O turismo nacional segue crescendo e já acumula cinco meses de alta
O turismo no Brasil já acumula cinco meses de crescimento. De fato, a indústria turística foi a primeira a sentir o impacto desse “pandemônio” do Covid-19. Todavia, já em setembro, as atividades turísticas registraram um crescimento de 11,5% na comparação com agosto.
Sendo assim, já se acumula cinco meses consecutivos de crescimento do setor. Sem dúvidas os destaques ficaram por conta dos segmentos de serviços de transporte aéreo de passageiros, hotelaria e alimentação. Sendo assim, no acumulado dos últimos cinco meses o setor já registra um ganho de 88,8%. A saber, os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).Em outras palavras, o resultado, decorrente da pandemia, é pressionado, sobretudo, pelos ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; catering, bufê e outros serviços de comida preparada e agências de viagens. Enfim, eu nunca acreditei em um novo normal, mas o retorno ao nosso velho normal, com muitas viagens abraços de despedidas e retornos.
TURISMO EM SANTA CATARINA
Enquanto isso, o Conselho Estadual de Turismo, por meio de suas entidades e Instâncias de Governança, quer um basta no tratamento desastroso dispensado ao turismo catarinense por algumas autoridades que comandam o Governo Estadual e prefeituras municipais.Assim, não é à toa que ninguém quer de volta o bombeiro Carlos Moisés, afastado via impeachment. Em seu governo, as empresas estão massacradas e dizimadas pelas medidas impostas durante a pandemia da Covid-19, principalmente pela dificuldade no diálogo e pela falta de conhecimento técnico das autoridades da área da saúde, que desconhecem tecnicamente o segmento.
Sem dúvidas, todas estão à margem do restante da economia catarinense, mesmo compondo um dos setores que mais contribuiu para o Governo Estadual na construção dos protocolos de segurança, embasadas tecnicamente nas melhores práticas internacionais de prevenção ao vírus e convivência com a pandemia. Mesmo assim, as mesmas têm aguardado, disciplinadamente, pela promulgação dos decretos estaduais e cumprido todas as exigências do poder público.
Diante disso, carta, aprovada por unanimidade em reunião plenária, reforça a necessidade imediata das liberações, pois não é mais possível aceitar novas imposições sem sentido. De fato, o agravamento da pandemia é decorrente da omissão em função do período eleitoral – os Executivos não fizeram seus “deveres de casa” na área de saúde, preferindo a política às ações práticas. Dessa forma, o setor ainda enfrenta a concorrência desleal por aqueles que não cumprem os protocolos, amparados pelo governo, já que as fiscalizações, quando existem, raramente miram aqueles que os ignoram.
Portanto, o Conselho Estadual de Turismo necessita com urgência de uma audiência com a Governadora Daniela Reinehr, bem como e inclusão do setor no Conselho Econômico do Executivo de Santa Catarina, como atividade produtiva e geradora de tributos. Definitivamente o turismo catarinense precisa ser respeitado pela sua importância econômica e pelos milhares de empregos gerados em sua cadeia produtiva. Além disso, a ABIH SC endossa a Carta Aberta do Conselho Estadual de Turismo a Governadora do Estado Daniela Reinehr, reivindicando espaço, atenção e presença do setor de Turismo e da Hotelaria no primeiro escalão do Governo, hoje em segundo plano e prejudicado por medidas contrárias ao desenvolvimento econômico e social de SC, afiança Osmar Vailatti, Diretor Presidente da ABIH-SC.
FAZENDO RESERVAS COM ANTECEDÊNCIA
De fato já venho avisando faz tempo para que se façam reservas com muita antecedência. A hotelaria já está praticamente lotada para as festas de natal e final do ano. Sem dúvidas, o setor de turismo segue sua trajetória gradual e responsável de recuperação, cujos principais caminhos levam a um Brasil imenso no qual as praias são o principal objeto de desejo dos viajantes – protagonistas desse cenário de retomada, que estão adquirindo novos hábitos, como programar suas viagens com mais antecedência e que começam a lançar olhares, também, para roteiros internacionais.
A priori, esses dados fazem parte do sétimo levantamento mensal da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que traz números de setembro sobre a comercialização e gestão de seus associados, que representam cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil, diante da pandemia da COVID-19. Acresce que, em setembro, 87% das operadoras realizaram vendas. Assim, este indicativo tem crescido uma média de 10% a cada mês. Em outras palavras, 16% das operadoras apontaram ter tido um faturamento equivalente a 50 a 100% se comparado a setembro de 2019 e 2% já tiveram um faturamento maior que no mesmo período do ano anterior. Atualmente, o número de empresas cujo faturamento ainda está até 90% menor do que em 2019, foi reduzido a 28% (em agosto eram 40%) e as demais empresas faturaram entre 11 e 50%, no mesmo período.
Certamente, essas variações positivas refletem o cenário já previsto anteriormente de uma recuperação gradual, tanto que, para 100% das operadoras, setembro foi melhor ou similar a agosto. Além disso, esses dados retratam um cenário no qual as pessoas desejam viajar e, com os protocolos e cuidados expostos pelas empresas, empreendimentos e profissionais do setor, a cada dia sentem-se mais seguras para isso. Sendo assim, quem pode e deseja, já está aproveitando os embarques imediatos, em viagens mais curtas e próximas, bem como efetuando as reservas para as férias e festas de final de ano.
Definitivamente falando, se planejar é viver um pouco da viagem a cada etapa até que ela aconteça, com a tranquilidade de sentir-se seguro em relação à saúde e também fazer esse sonho caber no bolso com organização. Mais uma vez, a região Nordeste se destacou, fazendo parte das vendas da maior parte das operadoras, seguida das regiões Sudeste e Sul. Entre os destinos nacionais mais comercializados em setembro, destacam-se Salvador, Porto de Galinhas, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Gramado.
RODA GIGANTE
Enfim falta muito pouco para entrar em atividade a FG Big Wheel, que será a maior roda-gigante estaiada da América Latina, que começou a receber as primeiras cabines. A roda gigante vai receber 36 cabines, produzidas na Europa, cada uma com aproximadamente 600 kg e capacidade para seis pessoas sentadas. Além disso, todas as cabines estão aptas a receber cadeirantes, assim como todo o complexo turístico, que terá acesso livre do público. Dessa forma, o passeio na roda gigante vai ser limpo, silencioso e seguro com uma volta estimada em 20 minutos. A saber, a FG Big Wheel com 65m de raio e com uma altura de 82m acima do nível do mar, deve estar concluída na primeira quinzena deste mês. As próximas etapas serão de testes, onde se farão todas as simulações de esforços, para então iniciaem os processos de validação dos sistemas mecânicos e elétricos. A princípio, a FG Big Wheel terá capacidade para atender até oito mil pessoas por dia. Já por ano, a estimativa é receber de 450 mil a 600 mil pessoas.
DRONE NO FLORIPA AIRPORT
Com a finalidade de serviços de inspeção do sítio aeroportuário, o Aeroporto Internacional de Florianópolis inicia neste mês testes com drones. De antemão, a iniciativa é inédita em aeroportos do Brasil. “Atualmente, drones em aeroportos e suas imediações são considerados um problema. Todavia, para nós, é uma solução. O drone pode ser um grande aliado para melhor efetividade no monitoramento e fiscalização de diferentes áreas do aeroporto” observa Fabio Marques, Diretor de Operações dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé. Inicialmente, a inspeção com drone, equipado com câmera, atenderá as áreas de Segurança, Manutenção, Controle da Fauna e SGSO (Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional).
Inegavelmente, entre as vantagens do uso do equipamento, estão: registro de locais inacessíveis do sítio aeroportuário, como áreas de vegetação densa; mais agilidade e complementação em inspeções na infraestrutura de pátios, taxiways, áreas de manobra e pistas; melhor e maior controle da fauna do entorno do aeroporto, garantindo ação preventiva de proteção aos animais e de segurança operacional; registro das informações em banco de dados com maior qualidade. Em outras palavras, o uso de drone no aeroporto foi possível a partir de um acordo da Floripa Airport, subsidiária do Grupo Zurich Airport que administra o aeroporto de Florianópolis, e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (Dtcea).
PELAS ASAS DA IBERIA
A propósito, mais uma companhia aérea reforma seus voos. Desta vez é a Iberia que contará em dezembro com seis voos semanais para o Brasil. O destaque fica por conta do Rio de Janeiro, com três frequências, que volta a receber voos regulares da companhia espanhola. Já São Paulo, que voltou a contar com voos da companhia no fim de outubro, passará de duas para três frequências semanais. Certamente, os novos voos fazem parte da expansão da malha da Iberia, que em dezembro chegará a 75 destinos em 30 países, número que representa 70% dos aeroportos que a companhia operava antes da pandemia de Covid-19. Além disso, a companhia operará 700 frequências semanais a partir do aeroporto de Madri-Barajas, 40% dos voos de dezembro de 2019.
Assim sendo, com esses 1,4 mil voos ida e volta em dezembro, a Iberia atenderá a todos os 16 países de sua malha pré-pandemia, além de contar com dois ou mais voos diários em 80% dos destinos domésticos. Nas Américas, além dos destinos brasileiros, os destaques ficam por conta das voltas de Caracas, Medelín e Cali, além do aumento do número de frequências para Miami, Santiago, Santo Domingo, Havana e Buenos Aires. Naturalmente, as companhias aéreas estão provando que a saúde e a segurança, que continuam sendo prioridade, e perfeitamente compatíveis com a conectividade e os serviços que melhoram a experiência das viagens aéreas, ao mesmo tempo que ajudam a impulsionar a atividade econômica.
CENTRO DE EVENTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Segundo a SANTUR, p edital de licitação para exploração, operação e promoção do espaço do Centro de Eventos de Balneário Camboriú (CEBC) está aberto até o dia 19 de novembro para inscrição de propostas. Com isso, a concessão do equipamento turístico, que havia sido suspensa no início de abril por conta da pandemia da COVID-19, foi reaberta no dia 14 de setembro. Por isso, as empresas interessadas devem efetuar a entrega dos documentos de habilitação e da proposta de preços na sede da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis, até às 19h da data citada. O edital completo pode ser obtido no site www.portaldecompras.sc.gov.br (Processo Santur nº 001/2020). A abertura da sessão de concorrência se dará no dia 24 de novembro, a partir das 14hs, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.
NIEGE MENEGAT – A BELLA DA SEMANA
Finalmente a loira fatal Niege Menegat e toda a sua ousadia está de volta! De fato, quem é fã da revista conhece a evolução da Niege Menegat. De menina, em seu primeiro ensaio (confira aqui), se transformando em uma mulher maravilhosa (confira aqui). Veja um pouco da nossa entrevista com a musa a seguir: Conte alguma curiosidade sobre você: “Eu sou uma pessoa super simples, reservada, meio moleca e algumas vezes até um pouco tímida. Apesar de que quando vocês virem as fotos provavelmente vão achar que estou mentindo hehe”. Você continua linda, mas parece que está ainda mais bonita do que da outra vez. Mudou algo na sua rotina de treinos ou alimentação desde então? “Pior que não! Há anos tenho tido mais sorte do que juízo. Não faço nenhum tipo de exercício, muito menos dieta! Como de tudo! Principalmente besteiras e uma barra de chocolate por dia kkk”. Clique aqui e assista ao vídeo de divulgação do ensaio! O ensaio exclusivo com Niege Menegat nua estra no ar nesta quarta-feira (18).
Leia ainda: Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessorias de imprensa
Leia mais:
Compromisso e Resgate – Retificação íntima com recuperação externa
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil
A retomada do turismo de eventos também é realidade no Brasil
Em tempos de crise moral e desgoverno emocional existe uma saída
Nenhum comentário:
Postar um comentário