quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

COLHEITA DA MAÇÃ – ABERTURA OFICIAL OCORRE NO PRÓXIMO DIA 29 DE JANEIRO

COLHEITA DA MAÇÃ – ABERTURA OFICIAL OCORRE NO PRÓXIMO DIA 29 DE JANEIRO

Packing House empresa Fischer - Foto: Andréa Melo

O município de Fraiburgo e a Associação dos Fruticultores - AFF realizam no dia 29 de janeiro ato que marca a Abertura Oficial da Colheita da Maçã. O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Maçã - ABPM, Associação Empresarial de Fraiburgo – Aciaf, Epagri e Rota da Amizade.

Foto: Padu Willimann

A programação prevê visita ao pomar da empresa Pomagri, às 9h30, às 10h30 terá início o ato solene, e após o almoço, visita ao Packing House da empresa Fischer.

Foto: Padu Willimann

Conhecida nacionalmente como Terra da Maçã, Fraiburgo é hoje responsável por 20% da produção nacional e este índice pode ser elevado para 30%. Isto porque, segundo a AFF – Associação dos Fruticultores de Fraiburgo, as empresas produtoras trazem o equivalente a 10% da produção nacional de outras regiões, para a armazenagem, beneficiamento e venda no mercado interno e
externo. Em termos de produção no Estado, a região de Fraiburgo alcança uma representatividade estimada em 30%.


Neste ano, projeta-se uma safra nacional entre 1 milhão e 1,2 milhão em toneladas, sendo o Estado catarinense responsável por aproximadamente 60% dessa produção. Vale ressaltar que a colheita da variedade Gala, que responde por 70% do volume de produção em Fraiburgo, já iniciou e deve se intensificar a partir de 22 de janeiro. Em março inicia a colheita da variedade Fuji. Ambas representam cerca de 95% da safra fraiburguense.

Fuji e Gala também são as cultivares mais colhidas no país. Conforme levantamento da ABPM a produção de Gala é estimada tradicionalmente entre 50% e 60% da produção, enquanto que a Fuji abocanha 30% a 40% do mercado nacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário