Supera e bate recordes o turismo praticado junto a natureza
Enfim, viajar no fim do ano é necessário? Férias são necessárias? Evidente que sim! A importância do convívio social para as relações humanas, sem deixar de lado a segurança e o bom-senso na hora de matar a saudade de familiares são fundamentais. Finalmente está chegando o final de um ano pesado. Vem aí o fim do ano, festas de natal, réveillon, verão brasileiro e as férias escolares.
Portanto, ao fazer um balanço de tudo que passou e de tudo que ainda há de vir, surge a dúvida: será que ainda é possível viajar? Antecipadamente eu tenho certeza que sim. De fato, já sofremos tanto psicologicamente com essa pandemia, que precisamos relaxar um pouco, espairecer e ter força para o próximo ano. Essa fase nos isolou do mundo, muita gente entrou em depressão, casais se separaram, entre tantas outras coisas ruins. Afinal, quem sabe viver isolado?
Além disso, ressalto os efeitos nocivos do isolamento social para a construção da afetividade, da autoconfiança e do sentimento de coletividade. Certamente somos seres sociáveis e precisamos estar em contato com outras pessoas. Claro, com a pandemia foi preciso distanciar, mas é possível, e necessário, suprir o isolamento quando possível. Quem tiver a oportunidade, se forma segura e consciente de ‘matar a saudade’, que o faça. Da mesma forma, não sei como tudo estará no ano que vem, se tudo irá melhorar tão rápido, mas uma coisa é certa: devemos cuidar não só da nossa saúde física, mas da mental também, pois ela é fundamental.
Sem dúvidas, no início da pandemia eu afirmei o turismo seria a primeira indústria a “tomar a pancada”. Entretanto, também afirmei que seria a primeira a reagir e superar-se. Dito e feito, principalmente para quem trabalha com ecoturismo, contato com a natureza, ar puro, tranquilidade. Na Santa e Bela Catarina, existem empreendimentos hoteleiros na Serra Catarinense , Vale das Águas, Vale dos Emigrantes e Costa Verde Esmeralda.. que, desde liberação governamental com ótima ocupação, inclusive durante a semana. Todavia, ainda assim, o maior entrave continua sendo os governos municipais e estaduais que querem restringir ao máximo esse turismo seguro.
De acordo com Ivan Cascaes, CEO no Rio do Rastro Eco Resort, no topo do Aparados da Serra, – Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, o melhor do Brasil, segundo a TripAdvisor, fomos surpreendidos e nos superamos. “O turista que aqui chega vem em busca de saúde, ar puro, contato com a natureza, vida no campo e nós temos milhões de campos para oferecer com toda a segurança e saúde possível”.
Já em Lages, Princesa da Serra, – SC, onde está localizado o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, o CEO Rogério Silveira afirma a mesma coisa: “Estamos oferecendo um produto de altíssima qualidade, um contato direto com a natureza, instalados em uma região de surpreendentes belezas naturais e repleto de araucárias centenárias. Dessa forma, inovamos ao aliar os mais modernos conceitos da hotelaria à rusticidade de uma típica fazenda em pleno funcionamento. Sendo assim, oferecemos uma área de dez milhões de metros quadrados de campos e onde os séculos de história são preservados nos hábitos campeiros, mantidos até hoje. História, modernidade e conforto, harmonizados com a natureza exuberante do lugar”. Além disso, acredita que por conta da pandemia os turistas continuarão buscando saúde nesta temporada de verão, fugindo das grandes aglomerações e investindo em saúde.
Igualmente Edson Ziolkowski, , CEO do majestoso Hotel Renar, em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã, no Vale dos Imigrantes, confirma que a procura para as festas de final de ano está sendo muito grande. “Nos reinventamos, investimos em qualidade e segurança a fim de respirarmos e transpirarmos saúde junto aos nossos hóspedes que buscam contato com a natureza. Praticamente construímos um NOVO hotel. Um retrofit completo e, naturalmente a resposta dos nossos hóspedes estão sendo imediatas. Ainda, segundo ele: “Estamos programando as festas de final de ano e férias. Logo, teremos muitas novidades”.
Rigorosamente falando, os destinos que oferecem contato junto a natureza e distantes das aglomerações, então em alta. Nesse sentido outro empreendimento hoteleiro que segue segue em alta é o Pratas Thermas Resort & Convention, em São Carlos, em nosso Vale das Águas, que possui ma das três melhores águas termais do mundo. De acordo do Fábio souza, CEO do Resort: “O Pratas Thermas está localizado às margens do Rio Uruguai, envolvido por uma ampla área verde e com fontes próprias das melhores águas termais, proporcionando cuidado e equilíbrio que inspiram os nossos hóspedes. Trabalhamos com saúde. Assim, conectamos tranquilidade, lazer e conforto em uma estrutura de águas termais, oferecendo opções de lazer e conforto em todas as temporadas, garantindo satisfação durante o ano todo”. A saber, são 45 mil m² com piscinas internas aquecidas e externas em diferentes tamanhos, saunas, salas de jogos, restaurante e espaço bem-estar.
Naturalmente que quem busca estar na beira da praia, bem pé na areia, também tem opções extremamente seguras e longe das “muvucas” das praias muito badaladas. Inegavelmente a paradisíaca Pousada Pedra da Ilha, na exclusiva Praia Alegre em Penha – SC, próxima ao Parque Beto Carrero Word, une saúde, bem estar, lazer, segurança, conforto, segurança… para todos os gostos. Em vista disso, Osmar Vailatti, CEO da pousada comenta: “Nossa bela pousada na beira da Praia Alegre, está localizada em Penha, conhecida também como “capital nacional” do marisco. Sendo assim, um cenário ideal para momentos de lazer, diversão e descanso. São 31 quilômetros de orla marítima e conta com 19 belíssimas praias (o maior número do estado) para diversas formas de lazer: surf, pesca, banho de mar, esportes na areia e com trilhas ecológicas. Nossa praia é extremamente familiar e nossos turistas buscam, além de saúde e muito sol, formas de relaxar que vão desde uma uma breve caminhada pela orla que vão revelando cenários paradisíacos um ótimas pescarias ao amanhecer e ao entardecer. De fato, somos um destino único e privilegiado”.
BROTAS – SP
Da mesma forma, e, na contramão da previsão da arrecadação com o turismo no Brasil, segundo pesquisa da FecomercioSP, a atividade em Brotas (SP) vem batendo recordes. Conhecida como capital nacional do turismo de aventura, o destino teve alta de 37,8% na receita do setor de agosto a outubro, quando comparado com igual período de 2019. É o melhor desempenho mensal em cinco anos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo de Brotas apontam que, no período, 76.556 vouchers foram emitidos. As pulseiras são, de fato, bom termômetro para medir o aquecimento do turismo na cidade. Isso porque são elas que dão acesso às atividades oferecidas por operadoras e ecoparques. Frente a igual período do ano passado, a alta observada é de 37%, em linha com o crescimento de receita do setor.
NATAL SOBRE TRILHOS
A priori, começa neste sábado, 28 e só termina dia 19 de dezembro o clima de Natal na Maria Fumaça – Trem do Vinho, de Bento Gonçalves. Dessa forma, o espetáculo Natal Sobre Trilhos chega a sua 10ª edição, consagrando-se como um dos principais passeios natalinos da Serra Gaúcha. Ao todo serão oito viagens, agendadas para 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro, com dois horários de saída, às 18h40 e 21h. Em todas elas atrações exclusivas com artistas que serão os portadores das mensagens de Natal, com emoção e alegria. Quem também está presente em todos os passeios é Papai Noel. O ‘Bom Velhinho’ vai percorrer os vagões interagindo com os visitantes.
ILLUMINATION CONCERT INDOOR
Naturalmente uma das maiores atrações do Natal Luz de Gramado no último ano, o Illumination, não ficará de fora do período das festas natalinas. Agora, o espetáculo acontece no centro de Gramado, no palco da renomada Sociedade Recreio Gramadense. Com capacidade limitada e atendendo todos os protocolos sanitários necessários a temporada do Illumination In Concert em versão indoor, em Gramado, acontece a partir do dia 03 de dezembro até o dia 31 de janeiro de 2021 com 38 apresentações. Con efeito, o Illumination in Concert acontece de quintas a sábados, sempre às 20 horas, e aos domingos às 19h30. Isto em dezembro, em janeiro a atração é de sexta a domingo.
TURISTAS BRASILEIROS NOS EUA
De antemão e de olho no turista brasileiro, o governo americano já discute a liberação da entrada brasileiros naquele país. A informação foi divulgada pela Reuters após a agência ouvir autoridades americanas e executivos de companhias aéreas. Além disso, a liberação conta com o apoio de agências federais e membros da da força-tarefa do coronavírus da Casa Branca, de acordo com o divulgado pela agência de notícias. Atualmente, funcionários do governo norte-americano argumentam que as restrições não fazem mais sentido, uma vez que a maioria dos países ao redor do mundo não está sujeita à proibição de entrada. A reabertura também seria uma solução para lidar com as dificuldades enfrentadas pelas companhias aéreas dos Estados Unidos, que iniciaram uma série de demissões em setembro.
ARGENTINA DE OLHO NO BRASIL
Tardiamente, demoradamente e finalmente, à Argentina irá abrir as portas para os brasileiros. A princípio, a INPROTUR e a Embaixada Argentina no Brasil desenvolveram um encontro virtual, liderado pelo secretário executivo do instituto, Ricardo Sosa, e o Embaixador, Daniel Scioli, com o objetivo de potencializar as chegadas do máximo emissor de turistas a nosso país. Dessa forma, a Aerolineas Argentinas incorporará dois voos de Salvador a Buenos Aires. Sem dúvidas, o mercado brasileiro é o líder emissor de turistas para aquele país. Além disso, apesar das dificuldades que se apresentaram neste ano no mundo devido à pandemia, durante os meses de janeiro e fevereiro, à Argentina teve uma ótima performance e recebeu 295.497 brasileiros e brasileiras, 4,6%superior ao mesmo período de 2019.
“Sem duvidas, o Brasil é o foco estratégico mais importante para a Argentina, sendo o maior emissor de turistas para nosso país. Sendo assim, nós do INPROTUR estamos abertos a trabalhar de maneira conjunta com a Embaixada e com os consulados para potencializar a chegada de turistas brasileiros a médio e longo prazo. Definitivamente sabemos que podemos fazer isso e é o que pretendemos”, declarou Sosa. Diante disso, a reabertura de fronteiras para turistas de países limítrofes, trabalhos de promoção para 2021 e, fundamentalmente, a conectividade aérea foram alguns dos assuntos tratados em busca de atrair a maior quantidade de brasileiros e brasileiras. O que se espera é que à Argentina não crie mais dificuldades do que já criou.
Cabe destacar que atualmente existem 25 frequências semanais aéreas do Brasil à Argentina, mas a partir de 13 de dezembro aumentarão a 39 graças ao esforço e à gestão do INPROTUR com a empresa Aerolineas Argentinas, que para todos é inconfiável com suas constantes mudanças e greves. Desta maneira, a companhia aérea nacional a São Paulo passará de sete a 14 frequências (dois voos diários) ao Rio de Janeiro de 2 a 7 (um diário). Além disso, contará com d voos semanais (quartas e sábados) a partir de Salvador. A estas frequências somam-se as sete da LATAM, cinco da Gol, três da Turkish Airlines e uma da Ethiopian Airlines. Prefira sempre essas companhias do que a Aerolineas. Eu só pude voltar para casa graças a Turkish Arlines já que a aérea argentina não funcionava. Nada de falou sobre Florianópolis, destino principal dos argentinos no Brasil.
TURISMO
A propósito, uma das instituições mais importantes do país está comemorando 75 anos. Trata-se da A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),que representa um exército de quase cinco milhões de empreendedores. Logo, juntas, as categorias reunidas pela confederação respondem por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 25,5 milhões de empregos diretos e formais. A saber, pouca gente sabe, mas a história da CNC une-se a fatos históricos, como a assinatura da Carta da Paz Social (1946) e centenas de outras ações relevantes em defesa dos interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Portanto, é por este motivo que as atividades do Sistema CNC-Sesc e Senac se constituem em um dos mais amplos e diversificados conjuntos de ações em prol do desenvolvimento econômico e social em todo o mundo, beneficiando milhões de empresas, trazendo qualificação para o profissional e oferecendo, para o cidadão, programas socioeducativos e opções de saúde e de lazer. naturalmente, desejamos vida longa à CNC para que ela continue a liderar o setor produtivo, ligado ao comércio de bens, serviços e turismo, com reconhecida influência no desenvolvimento do país.
HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
Enquanto isso, o arroz e o feijão, itens básicos para a alimentação, tiveram um aumento médio no preço de 28% nos mercados brasileiros. A inflação, responsável por deixar os produtos mais caros, registrou alta de 0,94% no mês de outubro, sendo a maior taxa calculada desde 1995. Sem data para a normalização, o setor de hospedagem e alimentação se preocupa com o desdobramento da situação. Além disso, na última terça-feira (3), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou outubro com uma taxa de inflação de 0,65%. Apesar da crise no setor, a classe de despesa voltada à alimentação saiu de 1,86% para 1,69%. Todavia, para nós consumidores, isso não é nada diante da realidade que encontramos nos supermercados. Dessa forma, o rombo em nossos bolsos é muito, mais muito maior.
NATAL DAS LUZES DE ITAIPU
Apesar de estarem faltando apenas dez dias para o início do Natal de Luzes de Itaipu, que se integra à festa natalina de Foz do Iguaçu, o terreno da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, começa a mudar. Dessa forma, a magia tomará conta do local. A Vila de Natal começa a ser montada e os preparativos para a projeção mapeada estão em ritmo acelerado. Portanto, entre os dias 5 de dezembro a 5 de janeiro, moradores e turistas desfrutarão de uma festa encantadora. Serão 18 dias de espetáculos, das 20h às 00h, com diversas sessões, e decoração natalina por mais de um mês. Certamente, mais do que agradecer a população de Foz do Iguaçu pelo acolhimento, especialmente num momento de excepcionalidade, em função da pandemia da covid-19, o Natal de Luzes de Itaipu espera agregar, incluir e envolver, trazendo uma programação diversificada.
BRASIL TRAVEL MARKET
Muito acertadamente o Brazil Travel Market, maior e melhor feira de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, reagendou sua 10º edição para os dias 22 e 23 de outubro, em Fortaleza. Desde já, o comunicado oficial da BTM ressaltou que, nas edições passadas, a organização não mediu esforços para o evento se consolidar no mercado. Assim, a ideia, segundo a organização, sempre foi tornar o encontro um dos maiores na geradores de negócios para os profissionais do turismo. Além disso e, para ressaltar esse compromisso, a organização lembra a edição passada. Na ocasião, caravanas de agentes e operadores de viagens de todo Brasil e buyers de vários países visitaram a feira. Ao todo, foram mais de 200 estandes, em que pelo menos 20% eram internacionais. Órgãos oficiais de promoção da Argentina, EUA, Itália e Tailândia, entre outros, estiveram presentes.
“Visando nosso comprometimento, assim como nos anos anteriores, de termos um evento que proporcione grandes negócios, ouvimos a opinião de grandes players do mercado. Nas reuniões feitas, percebemos que neste momento em que a pandemia se encontra, dificilmente conseguiremos as conexões necessárias para proporcionar grandes negócios entre os visitantes”, diz o comunicado. Apesar do adiamento, o esforço de divulgação da feira por parte da organização segue firme. No mês passado, por exemplo, foi promovido um roadshow pelo Nordeste, passando por João Pessoa, Natal, Recife, Maceió e Aracaju. Antes, em março, a BBC Eventos (promotora da BTM) esteve em Orlando, nos Estados Unidos, reunindo-se com o trade norte-americano.
Leia ainda: Vem aí mais uma super edição do Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessoria de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais:
Turismo junto a natureza vem batendo recordes e superando expectativas
Vem aí mais uma super edição do Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu
Nossos momentos e escolhas. Nossos conflitos individuais e coletivos
Pessoas e opiniões são circunstâncias transitórias nas realidades legítimas da vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário