PESQUISA GLOBAL DE VIAGENS
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar. Sem dúvidas que a pandemia acordou muita gente que só acumulava e não vivia. A realidade mostrou que viver bem a vida não tem nada a ver com acumular, muito pelo contrário, tanto que a grande maioria dos viajantes de negócios brasileiros querem pegar a estrada nos próximos 12 meses. Segundo a 5ª edição da “Pesquisa Global de Viagens de Negócios”, da SAP Concur, 86% estão muito dispostos a viajar (em comparação com 67% globalmente), um aumento de 11% em relação aos 75% do ano passado. Os dados nacionais mostram que 95% dos entrevistados recusariam uma viagem de negócios por algum motivo, como segurança ou preocupações sociais, sobre viajar para certas partes do mundo (51%) e preocupações com a saúde ao viajar para um destino (41%) sendo os motivos mais comuns. Além disso, 38% recusariam uma viagem de negócios que não tivesse flexibilidade para fazer ajustes fora da política da empresa.
Ainda, segundo a pesquisa, 57% dos brasileiros que viajam a negócios tem saúde e segurança como seus maiores receios e 60% deles mudaram sua hospedagem durante a viagem nos últimos 12 meses por não se sentirem seguros de alguma forma. 26% disseram ter sentido medo durante uma viagem de negócios, especificamente (37%) devido a conflitos locais ou internacionais atuais. Por sua vez, mais de um quarto (27%) citam a inflação como uma das maiores ameaças às viagens de negócios hoje. Segundo os dados, 83% das pessoas já foram afetadas pela incerteza econômica, incluindo reduções nos orçamentos de viagens (54%) e viagens noturnas, sendo esta última exigindo mais retornos no mesmo dia (37%).
Um dado relevante da pesquisa foi que os viajantes pretendem reduzir seu impacto ambiental combinando viagens próximas em uma mais longa (32%) e priorizando viagens com distâncias mais curtas (31%). Na verdade, quase 1 em cada 5 (18%) recusaria uma viagem pelo impacto ambiental das viagens. Dessa forma fica muito claro perceber que a pesquisa mostra que tanto no Brasil como no mundo as pessoas estão com mais vontade e disponibilidade de viajar a negócios, o que é um bom sinal para este setor, que movimenta vários outros aspectos da economia, como transporte, hotelaria e alimentação, por exemplo. Percebe-se também que os viajantes estão mais conscientes e desejam viajar com tranquilidade e responsabilidade socioambiental.
CIAS AÉREAS – CADA VEZ PIORES
É incrível, mas esperada, a crise das empresas aéreas nacionais. A GOL que veio para ser amais barata, é a mais cara e, em breve, irá cobrar o ar que respiramos a bordo. Desta vez crianças de 2 a 12 anos incompletos passaram a pagar o mesmo valor da tarifa de um adulto em voos operados em todo o Brasil. A companhia informa que, em caso de reemissões de bilhetes adquiridos antes desta data, passam a ser validas as condições da nova tarifa. Poderá haver ainda diferença tarifária em decorrência da nova tarifa ser superior ou inferior, mas a nova tarifa não terá mais aplicação de desconto de criança. O desconto de 100% para bebês de colo de 0 a 2 anos incompletos viajando no colo em voos Gol nacionais ou 90% em voos Gol Internacionais permanece inalterados. Descontos para crianças em voos operados por parceiras da Gol também permanecem inalterados, informou a Gol, em nota divulgada em seu site.
VOA BRASIL
Por sua vez o programa “Voa, Brasil” do desgoverno fanfarrão, que começaria em agosto foi adiado para o fim de setembro, não se sabe o ano ainda. O programa, que planeja ofertar passagens aéreas a R$ 200,00 para aposentados, servidores públicos ou estudante do Fies, embora aposentados e pensionistas sejam os primeiros beneficiados, e que na real, seremos nós que iremos pagar pois nenhuma companhia aérea distribuirá passagens de graça, deverá começar somente no fim de setembro. Ao todo, o programa poderá oferecer até 1,5 milhão de passagens aéreas a R$ 200,00 por mês, as nossas custas, através de um aplicativo em que o interessado deverá cadastrar o CPF. Desgraça pouco nunca vem sozinha, a ideia é que hotéis também ofereçam descontos nos períodos de baixa temporada. Pelos cálculos do Ministério, neste início serão oferecidas pelo menos 50 mil passagens por mês a R$ 200,00. Embora ainda não tenha uma data cravada para o lançamento oficial do programa, pois o desgoverno é espetacularmente grandioso em promessas, a Azul, Gol e Latam já concordaram em participar. O plano será baseado em comprar a ociosidade dos espaços, com passagens a R$ 400 (ida e volta) de qualquer lugar do país. A iniciativa terá um formato de consignado, com desconto direto na folha de pagamento e um banco público para intermediar a compra.
#CARIBE
Com a crise aqui e o preço das passagens nacionais absurdamente caras, destinos populares como a República Dominicana, as Ilhas Virgens dos Estados Unidos e Curaçao registram um crescimento contínuo nas chegadas internacionais, com taxas de crescimento de 54%, 39% e 31%, respetivamente. Em comparação com o mesmo período de 2019, espera-se que o total de viagens de entrada para o Caribe aumente 15%. Embora os casais ainda constituam o maior grupo nas Caraíbas, com 43%, as viagens em grupo (mais de 10 pessoas) estão de regresso, com uma recuperação de 39% em comparação com 2019. O renascimento das viagens para as Caraíbas depende em grande parte dos Estados Unidos e do Canadá; No entanto, o mercado europeu continua a ser fundamental. A República Dominicana se destaca entre seus concorrentes pela excelente conectividade com companhias aéreas intra e extra-regionais, o que contribui muito para o seu sólido desempenho. A Jamaica e as Bahamas têm um potencial significativo para melhorar o seu desempenho, melhorando a conectividade de longa distância com os mercados de origem na Europa. As Ilhas Virgens dos EUA, Martinica e Jamaica registaram o maior crescimento em estadias longas de mais de 14 noites, com 25%, 24% e 15%, respetivamente. O mercado emissor a considerar é a América Latina, que representa 13% de todas as reservas, e é uma região que está a crescendo muito rapidamente, com reservas 65% acima dos níveis de 2019. O Brasil já representa +187% de turistas.
VISIT ARGENTINA
Através do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), a Argentina continua capacitando e fornecendo informações detalhadas aos profissionais do turismo de todo o mundo para promover nossos destinos. Desta vez, juntamente com a Embaixada da Argentina em Pequim, China, e os consulados em Xangai e Guangzhou, o INPROTUR realizou treinamento para mais de 60 operadores turísticos e agentes de viagens locais. Com uma receptividade muito boa por parte do comércio chinês, a maioria das consultas estava ligada a políticas de turismo relacionadas com a COVID pós-pandemia, experiências culturais e acesso à informação em língua chinesa. Por outro lado, numa ação realizada em conjunto com Destino Argentina, o INPROTUR participou de uma apresentação organizada pelo Consulado e Centro de Promoção da Argentina em Mumbai sobre a oferta turística do país. 15 agências de turismo locais especializadas em turismo de luxo se reuniram para conhecer a oferta argentina.
Já com a colaboração da Embaixada da Argentina no México à Argentina realizou um ciclo de Sales Blitz para todo o ecossistema comercial da Travel Shop – uma das principais empresas mexicanas de alcance nacional com escritórios no México City e Guadalajara – que oferece programas exclusivos e personalizados para agências de viagens ao nosso país. As blitzes de vendas são uma estratégia em que se planeja um grande número de visitas a clientes existentes ou potenciais, em um período específico, como parte de uma campanha de marketing ou promocional. Esta ação enquadra-se na execução de uma ação cooperada com o operador Travel Shop para levar audiências à conversão. “De referir que nos primeiros 8 meses de 2023, cerca de 62 mil mexicanos visitaram a Argentina, o que significou a recuperação de 100 por cento do mercado, face ao mesmo período antes da pandemia. Mesmo em março e agosto houve um crescimento de 17 e 20 por cento, respetivamente”, declarou o secretário executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa. Além disso, a Argentina participou no último fim de semana do Mundo Joven Fest, a maior feira de turismo do México para o consumidor final. O instituto, através da marca Visit Argentina, esteve presente no estande da América Latina. Ali, a delegação nacional realizou apresentações e aproximou o público de todas as oportunidades que o nosso país oferece como destino turístico.
FIT BUENOS AIRES
Falando nisso, a Secretaria de Estado do Turismo – Setur SC – estará presente na ABAV Expo, no Rio de Janeiro, e na FIT, Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires. Por conta disso, convida os destinos, atrativos e todo trade turístico catarinense para participarem destes dois grandes eventos do calendário anual de feiras. Para participar da seleção e ter seu espaço junto com a Setur, basta se inscrever na ABAV, CLIQUE AQUI. Para a FIT CLIQUE AQUI. O prazo de inscrição termina às 23:59 do dia 18 de setembro de 2023 e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 19 de setembro.
FESTURIS & CONTUR
Em uma reunião-almoço com membros do Conselho de Turismo da Fecomércio e convidados, os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, apresentaram a 35ª edição do evento na manhã do último dia 12 de setembro. O encontro, comandado pelo coordenador do Contur e vice-presidente setorial de Hospitalidade e Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suárez. Com a preparação da 35ª edição a todo o favor, Marta relembrou fatos marcantes do evento para o desenvolvimento da atividade turística, principalmente no Rio Grande do Sul e em Gramado. “Sem pretensão alguma, preciso destacar que sim, nós nos diferenciamos das demais feiras de turismo. Acreditamos no potencial turístico da nossa terra, Gramado e fizemos muito mais”, afirma a empresária. O Festuris foi a primeira feira a trabalhar a segmentação turística, a fazer o mercado entender que turismo não é apenas viagem de lazer; também a primeira feira a trabalhar inclusão e a acessibilidade; alavancou o segmento de luxo que hoje está mais do que consolidado e, além disso, atua com ações de sustentabilidade ambiental e social, também, na comunidade local.
“O turismo é feito por pessoas e as pessoas produzem de forma igual. Ao longo desses anos fomos nos diferenciando no sentido de mostrar que o turismo é uma atividade que, até então, poderia ser um vagão na roda da economia. Mas hoje nós somos uma grande locomotiva, e o futuro, que é amanhã, está nos dando essa resposta dia a dia do posicionamento do turismo em termos de desenvolvimento econômico e social”, completa Marta. E falando em capital humano como a chave da transformação, tema central desta edição do Festuris, Zorzanello enfatizou as experiências e as oportunidades que os participantes terão para aumentar o conhecimento. O evento acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, e espera receber 15 mil participantes nesta edição, que terá 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais. “Entendemos que o Festuris se tornou um patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul, porque não tem como mensurar, por mais que a gente passe aqui os números e diga o impacto econômico, volume de negócios gerados, número de participantes, isso é muito pequeno, diante de tudo o que o Festuris proporcionou de novas oportunidades de crescimento, de desenvolvimento para tantos destinos, para tantas empresas, para tantas pessoas ao longo dessas 35 edições”, disse Eduardo finalizando a apresentação.
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS & FESTIVAL DAS CATARATAS
Segundo Paulo Angeli, CEO do Festival das Cataratas, poucos sabem, mas há alguns anos uma vasta área verde próxima ao Marco das Três Fronteiras e às ruínas do Espaço das Américas foi designada, no plano diretor da Prefeitura de Foz do Iguaçu, como Área Especial de Interesse Turístico (ZT1). De acordo com a Lei 6.513, de 20 de dezembro de 1977, tais áreas são consideradas partes contínuas do território nacional, abrangendo suas águas territoriais, e devem ser preservadas e valorizadas por seu valor cultural e natural, destinando-se à implementação de planos e projetos de desenvolvimento turístico. Esse título representa uma grande conquista para o setor, especialmente considerando que, anteriormente, cogitou-se a instalação de um novo porto seco no mesmo local. Teria sido um desperdício notável para um ponto tão privilegiado, onde os rios Paraná e Iguaçu se encontram.
“Mas por que trago esse assunto à tona? Este local singular e icônico, situado na fronteira entre três países representa uma oportunidade única para a criação de um novo espaço de lazer para os moradores, além de contribuir para a missão de prolongar a estadia dos turistas em nosso destino. É notável a transformação que vivenciamos na região nos últimos anos, com a singularidade e a beleza contemplativa desse espaço gerando imagens espetaculares que circulam pelo mundo. Além disso, não podemos ignorar os benefícios econômicos, como a geração de empregos e renda para a população local. Um investimento por ali seria fundamental, por exemplo, para transformar o Espaço das Américas, de área degradada e perigosa, em um atrativo que honre a paisagem, a exemplo do que ocorreu com o Marco das Três Fronteiras, que proporciona um pôr do sol inesquecível, além de valorizar a cultura do Brasil, Argentina e Paraguai.. Outro exemplo prático foi o que ocorreu com a Yup Star Foz, um investimento privado criado em plena pandemia que hoje atrai turistas e a população. O passeio fica ainda mais completo com a imponência da ponte estaiada, que em breve deve ligar Brasil e Paraguai. Pelo Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR), conseguimos inserir essa importante pauta em um documento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) com demandas de projetos para a cidade. O nosso pedido é por recursos que possibilitem a contratação de uma empresa especializada para desenvolver um estudo de ocupação turística daquela região. A Tríplice Fronteira merece!”
HOTEL & FOOD
Vem aí a Hotel & Food Nordeste, um evento que reúne toda a cadeia produtiva de hospedagem e alimentação fora do lar da Região, está com o credenciamento aberto para a sua 5ª edição, que será realizada no Pernambuco Centro de Convenções, de 8 a 10 de novembro, das 14h às 21h, em paralelo à Super Mix 2023. Serão três dias de intensas vendas com mais de 400 marcas expositoras, além de uma grade de conteúdo bem completa para atualização profissional e networking. O credenciamento é um passo fundamental para a participação dos profissionais e empresas acessarem todas as oportunidades oferecidas pela feira. O participante tem acesso a insights valiosos sobre as últimas tendências, melhores práticas e inovações tecnológicas no campo da hospitalidade e da alimentação”, acrescenta a diretora da Insight Feiras e Negócios, Tatiana Menezes. Para as empresas expositoras, o evento proporciona visibilidade à marca, além da oportunidade de estabelecer contatos comerciais e a chance de fechar negócios com potenciais clientes e parceiros.
A HFN – Hotel & Food Nordeste é uma feira de região que conecta fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar. É realizada por quem entende as necessidades do setor no Nordeste, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e a Insight Feiras & Negócios. Proporciona o acesso a fornecedores de ingredientes, suprimentos, alimentos e bebidas, equipamentos, softwares, mobiliário, cama, mesa e banho, translado, entretenimento, mão-de-obra qualificada com compradores do setor de hotelaria (hotéis, motéis, pousadas, resorts) e do setor de food service (catering, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, pizzarias e cafeterias). O evento tem o patrocínio ouro da CNC, SESC e Senac, prata do Banco do Nordeste, apoio do Sebrae e apoio institucional da Abralimp, Ascape, AHPG, SBGAN, APECERVA, ABIMAQ, ABRAVA, Recife Convention Bureau, Porto de Galinhas Convention Bureau e ABIEPAN. Outras informações AQUI.
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