FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA ENCERRA SUA 6ª EDIÇÃO COM 10% DE CRESCIMENTO E DÁ A LARGADA PARA A EDIÇÃO DE 2017
A abertura da feira aconteceu nesta última sexta-feira, 21, no Centro de Convenções de João Pessoa, reunindo mais de 3000 profissionais de turismo vindos de todos os estados do Brasil e exterior, superando todas as expectativas. João Pessoa hoje aos olhos do trade é a capital nacional do turismo, o que representa um incremento de 10% em relação à edição do ano passado. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou da solenidade da abertura do evento.
Clique na imagem para ampliá-la
O Festival JPA teve pelo menos 207 estandes o que representa um incremento de 10% em relação à edição do ano passado. Entre esses espaços estão os corredores exclusivos de diversas operadoras de turismo e salas de capacitação de destinos, muitos deles internacionais, como Argentina, Aruba, Chile, Dubai, Espanha entre outros. Só a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem duas salas para promover as capacitações de destinos. Além do crescimento da área para expositores, Claudio J S Junior, diretor comercial do Festival JPA, aponta para um maior número de agentes de viagens, operadores e corporativos.
Ele destacou a internacionalização do evento, com a participação de mais destinos do exterior, a exemplo da Espanha, que esteve representada pelo Escritório de Turismo espanhol, que apresentou diversos novos roteiros.
Já Argentina trouxe a fenomenal Patagônia Fantástica (Ushuaia, El Calafate e a Península Valdez, aos cuidados da responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli que promoveu neste dia a capacitação mais disputada. A sala ficou pequena e tinha gente assistindo do lado de fora da sala as maravilhas da Patagônia Fantástica.
clique na imagem para ampliá-la
Para Cristiane, João Pessoa foi ideal para mostrarmos as nossas potencialidades, nossas estações do ano extremamente bem definidas, outono e primavera com cores vibrantes, nossas praias que durante o verão recebem mais de 350 cruzeiros internacionais e um inverno fenomenal repleto de muita neve com estações de esqui premiadíssimas a exemplo do Cerro Castor, isso sem contar a nossa fauna e flora. "Observar mais de 1600 baleias francas em apenas em dia na Peninsula Valdez (Puerto Madryn) ou caminhar com os pinguins não é em qualquer lugar do mundo, enfatizou ela". Depois da capacitação houve sorteiros cujos prêmios incluíam desde sobrevoos de helicópteros, estadias, navegação e demais passeios pela Terra do Fogo.
Clique na imagem para ampliá-la
Os roteiros pela Paraíba também foram apresentados de forma bastante intensiva no Espaço SEBRAE, que teve uma ampla área do Centro de Convenções, onde estiveram acontecendo, no total, 18 palestras, destacando o turismo de vivência e experiência que são um diferencial para os agentes de viagens que estão procurando novidades. São roteiros que, segundo Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB, permitem que o turista vivencie mais de 30 dias de experiências na Paraíba. Claudio Junior enfatizou que o Festival JPA tem se transformado na maior referência de eventos destinados aos agentes e operadores de viagens do Nordeste – um dos seis que contam com apoio direto do Ministério do Turismo. De acordo com o executivo, o evento é uma excelente oportunidade de os profissionais estreitarem relacionamento, mas acima de tudo, fechar negócios para o período de alta temporada.
Além da exposição de marcas e roteiros, o Festival JPA conta também com uma agenda bastante movimentada de debates e palestras.
Entre elas se destacou 3ª edição do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, que contou com as participações de Gervásio Tanabe, diretor executivo da ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Marcos Fernando, presidente B2B; Tamara Costa, do LinkSearch - Partner Google, e Marcus Abrantes, gerente de Gestão Nacional de Vendas do Hotel Manaíra.
Entre elas se destacou 3ª edição do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, que contou com as participações de Gervásio Tanabe, diretor executivo da ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Marcos Fernando, presidente B2B; Tamara Costa, do LinkSearch - Partner Google, e Marcus Abrantes, gerente de Gestão Nacional de Vendas do Hotel Manaíra.
O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), participou do Festival JPA com uma estande, onde todas as prefeituras de cidades com potencial turístico puderam divulgar seus roteiros turísticos. “Estamos concentrando o potencial turístico da Paraíba para que os agentes de viagens possam conhecê-los de forma a bastante abrangente”, afirmou Ruth Avelino, presidente da PBTur. Além da ação no estande, a PBTur promoveu a capacitação do Destino Paraíba com os agentes de viagens. Nesta sexta-feira (21), às 19h, os principais pontos turísticos paraibanos foram apresentados por meio de vídeo e material impresso que está sendo entregue para os profissionais que se inscreveram para a apresentação. Durante a realização do Festival JPA, a presidente da PBTur agendou uma série de reuniões com gerentes comerciais e de marketing das principais operadoras de turismo do País. De acordo com Ruth Avelino, a realização do Festival JPA é uma conquista para o turismo paraibano e que coloca João Pessoa como um dos maiores centros de turismo do Nordeste, tendo em vista os números de expositores e de profissionais que participam do evento.
Outra boa novidade foi a presença da cidade de Cabedelo, que participou do Festival com um estande reservado à Setur. No espaço, exposição das artesãs do projeto Ondinas, bem como distribuição de folders e informações sobre as belezas naturais da cidade e sua riqueza culinária, cultural e histórica. É lá, mais propriamente na Praia do Jacaré, que acontece um dos mais belos pôr do Sol do Brasil, aplaudido por todos ao som do Bolero de Ravel tocado pelo amigo Jurandir do Sax. Um dos espetáculos imperdíveis da Paraíba.
Clique na imagem para ampliá-la
Jurandir foi o responsável pelo Hino Nacional na abertura da feira. “Nossa cidade tem um potencial turístico imensurável. Sua beleza natural, a riqueza de sua história, seu povo hospitaleiro... Tudo contribui para que Cabedelo seja um destino muito procurado por turistas. A atual gestão sempre acreditou e investiu nesse setor, ciente da importância não apenas para a economia, mas como, principalmente, para a autoestima do nosso povo. Eventos como esse são importantes porque dão visibilidade à nossa cidade, que tem um potencial turístico muito elevado e que precisa ser divulgado e reconhecido”, destacou a secretária de Turismo, Jamille Carvalho.
Já o Rio Grande do Norte que tem investido na divulgação turística em eventos nacionais e internacionais sem perder o foco no mercado regional, também esteve presente. “Os Estados do Nordeste só têm a ganhar com a regionalização do turismo. E um festival deste porte, realizado dentro do Nordeste pode aglutinar esses interesses para que haja maior visibilidade em nossa Região. E, claro, além de discutirmos assuntos de interesse macro, iremos fazer nosso dever e divulgar nossos destinos”, assegurou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, o evento se mostrou importante para a política de interiorização do turismo potiguar. “É um festival que atrai muitos agentes paraibanos e pernambucanos, sobretudo. É um mercado potencial para trabalharmos o interior, o turismo religioso e serrano, ou mesmo destinos mais consolidados, como Pipa”. O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), montou um lounge de 18 metros quadrados adquirido com recursos do RN Sustentável para distribuição de material institucional com informações dos municípios dos cinco polos turísticos do Estado, além de amostras de artesanato. Mas principalmente, o RN aproveita a oportunidade para também tratar direto com agentes de viagem e operadores de turismo por meio da promoção de duas palestras (uma hoje e outra amanha) de capacitação sobre os destinos potiguares, ministrados pelo subgerente de Promoções Nacionais, Breno Gomes Lopes. O vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho, também participou do evento.
Do Rio grande do Norte também esteve presente a ABAV-RN, com uma caravana de 15 agentes de viagens associados. Segundo seu presidente Abdon Gosson, a caravana é uma excelente oportunidade que a Abav do RN tem de proporcionar aos agentes de viagens e aos seus colaboradores para estarem mais próximos das novidades e acontecimentos do turismo, não só a nível regional, como a nível nacional e internacional que terão grandes operadoras. De acordo com ele, é uma oportunidade também de valorizar um evento realizado no Nordeste. A expectativa é de crescimento a cada ano que está acontecendo o evento. Abdon Gosson lembrou que todo evento, como esse, é uma oportunidade também de engrandecimento profissional e para o agente de viagem, uma excelente oportunidade de trazer bons resultados para oferecer aos viajantes, e ao turista de Natal. Participam do festival as seguintes agências: Viver Turismo, Asa Tour, Natal Sol, Dandara, Ponta do Sol, Pimentur, Dunas e Mares, Brementur, Michelltour, Sunline e Auritur.
Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, o evento se mostrou importante para a política de interiorização do turismo potiguar. “É um festival que atrai muitos agentes paraibanos e pernambucanos, sobretudo. É um mercado potencial para trabalharmos o interior, o turismo religioso e serrano, ou mesmo destinos mais consolidados, como Pipa”. O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), montou um lounge de 18 metros quadrados adquirido com recursos do RN Sustentável para distribuição de material institucional com informações dos municípios dos cinco polos turísticos do Estado, além de amostras de artesanato. Mas principalmente, o RN aproveita a oportunidade para também tratar direto com agentes de viagem e operadores de turismo por meio da promoção de duas palestras (uma hoje e outra amanha) de capacitação sobre os destinos potiguares, ministrados pelo subgerente de Promoções Nacionais, Breno Gomes Lopes. O vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho, também participou do evento.
Do Rio grande do Norte também esteve presente a ABAV-RN, com uma caravana de 15 agentes de viagens associados. Segundo seu presidente Abdon Gosson, a caravana é uma excelente oportunidade que a Abav do RN tem de proporcionar aos agentes de viagens e aos seus colaboradores para estarem mais próximos das novidades e acontecimentos do turismo, não só a nível regional, como a nível nacional e internacional que terão grandes operadoras. De acordo com ele, é uma oportunidade também de valorizar um evento realizado no Nordeste. A expectativa é de crescimento a cada ano que está acontecendo o evento. Abdon Gosson lembrou que todo evento, como esse, é uma oportunidade também de engrandecimento profissional e para o agente de viagem, uma excelente oportunidade de trazer bons resultados para oferecer aos viajantes, e ao turista de Natal. Participam do festival as seguintes agências: Viver Turismo, Asa Tour, Natal Sol, Dandara, Ponta do Sol, Pimentur, Dunas e Mares, Brementur, Michelltour, Sunline e Auritur.
Alberto Cestrone, Luiz Vasquez e Jair Pasquini (BNT MERCOSUL)
Outra presença importante representando à Santa e Bela Catarina é o majestoso Infinity Blue Resort & Spa, o melhor resort de praia para famílias do Sul do Brasil, constantemente premiado pela TripAdvisor. Segundo seu Diretor Geral, Alberto Cestrone:
"Temos que estar atentos as novidades do turismo e buscar sempre novidades aumentando nosso leque de opções, conhecendo novos produtos e abrindo mercados. O Nordeste é um grande emissor de turistas para o Sul do Brasil e o Festival JPA nos oferece esta oportunidade, de estarmos mais próximos a esse imenso mercado mostrado o que o Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário de Camboriú, o mais badalado do estado, tem a oferecer."
clique na imagem para ampliá-la
Corredores completamente cheio e percebe-se a olhos vistos o quanto representa 10.1% de aumento. Os corredores ficaram pequenos e o volume de negócios e capacitações são a prova disso. Todas as salas estavam o tempo todo lotadas de gente.
O Tropical Tambaú, que é umas das estrelas do Festival JPA, cartão postal de João Pessoa.
Esse sábado foi mais um dia de grandes e intensos negócios, capacitações, palestras, debates, mesas redondas onde o foco central foi o turismo. O trade em ação, superando a crise com muita criatividade. Se crise é sinônimo de mudança, o Festival JPA prova e comprova com aumento de 10%. Claudio Jr e Bruno Mesquita, na coletiva de imprensa de hoje afirmavam que já estariam contentes se tivessem apenas empatado com o ano passado. A batalha foi grande e o sucesso maior ainda e, segundo Claudio: "Já estamos começando a 7ª Edição do Festival JPA".
Além do crescimento da área para expositores, Claudio J S Junior, apontou para um maior número de agentes de viagens, operadores e corporativos. Destacou novamente a internacionalização do evento, com a participação de mais destinos do exterior, cujas capacitações estiveram sempre lotadas. Este último dia também foi marcado com a 3ª edição do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, que contou com as participações de Gervásio Tanabe, diretor executivo da ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas.
A Air Europa, divisão aérea do Grupo Globalia, foi uma das expositoras. “O nordeste brasileiro é um importante mercado emissor de viagens do País. Por isso, participar deste evento fortalece o nosso compromisso com a indústria do turismo e é fundamental para dar continuidade ao nosso plano de expansão na região”, disse Enrique Martín-Ambrosio, diretor-geral Brasil e de Expansão América Latina da Air Europa. A companhia aérea foi representada, na feira por Sheila Landulfo, gerente-comercial Nordeste. “O Festival de Turismo de João Pessoa – PB, é, sem dúvida alguma, uma ótima oportunidade para trocar experiências com profissionais, além de contribuir para o estreitamento da relação com futuros parceiros comerciais no trade”, ressalta a executiva. Na ocasião, a companhia destacou as inovações implementadas em suas aeronaves Airbus A330, em que três unidades receberam o serviço de wi-fi, fruto de uma parceria com a Panasonic Avionics Corporation, nos voos para São Paulo, Havana e Buenos Aires, além da reconfiguração dos assentos da classe business, que operam na rota São Paulo – Madri e Nova Iorque – Madri.
No que diz respeito ao processo de ampliação de rota, a Air Europa apresentou a nova frequência Madri – Zurique, iniciada em junho, com duas operações diárias. E com a intenção de crescer sua oferta nacional, além de reforçar a conectividade no País para o continente europeu, a Air Europa apresentou o acordo de Addon com a Gol e Azul e a aliança de codeshare com a Avianca Brasil, que recentemente adicionou 42 novas rotas semanais entre São Paulo (SP) e as cidades de Recife (PE), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), que somados aos 64 que já estavam em operação desde dezembro/15, totalizam 106 voos domésticos semanais.
Clique na imagem para ampliá-la
Enfim, o festival, reuniu grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo e teve como objetivo alcançado a promoção e a integração do setor e ofereceu novos produtos ao mercado, contemplando um espaço para expositores, rodada de negócios e diversas programações voltadas à capacitações profissionais. Para esta edição, trouxe 195 marcas e mais de três mil visitantes.
Um grande evento que promete ser maior ainda em 2017. Agora é correr para o aeroporto porque já na próxima terça e quarta-feiras, acontece no Costão do Santinho Resort evento da BRAZTOA em parceria com a ABAV-SC, com mais de 350 agentes confirmados, fazendo de Florianópolis mais uma vez a Capital do Turismo. Em seguida nos encontramos todos novamente no dia 3 de outubro em Gramado. Até lá ! Este jornalista esteve cobrindo mais este grande evento a convite do FESTIVAL JPA, HOTEL TROPICAL TAMBAÚ e voando pelas asas da AVIANCA, minha transportadora oficial. Muito obrigado pela fenomenal acolhida.
PARA VER TODAS AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO CLIQUE AQUI
PARA VER TODAS AS FOTOS DO SEGUNDO DIA DO EVENTO CLIQUE AQUI
Esse sábado foi mais um dia de grandes e intensos negócios, capacitações, palestras, debates, mesas redondas onde o foco central foi o turismo. O trade em ação, superando a crise com muita criatividade. Se crise é sinônimo de mudança, o Festival JPA prova e comprova com aumento de 10%. Claudio Jr e Bruno Mesquita, na coletiva de imprensa de hoje afirmavam que já estariam contentes se tivessem apenas empatado com o ano passado. A batalha foi grande e o sucesso maior ainda e, segundo Claudio: "Já estamos começando a 7ª Edição do Festival JPA".
Além do crescimento da área para expositores, Claudio J S Junior, apontou para um maior número de agentes de viagens, operadores e corporativos. Destacou novamente a internacionalização do evento, com a participação de mais destinos do exterior, cujas capacitações estiveram sempre lotadas. Este último dia também foi marcado com a 3ª edição do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, que contou com as participações de Gervásio Tanabe, diretor executivo da ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas.
A Air Europa, divisão aérea do Grupo Globalia, foi uma das expositoras. “O nordeste brasileiro é um importante mercado emissor de viagens do País. Por isso, participar deste evento fortalece o nosso compromisso com a indústria do turismo e é fundamental para dar continuidade ao nosso plano de expansão na região”, disse Enrique Martín-Ambrosio, diretor-geral Brasil e de Expansão América Latina da Air Europa. A companhia aérea foi representada, na feira por Sheila Landulfo, gerente-comercial Nordeste. “O Festival de Turismo de João Pessoa – PB, é, sem dúvida alguma, uma ótima oportunidade para trocar experiências com profissionais, além de contribuir para o estreitamento da relação com futuros parceiros comerciais no trade”, ressalta a executiva. Na ocasião, a companhia destacou as inovações implementadas em suas aeronaves Airbus A330, em que três unidades receberam o serviço de wi-fi, fruto de uma parceria com a Panasonic Avionics Corporation, nos voos para São Paulo, Havana e Buenos Aires, além da reconfiguração dos assentos da classe business, que operam na rota São Paulo – Madri e Nova Iorque – Madri.
No que diz respeito ao processo de ampliação de rota, a Air Europa apresentou a nova frequência Madri – Zurique, iniciada em junho, com duas operações diárias. E com a intenção de crescer sua oferta nacional, além de reforçar a conectividade no País para o continente europeu, a Air Europa apresentou o acordo de Addon com a Gol e Azul e a aliança de codeshare com a Avianca Brasil, que recentemente adicionou 42 novas rotas semanais entre São Paulo (SP) e as cidades de Recife (PE), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), que somados aos 64 que já estavam em operação desde dezembro/15, totalizam 106 voos domésticos semanais.
Clique na imagem para ampliá-la
Enfim, o festival, reuniu grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo e teve como objetivo alcançado a promoção e a integração do setor e ofereceu novos produtos ao mercado, contemplando um espaço para expositores, rodada de negócios e diversas programações voltadas à capacitações profissionais. Para esta edição, trouxe 195 marcas e mais de três mil visitantes.
PARA VER TODAS AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO CLIQUE AQUI
PARA VER TODAS AS FOTOS DO SEGUNDO DIA DO EVENTO CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário