segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

PROMOÇÃO CONJUNTA SERÁ UM MARCO ENTRE BRASIL E ARGENTINA

PROMOÇÃO CONJUNTA SERÁ UM MARCO ENTRE BRASIL E ARGENTINA

Embratur, Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu e Ministério do Turismo da Argentina decidem promover as Cataratas em evento na China

Representantes brasileiros e argentinos na reunião de apresentação do destino para promoção na China, na FITUR 2018 

As Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo, será destacada na ITB China, que será realizada em maio deste ano. A proposta de ação conjunta de promoção foi apresenta em reunião nesta quinta-feira (18), na FITUR Madrid, entre o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira; ministro de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, e secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla. 

“A Embratur e o Ministério do Turismo brasileiro estão empenhados em atrair os viajantes chineses, que são mais de 130 milhões, mas pouco mais de 100 mil chegam aos nossos países. Esperamos avançar nessa questão, já que Brasil e Argentina compartilham esse grande destino, que são as Cataratas”, destacou Gilson Lira. 

Para o secretário de Foz do Iguaçu, a promoção conjunta será um marco na relação entre Brasil e Argentina. “As Cataratas do Iguaçu são um patrimônio indivisível, compartilhado entre os dois países. Esperamos que a parceria gere bons resultados”, disse Piolla. 



As conversas entre os representantes dos governos das duas nações sobre o tema vêm acontecendo há dois anos. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, acredita que os países estão maduros para esta inciativa. "O mercado chinês é muito grande e vem crescendo. Temos o problema da distância, mas com iniciativa conjunta fica tudo mais simples, como menor custo e logística simplificada. Desde o início, tanto nós quanto o ministro Santos considerávamos que, se quando os viajantes asiáticos ou americanos que vão para a Europa visitam dois ou mais países, porque não oferecer o mesmo na América do Sul?", resumiu Lummertz. 

Ações da FITUR


Desde o dia 20 de dezembro do ano passado, a AirEuropa opera a nova rota entre Madri e Recife, sendo a única a oferecer esta conexão direta entre os destinos. Para promover esses voos e alavancar as vendas, a companhia aérea e a Embratur estão firmando um acordo de promoção conjunta. 

De acordo com o diretor da Embratur Gilson Lira, o projeto está sendo desenhado e entre as ações propostas estão workshops, press trips e famtours. As ações serão focadas no mercado espanhol em parceria entre o Instituto e a Embaixada do Brasil na Espanha.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

ABIH-SC SE REÚNE PARA TRATAR DO ENCATHO & EXPROTEL 2018

ABIH-SC SE REÚNE PARA TRATAR DO ENCATHO & EXPROTEL 2018


A diretoria da ABIH-SC realizou a primeira reunião do ano para deliberar exclusivamente sobre as ações que envolvem a organização do tradicional Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel, que, neste ano, acontece de 24 a 26 de Julho, no CentroSul, em Florianópolis com o tema central “Pessoas & Tecnologia na Hotelaria”.


Entre os assuntos que foram pauta da reunião estavam o início da comercialização da tradicional Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria e Turismo – EXPROTEL, orçamento geral do evento e uma prévia da programação que, assim como em anos anteriores, inclui ciclo de palestras, 9º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, Fórum de Alimentos & Bebidas (A&B), Fórum das Instituições de Ensino, Momento Hoteleiro e Palestra Magna. Também foram lançados alguns nomes para receber os tradicionais prêmios “Maria Helena Petry Makowiecky” e “João Eduardo Amaral Moritz”, que evidenciam a atuação de destaque no turismo catarinense durante o ano de 2017 de uma personalidade feminina e masculina que serão votados, posteriormente, em reunião do Conselho Deliberativo da entidade.

ENCATHO

Em sua 31ª edição, o evento reforça ainda mais sua importância reúne os grandes nomes da hotelaria nacional, oportunizando negócios, qualificação, conhecimento das novidades em produtos e serviços, atualização na operação, networking, além da divulgação das potencialidades do turismo nacional.


Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti: “O setor é altamente dependente da tecnologia e precisa estar se atualizando constantemente para atender seus hóspedes e visitantes nos destinos, no entanto, o turismo envolve pessoas interagindo com pessoas, e a tecnologia não proporciona o calor humano das experiências que serão levadas para casa”, afirmou ele ao justificar a importância do tema deste ano.


Para a Diretora de Eventos e Capacitação, a Relações Públicas Lara Perdigão, o evento cresce a cada edição justamente por englobar atividades de grande valor tanto para profissionais, quanto para empresários. “Funcionários devem ser bem treinados para o uso da tecnologia. A tecnologia por si só não é tão boa quando as pessoas que a operam não estão à altura da tarefa, ou estão usando indevidamente a tecnologia e criando mais problemas do que resolvendo”, evidenciou Lara.

A EXPROTEL


A Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo – Exprotel, que é uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos e serviços para os empresários do setor na região sul do país, a partir desta data, também começa ser comercializada.


Responsável pela comercialização da feira, Juliana Bossi Castro já comemora: “O lançamento do evento ainda em 2017 permitiu que muitas empresas incluíssem o evento no planejamento de 2018. Já tenho uma lista de contratos que serão emitidos nos próximos dias dos tradicionais expositores e ícones do setor, bem como, de novas empresas que chegam para complementar as inúmeras opções que a Exprotel disponibiliza aos visitantes”.


A ABIH-SC quer colocar em evidência, nesta 31ª edição, que a tecnologia é fundamental e está presente em quase todos os aspectos que envolvem a experiência de um hóspede em um destino, começando pela compra através das OTA’s, passando pelo Check-in e Check-out facilitados, acessos aos apartamentos, segurança e privacidade, solicitação de serviços, entre tanto outros itens que proporcionam conveniência, velocidade e precisão. Mas é preciso lembrar que tão importante quanto a tecnologia são as pessoas bem treinadas e capacitadas a extrair o máximo do potencial de cada recurso.  


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

COLHEITA DA MAÇÃ – ABERTURA OFICIAL OCORRE NO PRÓXIMO DIA 29 DE JANEIRO

COLHEITA DA MAÇÃ – ABERTURA OFICIAL OCORRE NO PRÓXIMO DIA 29 DE JANEIRO

Packing House empresa Fischer - Foto: Andréa Melo

O município de Fraiburgo e a Associação dos Fruticultores - AFF realizam no dia 29 de janeiro ato que marca a Abertura Oficial da Colheita da Maçã. O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Maçã - ABPM, Associação Empresarial de Fraiburgo – Aciaf, Epagri e Rota da Amizade.

Foto: Padu Willimann

A programação prevê visita ao pomar da empresa Pomagri, às 9h30, às 10h30 terá início o ato solene, e após o almoço, visita ao Packing House da empresa Fischer.

Foto: Padu Willimann

Conhecida nacionalmente como Terra da Maçã, Fraiburgo é hoje responsável por 20% da produção nacional e este índice pode ser elevado para 30%. Isto porque, segundo a AFF – Associação dos Fruticultores de Fraiburgo, as empresas produtoras trazem o equivalente a 10% da produção nacional de outras regiões, para a armazenagem, beneficiamento e venda no mercado interno e
externo. Em termos de produção no Estado, a região de Fraiburgo alcança uma representatividade estimada em 30%.


Neste ano, projeta-se uma safra nacional entre 1 milhão e 1,2 milhão em toneladas, sendo o Estado catarinense responsável por aproximadamente 60% dessa produção. Vale ressaltar que a colheita da variedade Gala, que responde por 70% do volume de produção em Fraiburgo, já iniciou e deve se intensificar a partir de 22 de janeiro. Em março inicia a colheita da variedade Fuji. Ambas representam cerca de 95% da safra fraiburguense.

Fuji e Gala também são as cultivares mais colhidas no país. Conforme levantamento da ABPM a produção de Gala é estimada tradicionalmente entre 50% e 60% da produção, enquanto que a Fuji abocanha 30% a 40% do mercado nacional.




CINCO MOTIVOS PARA ESCOLHER BALNEÁRIO DE PIÇARRAS PARA PASSAR O VERÃO

CINCO MOTIVOS PARA ESCOLHER BALNEÁRIO DE PIÇARRAS PARA PASSAR O VERÃO



Quem gosta de natureza, proximidade com o mar e com a Mata Atlântica, segurança para a família e dezenas de possibilidades de atrações para dias intensos ou de descanso, encontra em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, o lugar ideal para curtir o Verão. Emoldurada por castanheiras centenárias, a orla proporciona caminhadas e passeios ciclísticos que criam oportunidades únicas. No Atlântico, as ilhas servem de cenário e são cercadas de lendas e costões rochosos, refúgio natural de várias espécies e pontos excelentes para pesca. Mas, além destes, cinco motivos específicos convencem os turistas a conhecer de perto a cidade que recém-completou 54 anos de emancipação:

Balneabilidade


Há alguns anos os índices de balneabilidade gerados pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) são positivos para Balneário Piçarras. Todas as praias se mantém 100% próprias para banho, uma das poucas cidades com todos os pontos próprios para banho do litoral catarinense. São cerca de sete quilômetros de orla totalmente em condições das atividades aquáticas e mesmo na areia, sem risco à saúde de quem adora aproveitar cada momento da estação ao ar livre na beira do mar. 

Público familiar

Com 54 anos de emancipação, Balneário Piçarras tem se desenvolvido de maneira planejada nos últimos tempos. Com isso, diversas famílias, principalmente de outras cidades de Santa Catarina ou do Paraná, mantêm no município casas de veraneio. “A cidade também tem aumentado a população fixa, com casais e filhos adolescentes ou crianças, o que tem motivado uma programação de Verão para toda a família”, esclarece a secretária de Turismo, Susan Correa.  

Facilidade de acesso

O município cortado pela BR-101 tem a região litorânea muito próxima aos acessos da cidade. Quem chega por terra, vindo do Oeste Catarinense (pela BR-470), ou Sul Catarinense (BR-101) tem a sorte de estar no contra fluxo normal desta época do ano em Santa Catarina. Quem está vindo do Norte ou do Paraná, acaba chegando primeiro a Balneário Piçarras, antecipando a diversão. Quem vem pelo ar, desembarca em Navegantes e segue pelas estradas locais litorâneas. 

Atividades da Arena Sesc Verão

Balneário Piçarras foi uma das seis cidades catarinenses escolhida para a programação do Sesc Verão. A estrutura é montada próximo ao Molhe Central, com atrações entre 12 a 28 de janeiro. São atividades para toda a família, com programação cultural, esportiva, de bem-estar, lazer e saúde. Pessoas de todas as idades podem usufruir gratuitamente. A programação contempla o espetáculo circense La Conquista (20/1) e show nacional com Dazaranha (26/1).

Infraestrutura da praia



Com um calçadão de cerca de quatro quilômetros na principal praia, mais sete quilômetros de praias diferentes entre si, fazem de Balneário Piçarras um dos destinos principais tanto para quem busca descanso e tranquilidade quanto para aqueles que optam por agito ou atividades esportivas. Além disso, mantém uma infraestrutura voltada para o turismo com hotéis, pousadas, bares, cafés e restaurantes que oferecem uma diversificada gastronomia.

Programação de Verão em Balneário Piçarras

Além destes incríveis cinco motivos enumerados acima, para bem receber os visitantes e garantir satisfação dos moradores, a Secretaria de Turismo organizou uma intensa programação para o período que vai até depois do Carnaval. São atrações artísticas, culturais, esportivas, de saúde e lazer. Confira o que espera por você em Balneário Piçarras.

Esporte Verão

De 2 de janeiro a 13 de fevereiro

Serão 15 modalidades esportivas acompanhadas por monitores e profissionais da área em dois pontos da praia (próximo ao Molhe Norte, na descida da Avenida Getúlio Vargas), e no Itacolomi (próximo ao Posto 7, na descida do Hotel Candeias).

Feira de Verão de Artesanato

Até 13 de fevereiro, das 17h às 24h

Os artesãos recepcionam os visitantes diariamente na Avenida Beira-Mar, ao lado do restaurante Capitão. 

17ª Travessia a Nado

Dia 14 de janeiro, 9h – Molhe Norte. As inscrições devem ser feitas no www.correrenadar.com.br 

Balneoterapia

A partir de 24 de janeiro, 8h, no Molhe Norte

A sessão de terapia Lian Gong (técnica chinesa de alongamento, com a naturóloga, Priscilla Cardoso Jorge) leva 30 minutos, seguido de caminhada até o Molhe Central para a aula de hidroginástica com a educadora física, Irene Borba. A balneoterapia é a terapia através do banho do mar que estimula a circulação sanguínea, ativa o retorno venoso e sistema linfático, diminui o cansaço e edemas nas pernas, diminui as varizes e favorece a amplitude respiratória. 

Arena Sesc Verão

De 12 a 28 de janeiro, das 8h30min às 19h30min, com espaço bem-estar, quadras esportivas, jogos de todo mundo, jogos de mesa, pirâmides de bambu, circuito de aventura, recreação esportiva, slakline, espirobol, empréstimo de frescobol, jogos, brinquedos e brinquedoteca. Confira a programação diária aqui http://bit.ly/veraoBP 

Campeonato de Futebol de Areia

A partir de 23 de janeiro, todas as terças, quintas e sextas-feiras na Arena Norte 

Maraton Balneário Piçarras

Dia 18 de fevereiro, com largada às 9h no Molhe Norte. As inscrições devem ser feitas em www.ciclismosc.com.br 

Carnaval

De 10 a 13 de fevereiro

A programação está sendo finalizada e prevê diferentes atrações no Molhe Central da orla.


EMBRATUR ACREDITA EM MAIS NEGÓCIOS PARA O BRASIL NA FITUR 2018

EMBRATUR ACREDITA EM MAIS NEGÓCIOS PARA O BRASIL NA FITUR 2018


Com a próxima edição da feira, em Madri, Instituto espera resultados ainda melhores que no ano passado para o trade presente no estande do País 


A participação do Brasil na 38ª edição da FITUR Espanha, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, será marcada pela exposição de oito destinos, que ministrarão capacitações para agências do trade espanhol. Organizadas pela Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), as apresentações serão divididas em dois dias da feira, que acontece entre 17 e 21 de janeiro, em Madri. Além dos representantes das regiões, 15 empresas privadas estarão no estande do Instituto para a promoção de multiprodutos turísticos brasileiros. 

A Embratur trabalha com a expectativa de resultados ainda melhores que do ano passado. De acordo com a Coordenação-Geral de Promoção e Eventos do Instituto, a projeção de retorno sobre o investimento na FITUR 2017 foi de mais de 130 vezes. “Ou seja, o Instituto investiu cerca de R$ 772 mil para a participação na feira e foram gerados mais de R$ 106 milhões em negócios para o País”, explica o coordenador da área, Diego Feijó. 


Durante a FITUR 2018, além da apresentação e capacitação das regiões, o estande do Brasil irá oferece um coquetel que consagrará a cidade de São Paulo como capital Ibero-Americana da gastronomia. Haverá, também, uma amostra da culinária brasileira no espaço da Embratur. 

De acordo com a técnica do Instituto Raíssa Neumann, o objetivo é acompanhar as tendências de crescimento do turismo internacional do mercado espanhol, além de oferecer oportunidades para divulgar produtos e destinos brasileiros. “Entre os países europeus, a Espanha ocupa a 6ª posição na lista dos que mais visitam o Brasil, por isso é classificado com um dos prioritários das ações da Embratur. Com essa participação, iremos promover os nossos destinos turísticos, principalmente nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura e cultura, os mais procurados pelo turista espanhol. Buscaremos, também, expandir parcerias e alianças que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística brasileira”, comentou. 

Além dos estados, o estande do Instituto será integrado por representantes da hotelaria, operadores de turismo, companhias aéreas e organizações do turismo brasileiro. 

Ações internacionais 


O calendário de eventos da Embratur começou no dia 9 de janeiro na Vakantiebeurs, a chamada Feira de Turismo de Utrecht, que ocorre na Holanda. O Instituto apoia a participação de destinos brasileiros, com o fornecimento de material de promoção e divulgação de atrativos. O evento aconteceu até domingo (14).

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

USHUAIA E JOÃO PESSOA - QUANDO OS EXTREMOS SE ENCONTRAM

USHUAIA E JOÃO PESSOA - QUANDO OS EXTREMOS SE ENCONTRAM


A Prefeitura Municipal de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Turismo, promove nesta terça-feira (16), o lançamento do evento “Quando os extremos se encontram”. Na ocasião, será lançado o projeto de geminação entre as cidades de João Pessoa e Ushuaia, Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. A Capital paraibana é a cidade que ocupa a posição de extremo oriental das Américas, enquanto a cidade argentina é a mais setentrional da América do Sul. O evento acontece a partir das 10hs, no Centro de Convenções do Hotel Skyler, na Avenida Cabo Branco, no Cabo Branco.


A geminação de cidades tem como objetivo criar relações e mecanismos para que essas localidades estabeleçam laços de cooperação. Estes acordos geram intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino, bem como políticas empresariais. No mês de fevereiro uma delegação de João Pessoa estará na cidade argentina para divulgação do turismo e cultura da Capital paraibana.


A delegação que irá formar a geminação na cidade de Ushuaia contará com o prefeito Luciano Cartaxo e o secretário da Setur, Fernando Milanez. 


Dois artistas paraibanos também farão parte do projeto, promovendo exposições de divulgação em ambas as cidades: o artista plástico Clóvis Júnior e o fotógrafo Cacio Murilo.


Ushuaia hoje é o segundo polo turístico da Argentina. O convênio entre ambas as cidades inclui intercâmbio cultural de artistas, músicos, entre outros, com preparação esportiva em futebol para crianças. Haverá, em uma segunda etapa, um fampress para Ushuaia. Trata-se de um projeto amplo, que conta com o total apoio da Prefeitura de Ushuaia, hotelaria local e da GOL Companhia Aérea. 


quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

EMBRATUR CAPACITA MAIS DE 500 PARCEIROS SOBRE INTELIGÊNCIA DE MERCADO EM 2017

EMBRATUR CAPACITA MAIS DE 500 PARCEIROS SOBRE INTELIGÊNCIA DE MERCADO EM 2017

Seminários promovidos pela autarquia no ano passado apresentaram informações estratégicas para potencializar a comercialização do Brasil no ambiente competitivo global

Alisson Andrade, coordenador- geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, durante apresentação. Crédito: ABAV EXPO 

O Seminário de Inteligência Competitiva, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), capacitou aproximadamente 500 integrantes da cadeia produtiva do turismo brasileiro nas seis edições realizadas em 2017.  Os eventos aconteceram em diferentes cidades brasileiras e serviram para preparar gestores, destinos e empresas do setor a atrair e receber mais turistas internacionais, bem como para melhorar a qualidade da recepção a esse público.  

A ação teve uma avaliação positiva, como explica o coordenador- geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade.  Para ele, encontros dessa natureza aumentam o diálogo com a iniciativa privada e gestores do setor e possibilitam acesso à informação diferenciada sobre o mercado internacional, por meio do trabalho no exterior dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs). Além disso, a troca de informações pode nortear as empresas e gestores no planejamento e direcionamento da comercialização de seus produtos turísticos. “Dividir a inteligência competitiva da autarquia com foco em regiões com alto potencial pode ajudar na tomada de decisão dos empresários e, assim, atrair mais turistas internacionais para os destinos”, afirma. A ação é um dos produtos de inteligência da Embratur, cujo objetivo é disseminar tendências e oportunidades no mercado.  Entre os produtos, incluem-se Perfis de Mercado, Boletim de Inteligência Competitiva e, brevemente, Panorama de Comercialização e Destaque de Mercado.


“A proposta dos seminários é educativa, informativa e didática. O objetivo é abrir os olhos do trade nacional para o comportamento de consumo do turista estrangeiro, por meio de um conhecimento de qualidade em cada mercado específico. A ideia é provocar melhorias no que é ofertado e aumentar o interesse pela qualificação dos destinos”, define. 

Alisson Andrade lembra que os debates podem despertar nos empresários a necessidade de participação em diferentes modalidades de promoção e apoio à comercialização de produtos turísticos da Embratur, como as feiras internacionais, famtours, presstrips e outros. 

SEMINÁRIO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA 

Durante todo o ano, operadoras de turismo receptivo, conventions bureaux, representantes de associações e secretarias de estado participaram dos debates que promoveram imersões sobre temas relevantes para os players da indústria do turismo, como participação do Brasil no turismo global, tendências para comercialização na América do Norte e do Sul e mercado europeu, imagem do Brasil no mercado internacional e inteligência competitiva. 

Os seis seminários aconteceram em São Paulo, durante as feiras da ABAV e a WTM Latin America, e também em Foz do Iguaçu e Angra dos Reis. A ideia é que os envolvidos utilizem as informações para conhecer melhor os mercados internacionais e qualificar os produtos ofertados para atender ou superar às expectativas desses mercados. 

Atualmente, a Embratur conta com 13 Escritórios Brasileiros de Turismo na Europa, América do Sul e América do Norte e Ásia que são reconhecidos como unidades avançadas de promoção turística do Brasil em países considerados estratégicos. Além de serem fonte de inteligência comercial, os EBTs estabelecem contato com as operadoras, agências e companhias aéreas dos países, tanto para diversificar os produtos oferecidos quanto para fornecer informações mais detalhadas sobre o turismo no Brasil. 

O material completo dos seminários e outros produtos de inteligência estão disponíveis para toda a cadeia produtiva do turismo no endereço: http://trade.visitbrasil.com/pt.


sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

TRUJILLO, NO NORTE DO PERU, E SUA IMPRESSIONANTE HERANÇA

TRUJILLO, NO NORTE DO PERU, E SUA IMPRESSIONANTE HERANÇA
 
Trujillo, capital da região de La Libertad, concentra atrativos arqueológicos, históricos, culturais e religiosos incríveis. Hub da região que foi berço das civilizações pré-incaicas Moche e Chimú, a cidade de Trujillo também tem preservada em seu centro histórico uma herança colonial  e republicana deixada pelos espanhóis.
 
Fachadas coloridas, em estilo colonial, embelezam a Plaza de Armas, no Centro Histórico de Trujillo. Foto: Divulgação/PROMPERÚ
 
Dando continuidade às ações de promoção do turismo do Peru mundo afora e atenta ao potencial do Brasil em enviar visitantes para conhecer novos segmentos e destinos peruanos em 2018, a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) tem promovido roteiros e atrativos de turismo religioso, especialmente das cidades de Lima, capital do Peru, Puerto Maldonado (região de Madre de Dios) e Trujillo (região de La Libertad).
 
Ao Norte do Peru, na região de La Libertad, está a charmosa Trujillo, cidade que também impressiona pela riqueza de seus sítios arqueológicos e atrativos históricos, culturais e religiosos. Trujillo conta com lugares belíssimos, que propõem uma visita a um passado muito antigo, mais precisamente às civilizações pré-incaicas Moche e Chimú, e também a um passado mais recente, a fase colonial e republicana do Peru.
 
Hub da região que foi berço dessas antigas civilizações, Trujillo tem preservada em seu centro histórico uma herança deixada pelos espanhóis. O local concentra igrejas, casarões, praças e atrativos impressionantes, como a Plaza de Armas, a Catedral e tantos outros. Ali, é possível conhecer os principais atrativos em um dia de visita, alguns considerados patrimônio monumental da nação.
 
Alguns dos complexos arquitetônicos que se podem visitar em Trujillo são:
 
Plaza de Armas de Trujillo
 
 
Martín de Estete desenhou essa praça como o centro da cidade. Na parte central se observa o monumento da Liberdade, uma escultura de mármore, estilo barroco, obra do alemão Edmund Müller.
 
Catedral da Cidade de Trujillo
 
 
Construída na segunda metade do século XVII, abriga importantes mostras da arte do vice-reinado, como as telas "A Transverberação de Santa Teresa" e "Santo Toribio de Mogrovejo", e no seu centro está o único altar isento da cidade, considerado como a melhor obra dos escultores trujillanos.
 
Museu da Catedral
 
Conserva objetos relacionados à liturgia, esculturas e pinturas do período do vice-reinado, entre os quais destacam-se as telas "A negação de São Pedro" e "O Retrato de São João Batista". Estão em exibição a mitra usada por Santo Toribio de Mogrovejo e também a custódia de San Valentín. Caracteriza este edifício o teto decorado com vigas policromadas e a cripta decorada com pinturas dos apóstolos.
 
A cidade de Trujillo abriga em suas ruas uma série de igrejas pertencentes a diferentes congregações, entre as quais se destacam o Mosteiro el Carmen, as igrejas de Belém, San Agustín, San Francisco e Santo Domingo, que apresentam inestimáveis mostras ​​de arquitetura e arte religiosa. Além disso, também é uma cidade com fortes características coloniais e republicanas, que podem ser vistas nos casarões erguidos no centro da cidade, como o Palácio Iturregui, a casa Ganoza Chopitea ou Ramírez y Laredo, a Casa da Emancipação ou de Madalengoitia, a Casa Calonge ou Casa Urquiaga,e o Centro Cultural de Trujillo, alguns dos quais adaptaram museus de diversos temas.
 
 
Mas além dos atrativos religiosos e sua imponente arquitetura colonial, Trujillo também conta com grande oferta de passeios históricos, culturais e gastronômicos, além de praias e ótimos serviços turísticos. Templos, pirâmides e cidades de barro que sobrevivem ao tempo: Chan Chan, Huaca del Sol y la Luna e El Brujo; cultura viva de costumes arraigados, como a pesca em Caballitos de Totora (tradicionais embarcações da costa norte); praias famosas que atraem surfistas de todo o mundo, como Huanchaco e Pacasmayo; e a sensual e sedutora marinera, dança nacional do Peru.
 
Riquezas Moche e Chimú
 
Cultura viva Rota Moche
 
A civilização Moche existiu entre 300 a. C. e o ano 1000 d. C., na região dos vales dos rios Moche e Chicama, na região de La Libertad. Outra cultura pré-colombiana típica da região Norte do Peru, a cultura Chimú se desenvolveu entre os séculos X e XV, no mesmo território no mesmo local.
 
 
Os vestígios dessas culturas pré-Incas são admiráveis, é o caso da cidadela Chan Chan (10 minutos de Trujillo, no caminho para Huanchaco, o balneário mais importante da região), a maior cidade de barro do mundo (24 quilômetros quadrados), considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Na sua estrutura se distinguem praças, casas, armazéns, escritórios, ruas, muralhas e templos piramidais.
 
 
Há também as Huacas del Sol y de la Luna (a oito km ao sul da cidade de Trujillo). A Huaca del Sol é a maior, diz-se que foi construída por 250 mil homens, utilizando 70 milhões de adobes em apenas três dias. A Huaca de la Luna é composta de templos sobrepostos construídos em diferentes épocas. É possível ver em suas paredes as diferentes representações policromáticas nas quais se destaca o Deus Ai-Apaec, o chamado "El Degollador", personagem com características felinas.
 
 
O complexo arqueológico El Brujo está localizado no Valle Chicama, a 60 km ao norte de Trujillo (aproximadamente 1 hora e 20 minutos de carro). É composto por três edificações que são a Huaca Prieta, Huaca Cao e Huaca Cortada. Em 2006, foi descoberto o túmulo onde foi enterrada uma mulher da nobreza Moche em perfeito estado de conservação, chamada "Senhora de Cao", que se presume ter governado o vale há 1.700 anos.
 
Em Trujillo, justo no mês de janeiro, é realizada uma das mais importantes festividades de La Libertad: o Festival de la Marinera, no Coliseo Gran Chimú. O Concurso Nacional de Marinera, que dura vários dias e agrega os melhores bailarinos desta que é a modalidade mais elegante do Peru, conta com a apresentação de diferentes categorias e estilos coreográficos.
 
Para mais informações sobre destinos turísticos do Peru confira aqui: http://www.peru.travel/pt-br/

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

CONFIRA QUAIS SÃO AS CINCO DICAS PARA HOTÉIS QUE PLANEJAM INVESTIR EM TECNOLOGIA

CONFIRA QUAIS SÃO AS CINCO DICAS PARA HOTÉIS QUE PLANEJAM INVESTIR EM TECNOLOGIA
por Hammad Hussain 

"Viajo muito, o tempo todo e não só percebo, mas como convivo, na maioria da rede hoteleira, isto mesmo, em quase sua totalidade com web de baixíssima qualidade aqui no Brasil. Existem ainda hotéis que cobram para oferecer internet com maior velocidade e até cobram, absurdamente , pelo estacionamento. Um tapa na cara do hóspede. Vemos em grandes metrópolis, a exemplo de New York  transformando velhos orelhões em modernos pontos de acesso à internet. Os dois primeiros totens, que fornecem rede Wi-Fi à velocidade de 1 Gbps a qualquer pessoa num raio de 50 metros, foram instalados na esquina da Rua 15 com a 3ª Avenida e na Rua 17. Isso em janeiro de 2016. 

Hoje já se navega a velocidade de 1 tera. O plano da Big Apple é instalar 4.550 pontos de acesso em todos os cinco grandes bairros da cidade. Até 2024, o número vai subir para 7.500. Os quiosques foram criados para substituir a antiga infraestrutura de orelhões. Estão cobrindo a cidade com fibra ótica. 

Já aqui no Brasil nem 4, 3, 2, 1g funcionam direito, isso quando funcionam. Lá deixaram de investir em marketing porque o próprio turista divulga full time em todas as redes sociais a cidade. Estão gastando menos e ganhando muito mais. Agora leia abaixo a matéria de um especialista".  

De acordo com o estudo de tecnologia de hospedagem de 2017, mais da metade dos hotéis (57%) se mostraram mais preparados em gastar no setor tecnológico este ano do que no ano passado. Os hotéis estão procurando novas maneiras de oferecer experiências de alta qualidade para acompanhar o aumento das expectativas dos clientes.

Embora a maioria dos hotéis geralmente se concentre em ser "mais inteligentes" e "mais inovadores", as questões reais são: como os hotéis podem garantir que seus investimentos valem a pena nas tecnologias certas?

Conheça seus convidados primeiro

O conceito de colocar o cliente em primeiro lugar não é novo, mas saber como permanecer relevante exige estar atualizado com suas necessidades em evolução. A implementação da tecnologia certa permite que os hotéis se concentrem nas necessidades modernas além do que tradicionalmente faz um bom serviço, como oferecer aos viajantes check-in e check-out móveis, concierges virtuais e acesso rápido às instalações do quarto.

A solução proposta pela Tink Labs é manter os hóspedes conectados com os hotéis dentro ou fora da propriedade, com serviços que os clientes valorizam e acesso a análises de clientes para obter uma visão mais abrangente sobre como os visitantes gostam de ser servidos.

Balanceie a tecnologia com o toque humano

A tecnologia deve ser um auxílio, não uma substituição, para a equipe presencial e a interação dos convidados. A comunicação de pessoa a pessoa é uma parte essencial da hospitalidade. Os hóspedes esperam dicas de viagem, serviços atenciosos e interações amigáveis ​​e pessoais como parte de sua experiência de hospitalidade.

O equilíbrio é na busca de tecnologia que complementa as interações humanas e vice-versa. Com o recurso 'Push Messaging', por exemplo, a equipe pode compartilhar promoções e ofertas com os convidados, enquanto o 'Handy Chat' mantém os hóspedes conectados à recepção ou ao concierge em todos os momentos - fornecendo dicas sobre onde comer, o que comprar ou simplesmente pedir um travesseiro extra no meio da noite.

Invista em tecnologias baseadas em dispositivos móveis

A tecnologia móvel mudou a forma como vivemos. O negócio de viagens e hospitalidade não é exceção. O celular faz um impacto direto sobre como os convidados interagem e consomem. Os hóspedes esperam mais do que apenas WiFi - eles querem todos os serviços na ponta dos dedos em todos os momentos.

As tecnologias baseadas em dispositivos móveis têm a vantagem de familiaridade e conveniência. Com os aplicativos, guias e mapas do destino, os hóspedes podem descobrir sobre a cidade, decidir o que fazer, onde ir e o que comprar - com toda a conveniência que a tecnologia móvel traz.

Tente antes de se comprometer

A complexidade da integração de sistemas múltiplos é provavelmente o maior problema que os hoteleiros enfrentam ao decidir quais tecnologias investir. As dificuldades de integração, aliadas a altos custos, significam que a escolha de uma solução que funciona sem problemas com os sistemas existentes pode ser dispendiosa e diminuir o retorno do investimento.

Mais e mais hotéis preferem soluções plug and play para testar a tecnologia e avaliar os retornos. Uma vez que o conceito está comprovado para atingir os objetivos (o que na maioria dos casos é a satisfação do hóspede em primeiro lugar), os hoteleiros podem pensar na integração perfeita com seus outros sistemas.

A prova do futuro de seus investimentos em tecnologia

Pense sobre quais partes do seu negócio você está tentando melhorar usando a tecnologia e procure um sistema integrado que possa gerenciar isso. Pode parecer o melhor investimento no início, mas a atualização contínua de hardware a software e o tempo gasto para treinar cada membro da equipe pode ser tedioso, arriscado e não rentável. Uma plataforma integrada que fornece a maioria de suas necessidades de inovação sob uma única base, pode ser uma solução mais eficiente, confiável e à prova do futuro.

Hammad Hussain, Diretor Gerente Tink Labs Europe

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