segunda-feira, 23 de junho de 2014

COISAS DO BRASIL DA COPA - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



Fico analisando cá com meus botões e percebo que; pelo vídeo, os estádios estão maravilhosos, tudo funciona "redondinho", quando na real meus confrades jornalistas me informam o verdadeiro caos que está sendo cobrir essa copa, sem internet, sem telefone, preços absurdos dos alimentos ou por um simples copo d'água. O tempo que se gasta para chegar até o local do jogo é infernal. Era para durar durante a “Copa Das Copas” mas a destruição já começou e depois da “Copa” infelizmente será ainda maior. Isso sem contar uma minoria de bandidos que encheram seus bolsos com os superfaturamentos e agora estão rindo à toa. Uma das últimas desgraças foi o alagamento da central de mídia que milagrosamente o globo esporte divulgou. Enfim, a mais completa falta de infraestrutura e ainda tem que suportar a gozação dos estrangeiros que, em seus comentários falam a verdade aos seus telespectadores, coisas que não ouvimos aqui em qualquer canal de rede aberta ou fechada. Todos calados a custas de verbas governamentais. Chapas-branca, como costumamos dizer. 

Agora uma coisa que o Brasil da um tremendo exemplo, e isso é coisa nossa, independente deste governo nefasto: A capacidade de acolher da nossa gente é extraordinária! Nosso jeitinho, nosso calor humano não tem limites. Teve americano trocando de hotel e ficando em casa de famílias, amigos que conquistaram dentro dos campos de futebol ou nas praças. Nossa maneira de se virar nos 30 é inigualável. 


Recebemos gente de todos os cantos do planeta, iranianos, argelinos, koreanos, africanos, americanos e demais países em conflitos que de uma hora para outra podem explodir em catástrofes planetária. Entretanto vocês viram ou ouviram algum aparato de segurança? Aquelas paranoias de americanos? Alguma ameaça de bomba? Alguma confusão entre torcidas? Muito pelo contrário, uma tremenda confraternização, começando por brasileiros e argentinos. 

Já imaginaram uma copa nos EUA hoje em dia ? Por quantas revistas teríamos que passar? Quanto tempo na imigração? Por quantas humilhações o brasileiro teria que suportar calado pois se abrisse a boca seria deportado? E Na China ? Iram? Iraque? Israel? ...

O Serrano Resort, minha casa aqui em Gramado, recebeu Honduras, inclusive com seu Presidente e depois a Argélia, que pediu unicamente que fossem retirados dos frigo-bares as bebidas alcoólicas. No mais, tudo foi festa, e não faltou nem a comitiva australiana. 

E essa gigantesca confraternização não aconteceu e acontece somente nos estádios mas, principalmente fora deles, nas ruas, nas praças, nas praias, onde aqueles que não puderam comprar os ingressos, imensa maioria de turistas nacionais e internacionais, se confraternizam em frente aos telões, nos bares, restaurantes, e até em igrejas. 

Qualquer turista que vem para o Brasil conhece muito bem o brasileiro e a sua capacidade de receber e vem completamente armado de bom humor, cornetas, alto astral, câmeras fotográficas, protetor solar... e completamente desarmado de maldade (evidentemente que existem exceções - mas isso acontece em qualquer lugar do mundo). Tem turista americano hospedando-se em favela no Rio de Janeiro, e pagando caro!!! Esse povo brasileiro, apesar dos pesares, não se entrega nunca e ri à toa, geralmente sem ter de que, mas ri. De um limão faz uma limonada e da Dilma uma tremenda piada, como de fato ela é ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário