sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TRADE TURÍSTICO DO SUL DO BRASIL SE REÚNE NO 6º MEETING BETO CARRERO WORLD


TRADE TURÍSTICO DO SUL DO BRASIL SE REÚNE NO 6º MEETING BETO CARRERO WORLD

 
O CEO do Parque Beto Carro World, Rogerio Siqueira, recebeu o presidente da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo, Vinicius Lummertz, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, o Secretário de Turismo de Santa Catarina,  Leonel Pavan e Valdir Valendowsky, Presidente da SANTUR, além dos principais expoentes do trade do Sul do Brasil, para o 6º Meeting Beto Carrero World. A pauta principal evidentemente foi o lançamento do projeto "O SUL É O MEU DESTINO", apresentando aos empresários e dirigentes de órgãos públicos de gestão de turismo dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), detalhes da iniciativa de promoção conjunta.

Rogério Siqueira, considerou uma campanha do trade local. Ele agradeceu o empenho da Embratur e do Ministério do Turismo para que o projeto fosse lançado em tempo recorde. “Queremos como foco principal integrar a região Sul como produto formatado, trazendo junto os principais destinos emissores da região para comercialização nacional e na América Latina”.

Nesses dois dias visitamos três símbolos: a Marina de Itajaí, o Centro de Convenções que está sendo construído em Balneário Camboriú e o Parque do Beto Carrero. O Turismo é isso, trabalhar os símbolos dos destinos para gerar fluxo, movimentar a economia também criar empregos”, declarou Vinicius Lummertz, presidente do Instituto. O presidente da Embratur ressaltou também a oportunidade de segmentar as campanhas de promoção e modernizar a abordagem, realizando de forma conjunta a divulgação dos destinos turísticos. “Se os países europeus fazem divulgação conjunta das suas atrações, por que não realizar esta promoção segmentada no Brasil, que é um país de dimensões continentais?”, reforçou Lummertz na chegada a 6ª Edição do Beto Carrero Meeting, em Penha (SC).

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Entre outros temas, foi debatida também a questão da redução da tributação para importação de equipamentos que são as atrações principais dos parques temáticos, já grande parte dos brinquedos e equipamentos são fabricados no exterior e os altos impostos cobrados no Brasil tornam os investimentos praticamente inviáveis. O Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) ressaltou a importância do setor, que auxilia no crescimento de demanda para outras áreas da economia e do turismo. “Os parques são âncoras do turismo moderno, porque são voltados para turistas de todas as faixas etárias e que movimentam muitos setores da cadeia econômica”, avaliou o presidente do Sindepat, Alain Baldacci.

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A ação “O Sul é o meu destino” faz parte de uma série de campanhas publicitárias lançadas pelo governo federal. A primeira, lançada em dezembro de 2016, promoveu o Nordeste (“O verão chegou. E espera por você no Nordeste”), e, em maio deste ano, foi a vez da Amazônia, com a campanha “Descubra uma nova Amazônia”.


O secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, acredita que a campanha deve incrementar em pelo menos 15% o número de turistas já na próxima temporada de verão. “Os três estados têm uma a mesma sintonia e o mesmo clima. Temos um potencial maior do que qualquer outra região e precisávamos ofertar isso a nível internacional. Neste momento, as pessoas estão escolhendo o seu destino para as férias, por isso a campanha deverá incrementar acima de 15%”, acredita.

Ao participar do lançamento da campanha promocional do Ministério do Turismo e da Embratur, “O Sul é meu destino”, que pretende atrair mais turistas para a região Sul do Brasil, o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, lembrou que essa ação com estados integrados, visa acelerar o crescimento do fluxo turístico para gerar mais empregos e divisas para o Brasil. E destacou que ela será estendida às demais regiões."Atualmente, cerca de 6,6 milhões de turistas estrangeiros visitam o Brasil. Quase um terço deles se dirige aos três estados do Sul, até porque estão muito próximos de países vizinhos, como a Argentina, de onde vem a maioria dos turistas. A iniciativa privada e os entes públicos dos estados se reuniram e resolveram fazer uma divulgação integrada. Estamos apoiando, como vamos apoiar as iniciativas das demais regiões. O Brasil tem muitas opções, é muito rico em ofertas de destinos turísticos. Essa integração regional vai ser boa para todos", comentou Lummertz.

O Ministro Marx Beltrão mostrou às lideranças políticas e ao setor turístico as peças publicitárias que serão mostradas em TV’s e pela internet, em que os estados da região Sul convidam os turistas das outras regiões do Brasil, bem como os estrangeiros (em especial os dos países do Mercosul), a visitar os três estados. "O ministério vai investir R$ 5 milhões na campanha, e a Embratur deverá aplicar o mesmo valor. Além disso, serão feitos vídeos de curta duração para serem exibidos como programas especiais em rede de tevê nacional e internacional." O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lembrou que para o incremento do truísmo doméstico, há uma campanha que abrange inclusive a TV que também tem o mote da promoção regional. O objetivo, segundo ele, é fazer com que o brasileiro viaje mais pelo país em detrimento a destinos internacionais. “Fizemos pesquisa que apontou que 14% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram o Sul. Lançando esta campanha agora, no momento em que as pessoas estão organizando suas férias, acreditamos que este número suba para 25%”,destacou. 

Adriane Brocker (Brocker Turismo), Ministro Marx Beltrão e Eduardo Zorzanelo

Para Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS de Gramado a iniciativa é bem vinda.“O projeto O Sul É o Meu Destino tem por objetivo unificar a Região Sul do Brasil como produto único, ampliando assim o fluxo de turistas domésticos e estrangeiros. O encontro de hoje serviu para debater a relevância do Turismo para alavancar e desenvolver uma região, os destinos e gerar emprego e renda”, destacou

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Além de conhecer os planos de Itajaí para se transformar num polo turístico voltado para o setor náutico (já existe uma marina em funcionamento e o município confirmou a participação, pela terceira vez, como ponto de chegada, no Brasil, da regata Volvo Ocean Race, em que grandes veleiros cruzam o mundo), Lummertz e o ministro visitaram as obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, obra construída em parceria entre governo federal, estadual e municipal. Só a parte do governo federal são R$ 55 milhões, dos quais cerca de R$ 37 milhões já foram repassados. Quase 70% das obras estão concluídas e o ministro comentou que espera que tudo esteja pronto até a próxima temporada de verão.

Segundo Lumertz:  "O turismo de negócios e eventos está crescendo muito. Esse centro de eventos é fundamental para quebrar o problema da sazonalidade dessa região. A maioria absoluta dos turistas vêm aqui para lazer. Com um equipamento desses podemos ter outro tipo de turista. Inclusive internacionais". Lummertz, o ministro e a comitiva também conheceram o projeto de recuperação da praia central de Balneário Camboriú, apresentado pelo prefeito Fabrício Oliveira, que exigirá aplicação de recursos de R$ 100 milhões, parte aplicados pela iniciativa privada.  "Toda a força do turismo da região veio a partir desta praia, que sempre encantou turistas dos demais estados e de outros países. Só que o progresso e a natureza estão reduzindo a faixa de areia. É preciso unir esforços para salvar essa praia", comentou o presidente.

Momento de descontração no encerramento do 6º Meeting Beto Carrero World




quinta-feira, 24 de agosto de 2017

"O SUL É O MEU DESTINO" É LANÇADO EM ITAJAÍ - SANTA CATARINA

"O SUL É O MEU DESTINO" É LANÇADO EM ITAJAÍ - SANTA CATARINA



Foi lançada nesta quinta-feira, 24, em Itajaí-SC, a campanha publicitária “O SUL É O MEU DESTINO”, Campanha nacional elaborada pelo Ministério do Turismo e que divulga atrativos do Sul do país e entra no ar nesta sexta-feira (25). O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, Rogério Siqueira, CEO do Parque Beto Carrero, Leonel Pavan, Secretário de Turismo de Santa Cataruina e o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, participaram do evento que se propõe a divulgar, de maneira integrada, os destinos turísticos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento reuniu o trade de turismo dos três destinos na Marina de Itajaí. Logo após a comitiva seguiu para o Centro de Eventos de Itajaí-SC e o Centro de Eventos de Balneário Camboriú –SC. Na ocasião houve a apresentação do Projeto de Alargamento da Faixa de Areia – Desenvolvimento de Balneário Camboriú.


"Partiu do Ministério do Turismo o pedido para que o lançamento do programa 'O Sul é meu Destino' fosse realizado no complexo náutico catarinense e na cidade de Itajaí. Um reflexo do posicionamento do município que sempre teve o porto como fonte de negócios, mas que está se consolidando como importante destino náutico e turístico brasileiro." 



"O município, que já se posiciona pela construção naval de grande porte ganhou o privilégio de ter uma marina com grande potencial e de alto padrão no setor náutico. Além disso, a cidade será novamente sede da Volvo Ocean Race, o maior evento náutico do mundo. Este encontro é uma oportunidade para divulgar as atrações de Itajaí através do Ministério do Turismo", informou o secretário de turismo de Itajaí Evandro Neiva."



"Fiquei muito entusiasmado quando o Ministro disse que dará todo o apoio possível para que o Congresso aprove o projeto de lei que transforma a Embratur em Agência." afirmou Vinicius Lummertz.



Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, de todos os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 14,4% desejam ir para o Sul. “É justamente neste momento que as pessoas começam a se organizar para viajar no verão. Então, lançar a campanha do Sul do país neste momento, faz com que muitos brasileiros possam escolher a região como destino nas próximas férias e deixe de ir para outros lugares do mundo”, complementou o ministro. Marx Beltrão projeta que a campanha possa gerar um crescimento de 10% no fluxo de visitantes.


O secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, ressaltou a importância de mostrar os diferentes atrativos da região para todos os brasileiros. “O viajante não fica mais muitos dias em um só lugar, ele quer percorrer vários destinos. Agora teremos a oportunidade de mostrar que ele pode ir ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”. O turismo é responsável por 13% do PIB de Santa Catarina.


Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo também revelou que quatro dos dez destinos mais visitados, em 2016, pelos turistas estrangeiros a lazer no Brasil eram do Sul. “Voltada para os viajantes da América Latina, a campanha da Embratur de verão, no valor de R$ 10 milhões, beneficia muito o Sul do Brasil, porque 50% destes turistas vem para os estados da região”, destacou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Com o conceito “Sul. Não dá para contar, tem que conhecer”, a campanha quer atingir jovens, casais, famílias e o turista de negócios. Para cada um desses segmentos, haverá mensagens específicas. Serão anúncios em meios impressos (jornais e revistas), TV e banners em locais estratégicos como metrôs e aeroportos. Nas Redes Sociais, a estratégia publicitária inclui o engajamento de influenciadores digitais e de personalidades nascidas na região.

Serão quatro fases: a primeira com um personagem de grande apelo nacional; a segunda com youtubers que falam para públicos específicos; a terceira, no Twitter, com celebridades nascidas no Sul. O cantor paranaense Michel Teló, a apresentadora gaúcha Renata Fan e a modelo catarinense Mariana Weickert vão interagir pelas redes promovendo seus estados de origem. Na última etapa, alguns dos mais importantes blogueiros de viagem do Brasil vão divulgar os destinos do Sul nos seus canais. A campanha segue até o dia 23 de setembro com foco nas cidades de Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, responsáveis pela emissão de 70% dos turistas brasileiros.

Após o lançamento da campanha, a comitiva seguiu para Camboriú, onde o ministro Marx Beltrão visitou as obras do Centro de Eventos do município. A obra de 35 mil metros quadrados e que terá capacidade para 40 mil pessoas receberá repasses de R$ 55 milhões do Ministério do Turismo, sendo que R$ 37 milhões já foram repassados.


segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PATAGÔNIA FANTÁSTICA PROMOVE WORKSHOP PARA OPERADORAS E AGÊNCIAS DE VIAGENS EM FLORIANÓPOLIS

PATAGÔNIA FANTÁSTICA PROMOVE WORKSHOP PARA OPERADORAS E AGÊNCIAS DE VIAGENS EM FLORIANÓPOLIS

Cristiane Cavalli, Juan Cherañuk e Yanina Martin

Onde o turismo está tendo um aumento de 10% nesta temporada de inverno (Ushuaia - Patagônia Fantástica), por conta dos brasileiros que invadiram desde El Calafate até Ushuaia, a cidade mais astral do planeta e cuja temporada só termina em outubro e com muita neve, A Patagônia Fantástica Ushuaia, El Calafate e Puerto Madryn), desembarcaram nesta segunda-feira, 21, na capital dos catarinenses para workshop (B2B) com agências e operadoras de viagens. 

Vice Consul Octavio La Croce, Secretario de Turismo de Ushuaia Juan Sherañuk, Cristiane Cavalli, Natalia Castagno e seu esposo o Consul Gustavo Coppa, Rosangela Cruz, representante da Aerolineas Argentinas e Eduardo Loch, Presidente da ABAV-SC. 


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O evento foi extremamente prestigiado pelo trade, inclusive pelo Consul Argentino em Santa Catarina Gustavo Coppa, pelo Secretário de turismo de Ushuaia Juan Cherañuk, Rosangela Cruz, representante da Aerolíneas Argentinas e pelo Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV-SC, Eduardo Loch.


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Os workshops e rodadas de negócios são dirigidos exclusivamente aos proprietários de agências e operadoras de viagens e para aqueles que tem o poder de decisão nos negócios. Os mesmos encontros acontecerão em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com vistas para a próxima temporada de verão deles.


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Estiveram em Fklorianópolis as super empresas Criollos Turismo  - Rumbo Sur, Prestigio SRL - Conextur - Latitud Ushuaia, Tierra del Fuego & Aventura - Travel Tips Ushuaia além da Super Heliushuaia, do Tremun Hoteles, Cilene del Faro Apart Hotel e Spa, a casa dos brasileiros em ushuaia, Arakur Hotel & Spa - Los Cauquenes Hotel & Spa, Hotel Altos Ushuaia, Hotel Alto Calafate e Lupama, Canal Fun e Nature.



Para o Consul Argentino, que apoiou e acompanhou todo o evento: "Poder mostrar nossos principais atrativos aos nossos irmãos catarinenses que visitam nosso país principalmente agora no inverno, com nossas estações de esquis completamente nevadas, nos enche de orgulho pois nesta época vocês retribuem as visitas que nós argentinos costumamos fazer todos os verões ao litoral catarinense. Tratamos aqui da união de dois espetaculares destinos, a Patagônia Fantástica e Santa Catarina, cada vez mais próximas."



Já para Juan Scherañuk: "Estar em Florianópolis, essa ilha encantada, que nos enche de prazer, pois também é um destino emblemático a exemplo de Ushuaia. Duas Ilhas com diversas opções de lazer, gastronomia, hotelaria e belezas sem fim. A cada ano estreitamos ainda mais os nossos fortes laços de amizade. Estamos sempre de braços abertos para recebe-los, da mesma maneira que vocês nos recebem a cada ano". 



Já para Cristiane Cavalli, brasileira residente em Ushuaia e responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, a manhã não poderia ter sido melhor: "Tivemos presença maciça do trade catarinense, o que demonstra cada vez mais interesse pelo nosso destino. Em 15 de outubro nossa temporada de inverno termina e começa nossa temporada primavera/verão, com os nossos fenomenais destinos de aventura e o aporte de centenas de cruzeiros internacionais. Nos trás uma imensa alegria ouvir o meu idioma pátrio, o português, pelas ruas de Ushuaia que se prepara a cada temporada para melhor recebê-los.



No dia 23 a capacitação acontece no Hotel Bourbon Convention a partir das 08h30hs. No dia 25 Workshop e rodadas de negócios em São Paulo. No dia 28, no Rio de Janeiro. Os eventos serão após o café da manhã, seguido de rodada de negócios, onde os 15 principais receptivos, hotéis e prestadores de serviços de Ushuaia, Calafate, Trelew e Puerto Madryn apresentarão  excelentes oportunidades de negócios.


Mais informações e reservas para os workshops em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro via e-mail com Cristiane Cavalli: asuntosinternacionales@turismoushuaia.com - capacitacion.ushuaia@gmail.com.

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quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FIACULT RECEBE INSCRIÇÕES DE NOVOS FILMES DO BRASIL, PORTUGAL, ITÁLIA E MÉXICO


Fiacult recebe inscrições de novos filmes do Brasil, Portugal, Itália e México

As inscrições de vídeos no FIACULT continuam abertas até o mês de setembro pelo www.fiacult.com, quando inicia a votação pelo publico pelo site

O FIACULT (Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura e Turismo) recebeu novas inscrições de filmes do Brasil, Portugal, México e Itália que estão disponíveis para visualizações e concorrem nesta 4ª Edição do evento.

No YouTube a página do FIACULT conta com mais de 190 mil visualizações. As produções inscritas garantem sua maior divulgação por meio do site www.fiacult.com, mídias sociais, assessoria de imprensa e mídias dos parceiros de revistas, jornais, sites, blogs, televisões, mailing de mais de 80 mil e-mails entre outros meios de comunicação e marketing. 

Entre as últimas inscrições destaque para o filme de Portugal, “#VISITEOEIRAS”, do Produtor Jorge Pinho. Outra produção portuguesa é de David Mendes, com o filme “A Guardiã de Naturia”.  O vídeo traz  a Naturia, localizada entre as colinas e uma mágica neblina. Reza a lenda que o local é protegido por um espírito criado a partir dos elementos da Natureza. O filme conta a história deste escondido tesouro da Natureza. David Mendes concorre também com o filme “Grândola, Vila Morena”. Trata-se de uma vila portuguesa situada na região do Alentejo Litoral, distrito de Setúbal. O filme apresenta as suas praias de areias douradas e águas cristalinas ambientalmente preservadas que se estendem ao longo de 45 km.

O produtor e Diretor italiano Stéfano Goracci, traz nesta edição do FIACULT o documentário da Távola Italiana, que fala da riqueza do território italiano. O vídeo demonstra através da cobertura televisiva do show de talentos ” A Mesa Italiana na TV ”,  o único programa deste tipo, construido propositalmente para a Távola Italiana, para levar conhecimento para a maioria das cadeias de produções alimentares e do artesanato Italiano.

Já produção brasileira destaque para “O Pará que faz história”. Trata-se de uma série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do Pará, que traz em belas imagens e informação um convite para conhecer alguns dos melhores episódios da memória paraense. Outro filme brasileiro é “Memória do Porto”, um Documentário sobre memórias portuárias do porto de Itajaí (SC).

O 1 Hotel & Homes Cabo traz um comercial criado por Alfa Dog  e Dirigido por Aleph Alighieri para 1Hotels. O vídeo promocional foi desenvolvido em locais diferentes para criar a atmosfera, o estilo da marca e o novo projeto. As inscrições de vídeos no FIACULT continuam abertas até o mês de setembro, quando inicia a votação pelo publico no site. Podem ser realizadas diretamente no site 

.fiacult.com. Podem inscrever os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, produtoras, empresas de publicidade, gastronomia (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Conventions bureaus, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo. Mais informações via e-mail: press@ftnonline.com​.







domingo, 13 de agosto de 2017

BORNO - UMA ÓTIMA SURPRESA NO PAÍS DA BOTA por Aldo Grangeiro

BORNO - UMA ÓTIMA SURPRESA NO PAÍS DA BOTA
por Aldo Grangeiro

Fotos de Giani Mansur


Descobrir, sob o cerco de milhares de imagens e clichês consagrados, o que há de novo em destinos que o próprio editor deste portal já conhece, é uma regra que tem balizado a escolha das pautas do bom jornalismo praticado neste espaço.  

O relato que segue é uma amostra do dedicado trabalho de garimpagem à procura de bons e novos destinos, que tem caracterizado este portal. Exatamente, em busca de novos horizontes, fomos conhecer na Itália uma região engastada nos Alpes Centrais, que a maioria dos leitores provavelmente imagina ser na maior parte do ano uma vastidão gelada, branca, inóspita e quase inacessível. E a surpresa foi avassaladora.


Essas montanhas do nosso imaginário, com idade provável de 10 mil anos depois da Era Glacial, de repente se mostram - neste ardente verão europeu em pleno agosto -, cobertas de viçosos bosques, imensos lagos e trilhas perfeitamente transitáveis. Foi neste belo cenário que descobrimos uma comuna onde vivem dois mil e seiscentos habitantes. Um lugar aprazível. Distante dos conglomerados urbanos repletos de gente estressada. Estamos falando da bucólica Borno, uma das 24 localidades do vasto Valle Camonica em um dos pontos cinematográficos dos Alpes Centrais da Itália. Está a uma hora de Brescia e Bergamo e a uma hora e meia de Milão. 

UM CENÁRIO MONUMENTAL


Nada surpreende mais o visitante do que aquilo que lhe foge às proporções. Eis porque, Borno, escavada num contraforte de uma imensa cadeia de montanhas, é mais do que simplesmente uma bem frequentada estação de esqui, ponto de encontro dos herdeiros das grandes fortunas europeias no início do século e agora atração para os brasileiros interessados em conhecer novas regiões do fascinante país da bota – mas longe das tradicionais e caras rotas turísticas, que são, além de conglomerados de gente nervosa, absolutamente inacessíveis ao bolso da classe média. Podemos dizer que o Vale Camonica é um dos poucos lugares do mundo onde essa desproporção é tão evidente. Talvez por que esteja localizado numa área tão próxima do céu, e Borno mais parece aos olhos dos extasiados visitantes um pedacinho do paraíso.

Tamanho entusiasmo dos viajantes que chegam à província de Bréscia, como o autor deste relato, logo se justifica no trajeto de 10 minutos de acesso à Borno a partir da estação termal Boario Terme. A estrada é asfaltada e em duas pistas. O cenário lembra a Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina – com o detalhe de ser ainda mais íngreme e em vertiginosa subida de 12 km, rasgando imensos paredões verticais, que se erguem a cerca de mil metros de altura brotando do chão como o colossal pé-direito de um salão descoberto. A sensação é de espanto. Um assombro da natureza.

PARA QUALQUER FÔLEGO


As paisagens da região são democráticas: podem ser apreciadas de dentro do carro, desbravadas em caminhadas pelas trilhas ou ainda escaladas em expedições que exigem emoção e profissionalismo. 
A principal atração de Borno no inverno é sua estação de esqui. São 20 km de pistas. Aliás, foi a primeira do Vale Camonica a ser criada com toda a estrutura que o esporte exige. No auge da estação da neve milhares de esquiadores lotam a pequena cidade. E agora, em pleno verão, quando o extenso tapete branco da neve dá lugar para o viçoso verde da época, há atrativos para todos os gostos. 


As ruas estreitas do vilarejo, por exemplo, acolhem as festas populares, transformando o centro da cidade em palco a céu aberto de comemorações que recordam os tempos da Idade Média, de acordo com a milenar cultura local. É pura alegria. Aliado ao festivo clima, quando a população sai às ruas para curtir a chegada do verão, os cafés e restaurantes são um encanto à parte. Há um leque de opções de deliciosas comidas, incluindo carnes, queijos e massas. Ah!...e os vinhos, os puros azeites extra virgem italiano feitos a partir das mais finas oliveiras...tudo dessa enogastronomia é uma louuuuuucura! Os preços são honestos. Por 12 a 50 euros você se alimenta muito bem, e acompanhado. A culinária local faz bem até para a memória. Quem experimenta não esquece jamais.

UMA JÓIA RARA

Outra boa notícia para os milhares brasileiros descendentes de italianos: em Borno quem desejar saber como é possível obter a tão desejada cidadania encontra todas as respostas. Emanuela (Manô) Fornari, advogada, natural de Brusque (SC), residente há 10 anos na Itália, criou um serviço de assistência muito procurado. Numa primeira etapa o interessado envia a documentação e se tudo estiver de acordo com as exigências legais Manô (WhatsApp: +39 329 930 7998; Email:  fornaricidadania@gmail.com) dá início à caminhada em busca do título desejado. Essa primeira etapa é feita gratuitamente.

Pericles Puccini, publicitário, natural de Erechim (RS), residente há 7 anos na Itália, também atua neste trabalho de atendimento aos descendentes. Ele criou uma empresa e até uma escola para quem deseja aprender a língua Italiana, dedicando toda a atenção ao crescente número daqueles que buscam suas raízes de família. Pericles (WhatsApp: + 39 3421076155; Skype: puccini.jr; Facebook: soggiornoitaliano; Email: soggiornoitaliano@outlook.com) assessora brasileiros na conquista do reconhecimento da cidadania jure sanguinis.

PARA SE HOSPEDAR

Uma boa opção para quem deseja conferir in loco e passar alguns deliciosos dias nesta região, e não quer os hotéis tradicionais, é se hospedar nas confortáveis cabanas do Camping Village Boscoblù (www.campingvillageboscoblu.it). São 45000 metros2 em meio a pinheiros seculares em um planalto a 1000 metros de altura. Cabanas de madeira com isolamento absoluto que podem acomodar 2 a 6 pessoas, dependendo do tipo. O camping, situado ao lado das pistas de esqui, que podem ser acessadas num piscar de olhos, permanece aberto o ano todo. No local há uma completa estrutura, incluindo bar, loja, restaurante-pizzaria e conveniência. 

Verde no verão, branca no inverno, Borno é uma terra de contrastes. Um visual surpreendente. Benvenuto!

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

PAINÉIS E PALESTRAS DERAM O TOM NO 2º DIA DO ENCATHO & EXPROTEL NO CENTROSUL EM FLORIANÓPOLIS - SC

PAINÉIS E PALESTRAS DERAM O TOM NO 2º DIA DO ENCATHO & EXPROTEL NO CENTROSUL EM FLORIANÓPOLIS - SC

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O Encatho & Exprotel desta quinta-feira começou com o Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina, momento SENAC, além dos painéis de Terceirização da Operação Hoteleira e Potenciais Turísticos do Sul do País. 

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Logo após o 8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira. Às 18 horas encerrou com homenagens prestados pelos hoteleiros aos seus funcionários destacados e com mais tempo de serviço.


O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz destacou, nesta quinta-feira,  a importância da mobilização dos diversos segmentos do turismo no sentido de migrar propostas para o âmbito político para que o setor possa se tornar mais competitivo e eficiente. “Sem essa participação no cenário político fica bem mais complicado levar adiante programas e projetos como o da transformação da Embratur numa agência de fomento”


Em seguida começou o painel principal do dia tendo como participantes o Presidente da EMBRATUR Vinicius Lummerts, Leonel Pavan, Secretário de Turismo de Santa Catarina e Rogério Siqueira, CEO do Parque Beto Carrero World.


Lummertz lembrou que o Brasil investe apenas 14% do PIB em ações de promoção enquanto os países vizinhos superam a marca de 25%. O dirigente também defendeu a reforma trabalhista como forma de contribuir na formação de um ambiente favorável de negócios. Defendeu o fim da burocratização e citou como exemplo a dificuldade para a criação e liberação de marinas no país.


Também destacou a importância do país investir em campanhas com recursos no exterior. “Agora mesmo vamos estar em Miami buscando parcerias e divulgando o destino e já preparando a campanha de verão. Fechamos uma parceria com o Banco do Brasil e a rede CNN para divulgar o Brasil, pois somos um país desejado que segundo pesquisas é tido como um destino cobiçado pelo turismo internacional”.


O presidente da Embratur enfatizou que o turismo do Brasil deve observar países concorrentes como o Japão que recebe 20 milhões de turistas já tem planos de dobrar esses números. “Temos que investir no setor cada vez mais para sermos competitivos”, adiantou.


Já Leonel Pavan lembrou que a região Sul é fruto de um trabalho de união conjunto da maior importância. “O ministro Marx Beltrão abraçou essa ideia junto com a Embratur sem burocracias. Essa é uma conquista dos catarinenses e de toda região Sul. Precisamos fazer um trabalho conjunto e integrado para oferecer um produto que vá motivar o turista a permanecer mais tempo. Daí a importância dessa oferta cultural e de tantos atrativos naturais”


Pavan admitiu que apesar do potencial da região do Sul, Santa Catarina e os demais estados não tem recebido o mesmo tratamento do Governo dado a outras regiões do país. Já o evento no Beto Carrero, no dia 25, contará com as participações do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, de Valter Patriani, vice-presidente de Produtos, Marketing e Vendas da CVC e de Leonel Pavan, secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura.


Portanto, "O Sul é meu Destino” será lançado oficialmente no próximo dia 25, durante a 6ª edição do Meeting Beto Carrero World, no município de Penha, aqui em Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo CEO do Beto Carrero World e presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Rogério Siqueira.”Esse programa é fantástico porque oferece ao mercado a oferta de produtos com o imenso potencial da região Sul. Vamos apresentar a campanha em paises do Cone Sul ainda em agosto”, adiantou. O dirigente lembrou que o primeiro empresário a pensar no projeto foi o próprio Beto Carrero.


Segundo suas estimativas o valor dos investimentos na campanha pode chegar a R$ 20 milhões, dos quais parte ficará a cargo do Ministério do Turismo. Para o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz o projeto tem tudo para dar certo. “Há uma diversidade de produtos cuja proximidade regional inclui uma oferta fantástica para o mercado internacional”.


Já Magda Bez trouxe os números sobre o ambiente de negócios e a condição que circunscreve o ciclo de vida das empresas. Ela abordou a importância das ações de capacitação de toda a estrutura do setor turístico e assim como Vinicius Lummertz destacou a extrema burocratização dos novos investimentos no turismo nacional e a importância de facilitar as novas oportunidades para que o crescimento do turismo seja mais visível e progressivo. “O ‘Sul é meu destino’ é o primeiro passo para um processo integrado também das entidades que precisam estar juntas e se envolver. Não podemos deixar para os outros fazerem, temos que ir lá e tomar a atitude. Isso é fundamental para a profissionalização do turismo no sul do país, trabalhando em conjunto com os três estados e com o trade turístico”, reiterou Magda Bez.


O presidente do Conselho Estadual de Turismo também destacou durante painel que encerrou a programação desta quinta-feira a importância de trabalhar o mercado de Santa Catarina fora dos períodos de férias, mas sim durante todo o ano. “O próprio Beto Carrero World vem trabalhando de forma integrada com as regiões com potencial turístico para promover o nosso destino”. Segundo ele, o fato da hotelaria ter alcançado taxas de ocupação de 85% é fruto deste trabalho conjunto.


“Devemos fazer do turismo um ambiente de negócios e para isso desde março temos trabalhado com algumas das principais operadoras do país para comercializar nosso destino”, destacou. O painel foi mediado por João Eduardo Amaral Moritz e também contou com as as participações dos presidentes das ABIHs do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também a vice-presidente da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina, Magda Bez.