segunda-feira, 7 de maio de 2012

EXPLORAÇÃO SEXUAL



EXPLORAÇÃO SEXUAL



Enquanto você lê esta nota, desgraçadamente milhões de crianças e adolescentes no Brasil sofrem algum tipo de exploração sexual. São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do país. Para debater o assunto, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em parceria com o Ministério do Turismo, promove o I Seminário Turismo Sustentável e Infância SC. O objetivo é trabalhar a prevenção e o enfrentamento deste tipo de exploração sexual nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. O evento ocorrerá no dia 9 de maio, das 9h às 18h30 no auditório da SOL. Entre os convidados estão o governador Raimundo Colombo, o secretário José Natal Pereira, o Ministro Turismo, Gastão Viera, o presidente Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes, Leonardo Floriano Thives, e a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Joseli Cintra.

TURISMO SUSTENTÁVEL



“É importante para Santa Catarina, estado campeão na preferência dos turistas brasileiros, ter políticas claras de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Infelizmente este não é problema deste ou daquele estado, por isso a importância de trabalharmos em uma rede integrada com sociedade civil, trade turístico e poder público”, afirma o secretário José Natal Pereira.  A ideia deste seminário é apresentar o Programa de Turismo Sustentável e Infância em Santa Catarina para que os programas de enfrentamento contra a exploração sexual nos equipamentos turísticos sejam realizados no estado. A intenção é provocar a integração da rede de combate à E.S.C.A. Muitos estarão presentes no evento, farão o curso de multiplicadores do TSI (também parte do convênio), ao longo do ano nas regiões turísticas. Sete palestrantes irão tratar do tema ao longo do dia. Todas as ações do Programa de Turismo Sustentável e Infância são realizadas por agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.

RIO DO RASTRO

Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Valdir Walendowsky, presidente da SANTUR, e família subiram a Serra pra curtir o calor serrano do Eco Resort Rio do Rastro, tendo como anfitrião o grande Ivan Cascaes. Quem conhece aquilo lá sabe que o lugar é cinematográfico, bem ali na beiradinha do Aparados da Serra. 

HEROÍNA


Anita Garibaldi, esposa do herói italiano Giuseppe Garibaldi e defensora dos ideais republicanas tanto no Brasil como na Itália, foi reconhecida oficialmente como heroína do Brasil. A lei que inscreve o nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria foi publicada no Diário Oficial da União. O nome da heroína será esculpido em aço ao lado do de outros heróis nacionais, como Dom Pedro I e os militares que proclamaram a República, no livro que repousa no Panteão da Praça dos Três Poderes de Brasília. Ana Maria de Jesus Ribeiro, que ficou famosa como Anita Garibaldi, nasceu em 1821 no município catarinense de Laguna, em uma família de imigrantes açorianos.
 
GUERRA DOS FARRAPOS


 Ao lado do marido, participou da chamada Guerra dos Farrapos, que enfrentou as forças do Império brasileiro com os separatistas que haviam então proclamado uma República no Rio Grande do Sul. Foi em 1837 que ela conheceu Giuseppe Garibaldi, que então reforçava os combatentes republicanos no sul do Brasil. Uniu-se ao revolucionário em sua luta por ideais democráticos e liberais na Itália. Anita Garibaldi morreu na Itália em 1848, vítima de febre tifóide após ter combatido ao lado dos italianos contra as forças imperiais austríacas. Como heroína nacional, Anita Garibaldi aparecerá no livro que já contém os nomes de Dom Pedro I, Deodoro da Fonseca, Duque de Caxias, Tiradentes, Santos Dumont e Chico Mendes.
 
JATIÚCA RESORT

Para comemorar o Dia das Mães em grande estilo, nada como levar a mulher mais importante da sua vida para um almoço, charmoso e delicioso, com uma bela vista do mar. Esta é a proposta do Jatiúca Hotéis & Resorts, em Maceió, no domingo (13/05). Com um cardápio especial completo e preços atrativos, o Restaurante Canoas, localizado dentro do complexo se torna a opção ideal tanto para os moradores de Maceió, como para os visitantes. 

 
O menu, criado pelo gerente de alimentos e bebidas, Régis Casse, oferece diversos tipos de saladas, entre elas, Enchilladas verde de Frango (Frango desfiado, cebola, alho, tomate verde, cheiro verde, pimenta de cheiro e tortilha de milho), Mousse de salmão com ervas e Tábua de frios. Para o prato principal, também são várias opções, como o Medalhão de filé com alho porro, Rondelli quatro queijos, Fricassée de cordeiro (Isca de carne, ervas finas, molho demi glace e bacon), e muito mais. Para as sobremesas delícias, como Tartelete de morango, Torta de chocolate, Mil folhas de hortelã, são algumas tentações culinárias para completar a refeição. 

POTENCIALIDADES TURÍSTICAS

 Clique na imagem para ampliá-la

Nos últimos anos, o fluxo de turistas em Pernambuco tem aumentado consideravelmente. No ano passado, o Estado recebeu 4,5 milhões de turistas, um crescimento de 7,05% em relação a 2010, quando 4,2 milhões de pessoas visitaram os principais destinos turísticos pernambucanos. Com o objetivo de incrementar o fluxo de turistas, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, realizará o Workshop Pernambuco é Só Chegar em sete cidades brasileiras com o objetivo de apresentar toda a potencialidade turística do Estado. A primeira cidade a participar do workshop será Campo Grande (MS), nesta terça-feira. Entre os meses de maio e junho, 1.750 agentes e operadores de turismo de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO) serão capacitados para vender Pernambuco como destino de lazer e negócios.
 
WORKSHOP
 
Atualmente, Recife possui voos diários oferecidos por pelo menos quatro companhias aéreas para esses destinos, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. O workshop começa com uma palestra sobre o destino Pernambuco. Em seguida, os agentes e operadores participam de uma rodada de negócios com empresários dos atrativos e equipamentos turísticos do Estado. Por fim, os participantes são convidados a apreciar o melhor da gastronomia e da cultura pernambucana. Os cardápios são assinados por renomados chefes e os shows apresentados por legítimos representantes da música pernambucana. A cenografia do Pernambuco é só chegar segue o mesmo conceito da campanha homônima que apresenta os destinos turísticos em formato de aquarela.

MOSTRA INTERNACIONAL
 
O secretário adjunto de Turismo de Recife, Carlos Braga, representantes do Trade Turístico e autoridades participaram, do café da manhã de lançamento da 7ª Mostra Internacional de Turismo (MIT), no hotel Golden Tulip. O evento, que acontece de 15 a 17 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Brasilturis Jornal, Indes e Associação de Secretários de Turismo (Astur). A Prefeitura do Recife, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realiza uma arena gastronômica temática cuja inspiração vem da Copa do Mundo em que o Recife é cidade-sede. Este ano, a MIT vai homenagear o centenário do músico pernambucano Luiz Gonzaga, com decoração do pavilhão em alusão ao Rei do Baião. Serão mais de cem expositores, entre agências de viagens, operadoras de turismo, companhias de aviação, destinos turísticos, hotéis e prestadores de serviço do setor.
 
FESTIVAL DE TURISMO
 
Com um mês de antecedência, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já tem 100% da sua lotação máxima no número de estandes comercializados. Há, inclusive, uma lista de espera de empresas e entidades interessadas em participar da sétima edição do evento que acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Foz do Iguaçu. Para Paulo Angeli, organizador do evento, os números mostram como o FIT Cataratas já está caminhando para se tornar um dos maiores do Brasil. Entre os nomes já confirmados estão as companhias aéreas TAM, GOL, LAN, TRIP e a SOL Linhas Aéreas, do Paraguai, uma empresa nova que vem pela primeira vez ao evento para lançar os seus produtos.


Os ministérios de Turismo do Brasil e do Uruguai e a Secretaria Nacional do Turismo do Paraguai também já confirmaram participação. Assim como o Sebrae, as fundações de turismo do Mato Grosso do Sul; dos Municípios das Missões do Rio Grande do Sul; de Caldas Novas, em Goiânia; e a EMTURI (Ente Municipal de Turismo, da Argentina). Além das secretarias de turismo do Paraná e de Foz do Iguaçu, também estarão presentes os órgãos de Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e de diversas outras cidades como as paranaenses Ponta Grossa, Rio Negro e Matelândia. Entre as agencias de viagens e operadoras já estão confirmadas a Cinco Elementos, MGM, Cassino Viagens, Omega Tur, FRT, Brasil das Águas Turismo, Caracol e Crucero del Norte, da Argentina. De Foz do Iguaçu, 17 hotéis farão a divulgação de seus produtos durante a feira.

 
FÓRUM DE TURISMO

O II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), evento que acontece no Hotel Jurerê Beach Village em Florianópolis, nos dias 10 e 11 de agosto, abrirá pré-inscrições com desconto para palestras e pacotes com hotel e refeições a partir do dia 14 de maio. Entre os palestrantes convidados para a segunda edição do Fórum já estão confirmados o especialista em Mídias Sociais Gil Giardelli, a ex-presidente da Embratur Jeanine Pires e o professor da PUC/SC Crisomar Souza, que irá discorrer sobre Gerenciamento Turístico em Tempos de Crise. O briefing das palestras e o currículo dos palestrantes estarão disponíveis no site do evento a partir da próxima semana. Para as capacitações, os temas de 2012 serão Guadalajara (México), Turismo Ecológico, Destinos Brasil, Mercosul e Europa.

 
FTN

O II Fórum de Turismo de Negócios tem como propósito divulgar, capacitar e mostrar a importância do turismo de negócios e as suas viabilidades e aplicabilidades em diversos ramos empresariais e de lazer. Para cada participante, a proposta também é garantir o network necessário para fechar acordos, comprar e vender produtos ou serviços. O público estimado para o II Fórum de Turismo de Negócios é de mil participantes profissionais, de áreas ligadas ao turismo e ao comércio exterior, com uma média de 40% de estrangeiros.

sábado, 5 de maio de 2012

PATAGÔNIA FANTÁSTICA



PROGRAMA PATAGÔNIA FANTÁSTICA FOI LANÇADO COM GRANDE SUCESSO NA EMBAIXADA ARGENTINA EM PARIS
 
Com a presença das principais operadoras turísticas francesas que trabalham com o mercado argentino foi lançado na França o programa Patagônia Fantástica.

Clique na imagem para ampliá-la
 
O Embaixador Aldo Ferrer, observou que todos os turistas que visitam a Patagônia ficam maravilhados com a com às paisagens e pela vastidão do território. Já o prefeito de Ushuaia, Federico Sciurano, afirmou que aí estão as condições para recuperar o mercado que se perdeu a partir da crise econômica européia.

Na apresentação, estavam presentes o gerente geral da Aerolineas Argentinas na França e Bruxelas, Jorge Miglioranza, e o delegado do Ministério do Turismo na França, Charles Feeney.

Patagônia Fantástica é um programa que será promovido entre o seguimento turístico europeu para os destinos  patagônicos de Ushuaia - Tierra del Fuego, El Calafate e Puerto Madryn, com um pacote que inclui transporte aéreo e alojamento superior. Patagônia Fantástica aderiu ao Pacto dos Alcaldes, assinado no ano passado na cidade de Ushuaia, para usar como uma plataforma de transmissão em mais de 3.500 cidades europeias. A iniciativa é inédita na Argentina e pressupõe a combinação de ambiente, turismo e soberania.

Após os discursos de abertura de Sciurano e Ferrer, seguiu-se uma apresentação onde foi exibida as fenomenais belezas de toda região, enfatizando o destino mítico. No início dos marinheiros, aventureiros, cientistas, escritores e do popular programa de televisão francês Ushuaia, liderados pelo francês Nicolas Hulot. Também foi ressaltado o compromisso ambiental na região de sensibilização para a desertificação, a retração das geleiras e as mudanças climáticas na Antártida. Nesta segunda-feira, 7 de Maio o Programa Patagônia Fantástica será apresentado na Embaixada da Argentina em Roma, com a participação de cerca de 150 pessoas ligadas ao turismo e meio ambiente. O Embaixador Ferrer, reconheceu que Ushuaia está presente sendo estratégico para um programa turístico para a região, em nome de El Calafate e Puerto Madryn, permitindo que estas cidades sejam destinos nas principais capitais europeias. O prefeito de Ushuaia afirmou que o balanço é extraordinário a partir do momento que a Embaixada se coloca a disposição: "Eu acredito que há um reconhecimento da Patagônia, Ushuaia, em particular como um destino, e é um mercado extraordinário para nossa cidade e região".
Essas iniciativas, devidamente reconhecida pela embaixada, deram condições para Ushuaia recuperar o espaço do mercado que foi perdido com a crise de 2008. "Essas ações serão avaliadas a medio prazo. É um prazer trabalhar com o Ministério Nacional de Turismo, muito mais quando se trata da mão da Chancelaria e quando instituições com o prestígio do CADIC, envolvidos para o desenvolvimento das cidades nas principais capitais da Europa", disse ele. Ele acrescentou: "Ushuaia é, sem dúvida, uma das cidades mais emblemáticas no mundo. Rostos se iluminam quando você diz que é de Ushuaia e que tem a ver com a preocupação de quem quer conhecer este lugar mítico. Sem dúvidas privilegiamos hoje a temática ambiental a partir da assinatura do Pacto dos Alcaldes, que de alguma forma traz-nos uma mensagem que é transmitida para dentro de nós mesmos, temos um lugar único para viver. E nós temos que fazer o máximo esforço para promover tudo o que Ushuaia tem a oferecer ", concluiu. 

Clique na imagem para ampliá-la

O delegado do Ministério do Turismo da Nação, na França, disse que à "Patagônia, na memória coletiva francesa é um mundo. A Argentina é extremamente turística. Tivemos 3 % a mais de turistas franceses do que no ano de 2011 e esperamos que este ano continue assim, apesar da crise internacional.  Tivemos a grande presença do prefeito de Ushuaia, dos maiores operadores e agentes de viagem da França em relação ao mercado argentino e é um imenso prazer para todos nós. Esta é uma maneira de presentear a Patagônia, este projeto ecológico tão importante na França de hoje nos dá um grande orgulho", afirmou.

Clique na imagem para ampliar
 
Feeney, aposta no projeto porque o novo programa "quer trazer turistas para a Patagônia, mas de uma maneira diferente e eu acho que os franceses esperam isso. Alguns operadores disseram que não estavam esperando esta novidade, pois estavam vindo a um evento puramente comercial e turístico e agora cuncluiram que a Argentina tem uma maneira de ver a ecologia e que a França pode ser um elemento positivo para nós" disse.  
 
"Sobre este salto de qualidade turística, que implica em uma maior concientização ecológica, acreditamos que somos a primeira embaixada neste sentido e esse é apenas o pontapé inicial deste movimento, que chamamos de moderno, à Argentina mostrando mais uma vez neste país que estão na vanguarda de um tipo diferente de turismo. Não tenho dúvidas de que o turismo pode ser recuperado  porque o destino Argentina para o francês não é o mesmo que viajar para o Norte de África. É uma viagem um pouco menos acessível, apesar de 79 000 turistas franceses visitaram a Argentina no ano passado e 90% vai para a Patagônia. Ushuaia, Calafate, Península Valdés, continuam a ser um mito e eu estou feliz, como delegado do Ministério, com este grande empurrão, porque eles nos trouxeram ajuda permitindo-nos cumprir essa meta tão importante," disse ele no final da apresentação.

 Clique na imagem para ampliá-la

Finalmente, em uma reportagem de uma revista francesa, na semana passada, Ushuaia foi leita como um dos 10 melhores destinos do mundo para se passar as férias. O gerente geral da Aerolíneas Argentinas na França, qualificou o lançamento so Programa Patagônia Fantástica como extremamente interessante e destacou a ótima recepção que obteve entre os operadores de turismo e agências de viagem de Paris. "Sobre tudo a associação que se fez com o Pacto dos Alcaldes da União Européia e a idéia de por um acento na questão ecológica. Nos anos 80, aqui na França, perguntavam com frequência se na Tierra del Fuego fazia muito calor, entendendo que os descobridores comentavam que era Terra do Fogo por conta do calor. Explicamos então que era justamente ao contrário, fazia-se fogo para esquentar-se e os descobridores, por causa disso denominaram o local como Tierra del Fuego. Passaram muitos anos e este programa é um grande esforço que se fez desde a Aerolíneas Argentinas, com a Secretaría de Turismo por permitir conhecer Ushuaia e Nicolás Hulot, este grande ecologista que inaugurou uma serie televisiva que se chama Ushuaia", lembrou.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Ele acrescentou: "Para os franceses, Ushuaia é sempre uma palavra mágica. Não esqueçam que Antoine de Saint Exupéry fez voos noturnos e o Pequeno Principe teve inspiração na Patagônia. E voando é um predecessor da Aerolineas Argentinas. Então, realmente o slogan Patagônia Fantástica é verdade, porque é mágico." Miglioranza disse que "para todos os europeus, a Patagônia é um sonho, particularmente para os franceses. Uma característica dos franceses é o amor da descoberta, a distância, novos lugares. Vale lembrar que aqui existe até um perfume chamado Ushuaia. A França é o único país europeu que a cada ano aumenta suas visitas à Argentina, apesar da crise. Há um mercado clássico, que é apreciado por estas três cidades, Puerto Madryn, El Calafate e Ushuaia, tanto em grupos como individuais, além de viajem de incentivo, que são utilizadas por exemplo quando um banco pretende recompensar seus clientes em potencial e lhes dão um passeio e os clientes preferenciamente escolhem a Argentina. Estamos em contato constante com todos os operadores turísticos, que são muitos aqui, especialmente os de alto poder aquisitivo para formar programas mais sofisticados. Eu me lembro de ter acompanhado um grupo de incentivo para El Calafate e o Upsala trouxe uma garrafa gigante de champanhe, para ser gelada no gelo glacial. São coisas que saem do comum ".
 
Aerolineas Argentinas é a segunda maior força aérea estrangeira na França. "Estamos aqui desde 1946, muitos antes da Aerolíneas se chamar assim e promovemos os grandes espaços e lugares a descobrir, algo que encanta os franceses", completou o gerente geral da companhia aérea nacional da Argentina.

Las Hajas e los Acebos - clique na imagem para ampliá-la

sexta-feira, 4 de maio de 2012

INFORMATIVO ABIH-SC por Zeni Rates - Abrajet - SC


INFORMATIVO ABIH-SC
por Zeni Rates - Abrajet - SC



Sucesso em mais uma edição do Encatho
abertura
A ABIH-SC comemora o sucesso da 26º Encatho, realizado de 25 a 27 de abril, em Florianópolis, SC. O evento recebeu mais de três mil visitantes de 18 estados e sete países e foi uma grande oportunidade de qualificação, troca de experiências e oportunidade de negócios. Vários eventos paralelos foram realizados: a 26ª Reunião de Hoteleiros; 10º Seminário de Turismo e Hotelaria; 6º Ciclo de Oficinas de Atualização; 4º Simpósio de Governança Hoteleira; 3ª Rodada de Negócios; 2º Fórum de A&B; 2º Fórum de Gestores Comerciais, encontros de entidades nacionais do setor e a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel). A próxima edição está marcada para 07 a 09 de maio de 2013 no mesmo local (CentroSul),em Florianópolis, SC.  


24ª Exprotel
 exprotel

Após a solenidade de abertura, as autoridades inauguraram a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis. A mostra contou com mais de 70 expositores de várias regiões do país que apresentaram uma diversificada linha de produtos, equipamentos e serviços para o setor hoteleiro. A feira é uma oportunidade de atualização tecnológica, realização de negócios, ampliação e reforço de contatos e visibilidade para marcas, produtos e serviços direcionados a um dos setores da economia de maior crescimento no país.


Hotéis x mídias sociais

publico

O tema central do 26º Encatho “A Hotelaria na Era da Informação”, foi debatido no evento pelos participantes com a contribuição de profissionais experientes na área, abordando temas como o uso das novas ferramentas eletrônicas em seus negócios. Na abertura do evento o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz afirmou que “as novas tecnologias despontam como solução e desafio ao empresário que se vê impelido a adotar as novas tecnologias sob risco de ser eliminado do mercado. Não há saída porque o consumidor hoje é tecnologicamente tão ou mais atualizado do que muitas empresas”, alertou.

Reunião de hoteleiros  

renião hoteleiros

A crise da mão de obra, as altas taxas de IPTU e ICMS que incidem sobre o consumo de água e energia elétrica, a necessidade de atualização permanente dos empreendimentos e a sazonalidade, foram os principais itens tratados durante o “Momento Hoteleiro - Troca de Idéias”, no 26º Encatho. O encontro, coordenado por Volnei Koch, diretor de Eventos da entidade, teve a participação de associados, diretores, consultores e representantes do trade. Segundo Volnei, hoje na prática, uma empresa do setor trabalha quatro meses/ano apenas para pagar impostos.


Crise da mão de obra
 publico

A falta de mão de obra para o setor foi o tema que mais mobilizou a platéia, na reunião de hoteleiros, com depoimentos dramáticos sobre a falta de trabalhadores para a hotelaria. Algumas empresas estão importando trabalhadores do Nordeste. Mas a maioria tenta soluções locais. Para Talmir Duarte, pousadeiro e diretor de Pequenos Hotéis e Pousadas da ABIH-SC, falta investimento na formação de mão de obra. Tese contestada pela professora Fabíola Martins dos Santos, do Instituto Federal de Educação (IF-SC). Segundo ela, a instituição oferece cursos gratuitos para formação de camareiras, garçons e outros. Mas faltam candidatos para preencher as vagas.

Sistema de vendas online

cmnet

Negócios online totalmente seguros para hotéis foi a proposta apresentada por Maurício Valente, diretor comercial da Bematech CMNet Soluções, na Oficina “Como um software de gestão hoteleira deve interagir na Web”.  Segundo ele, com o Sistema de Pagamento Online (PSO) é possível gerar boletos com maior eficácia e menor custo para o cliente final, a partir de um cartão de crédito, reduzindo os riscos de fraude. O sistema foi lançado em 2011 em parceria com a Cielo e apresentado aos hoteleiros catarinenses como mais uma opção de sistema de reservas online.

Costão do Santinho e as mídias sociais

 costao

Rubem Régis, diretor comercial do Costão do Santinho foi o responsável pela Oficina “Comercialização: como o Costão do Santinho Resort utiliza a Web”. Segundo ele, o Costão lançou seu primeiro site em 2006, como ferramenta de informação. De 2009 a 2012, começou a mescla do institucional com o comercial. “Mas estamos trabalhando para o site ter como principal ferramenta o varejo, pois cada vez mais a reserva está sendo feita pelo site”, ressaltou. Já nas mídias sociais, o resort conta com dois perfis no Facebook , além de uma FanPage. Relatou também a experiência bem sucedida da empresa com os chamados “clubes de compras coletivas” e que deve ser incrementada.

Internet não é tábua de salvação

 palestra

Na palestra magna “A Hotelaria na Era da Informação”, o professor Cláudio Tomanini, procurou desmistificar alguns conceitos sobre o uso das novas tecnologias e do marketing. “Internet não é tábua de salvação, é uma ferramenta gestão”, alertou. Trabalhar com transparência e envolver a equipe é o caminho para o sucesso, ensinou. “Não é necessário o uso de um computador para gerar conhecimento”, lembrou. Para ele, a falta de informação é que abre as portas à concorrência. Tomanini tem experiência de quatro anos de trabalho na Disney onde aprendeu lições de marketing e processos de trabalho, como a leitura diária, antes do início das atividades, dos princípios que norteiam o trabalho da empresa americana, líder mundial em entretenimento.

Fórum de Gestores Comerciais

cid

O 2º Fórum de Gestores Comerciais teve como mediador o consultor Cid Medeiros Bonifácio que falou das novas ferramentas da Web para comercialização na hoteleira. Para ele, estar conectado e disponível 24h por dia, sete dias por semana é obrigação do gerente comercial. “Vende mais quem faz mais rápido e tem maior disponibilidade”, alertou. Ele surpreendeu o público com uma pergunta que ele mesmo respondeu: o contato e a visita pessoal ainda conta? “Claro que sim. Você tem que conhecer seu cliente pessoalmente, mostrar sua “cara” ao mercado, viajar, gastar a sola do sapato, circular e aparecer. E, não se esqueça de ser no mundo físico o que você é no mundo virtual. Sua imagem é única” afirmou. Ferramentas digitais não substituem o contato pessoal, reforçou.

Como encontrar seu diferencial

Geraldo

 “Como encontrar o seu diferencial”, foi a palestra apresentada por Geraldo Linzmeyer, diretor da cadeia de Hotéis Associados, da Linzmeyer Empreendimentos Hoteleiros Ltda. Ele lembrou que “é preciso ter paixão pelo que se faz”. Mas o principal, destacou, deve ser o esforço constante e a atenção aos detalhes na busca da superação da expectativa do cliente. “Devemos fazer um esforço sobre humano para isso” afirmou, citando itens que precisam de atenção redobrada como limpeza, higiene, arrumação dos quartos e a manutenção. Descobrir o perfil do hóspede também contribui para conquistar a fidelização do cliente. Treinamento constante é outro fator de sucesso, alertou o palestrante citando o exemplo dos atletas. “A receita é treinar, treinar e treinar”.

Rodada de Negócios

rodada

Outra iniciativa do 26º Encatho foi a realização da 3ª Rodada de Negócios com a participação de grandes operadoras, agências e clubes de serviços, com vistas ao incremento na venda do produto hoteleiro e turístico catarinense. Coordenada pelo SEBRAE- SC, a rodada foi um sucesso. Nos dois dias de atividades, foram realizados 145 atendimentos, gerando uma perspectiva de negócios de R$ 1,4 milhões.

Apoios e parcerias

Para a viabilização do 26º a ABIH-SC contou com o apoio de parceiros importantes e imprescindíveis para o sucesso do evento como a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SANTUR, SEBRAE SC, Sistema Fecomércio, imprensa e diversas empresas as quais a entidade promotora agradece.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


Cavalgada das Praias


Um tipo de turismo diferente pelo litoral de Santa Catarina é praticado no Sul de Santa Catarina, coordenado pelo Grupo de Cavaleiros do Clube Regimento Tradicionalista Barriga Verde, do Município de Balneário Arroio do Silva (SC). A primeira Cavalgada das Praias somou aproximadamente 250 quilômetros mantendo a tradição da Cavalgada dos Santos Reis, que completaram 22 edições. Com a participação de mais de 120 cavaleiros, totalizando 180 pessoas entre homens, mulheres e crianças, com o grupo de apoio e foi aberta a qualquer pessoa em boas condições físicas. O trajeto foi de Garopaba a Passo de Torres.
Palavras do presidente do Grupo de Cavaleiros José Tramontin (que também é fotógrafo, advogado e membro da Abrajet/SC)... Palavras do presidente do Grupo de Cavaleiros José Tramontin (que também é fotógrafo, advogado e membro da Abrajet/SC)... " Eu e meus filhos gêmeos Nicolas e Eduardo, percorremos nosso litoral Catarinense, em lugares e paisagens excepcionais que somente a cavalo poderá ser realizada, em trilhas sobre morros, fazendas, lagoas e belas praias. A saída foi da bela Garopaba, passamos pela praia do Siriú, percorremos pelos centros de Paulo Lopes,Imbituba (CTG Treze Guapos), Balsa de Laguna, Jaguaruna (CTG Estância do Retiro), Balneário Esplanada (CTG Querência do Lago Azul), Balneário Torneiro, Balneário Rincão,Ilhas (Içara) e o cartão postal do Morro dos Conventos em Araranguá (CTG Galpão de Estância) ,praias de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Lagoa da Tapera e Passo de Torres, porém diversas paradas foram feitas para descanso das montarias e dos cavalarianos. A chegada da Primeira Cavalgada aconteceu em Passo de Torres cujo objetivo deste evento foi resgatar a tradição dos tropeiros, sempre organizado pela Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina (ver fotos)”.
 
Em toda trajetória receberam apoio das entidades e dos Municípios por onde passaram e no encerramento da Cavalgada foram recepcionados pela Prefeitura Municipal de Passo de Torres, com um suculento churrasco e receberam troféus de participação. A confraternização foi geral. Nova cavalgada para a serra gaúcha foi marcada. Contatos para cavalgar atarvés do e-mail tramontin@contempla.eng.br  ou telefone celular (48) 9985- 1798.
 
PIT STOP* A cidade de Criciúma (SC) convidando para a inscrição dos grupos interessados em participar do 4º Festival Internacional de Danças Folclóricas, Danças Urbanas e Danças de Salão de Criciúma até o dia 30 de maio de 2012. O evento acontecerá de 11 a 15 de setembro de 2012 no Centro de Eventos José Ijair Conti. Site www.festivalfolclorecri.com.br e e-mail contato@festivalfolclorecri.com.br com Sirlei.
 
* Concórdia (SC) em alta! Foram assistir a encenação do espetáculo “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém (PE) e acabaram como figurantes do maior teatro a céu aberto do mundo. A Guia de Turismo Josi Maciel (foto/www.jmturismo.com) depois de passear por Recife, Caruaru e Fernando de Noronha, em Pernambuco, com seu grupo Catarinense ( fotos) vibraram com o convite dos atores (estavam na mesma pousada deles) e, claro, aceitaram e ensaiaram com as roupas do elenco e representaram muito bem. Oswaldo Preis (natural de Forquilhinha-SC) e sua mulher Beloni, com os trajes do espetáculo, pousaram para este colunista,que também estava por lá. Parabéns!
 
* Vem aí a Bionat Expo 2012, a Feira de Produtos Orgânicos Fitoterápicos e Plantas Bioativas. Mostra de Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental.Bionat Cultural, oficinas, painéis, vídeos, exposições e instalações. De 21 a 23 de setembro de 2012. Horário: das 10h às 20 horas. Local: Centro Cultural Usina do Gasômetro-Porto Alegre (RS). Informações no e-mailinfo@bionatexpo.com.br e no site  www.bionatexpo.com.br.
 
* O Secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa (foto), que recentemente recebeu os jornalistas da Abrajet Nacional em seu Estado, foi escolhido o Secretário Estadual de Turismo do Ano, pelo Grupo Travel News, que edita a revista Brasil Travel News, uma das mais tradicionais do segmento turístico. A escolha levou em consideração quatro quesitos: o perfil empreendedor, a capacidade de inovação, o desempenho da atividade e o sucesso nas realizações. A homenagem aconteceu em Campinas (SP) no Royal Palm Plaza Hotel (www.albertofeitosa.com.br).
 
* Trabalhe na Rota Tropical, com sede em Morro de São Paulo na Bahia. A Rota Tropical é uma Agência de Viagens e Operadora e está em contínuo processo de seleção de talentos. Se você quer ter uma experiência profissional única e acredita que possa contribuir com o Projeto da Rota Tropical busque mais informações no www.rotatropical.tur.br e www.morrodesaopaulo.com.br.
 
* Cursos importantes: Aeronáutica. Clique os sites www.fab.mil.br ou www.epcaraer.mil.br. Misticismo clique www.oikos.org.br.  

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com