sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TRADE TURÍSTICO DO SUL DO BRASIL SE REÚNE NO 6º MEETING BETO CARRERO WORLD


TRADE TURÍSTICO DO SUL DO BRASIL SE REÚNE NO 6º MEETING BETO CARRERO WORLD

 
O CEO do Parque Beto Carro World, Rogerio Siqueira, recebeu o presidente da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo, Vinicius Lummertz, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, o Secretário de Turismo de Santa Catarina,  Leonel Pavan e Valdir Valendowsky, Presidente da SANTUR, além dos principais expoentes do trade do Sul do Brasil, para o 6º Meeting Beto Carrero World. A pauta principal evidentemente foi o lançamento do projeto "O SUL É O MEU DESTINO", apresentando aos empresários e dirigentes de órgãos públicos de gestão de turismo dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), detalhes da iniciativa de promoção conjunta.

Rogério Siqueira, considerou uma campanha do trade local. Ele agradeceu o empenho da Embratur e do Ministério do Turismo para que o projeto fosse lançado em tempo recorde. “Queremos como foco principal integrar a região Sul como produto formatado, trazendo junto os principais destinos emissores da região para comercialização nacional e na América Latina”.

Nesses dois dias visitamos três símbolos: a Marina de Itajaí, o Centro de Convenções que está sendo construído em Balneário Camboriú e o Parque do Beto Carrero. O Turismo é isso, trabalhar os símbolos dos destinos para gerar fluxo, movimentar a economia também criar empregos”, declarou Vinicius Lummertz, presidente do Instituto. O presidente da Embratur ressaltou também a oportunidade de segmentar as campanhas de promoção e modernizar a abordagem, realizando de forma conjunta a divulgação dos destinos turísticos. “Se os países europeus fazem divulgação conjunta das suas atrações, por que não realizar esta promoção segmentada no Brasil, que é um país de dimensões continentais?”, reforçou Lummertz na chegada a 6ª Edição do Beto Carrero Meeting, em Penha (SC).

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Entre outros temas, foi debatida também a questão da redução da tributação para importação de equipamentos que são as atrações principais dos parques temáticos, já grande parte dos brinquedos e equipamentos são fabricados no exterior e os altos impostos cobrados no Brasil tornam os investimentos praticamente inviáveis. O Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) ressaltou a importância do setor, que auxilia no crescimento de demanda para outras áreas da economia e do turismo. “Os parques são âncoras do turismo moderno, porque são voltados para turistas de todas as faixas etárias e que movimentam muitos setores da cadeia econômica”, avaliou o presidente do Sindepat, Alain Baldacci.

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A ação “O Sul é o meu destino” faz parte de uma série de campanhas publicitárias lançadas pelo governo federal. A primeira, lançada em dezembro de 2016, promoveu o Nordeste (“O verão chegou. E espera por você no Nordeste”), e, em maio deste ano, foi a vez da Amazônia, com a campanha “Descubra uma nova Amazônia”.


O secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, acredita que a campanha deve incrementar em pelo menos 15% o número de turistas já na próxima temporada de verão. “Os três estados têm uma a mesma sintonia e o mesmo clima. Temos um potencial maior do que qualquer outra região e precisávamos ofertar isso a nível internacional. Neste momento, as pessoas estão escolhendo o seu destino para as férias, por isso a campanha deverá incrementar acima de 15%”, acredita.

Ao participar do lançamento da campanha promocional do Ministério do Turismo e da Embratur, “O Sul é meu destino”, que pretende atrair mais turistas para a região Sul do Brasil, o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, lembrou que essa ação com estados integrados, visa acelerar o crescimento do fluxo turístico para gerar mais empregos e divisas para o Brasil. E destacou que ela será estendida às demais regiões."Atualmente, cerca de 6,6 milhões de turistas estrangeiros visitam o Brasil. Quase um terço deles se dirige aos três estados do Sul, até porque estão muito próximos de países vizinhos, como a Argentina, de onde vem a maioria dos turistas. A iniciativa privada e os entes públicos dos estados se reuniram e resolveram fazer uma divulgação integrada. Estamos apoiando, como vamos apoiar as iniciativas das demais regiões. O Brasil tem muitas opções, é muito rico em ofertas de destinos turísticos. Essa integração regional vai ser boa para todos", comentou Lummertz.

O Ministro Marx Beltrão mostrou às lideranças políticas e ao setor turístico as peças publicitárias que serão mostradas em TV’s e pela internet, em que os estados da região Sul convidam os turistas das outras regiões do Brasil, bem como os estrangeiros (em especial os dos países do Mercosul), a visitar os três estados. "O ministério vai investir R$ 5 milhões na campanha, e a Embratur deverá aplicar o mesmo valor. Além disso, serão feitos vídeos de curta duração para serem exibidos como programas especiais em rede de tevê nacional e internacional." O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lembrou que para o incremento do truísmo doméstico, há uma campanha que abrange inclusive a TV que também tem o mote da promoção regional. O objetivo, segundo ele, é fazer com que o brasileiro viaje mais pelo país em detrimento a destinos internacionais. “Fizemos pesquisa que apontou que 14% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram o Sul. Lançando esta campanha agora, no momento em que as pessoas estão organizando suas férias, acreditamos que este número suba para 25%”,destacou. 

Adriane Brocker (Brocker Turismo), Ministro Marx Beltrão e Eduardo Zorzanelo

Para Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS de Gramado a iniciativa é bem vinda.“O projeto O Sul É o Meu Destino tem por objetivo unificar a Região Sul do Brasil como produto único, ampliando assim o fluxo de turistas domésticos e estrangeiros. O encontro de hoje serviu para debater a relevância do Turismo para alavancar e desenvolver uma região, os destinos e gerar emprego e renda”, destacou

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Além de conhecer os planos de Itajaí para se transformar num polo turístico voltado para o setor náutico (já existe uma marina em funcionamento e o município confirmou a participação, pela terceira vez, como ponto de chegada, no Brasil, da regata Volvo Ocean Race, em que grandes veleiros cruzam o mundo), Lummertz e o ministro visitaram as obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, obra construída em parceria entre governo federal, estadual e municipal. Só a parte do governo federal são R$ 55 milhões, dos quais cerca de R$ 37 milhões já foram repassados. Quase 70% das obras estão concluídas e o ministro comentou que espera que tudo esteja pronto até a próxima temporada de verão.

Segundo Lumertz:  "O turismo de negócios e eventos está crescendo muito. Esse centro de eventos é fundamental para quebrar o problema da sazonalidade dessa região. A maioria absoluta dos turistas vêm aqui para lazer. Com um equipamento desses podemos ter outro tipo de turista. Inclusive internacionais". Lummertz, o ministro e a comitiva também conheceram o projeto de recuperação da praia central de Balneário Camboriú, apresentado pelo prefeito Fabrício Oliveira, que exigirá aplicação de recursos de R$ 100 milhões, parte aplicados pela iniciativa privada.  "Toda a força do turismo da região veio a partir desta praia, que sempre encantou turistas dos demais estados e de outros países. Só que o progresso e a natureza estão reduzindo a faixa de areia. É preciso unir esforços para salvar essa praia", comentou o presidente.

Momento de descontração no encerramento do 6º Meeting Beto Carrero World




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