Aumento de apenas de 36,9% no tráfego aéreo global em 2023 - Foto: Jefferson Severino
O tráfego aéreo global fechou 2023 com apenas um pequeno aumento de 36,9% na comparação com 2022, alcançando assim 94,1% dos níveis pré-pandemia (2019). Os dados são da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que anunciou uma recuperação contínua das viagens aéreas em dezembro de 2023, com alta de 25,3% em relação a dezembro de 2022 e atingindo 97,5% do nível de dezembro de 2019. Já o tráfego do quarto trimestre chegou a 98,2% de 2019, refletindo a forte recuperação no final do ano. Já o tráfego internacional em 2023, por sua vez, aumentou 41,6% face a 2022 e atingiu 88,6% dos níveis de 2019. Em dezembro, a alta foi de 24,2% em relação a dezembro de 2022, atingindo 94,7% dos níveis pré-pandemia O tráfego do quarto trimestre foi de 94,5% de 2019. Já o tráfego doméstico cresceu 30,4% e ficou 3,9% acima do nível do ano de 2019. Em dezembro, a alta foi de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior, 2,3% acima do pré-pandemia. Já o tráfego do quarto trimestre foi 4,4% superior ao mesmo trimestre de 2019.
AMÉRICA LATINA E BRASIL
Enquanto isso, na América Latina, as companhias aéreas registraram um aumento de tráfego de apenas 28,6% em 2023 em relação ao ano inteiro de 2022. A capacidade anual aumentou 25,4% e a taxa de ocupação aumentou 2,1% para 84,7%, a mais alta entre as regiões. A demanda de dezembro, por sua vez, aumentou 26,5% em relação a dezembro de 2022. No caso do Brasil, em dezembro, a demanda subiu só 5,9%, a oferta 0,7% e a taxa de ocupação 4,0%. Logicamente que o preços das passagens aéreas altíssimas no Brasil impedem o crescimento de viagens aéreas e triplicam o volume de viagens rodoviárias que vem bem batendo recorde após recorde. De acordo com Willie Walsh, diretor geral da Iata, e o que nos todos já estamos carecas de saber, “Para maximizar os benefícios das viagens aéreas no mundo pós-pandemia, os governos precisam de adotar uma abordagem estratégica. Isso significa fornecer infraestruturas económicas para satisfazer a procura, incentivar a produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para cumprir o nosso objetivo de zero emissões líquidas de carbono até 2050 e adotar regulamentos que proporcionem uma clara relação custo-benefício. A conclusão da recuperação não deve ser uma desculpa para os governos esquecerem o papel crítico da aviação no aumento da prosperidade e do bem-estar das pessoas e das empresas em todo o mundo”, complementou.
DECADENCIA DO SETOR AÉREO
Tanto é verdade que, a decadência do setor aéreo é devido diretamente a alta dos preços das passagens. Diante disso, o Ministério do Turismo constatou que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro, além dos 74% que prefere o uso do carro pessoal para fazerem viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias. Por meio da pesquisa “Tendências de Turismo”, as belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar. Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais.
Fica claríssimo que a pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca. Por conta do absurdo preços das passagens aéreas, a temporada de verão praticamente terminou. Teremos novamente uma alta no feriadão do carnaval. Enquanto isso, o desgoverno insiste em discursos que não saem do papel. Prometem hoje para descumprirem um não fazerem absolutamente nada amanhã.
Diante disso, a expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro. Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos pelo Brasil, e realiza cerca de 137 mil viagens, das quais o destino final é o interior do país. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas. Vale ainda apontar, que conforto e segurança os os itens de maior interesse, e além disso, o setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi free sem precisar estar cadastrado em nenhum cartão de vantagens.
GOL EM QUEDA
A B3, bolsa do Brasil, informa que excluiu as ações da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A, negociadas sob o ticker GOLL4, de todos os seus índices, nos termos do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3. A decisão ocorre em virtude do pedido de Chapter 11 pela companhia perante o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, bem como das demais repercussões no mercado. A Gol teVE seus títulos excluídos dos índices IBOV, IBRA, IBXX, ICO2, IDVR, IGCT, IGCX, ITAG, IVBX e SMLL ao seu preço de fechamento após o encerramento do pregão regular de 30 de janeiro, sendo sua participação redistribuída proporcionalmente aos demais integrantes da carteira com o pertinente ajuste nos redutores. A GOLL4 segue negociada normalmente, mas passa a ser listada na B3 sob o título de “Outras Condições” a partir do pregão do mesmo dia. Se a GOL tivesse cumprido seu papel de ser a mais barata, e não a mais cara, nada disso teria acontecido. Muito cacique e pouco índio.
HOTELARIA NO BRASIL
Falando nisso, esse elevação dos preços das passagens aéreas correspondem logicamente e quase que diretamente na ocupação hoteleira. Por essas e outras, a hotelaria brasileira registrou alta de apenas 4% na taxa de ocupação, 22,5% na diária média e 27,3% no RevPar no ano de 2023, em comparação com os mesmos doze meses do ano anterior. Os dados fazem parte de um levantamento do inFohb, documento elaborado mensalmente pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). Na segmentação por região, o Sudeste teve alta de 5,1%, o Nordeste de 0,2% e o Norte queda de -1,8%, no quesito taxa de ocupação. Já em relação à diária média, a alta foi de 28,5% para o Centro-Oeste, 23,4% para o Sudeste, 22,6% para o Norte, 18,1% para o Nordeste e 17,2% para o Sul. E em relação ao RevPAR, há percentuais positivos variando entre 18,3% no Nordeste e 34,9% no Centro-Oeste. Para hospedagens nas categorias Econômica (5,5%), Midscale (2,6%) e Upscale (2,5%) foram identificados acréscimo na taxa de ocupação. Já no que tange à diária média para os itens discriminados anteriormente, os índices de crescimento são: Econômico de 19,5%; Midscale, 25,4% e Upscale 25,2%. Vale também destacar, que o RevPAR positivo para estabelecimentos Econômicos ficou em 26,1%, enquanto o Midscale se beneficiou em 28,6% e o Upscale fechou em 28,3%.
O estudo é feito com base nos dados de 530 hotéis de rede associados ao Fohb, os quais somados, representam 83.378 unidades habitacionais (UHs). A análise constatou ainda, que dos 15 principais municípios do país, Vitória (-2,6%), Recife (-0,4%), Fortaleza (-2,5%), Goiânia (-1,6%), Manaus (-3,4%) e Belém (-1,4%) apresentaram queda na taxa de ocupação entre janeiro e dezembro de 2023. Em contrapartida, sob o indicador da diária média, há destaques com valores positivos variando entre 8,1% em Fortaleza e 38,1% em Brasília. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campinas, Salvador, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Manaus e Belém apresentam percentuais acima de 20%. No acumulado dos 12 meses de 2023, o RevPAR teve variações entre 5,4% em Fortaleza e 49% em Brasília. Já São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Salvador, Porto Alegre e Belém apresentaram percentuais acima de 25%.
CASTELO SAINT ANDRES & SEU BAR ESCOCÊS
O Castelo Saint Andrews, na encantadora Gramado (RS), está inaugurando o Pub Saint Andrews: um cocktail bar em estilo escocês. O ambiente, projetado para conforto ainda maior dos hóspedes do Castelo, conta com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo e acomoda até 32 pessoas (14 no bar, oito na área externa e 10 na biblioteca do andar superior, que faz parte do ambiente). O Pub Saint Andrews, além de atender os hóspedes do Castelo, também é aberto à visitantes, possibilitando encontros intimistas, confrarias e pequenos eventos. Com wine dispenser, rótulos consagrados nacionais e internacionais de destilados, cervejas, vinhos e espumantes, e uma ampla variedade do famoso whisky escocês, a carta do bar proporciona uma experiência exclusiva. As opções incluem coquetéis com whisky, bebidas que trazem em sua composição a essência da cidade de Gramado, cervejas e drinks autorais, e ainda porções preparadas com todo o requinte da alta gastronomia do Saint Andrews.
Entre os drinks autorais da carta estão o Special Castle, com gin, Luxardo Bitter Bianco e vinho de mel, pulverizado com aromatizante a base de óleo essencial de tangerina e com favo de mel espetado em um palito sobre a borda, e o Tasty Castle, com Blended Scotch Whisky, Licor 43, gotas de óleo de laranja doce e espuma de Irish Red Ale com toque de cravo, servido coberto com uma cúpula de vidro para defumação com canela em pau. Outro destaque é uma releitura do Pimm’s Cup, que leva Pimm’s n.01, destilado à base de gim com sabor de frutas e ervas, em versão produzida artesanalmente utilizando gim, vermute rosso, triple sec, aperol e um xarope de pepino com hortelã. A carta também terá o drink autoral Serrana Gaúcha, que combina murta da mata, planta nativa gaúcha da família da Quina; licor de araucária, pinheiro nativo da região sul do Brasil; licor de erva mate, típica do chimarrão gaúcho; e grappa, bebida dos colonizadores italianos, muito consumida na Serra.
Seguindo a tradição inglesa, o Pub Saint Andrews traz também a experiência das cervejas inglesas, iniciando com a English Bitter, considerada “The nacional drink of England”. Outras opções são a Stout, estilo muito conhecido graças a Guinness Draught, e a English Indian Pale Ale (ou English IPA), que preenche a lacuna entre o passado e o presente, representando a emoção da cerveja artesanal moderna. Todos os Chopps da carta são exclusivos do Saint Andrews, produzidos pelo mixologista e mestre cervejeiro Gabriel Ramos Sousa, Head Bartender do Pub. O ambiente no Pub traz ainda uma pintura que chama a atenção dos frequentadores do local. A obra chamada “Last Order”, trazida da Inglaterra e de autoria da artista Leigh Banks, mostra de forma descontraída a Santa Ceia formada por ícones do rock. São 13 personalidades da música como John Lennon, Amy Winehouse, Michael Jackson, Bob Marley, entre outros representando a última ceia. “Esforcei-me, além de não poupar nenhum detalhe, trabalhando o tempo necessário (mais de meio ano) para criar esta obra de arte única com o melhor de minhas habilidades, fazendo o mais perfeito possível”, explica a artista. O espaço contempla ainda a releitura da obra Abaporu, de 1928, homenageando a mais famosa pintura de Tarsila do Amaral, com elementos brasileiros, como o amarelo do Sol, o verde do cacto, o azul do céu. Essas cores estão presentes na bandeira do Brasil, de forma que demonstram o aspecto nacionalista dessa pintura. A releitura foi realizada pelo pintor, gravador, desenhista e ilustrador Ciro Cozzolino, natural de São Paulo.
MEIA MARATONA DAS CATARATAS
A 15ª Meia Maratona das Cataratas, a corrida da Maravilha Mundial da Natureza, será realizada em 5 de maio de 2024 (domingo), no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. As inscrições iniciarão no dia 5 de fevereiro, próxima segunda-feira, diretamente pelo site das Cataratas do Iguaçu: cataratasdoiguacu.com.br. As vagas para essa prova inigualável são limitadas a 3 mil corredores. A corrida seguirá tradicionalmente com os seus dois formatos: A Meia Maratona das Cataratas, prova de 21km, e o Desafio de 8km das Cataratas. O percurso será integralmente dentro do Patrimônio Mundial Natural, com duas passagens em frente às Cataratas do Iguaçu. A Meia das Cataratas é uma grande celebração do esporte em conexão com a natureza. Todos os inscritos receberão um kit contendo camiseta, numeração, chip de cronometragem, medalha de participação (ao final da corrida) e descontos especiais para aproveitar os melhores atrativos de Foz do Iguaçu. Os regulamentos da Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km das Cataratas serão divulgados em breve, assim como os prazos e lotes das inscrições para os atletas. Todas as informações da corrida estarão no site oficial das Cataratas do Iguaçu.
ABAV-PR – EXPO TURISMO PARANÁ 2024
A Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) divulgou as primeiras palestras da Expo Turismo Paraná 2024. A ideia do tema “Transformando Experiências: Automação de Marketing na Indústria do Turismo” veio da SendPulse. A proposta da palestra é abrir os olhos dos gestores das agências de viagens sobre o uso da automação de marketing, recurso que pode melhorar a jornada do consumidor. Quem vai proferir a palestra é a gerente de marketing LATAM da SendPulse, Bianca Coscia. A automação de marketing utiliza plataformas para a marca comunicar-se com seus clientes, com base em seus comportamentos, otimizando tempo e dinheiro. Diferente do disparo de e-mail marketing, essa ferramenta ajuda a compreender os interesses dos leads, saber em qual fase do funil de vendas eles estão e segmentar o público tanto por dados cadastrados como pelo comportamento. A tecnologia também realiza ações integradas com as mídias sociais, sites, landing pages e outros canais do marketing digital. Já o Centro Europeu aposta em trazer novidades da gastronomia para o setor, com a palestra “Turismo Gastronômico: tendências e oportunidades para produtos de experiência”. A dupla que irá conduzir essa viagem pelo mundo dos sabores é a agente de viagens e professora de Turismo Raquel Pazini, do Centro Europeu, e o empresário Thiago Paes, criador do site paespelomundo e professor de marketing em turismo no Centro Europeu. Ambas as palestras confirmam a vocação da Expo Turismo Paraná para o B2B do Turismo. A ABAV-PR está organizando outros temas que, em breve, serão divulgados. A Expo Turismo Paraná 2024 tem o patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da BWT Operadora.
SC 401 – TERCEIRA PISTA E CICLOVIAS
Se sair do papel, coisa que NUNCA ACONTECEU EM GOVERNOS ANTERIORES, o governo do Estado de SC pretende licitar a obra de revitalização da SC-401, em Florianópolis, até o final do primeiro semestre. A proposta e o cronograma de execução foram apresentados oficialmente pela Secretaria de Infraestrutura no último dia 31, durante a reunião convocada pelo promotor Daniel Paladino, da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, para discutir o limite da capacidade de tráfego da rodovia. A via recebe cerca de 42 mil veículos por dia durante o ano, número que duplica na época da temporada de verão. Pedalar naquela via é um verdadeiro suicídio. Segundo o coordenador regional de infraestrutura da secretaria, Sidnei Machado, o projeto prevê intervenções em 6,5 km, que vão do cemitério do Itacorubi ao acesso à Santo Antônio de Lisboa. Inclui construção de terceira pista, ciclovias e marginais nos dois sentidos. A previsão é de revitalização e instalação de cinco interseções, localizadas nos acessos ao João Paulo, Cemitério da Paz, Saco Grande, Cacupé e Açores. O ideal mesmo, é a ciclovia do inicio ao fim da SC, protegida por guard rail. Caso contrário nós ciclistas, continuaremos sendo atropelados e mortos.
Pane no motor impede a decolagem do Programa Voa Brasil
Sabe quando o mal fadado programa Voa Brasil vai decolar? Nunca! Eu olho para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e continuo tendo pena desse perdido no ninho petralha. Pouco tempo depois dele afirmar que governo planeja reduzir preço do QAV e criar um fundo de financiamento da aviação, era mais uma vez papo furado. De acordo com o Ministério da Fazenda, um possível desconto nos preços do querosene da aviação (QAV) não deve ser proveniente de isenções fiscais. Como é conveniente agora, a pasta informou que a queda de preço está diretamente ligada à Petrobras. Para a Ministério da Fazenda que só arrecada para bancar os gastos do próprio desgoverno, a redução da cobrança de impostos se torna inviável num momento em que o governo “busca a meta zero de déficit para 2024”, o que todos nós sabemos não não passa de balela.
Por outro lado, o pobre ministro Silvio Costa Filho disse que tem uma reunião marcada com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para buscar auxílio na questão do QAV. Outro ponto relacionado a medida seria um pacote financeiro de R$ 6 bilhões que passaria pelo próprio Ministério da Fazenda e pelo BNDES. Esse pacote financeiro seria uma possível linha de crédito para ajudar as companhias aéreas, mas, segundo aliados ao ministro Fernando Haddad, não há espaço para novas verbas serem liberadas, o que invibializaria o fundo de crédito para as transportadoras. Caso o Ministério da Fazenda não libere, a linha de crédito deverá ser feita junto ao BNDES, que é um fundo das causas perdidas, pois quem paga de fato esta conta, somos nós, uma vez que para esse governo nóssó temos obrigações e deveres e nenhum direito.
MILHAS AÉREAS
Vem aí o Projeto de Lei 2767/23, pra acabar com a farra das cias aéreas e que pretende regulamentar os programas de milhagem. Os programas de milhagem são aqueles em que os clientes acumulam pontos junto a empresas mediante viagens ou compras. Essa pontuação, em geral, é usada para troca por passagens (nacionais ou internacionais) ou assentos mais confortáveis, como acontece com Smiles, TudoAzul e Latam Pass. O Plenário aprovou, em dezembro, urgência para a proposta. Como isso, o texto poderá ser votado nas próximas sessões sem precisar passar antes pelas comissões. O projeto de lei determina regras básicas para os programas de milhagem, como: Prazo mínimo de validade dos pontos deverá ser de três anos; Consumidor deverá ser avisado com antecedência mínima de seis meses do fim do prazo de validade das milhas; Companhia aérea será obrigada a comunicar ao cliente, mensalmente, por meio eletrônico, o total de pontos acumulados; O total de pontos necessários para resgate de passagens deverá ser fixado nos locais de venda e no endereço eletrônico; A pontuação necessária para resgate de passagens para um mesmo trecho não poderá ultrapassar o dobro daquela nos meses de menor movimento; Taxas cobradas para emissão de passagens resgatadas não poderão exceder aquelas praticadas na emissão dos bilhetes regulares.
BRASILEIRO VAI VIAJAR
Falando nisso, mais da metade dos brasileiros espera investir mais em viagens de lazer nos próximos seis meses. Essa, aliás, foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG), compartilhada pela FecomercioSP. A preferência supera outras 33 categorias, como aquisições de roupas e produtos de luxo, idas a shows e spas e compra de bebidas alcoólicas. Nos dados apresentados por Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, em reunião do Conselho de Turismo da FecomercioSP, as viagens corporativas também apareceram entre as intenções de gastos. A modalidade ficou no 15º lugar da lista nacional, ainda acima de cinema e reformas de casa. Os setores com boas perspectivas para 2024 são: Hotéis (lazer e corporativo); Locação de carros (corporativo); Agências de viagens (on e offline); Locação de carros para lazer, que deve manter estabilidade após o forte crescimento dos últimos anos.
VIAGENS DE CARRO
O Ministério do Turismo, por meio da pesquisa “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas de todo país, constatou que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro, além dos 74% que prefere o uso do carro pessoal para fazerem viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias. Belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar. Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais. A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil.
A expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro. Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos pelo Brasil, e realiza cerca de 137 mil viagens, das quais o destino final é o interior do país. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas. Vale ainda apontar, que conforto e segurança os os itens de maior interesse, e além disso, o setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi.
MERCADO OTIMISTA PARA A HOTELARIA
O estudo “Orçamentos Hoteleiros 2024“, realizado pela Noctua Advisory, apresenta um cenário otimista para o mercado hoteleiro. Mais de 425 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts e outros empreendimentos, participaram, proporcionando uma visão abrangente. Comparado a 2022, observou-se um crescimento de 34% na diária média em algumas regiões, impulsionado pela expansão de shows e eventos culturais e corporativos, especialmente em cidades como São Paulo. Já o estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) revela que em 2024, 64% dos brasileiros que normalmente viajam planejam aumentar os gastos com viagens de lazer. Além disso, 44% esperam aumentar os gastos com viagens corporativas.
O país destaca-se internacionalmente, ocupando a 1ª posição na propensão a aumentar gastos com viagens de lazer entre 34 categorias avaliadas globalmente. Diante disso, é mais do que necessário que a hotelaria foque na experiência do viajante, fortaleça seus canais digitais, personalize serviços e invista em marketing e no crescimento de serviços e produtos adjacentes. Para além de ter um simples orçamento anual para cada área do hotel, com tantas mudanças acontecendo no mundo é preciso fazer um acompanhamento orçamentário estratégico ao longo do ano e se adaptar conforme as tendências. Ficar de fora é simplesmente perder mercado.
35º ENCATHO & EXPROTEL
Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO & EXPROTEL será realizado de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis, com o tema central “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”. O evento que é sucesso de público, negócios e relacionamento entre os profissionais, empresários e fornecedores do setor promete surpreender novamente os participantes. Nesta quarta-feira as organizadoras do Encatho & Exprotel, Juliana Bossi Castro e Josiane Castilhos estiveram em reunião de alinhamento com a Assessora de comunicação do evento, Vania Monteiro. Para a edição 2024 estão disponíveis para comercialização 86 estandes, nas opções de área livre e montagem básica. Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, o espaço é uma excelente oportunidade de bons negócios. A Exprotel é reduto de negócios, mas também de prospecção e relacionamento. Temos expositores nacionais que participam para lançar produtos com foco em ampliar sua carteira de clientes na região sul do país, bem como, empresas tradicionais do meio que já participam desde as primeiras edições da feira, justamente para manter o relacionamento com o atual cliente e, é claro, sempre em busca de novos consumidores. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do fone: (48) 3222-8492, pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659.
VISIT IGUASSU
Visit Iguassu Convention já tem nova diretoria. Composta por 18 integrantes, o empresário Jaime Mendes, do Del Rey Quality Hotel, irá presidir a instituição no biênio 2024/2025. Na atual gestão, Jaime é o Diretor-Administrativo e, anteriormente, já ocupou outros cargos no Instituto de Promoção Turística do Iguaçu – que é mantido e formado 100% pela iniciativa privada através de 110 empresas de Foz do Iguaçu Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, dentre elas, hotéis, atrativos turísticos, gastronomia, empresas de serviços para eventos, agências de viagens, comércio, shopping centers, cassinos, entre outros segmentos de empresas privadas que entregam produtos e serviços turísticos no Destino Iguaçu. Felipe Gonzalez da Cassinotur Receptivo, passa a ser o Diretor de Relacionamento. Felipe Gonzalez comandou a entidade por duas gestões consecutivas 2020-2021 e 2022-2023 e destacou que o período foi marcado pelo foco no crescimento turístico da região trinacional. “Nesses quatros anos em que estive à frente do Visit Iguassu, pude ver de perto o quanto a marca do Destino tem rodado o mundo e o quanto estamos indo cada vez mais longe. O Instituto que comemorou 15 anos de atividade mostra, a cada ano que seu trabalho tem começo, meio e não tem fim”, reiterou. Gonzalez agradeceu aos associados, à equipe do Visit Iguassu, aos parceiros do trade e profissionais do Destino pelo apoio, pelo trabalho conjunto e profissional. “Desejo ao futuro presidente, Jaime Mendes, sucesso e prosperidade nas ações que serão realizadas pela instituição a partir de 1º de janeiro de 2024”, completou Felipe.
Conforme determina o estatuto da entidade, além da eleição da nova diretoria, o Visit Iguassu apresentou aos seus associados, o Plano de Ação para 2024. Entre as metas para o próximo ano, estão a captação de 30 novos eventos para serem realizados entre 2024 e 2028, mantendo assim o Destino Iguaçu em terceiro lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais no país. Estão previstas participações em feiras na Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Panamá e Argentina para posicionamento do Destino Iguaçu no segmento MICE, sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Visitas de familiarização com clientes corporativos, associativos e de incentivos; sensibilização de entidades promotoras de eventos e presença em eventos nacionais também estão no radar da fundação. A estratégia do Departamento de Visitors contempla a capacitação de dois mil agentes de viagens nacionais e mil agentes de viagens internacionais para ampliar a permanência de visitantes e atualizar os pacotes internacionais. Outra prioridade é a participação em 13 eventos nacionais e internacionais para promover o Destino Iguaçu nos mercados nacionais e internacionais. Na área de Comunicação e Marketing, a agenda de trabalho para 2024 consiste no incremento do projeto Influencers Experience que traz influenciadores, celebridades e criadores de conteúdo para o Destino; realização de presstrips com jornalistas especializados; e produções de TV, a exemplo do que foi realizado em 2023.
CARNAVAL NAS CATARATAS
Falando nisso, o Parque Nacional do Iguaçu está com programação especial para o feriadão de carnaval. Pensando em uma melhor experiência para os visitantes, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, de sábado a terça-feira (10 a 13 de fevereiro de 2024). Além do horário ampliado, o parque terá surpresas para os visitantes nos quatro dias do feriadão de carnaval. São esperadas mais de 42 mil pessoas na Maravilha Mundial da Natureza. O feriado prolongado permite uma folga maior para os turistas e moradores aproveitarem as atrações da unidade de conservação, com mais tempo e oportunidades de imersão na natureza. Para aqueles que preferem mais tranquilidade, o dia recomendado é a segunda-feira, 12 de fevereiro. Os melhores horários para visitação são das 8h às 8h30 e das 14h às 16h. Celebração de carnaval – Durante o feriadão, os visitantes que se maravilharem com a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu poderão desfrutar uma experiência ainda mais envolvente, repleta de atividades especiais. Os turistas terão a oportunidade de vivenciar momentos animados ao som de música ao vivo, com apresentações de marchinhas de carnaval, criando uma atmosfera de folia no parque. Para proporcionar entretenimento para toda a família, também serão oferecidas sessões de pintura facial. A aquisição dos ingressos é on-line pelo site cataratasdoiguacu.com.br, com escolha de dia e horário para visita. Na compra on-line, o visitante garante mais comodidade, evitando filas e recebendo descontos em serviços específicos da unidade, como restaurante e guarda-volumes. É possível reagendar com cadastro no site e conforme disponibilidade.
SOMMERS FESTIVAL BLUMENAU
O período de verão em Santa Catarina recebe um grande festival de música com artistas nacionais, mas também com espaço reservado para a cultura germânica. O Parque Vila Germânica será transformado nesses três dias, com um evento para todos os gostos e estilos. Trata-se do aguardado Sommer Festival que acontece a parftir desta quinta-feira, 1º de fevereirro e segue até o dia 03. O Sommer Festival será uma celebração única, unindo a tradição cultural de Blumenau com a diversidade musical de renomados artistas brasileiros. O festival vem para ficar e se tornar uma excelente opção para os turistas que estão no litoral catarinense. O primeiro dia do festival contará com a banda Titãs que apresentará o show “OLHO FURTA-COR”. A banda de rock formada na cidade de São Paulo, trará para Blumenau todo o repertório de sucesso obtido nos 40 anos de carreira. Os Titãs celebram 40 anos de carreira e, após a gravação do disco Olho Furta-cor, produzido por Sérgio Fouad e Rick Bonadio com 14 músicas inéditas, voltam com força total. No dia 2 de fevereiro será a vez da Turma do Pagode abrir a noite e fazer a festa no Parque Vila Germânica. Na mesma noite também teremos outra grande atração nacional, MC Daniel. O último dia de Sommer Festival reserva o grande show com o cantor sertanejo Luan Santana. Os ingressos para os shows nacionais já estão à venda, oferecendo opções de inteira, meia-entrada e a opção de ingresso solidário, que inclui a doação de 1kg de alimento para beneficiar instituições de caridade locais. Além disso, na sexta-feira e sábado há opção de área Premium com open bar. O evento abre a partir das 19h30 e contará, além dos artistas nacionais, com outras atrações musicais. Os ingressos para o eventojá estão disponíveis. A compra antecipada pode ser feita no site. Mais informações você pode encontrar no perfil oficial do evento no instagram @sommer.festival.