ENCONTRO CORPORATIVO
Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realiza encontro corporativo de compras. Em sua nona edição, o Encontro Corporativo de Compras organizado pelo Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) acontecerá no próximo dia 20 de setembro, no Expo Center Norte. A última edição da rodada de negócios organizada pela entidade e realizada no evento contou com a participação de 12 empresas compradoras e 15 empresas fornecedoras, totalizando 172 reuniões nas mesas de negócios. Para esta edição de 2023, serão 15 redes hoteleiras presentes no Brasil: Atlântica, Átrio, B&B Hotels, Bourbon, Deville, Estanplaza, Intercity, Grupo Wish, Laghetto, Louvre, Pestana, Mavsa Resort, Travel Inn, Unique SP e Samba Hotéis. Já os fornecedores serão: Água na Caixa, Altenburg, Berna, Box Acessível, CEG Energia Limpa, EeCoo Sustentabilidade, Girbau, SPOT Energia, TEKA, TOPEMA, Trendx e Wier. “As rodadas de negócios reafirmam a vocação inicial das feiras. Tornam-se a momentos fundamentais para expositores apresentarem suas novidades entabulando negócios, sem perder, é claro a oportunidade de fortalecer o relacionamento. Nosso objetivo é gerar eficiência nas negociações e otimização do tempo”, afirma Orlando de Souza, presidente executivo do Fohb. Nesse ano o FOHB além de estratégica é culturalmente importante para o desenvolvimento do setor hoteleiro. Além de fomentar os negócios através da rodada de negócios, criamos um momento único para a indústria, que chamamos de Semana Nacional da Hospitalidade, onde os grandes profissionais e as redes mais importantes do país estarão juntas para uma semana recheada de atrações e negócios.
ABRACORP – NOVA DIREÇÃO
Falando nisso, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Gervásio Tanabe deixa a presidencia executiva da AbracorP e assume, a partir do próximo dia 15/09, Humberto Machado. A nomenclatura também mudou. Até então, o cargo era de presidente executivo e, a partir de agora, será de diretor executivo. Humberto Machado conta com formação robusta e profunda experiência no setor. Ele é detentor de um MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e outro MBA em Negócios Digitais pela FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista. Sua jornada de 21 anos na Avipam Viagens e Turismo o viu ascender a posições de liderança, recentemente como diretor de RH, TI, Financeiro, Controle e Supplier. “Sua missão será potencializar ainda mais a proposta de valor da Abracorp focando nos pilares estratégicos da associação com uma atenção especial no fortalecimento de nossos associados”, disse Eduardo Vasconcellos Neto, presidente da Abracorp. “Gostaríamos de expressar nossa gratidão a Gervásio Tanabe por sua liderança e desejar-lhe todo sucesso em sua próxima etapa. A Humberto, estendemos nossos votos calorosos de sucesso e confiança no futuro brilhante sob sua direção”, completou.
TRAFEGO AÉREO GLOBAL
O ritmo de recuperação pós-pandemia continua crecendo lentamente, tanto que em julho, alta temporqada de férias, o tráfego total de julho de 2023, por exemplo, aumentou 26,2% em comparação com julho de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 95,6% dos níveis pré-pandemia, de acordo com relatório da Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata). O tráfego doméstico de julho de 2023 aumentou 21,5% em comparação com julho de 2022 e ficou 8,3% acima do nível de julho de 2019. Os níveis de julho são os mais elevados já registrados, em grande parte devido ao aumento da demanda no mercado interno da China. Já o tráfego internacional aumentou 29,6% em relação a julho de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento, atingindo 88,7% dos níveis de julho de 2019. Por conta de menos voos e, logicamente menos aeronaves, a taxa de ocupação, chegou a 85,7%, a maior internacional mensal já registrada.
AMÉRICA LATINA E BRASIL
As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 25,3% no tráfego de julho de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. A capacidade de julho cresceu 21,2% e a taxa de ocupação subiu 2,9 %, atingindo 89,1%. No caso do Brasil, a demanda cresceu 3,6% e a demanda variou -0,1%. Isto fez a taxa de ocupação chegar a 83,4%, alta de 3%. É evidente que com os preços das passagens aéreas aqui no Brasil, torna a viagem de avião impraticável, e lamentavelmente irão subir ainda mais com o atual desgoverno, cujo “in”dignatário só faz turismo, gastando milhões, as custas do consumidor brasileiro. “No cenário internacional, é importante ressaltar que as vendas antecipadas de passagens indicam que a confiança dos viajantes permanece elevada. E há vários motivos para estarmos otimistas quanto à recuperação contínua”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
RIO DE JANEIRO
Falando nisso, o Brasil é tão problemátio e inseguro que ninguém está livre, principalmente na ex-Cidade Maravilhosa, tanto que, Um voo para Londres saindo do Rio de Janeiro nesta semana acabou sendo atrasado após a tripulação ser assaltada. Os tripulantes foram assaltados durante o seu tempo de pernoite e alegaram que não estavam em condição de assumir o voo de retorno a Londres. Um membro da tripulação confirmou as informações. Como resultado, o voo acabou sendo cancelado e sua partida só aconteceu às 22h15 do último dia 7, e com outra tripulação vinda de Londres. Minha dica é que todosos voos sejam via Guarulhos e as tripulações sequer saiam do aeroporto. GRU tem hotel e restaurentes (caros);Mas pelo menos dentro do aeroporto ainda é seguro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & CIAS AÉREAS
A AZUL, decidiu utilizar um serviço que, por meio da inteligência artificial e de câmeras, monitora objetos e funcionários ao redor de suas aeronaves quando elas estão estacionadas na área de embarque no aeroporto de Viracopos e indica possíveis falhas. A ferramenta foi contratada em setembro do ano passado, mas precisou de aproximadamente cinco meses de treinamento com imagens do local para começar a funcionar efetivamente neste ano. A companhia, realiza de 180 a 200 decolagens por dia em Viracopos em certas épocas do ano, e o terminal é o mais importante para sua malha aérea. Com a nova infraestrutura, cada elemento no entorno do avião é notado: veículos que transportam combustível, balizadores e caminhões, por exemplo. São 26 câmeras disponíveis em 13 portões do aeroporto, e a expectativa da empresa é que o número chegue a 40 câmeras até o fim do ano. Um problema muito comum era a demora para o balizador se posicionar e conduzir o avião ao portão de embarque e desembarque – contratempo reduzido em 80%.
Também neste ano, a Latam anunciou uma tecnologia semelhante, testada e desenvolvida por cerca de doze meses, para o aeroporto de Guarulhos, maior centro de conexões da empresa. Assim como a ferramenta da Azul, o equipamento da companhia acompanha processos como a acoplagem ao portão de embarque e o fornecimento à aeronave de recursos de solo, como ar condicionado e energia elétrica. Já a Gol disse, que utiliza machine learning, braço da inteligência artificial, para determinar o tempo de solo requerido para realização do turnaround – o pit-stop das aeronaves– e a probabilidade de atraso de um voo, entre outras aplicações. A discussão sobre os usos da inteligência artificial não é de hoje e vem se fortalecendo no setor recentemente, ao passo que a tecnologia ganha mais visibilidade.
Apesar de não citarem especificamente o uso de inteligência artificial, entidades e agências ao redor do mundo já debatem o tema. A Easa (Agência de Segurança da Aviação da União Europeia), por exemplo, afirma que está avaliando com maior intensidade as operações eMCO, termo utilizado para voos com somente um piloto no controle, mas apenas durante o período menos crítico – ou seja, ainda exigiria auxílio de mais profissionais na decolagem e no pouso. É diferente de uma operação SiPo, cujo voo permanece com um único piloto durante toda a sua duração. Em nota, a Easa diz que há alguma consideração sobre o SiPo, mas apenas para aviões cargueiros. Até mesmo aviões de geração recente, como o Airbus A350, precisariam de aprimoramentos e características de design ou sistemas que não são necessários atualmente para garantir que possam ser operados com segurança em uma operação eMCO. As aeronaves futuras poderiam ser projetadas levando em consideração tais operações desde o início. Por sua vez, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que, por ser uma ferramenta em ascensão, com novas aplicações surgindo em um ritmo acelerado, a inteligência artificial precisa ser “avaliada cuidadosamente para que os resultados de sua implementação sejam perenes a longo prazo, garantindo adequação a todos os requisitos regulamentares e possibilidades de ampliação”. A agência disse estar atenta a esses desenvolvimentos.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
O parque superou a expectativa inicial de 25 mil visitantes. Durante os quatro dias de feriadão prolongado, entre 7 e 10 de setembro de 2023, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 33.110 pessoas de todas as regiões do Brasil e estrangeiros de 61 países. O dia de maior visitação foi 9 de setembro, com 13.171. Entre os estados brasileiros, o ranking de visitantes é liderado pelo Paraná, seguido por São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Amazonas, Pernambuco, Ceará, Acre, Distrito Federal e Alagoas. O turismo internacional tem a liderança dos argentinos, seguidos dos provenientes do Paraguai, Peru, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, França, Alemanha, Chile, México, Uruguai, Inglaterra, China, Equador, Irã, Itália e Japão. Neste feriadão, os visitantes puderam vivenciar o Sunset Porto Canoas, na Praça Santos Dumont. A concessionária Urbia Cataratas organizou no espaço, localizado no final da Trilha das Cataratas, uma experiência de descanso para valorizar Santos Dumont, que teve um papel fundamental na criação do Parque Nacional do Iguaçu, e para oferecer momentos memoráveis para os visitantes celebrarem a visita à unidade de conservação.
CONEXÃO COM A NATUREZA
Programação on-line antecipada – Quem quiser viver essa experiência precisa organizar-se desde já e comprar o ingresso on-line para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, CLICANDO AQUI, com antecedência. As entradas são por horário e data para realização do passeio. O parque se consolidou como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do estado do Paraná, faz fronteira com a Argentina, departamento de Missiones. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A. A concessionária Urbia Cataratas está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região. Dúvidas e outras informações sobre a visita turística, basta entrar em contato pela Central de Atendimento ao Visitante no WhatsApp: +55 45 3521 4438.
BUSTOUR
Um novo personagem ganhou vida para alegrar turistas nos passeios pelas ruas e pelos atrativos de Gramado e Canela. É o Buss, novo mascote do Bustour. Inspirado nos famosos ônibus panorâmicos que transitam pelas duas cidades, o Buss está sendo apresentado ao público para comemorar os dez anos do Bustour. “Estamos muito felizes em receber o Buss, que dará ainda mais vida ao Bustour, marcando presença em ações, eventos e ativações turísticas ao lado de seus amigos, os personagens de parques e de outros atrativos da região”, destaca Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, do qual faz parte o Bustour. Segundo a diretora comercial do Grupo, Carlise Bianchi, o Bustour se tornou nestes dez anos muito mais do que a melhor solução de city tour para conhecer pontos turísticos da Serra Gaúcha. “Ele é um ícone da nossa região, algo que já faz parte da vida de Gramado e Canela, com quem os turistas e a comunidade têm contato direto no dia-a-dia”, complementa. O personagem Buss foi criado pelo ilustrador Jorge Tabajara, e ainda terá puppet assinado pelo Estúdio Bolinha, o mesmo responsável pelos puppets do programa The Masked Singer, da TV Globo. Essa é a primeira vez que o Estúdio Bolinha desenvolve um personagem baseado em um ônibus.
“O mascote é a personificação de uma marca, alguém com quem podemos nos relacionar e interagir, levando ao público os valores e a missão de uma empresa. Todas essas questões foram consideradas no briefing de criação do Buss, que depois passou por um processo criativo envolvendo esboços para testar expressões e movimentos, estudo de cores e finalização com luzes e sombras, dando assim vida ao personagem”, explica Jorge Tabajara, ilustrador que já havia criado outros personagens do Grupo Brocker, como a Zuh e o Caramelo. Já como uma das primeiras ações do mascote, está sendo lançado o programa Buss – Educado para o Turismo. “É histórico o apoio do Bustour às escolas e entidades assistenciais de Gramado e Canela. Mas agora queremos dar um próximo passo com este programa”, revela a executiva comercial do Bustour Gabriele Grespan. O propósito do Buss Educando para o Turismo é contribuir no despertar de jovens e adolescentes para a importância do turismo na região. Através do passeio com os ônibus, eles poderão entender mais sobre a cadeia econômica. “Queremos ajudar na retenção da mão de obra para o turismo, fazendo com que esses jovens tenham interesse em trabalhar no setor no futuro”, conclui Gabriele. As escolas e entidades assistenciais podem entrar em contato pelo e-mail comercial@bustour.com.br.
A programação em comemoração aos dez anos do Bustour contará com outras atividades neste mês de setembro. No dia 13/09, será realizada uma press trip com jornalistas e influenciadores em parceria com parques de Gramado e Canela, incluindo passeio de Bustour. Setembro também ainda tem a campanha do Mês dos Gaúchos, onde moradores do Rio Grande do Sul ganham 20% de desconto na compra do ticket Bustour para um dia de uso. A compra pode ser feita AQUI , aplicando o cupom GAUCHO no carrinho de compras. No momento de embarque no ônibus, será obrigatório apresentação de comprovante de residência com data recente. A promoção é válida para compra e utilização de até 30/09/23. Também serão distribuídos durante o mês de setembro balões personalizados com a marca Bustour e o selo dos 10 anos. Inspirado nas principais cidades turísticas do mundo, o Bustour é o City Experience Tour de Gramado e Canela. Em 2023, a atração comemora dez anos realizando uma série de ações com a campanha Bustour é 10. A bordo do Bustour você irá conhecer os melhores pontos turísticos e atrativos das duas cidades.
VINHO NOBRE
Um sonho antigo que está próximo de se tornar realidade. A vinícola pioneira dos vinhos de altitude de Santa Catarina – à Villa Francioni – lança nesta quarta-feira (6) o lançamento do vinho Agripina, criado em homenagem à mãe do idealizador da vinícola, Manoel Dilor Freitas, que se chamava Agripina Francioni. É o quarto vinho icônico da marca que homenageia um familiar. Os anteriores foram Francesco (2008), Michelli (2010) e Dilor (2016). Agripina é elaborado a partir de um cuvée (mistura) das safras 2012, 2015, 2017 e 2018 da uva Nebbiolo, casta icônica na Itália, mas com a tipicidade do terroir da Serra Catarinense. Ela está numa área minuciosamente cuidada pelos enólogos da vinícola, que fizeram um trabalho detalhado para obter essa bebida, cujo teor alcoólico é de 13,5%. Segundo o enólogo Nei Raseira, foram 11 anos de estudos e pesquisas para se chegar ao momento de colocar o novo vinho no mercado. O Agripina passou por um período de envelhecimento em barris de carvalho francês novos e mais 24 meses de afinamento em garrafa. A cor é vermelho rubi, intenso, com reflexos brilhantes. O aroma é rico com notas iniciais de frutas negras, como ameixas e amoras; couro e torrefação em segundo plano; e abundante em aromas terciários, revelando amplo espectro aromático após decantação. O novo lançamento da Villa Francioni, surge depois do Cabernet Franc, primeiro varietal da marca lançado em 2020. O pré-lançamento do Agripina será realizado durante jantar especial no LK Hotel, localizado no endereço mais nobre de Florianópolis, a Avenida Beira-mar Norte.
TURISMO EM JOINVILLE – SC
No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, Joinville mostra porque avança, cada vez mais, como importante destino turístico nacional. “Será um mês com agenda repleta, marcando presença em importantes eventos, celebrando compromissos como o Plano Municipal de Turismo, estreitando relacionamento com players do setor e apresentando novidades tecnológicas que vão ajudar a projetar tudo o que a nossa cidade tem de melhor”, prevê Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). A programação ganha impulso a partir da segunda quinzena de setembro. No dia 19 (terça-feira), o JRCVB e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realizam o evento. Na ocasião, o prefeito Adriano Silva assina o Plano Municipal do Turismo. O evento celebra, ainda, o lançamento do novo vídeo turístico e a plataforma virtual de informações turísticas da cidade. As ferramentas foram produzidas por meio do convênio de promoção turística firmado entre o JRCVB e a Prefeitura de Joinville e foram desenvolvidas de acordo com a nova proposta de posicionamento da cidade no cenário turístico nacional.
Nos dias 20 e 21 (quarta e quinta-feira), Joinville participa do 16º Fórum de Turismo de Negócios – FTN, evento que visa promover negócios e encontros entre o trade turístico, divulgar destinos, produtos e serviços, além de qualificar os profissionais do setor.No primeiro dia de evento, em Florianópolis, acontece a Feira de Negócios e apresentação de Destinos Turísticos, com hotéis e operadoras de turismo, além da mesa de negócios. Já a programação do segundo dia será realizada em Joinville, no Bourbon Joinville Convention Hotel. Na agenda, palestras da hotelaria, capacitações, rodadas de negócios e o workshop “Embarque com destino ao Caminho dos Príncipes – Joinville e São Francisco do Sul”.
JOINVILLE PELO BRASIL
Ganhando espaço no território nacional, no dia 26 (terça-feira), Joinville participa do evento realizado pelo Sebrae Minas Gerais. Na ocasião, o presidente do JRCVB, Giuliano de Mello, a convite do Sebrae-SC, compartilha a experiência do trabalho de branding realizado em Joinville. Também no dia 26, Joinville estará no Rio de Janeiro, no evento da HotelDO, operadora online pioneira na distribuição de produtos e serviços turísticos, presente em mais de 20 países e consolidada no mercado Latino Americano para o segmento B2B. A empresa faz parte do grupo Decolar e oferece aos seus clientes e parceiros comerciais ao redor do mundo tecnologia de ponta e condições diferenciadas. Joinville terá espaço na programação do evento e vai apresentar seus atrativos cerca de 150 operadores e agentes de viagem. Ainda durante a estada no Rio de Janeiro, o Joinville Convention Bureau, com apoio da Imaginadora, responsável pelo marketing de promoção da cidade, vai realizar ativações e ações especiais junto a jornalistas e influenciadores digitais. Ainda em setembro, com programação prevista para o dia 28, a CVC e o Joinville Convention Bureau articulam a realização de um famtour com a participação de operadores vindos do interior do estado de São Paulo, que terão a oportunidade de conhecer os principais atrativos da cidade. “A intensa programação reflete o trabalho do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau que, em parceria com a Prefeitura de Joinville e demais players do turismo local, atua de forma intensa e contínua para promover o turismo da nossa cidade em todo o Brasil e também no exterior”, destaca Giuliano de Mello.
COPASTUR & CHANGE PROGRAMS
A Copastur prepara o lançamento do Change Programs, uma nova marca que integrará o ecossistema da TMC e que contará com uma célula dedicada a organizar programas de intercâmbio, cursos de idiomas ao redor do globo. O programa leva a assinatura de Simone Nogueira com o apoio de Diogo Jansen, que uniram suas expertises para que o projeto tomasse corpo. Por outro lado, a Copastur já fechou acordos com os principais fornecedores internacionais. A Copastur consegue conectar todos os seus serviços com as necessidades dos clientes, oferecendo soluções tecnológicas integradas e atendimento emergencial 24 horas, sete vezes por semana. Seus especialistas ainda cuidam das passagens aéreas, acomodações, mobilidade, passeios e verificam todas as especificações exigidas por cada destino. Entre outras facilidades, a TMC ainda possui a assistência de um despachante interno que agiliza os vistos dos seus alunos viajantes. O programa de intercâmbio atenderá não apenas executivos que desejam aperfeiçoar ou iniciar um novo idioma. Ele possuirá ainda estrutura personalizada para receber estudantes em cursos preparatórios para exames, intercâmbio de férias para adolescentes, para famílias, cursos de idiomas com foco profissional e viagens personalizadas para o público 50+.
BELLA DA SEMANA – FERNANDA CAMPOS
Fernanda Campos como você nunca viu! Modelo, blogueira, mentora de cursos Fernanda Campos, é a ruiva que virou a cabeça do nosso craque do futebol mundial! Exclusivamente para o Bella da Semana, agora você vai ver Fernanda Campos nua de uma forma jamais vista em nenhuma plataforma (em fotos, vídeo e a live em 4k cheia de closes). Finalmente iremos descobrir o motivo pelo qual a ruiva virou a cabeça do craque, se tornando assunto mundial. Para a sua melhor apreciação, a Live 4K exclusiva também vai estar disponível. Delicie-se com a Fernanda Campos nua nos mínimos detalhes! Atenção: o ensaio inédito com Fernanda Campos nua já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Reforma tributária aos moldes do atual desgoverno será catastrófica
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Santa Catarina destaca sinergia entre turismo e preservação ambiental
Sofrimento uma via de purificação, e a aflição um meio libertador
Turismo criará 24 milhões de empregos em todo o mundo
Pousos e Decolagens – 831 mil voos foram realizados no Brasil no ano passado
Inovação como estratégia para a geração de fluxo turístico
Flórida tem recorde no número de visitantes internacionais
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário