Rede hoteleira é alvo de ciberataques e Brasil está na lista dos mais atacados
A princípio, se já não bastasse os prejuízos causados pela pandemia, a hotelaria vem sofrendo ciberaques. Segundo o relatório State of the Internet/Segurança: Fidelidade à venda: fraude no varejo e hotelaria, detalha as atividades criminosas direcionadas aos setores do turismo e hotelaria com ataques de todos os tipos e tamanhos. Além disso, o relatório também inclui exemplos de como os criminosos lucram com os ataques bem-sucedidos e com o roubo de dados.
“A saber, os criminosos não são exigentes: tudo que pode ser acessado, e-mail, telefone, endereço, pode ser usado de alguma forma”, disse Steve Ragan, pesquisador de segurança da Akamai e autor do relatório. “Então, é por isso que o credential stuffing (roubo de credenciais) se tornou tão popular nos últimos anos. Atualmente, o setor de varejo e fidelidade apresentam um prato cheio de informações pessoais e, em alguns casos, informações financeiras também. De fato, todos esses dados podem ser coletados, vendidos e negociados, ou até mesmo compilados para perfis extensos que podem ser usados posteriormente para crimes como roubo de identidade.”
Antes de mais nada, durante a quarentena no primeiro trimestre de 2020, os criminosos aproveitaram a situação mundial e circularam listas com combinação de senhas e informações pessoais para identificar contas vulneráveis, levando a um aumento significativo no inventário dos criminosos relacionado aos programas de fidelidade. Assim, entre julho de 2018 e junho de 2020, a Akamai observou mais de 100 bilhões de ataques de credential stuffing (roubo de credenciais – e-mail, senha, login) no total. Nos setores de varejo, turismo e hotelaria, foram registrados mais de 63 bilhões de ataques do tipo. Logo, mais de 90% dos ataques visam o setor de varejo. O relatório revela que o Brasil é o 4º país que mais gera e que mais recebe ataques de credential stuffing.
Diante disso, após conseguirem as informações que necessitam, os criminosos criam anúncios na darknet onde vendem contas de programas de fidelidade as quais tiveram acesso, ou utilizam informações de cartões de crédito roubadas e anunciam produtos para quem estiver interessado. Segundo o relatório, alguns criminosos reservam viagens para seus clientes usando cartões de crédito comprometidos, contas de programas de fidelidade/pontos comprometidas ou uma combinação de ambos. O relatório de 2020 da Akamai State of the Internet/Segurança, Fidelidade à venda: fraude no varejo e hotelaria está disponível aqui.
FATURAMENTO NO TURISMO
A priori, o turismo, um dos segmentos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, começa a dar sinais de recuperação. Assim sendo, em setembro, o faturamento do setor cresceu 28%, em comparação com agosto, e atingiu R$ 12,8 bilhões – o melhor mês desde o início do surto de covid-19, em março. A saber, os dados são do Índice Cielo de Vendas do Turismo da CNC (ICV-Tur-CNC), pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Cielo.
Sem dúvidas, as atividades turísticas viveram o seu pior momento em abril, quando atingiram o chamado “fundo do poço”, com faturamento de aproximadamente R$ 4,1 bilhões – o mais baixo da série histórica, iniciada em 2017 – e queda de 66,4%, no comparativo com março. Os números de setembro, contudo, ainda estão distantes dos registrados no início do ano (R$ 20,4 bilhões, em janeiro; e R$ 17,8 bilhões, em fevereiro) e no mesmo mês de 2019 (R$ 19,9 bilhões). Antonio Everton, economista da CNC responsável pela pesquisa, ressalta que a diminuição das vendas em janeiro e fevereiro e, principalmente, a intensa queda em março e abril fizeram com que as taxas de evolução do faturamento do Turismo indicassem uma forte recuperação desde maio.
Dessa forma, o Diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio chama a atenção para o fato de que as empresas estão operando com um volume de vendas muito aquém das possibilidades de produção. “De fato, os danos causados aos negócios pela pandemia colocam o setor como o mais afetado e, ao que tudo indica, o que levará mais tempo para se recuperar”, avalia Sampaio.
HOSPEDAGEM & ALIMENTAÇÃO
Assim sendo, entre os quatro principais grupos turísticos analisados pelo ICVTur-CNC, o de Hospedagem e Alimentação registrou o maior volume de vendas em setembro, com R$ 8,533 bilhões. O conjunto de atividades ligadas ao segmento respondeu por aproximadamente 66,7% do faturamento do Turismo no período. De acordo com Antonio Everton, o elevado nível de vendas foi puxado pelas atividades de Restaurantes e Similares (R$ 6,637 bilhões) e Hotéis e Similares (R$ 1,516 bilhão). Além disso, o enfraquecimento da economia em 2020, potencializado pela crise provocada pelo surto de covid-19, fez com que os preços no Turismo caíssem 5,8%, de janeiro a agosto. De antemão, sobretudo entre março e abril, fez com que os preços desabassem, produzindo deflação.
100% OFERTA HOTELEIRA
Enquanto isso, o número de empreendimentos com abertura prevista para 2021 cresce, quatro capitais já estão com 100% de sua oferta em operação. Recife, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília lideram o ranking das principais cidades analisadas pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) com maior índice de hotéis em atividade.Em suma, os dados foram apresentados pelo relatório semanal Oferta de Disponibilidade Hoteleira desenvolvido pela entidade. O período analisado é referente a 26 de outubro e 1º de novembro. O estudo foi realizado com 64 redes, 876 hotéis, 141.770 UHs em 25 estados e 206 municípios. O destaque essa semana se mantém nas aberturas em 2021 que apontou alta para 53,6%, assim como novembro (24,6%) e sem previsão (14,6%). Dezembro apresenta queda em seu percentual (7,2%).
HOMENAGENS AOS HOTELEIROS
A ABIH-SC realiza o evento comemorativo que tem como objetivo principal homenagear os hoteleiros do Estado de Santa Catarina, bem como, proporcionar momentos de integração e networking entre os homenageados, convidados e a entidade. Neste ano, a confraternização será no Faial Prime Suites, no dia 26 de novembro. O evento inclui em sua programação o lançamento da 33ª edição do Encatho & Exprotel, lançamento da Revista Encatho & Exprotel, entrega de placas aos homenageados, entre outras ações. Marque a data em sua agenda! Em breve será divulgada a programação completa. Para mais informações: abih@abih-sc.com.br – comercial@abih-sc.com.br
FERIADO DE FINADOS
Do mesmo modo, o Feriado de Finados registrou o melhor movimento em Foz desde a reabertura do turismo. Portanto, o movimento de turistas em Foz do Iguaçu no feriado de Finados foi superior aos dois feriados anteriores (o da Independência e o da Padroeira Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças), que marcaram a reabertura dos atrativos após o início da pandemia de covid-19. Certamente, os números confirmam a retomada gradativa da principal atividade econômica do turismo. Assim, de sábado (31) até esta segunda-feira (2), 5.003 pessoas visitaram os atrativos da Itaipu e 12.999 estiveram no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu.
SC DESTAQUE NA 9ª EDIÇÃO DA GP VINHOS DO BRASIL
Certamente a 9ª GP Vinhos do Brasil confirmou por mais uma edição o destaque de Santa Catarina tanto na participação de número de amostras como de campeões. De fato, das 1.309 amostras em 51 categorias de vinhos brasileiros disponíveis no mercado, 148 amostras foram de Santa Catarina, sem considerar sucos de uva, e com o expressivo resultado, já que 43% das amostras foram premiadas, sendo quatro duplo-ouro e 59 ouros e cinco campeãs (cinco ouros). A priori, foram recebidos 1242 vinhos e 67 sucos de uva. De 26 a 29 de outubro, 31 renomados especialistas participaram do júri da degustação às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado e, Santa Catarina mais uma vez deu um show na GPVB, com um percentual muito grande de amostras premiadas, mostrando que a qualidade média dos vinhos do estado é alta e crescente.
NATAL SOBRE OS TRILHOS DA MARIA FUMAÇA
Definitivamente, um dos já consagrados passeios natalinos da Serra Gaúcha chega a sua 10ª edição em 2020, o Natal Sobre Trilhos, a bordo da encantadora Maria Fumaça – Trem do Vinho, de Bento Gonçalves, passeio que está há 27 anos sob a operação da Giordani Turismo e Eventos. Sendo assim, as viagens especiais, com atrações exclusivas para o passeio de Natal, estão agendadas para 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro, com dois horários de saída, às 18h40 e 21h.
Logo, o encantamento dos passageiros inicia antes mesmo do apito de partida do trem. Além de renovar as atrações todo projeto foi pensado na segurança dos passageiros. Desse modo, na Estação de Bento Gonçalves personagens recebem os visitantes com intervenções artísticas, orientando também o uso de máscaras e distanciamento na plataforma de embarque. Assim, dentro dos vagões artistas serão os portadores das mensagens de Natal, com emoção e alegria.
Desde já, um passageiro será comum em todas as viagens: Papai Noel! Assim como na noite de Natal, quando visita as casas ao redor do mundo, ele vai percorrer os vagões interagindo com os visitantes com a alegria e esperança que só o ‘Bom Velhinho’ é capaz de transmitir. Do mesmo modo, números musicais com cantores e uma animada bandinha de fanfarra, também estão no roteiro. Enfim, a produção e direção do espetáculo Natal Sobre Trilhos conta com a expertise da D´arte Multiarte, empresa que tem no portfólio a criação de espetáculos do Natal Luz, Sonho de Natal de Canela, além de cenografias e humanizações e para shoppings em todo o Brasil. Igualmente, o trajeto percorrido será o tradicional: 23 quilômetros de trilhos que ligam as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com um parada na Estação de Garibaldi.
FESTURIS GRAMADO
Enquanto isso, o FESTURIS Gramado se prepara para receber o trade de turismo nacional a partir desta quinta-feira. Sem duvidas, nesta edição atípica em razão da pandemia, a feira está atendendo a uma série de protocolos de segurança e por isso precisou fazer um reordenamento na distribuição física. Portanto, o primeiro pavilhão será destinado à área de negócios e o segundo para a área de conteúdo e uma grande praça de alimentação. Segundo o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello, a feira estará bem distribuída e com estandes distanciados e mais abertos, permitindo uma fluidez melhor de pessoas.
Também haverá uma grande preocupação com o controle de fluxo e acesso de pessoas ao evento para evitar aglomerações. Além disso, o foco na geração de negócios também será ainda mais forte nesta edição através do agendamento obrigatório de reuniões. “Sem duvidas, será um palco para enxergarmos com mais força as marcas e destinos brasileiros. Além disso, teremos a presença da Embratur com mais de 20 cooperados, Estados com estandes próprios, uma boa participação de municípios, hotelaria nacional e internacional, operadoras, parques temáticos e demais empreendimentos da cadeia turística”, explica Zorzanello.
ROBERTA HELENA A BELLA DA SEMANA
Roberta Helena é digital influencer, empresária e ainda atua como fashion designer. A musa de olhos verdes, curvas hipnotizantes e bumbum perfeito faz um grande sucesso nas redes sociais – e levou os assinantes à loucura com a primeira parte do ensaio. Perguntamos para a modelo, qual é a primeira coisa que observa em um homem: “A postura e o modo que ele trata as pessoas independente de gênero e classe social”. Ela também contou como seria o final de semana perfeito: “Gosto mais de aproveitar o dia, então seria ao lado de companhias agradáveis, desfrutando de uma ótima gastronomia e é claro não pode faltar uns bons drinks”. Ficou curioso para ver o resultado? Assista o nosso vídeo de divulgação AQUI. A segunda parte do ensaio exclusivo com Roberta Helena nua já está no ar.
Leia ainda: Fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Hotelaria é alvo de ciberataques e Brasil está na lista dos mais atacados
Majestoso Castelo Saint Andrews comemora 10 anos e mais de 15 prêmios internacionais
Desafio Transcatarina 2020 – Um tradicional e super evento off road 4×4
Santa Catarina como destino seguro, reforça tendência do turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário