quarta-feira, 29 de maio de 2013

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa


PLATAFORMA DO RINCÃO


Município de Balneário Rincão recentemente emancipado, desmembrado de Içara e próximo a Criciúma (26 km), localizado no Sul do Estado de Santa Catarina, com uma população fixa em torno de 16 mil habitantes, que na temporada de Verão com o fluxo turístico sobe para mais de 150 mil, possui duas plataformas marítimas voltadas para a pesca além de dunas, comércio, esportes, carnaval e (sete) lagoas voltadas para o turismo, continua em evidência no cenário político nacional, diante de julgamentos no Tribunal Eleitoral.
O ex- Prefeito de Criciúma e Deputado Estadual em Santa Catarina, oarquiteto Décio Góes, que por duas vezes venceu as eleições municipais neste novo município, foi diplomado e está no comando formando sua equipe de trabalho, segue o rito normal na Prefeitura Municipal de Balneário Rincão. No entanto, o processo ainda continua no Tribunal em Brasília (coisas da política nacional).
Plataforma de Pesca Rincão (zona Norte) com mais de dois mil associados, um dos chamativos fortes do Turismo no Sul catarinense, implementará uma campanha em torno das visitas à plataforma (444 metros dentro do mar/fotos), para assistirem as evoluções, exibições das famosas baleias Franca e seus filhotes, sem precisarem usar embarcações com tempo determinados na costa catarinenses (entre  Laguna, Imbituba e Garopaba).
Tudo isso despertou aos membros da diretoria daquele equipamento turístico, após a palestra proferida em suas dependências (fotos) pelo Bacharel em Turismo e Hotelaria Rafael Ramires da Rosa (Univali/foto), que é Membro da Comissão (como tripulante embarcado) de operadoras de observação de Baleias Jubartes no Brasil (radicado em Morro de São Paulo, na Bahia), com o título “Conscientização Turística” apoiada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. o interesse em implantar novas ações internas e externas.
Desta maneira , mediante o pagamento de uma taxa de visitação de R$4 reais, que ajudará na manutenção da Plataforma, poderemos ampliar o fluxo de turistas e interagir mais de perto com estes mamíferos, sem afastá-los de seus passeios com os seus filhotes e os acasalamentos costumeiros aqui no litoral catarinense, todos os anos...completou o diretor e biólogo Gervásio Oeksler (participante do Projeto Baleia Branca/APA).

PIT STOP

*Chega novamente a vez para os turistas da melhor idade (APOSENTADOS E PENSIONISTAS). O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal lançam linhas de crédito para os idosos com 60 anos no “Viajar e conhecer o Brasil,” com passagens e hospedagens facilitadas mediante o convênio do Ministério do Turismo. O Programa “Viaja Mais Melhor Idade”, na baixa estação, virá aquecer o mercado turístico interno (rotadosolce.blogspot.com.br).
cidade de Palmas, Estado do Tocantins, completou 24 anos de fundação e seu povo continua em festa. A mais nova capital brasileira receberá de 20 a 24 de junho de 2013 jornalistas especializados em Turismo do Brasil do Mercosul e da Europa. A organização é da Associção Brasileira de Jornalistas de Turismo. A Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br) estará representada por este colunista.
*Respeito ao Hino Nacional, brasileiro! Sou do tempo que ao ouvi-lo e cantá-lo ficávamos em pé (sem chapéu ou boné), parados em posição de sentido e alguns com a mão direita sobre o peito (coração). Hoje em dia, no Estádio Heriberto Hülse, antes das partidas no Campeonato Brasileiro de Futebol, quase todos no estádio (em pé) ficam em silêncio. Agora, venho notando e isso me irrita, é ver (um  repórter) durante a execução do hino ficar correndo e o “bixo” não para nunca...(que coisa, não?) Prestem atenção, por favor, que é sempre o mesmo....nóóóóóssssa! Será que ele é cego, surdo ou foca? Te liga cara...!
*Os Estados Brasileiros por força dos estatutos estão elegendo suas novas diretorias das Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo para o biênio 2013/2015. Agora foi a vez de Belém do Pará que elegeu os jornalistas Isa Arnour para presidente e Nilton Guedes vice presidente. Eles tomarão posse com os demais membros no dia 28 de junho de 2013 na Estação Docas. Parabéns a todos. A Abrajet Nacional foi fundada no Rio de Janeiro no dia 29 de janeiro de 1959, A entidade tem representação em todos os estados do Brasil e sua missão é de promover, apoiar, divulgar as ações que visam o fortalecimento do Turismo no território brasileiro. Estes profissionais atuam em jornais, revistas, rádios, TVs ou em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas do setor de turismo.
*Em contato com o empresário José Locks, diretor presidente do Grupo Setep Construções, que está construindo aRodovia Interpraias Catarinense (trecho balsa da Laguna a ponte do Camacho/Jaguaruna), uma bandeira de lutas da Sulcatur, a Associação Sul Catarinese de Turismo, é pensamento da empresa concluir a obra (asfaltada) até o mês de dezembro de 2013, pois o ritmo do trabalho está acelerado e dentro das metas estabelecidas. Que bom !
*O Secretário de Estado do Turismo Beto Martins (foto), que é a favor da criação da Secretaria de Turismo para Criciúma, está contribuindo com o desenvolvimento turístico da cidade, liberando à Festas das Etnias 2103 a importância de R$ 100 mil reais para fazer parte nas despesas na organização do evento, que segundo o coordenador da festa Walter Dieter (foto) ajudará na divulgação turística, em nível nacional.

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário