito para as mães acompanhadas no dia 12 de maio.
Brasil Sabor
Consagrado como o maior evento gastronômico do país, inspira restaurantes das diferentes regiões brasileiras a preparar pratos a partir da culinária local. A edição de 2012, nomeada “Quem tem boca vai a Roma”, prestou a homenagem à influência da cultura italiana na gastronomia brasileira. O Festival Brasil Sabor é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Ambev e o Sebrae. Mais informações: www.brasilsabor.com.br.
Nova diretoria Abrajet – RS
Em um ato inédito nos seus 56 anos de história, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet – seccional Rio Grande do Sul empossou, na noite de sábado (4), o primeiro presidente do interior do Estado. Claudir Benini é de Bento Gonçalves e atua como diretor das revistas Receptiva Turismo e Receptiva Construção e do jornal Cidade Garibaldi, da Editora Volp. Ele permanecerá no cargo no biênio 2013/2014, em substituição a José Carlos de Mello D’Ávila, que presidiu a entidade por quatro anos. O coquetel foi realizado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento. Entre as metas de Benini, está ampliar o quadro de associados, chegando a 150 jornalistas, com especial atenção aos profissionais que atuam fora da capital gaúcha. “Estamos instalando a sede da Abrajet gaúcha na Serra, uma região comprometida com o turismo, com destaque para a produção de uvas, vinho e champanhe e os polos moveleiro e metal-mecânico”, afirmou, em seu discurso de posse. Formam a equipe diretiva, ainda, Neneca Campos (vice-presidente), Iva Volpini (tesouraria), Juarez Aguiar (secretário), Ivânio Morales (diretor de Marketing) e Wilson Sierra (diretor de Assuntos do Mercosul). No Conselho Consultivo, estão Ayres Cerutti, Miguel Medeiros, José Carlos Mello D’Ávila, Ivone Ferraz, Jurema Josefa e Marisa Krás Borges.
Os aromas e sabores de Mendoza
Conhecido por sua grande quantidade de vinícolas, destino reserva também opções para quem quer aproveitar esportes radicais, ecoturismo, agitação noturna e turismo religioso. Famosa por seu vinho de qualidade, Mendoza é atualmente uma das nove capitais mundiais do vinho e possui cerca de 1.220 bodegas, que produzem 1 bilhão de litros por ano. Esse volume é 11 vezes superior em relação a toda produção brasileira, que somou 91,9 milhões de litros, em 2011. Responsável por 70% da produção vinícola da Argentina, a cidade, além de ser um verdadeiro paraíso para os enólogos, por conter mais de 100 bodegas disponíveis à visitação, traz opções para quem quer se aventurar por novos ares das paisagens portenhas. Com cenários naturais de rios, vales e montanhas, este destino é incrível para a prática do turismo de aventura. Já para os que preferem uma conexão pacífica com a natureza, vários programas permitem experiências para todas as idades, como caminhadas e as cavalgadas nos Andes. Há ainda os que se arriscam a escalar o Monte Aconcágua, o ponto mais alto das Américas, com 6.960 metros de altitude. São pacotes de 4 dias da Flytour Viagens.
Congresso de Guias
Lúcia Kispergher Pereira, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Paraná está ultimando os preparativos para o XXXIII Congresso Nacional dos Guias de Turismo, que será realizado em Curitiba, de 15 a 19 de maio. Além de extensa programação de palestras e discussões sobre a profissão, haverá passeios e visitas técnicas a Morretes, Paranaguá e Ilha do Mel. O encerramento no domingo, 19, será com a “Noite de Goiânia”, cidade que irá sediar o XXXIV CBGTUR, em 2014.
Curiosidades em Amsterdã
Amsterdã, a Capital da Holanda, tem mais bicicletas (881.000) que habitantes (800.000) e 58% dos habitantes usam a bicicleta como meio de transporte diariamente. O novo casal Real Willem-Alexander e Máxima tem três filhas: Sua Alteza Real a Princesa de Orange Catharina-Amalia, a Princesa Alexia e a Princesa Ariane. >O Reino dos Países Baixos é constituído por quatro países: os Países Baixos, Curaçao, Sint Maarten e Aruba. Outras três ilhas, no Caribe, têm o status de municípios especiais dos Países Baixos: Bonaire, Sint Eustatius e Saba. Os Países Baixos inventaram The Voice e Big Brother, e são o 2º maior exportador do mundo de formatos de televisão. Os Países Baixos são o segundo maior exportador mundial de produtos agro-alimentares, e o maior produtor mundial de cebolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário