segunda-feira, 16 de junho de 2014

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Seibel


Turismo rural de Joinville busca melhorias 

Aprender técnicas que visam melhorar a organização, o aproveitamento dos espaços, a limpeza e a disciplina foi o objetivo dos produtores rurais integrantes do Viva Ciranda – projeto de turismo rural pedagógico da Prefeitura de Joinville  ao participar do curso de 5S (Senso de utilização, organização, limpeza, higiene e autodisciplina), do Senac. Juntamente com a equipe da Fundação Turística de Joinville, os produtores rurais conheceram métodos que melhoram a qualidade do ambiente onde moram e trabalham. Entre as dicas apresentadas, estão a seleção de objetos a serem armazenados e o descarte imediato de tudo o que não é  aproveitado; reaproveitamento de garrafas pet para guardar pequenos objetos, como parafusos e outras pecinhas e identificação do conteúdo de caixas com a utilização de etiquetas. Depois da teoria, foi hora de praticar. Em mutirão, os produtores se reuniram no Apiário Pfau, propriedade também participante do Viva Ciranda, e transformaram o galpão onde estavam guardados utensílios de apicultura, ferramentas e plantas. Além de eliminar grande quantidade de lixo, a reorganização trouxe mais segurança e nova aparência ao local.  

A cultura do aipim em Joinville


Conhecida no Nordeste como “macaxeira”, ou “mandioca”, nome de origem indígena, o aipim é uma raiz de grande rendimento como produto alimentar, propício para ser preparado de inúmeras formas e com deliciosas receitas. Não só em Joinville mas em toda região do Litoral Norte catarinense, a produção de aipim está em plena expansão, com crescimento médio de 10% ao ano. Em Joinville, pelo menos 350 produtores rurais têm na cultura do aipim a principal fonte de renda. O baixo custo de produção, a existência de solos adequados para o cultivo e a possibilidade de estoque fazem do produto um dos preferidos pelos agricultores. E um aspecto importante: cresce o interesse dos turistas pela compra do aipim, tendo em vista que o produto vem descascado, limpo e embalado.

Produtores inovam

Bolo de aipim, uma delícia

Os produtores também descobriram que investir em tecnologia é o caminho. A família Goudard, em Pirabeiraba (distrito de Joinville), há algum tempo começou a investir na mecanização da produção. Na propriedade, todo manejo é automatizado, desde o plantio até a embalagem. A novidade fica por conta da máquina de descascar o produto, única em Joinville, obtida através do apoio da Epagri e da Fundação 25 de Julho (Secretaria de Agricultura do Município), “que acabou sendo um sucesso”, lembra o proprietário. 

Aipim frito servido com carne de sol

Hoje estabelecidos como Agroindústria de Aipim Goudard, na Estrada do Pico, zona rural de Pirabeiraba, pais e filhos estão envolvidos diretamente na produção. Juntos e com a ajuda de mais um funcionário, são responsáveis pela produção mensal de 18 toneladas de aipim descascado e outras 22 toneladas do produto in natura. “Todo mês, são duas carretas cheias de aipim que saem da nossa propriedade”, conta Vilson Goudard. Toda produção é comercializada na região de Joinville, em pontos comerciais ou para compradores particulares. 
                   
Apoio técnico

Em Joinville, as famílias produtoras de aipim contam com o apoio técnico da Epagri e da Fundação 25 de Julho. As ações são desenvolvidas pela Associação Joinvilense de Agroindústria Artesanal Rural (AJAAR) entidade que reúne agricultores da região rural. Para que os produtores estejam organizados e capacitados, a Fundação 25 de Julho auxilia na assistência técnica produtiva, instalação de unidade, processamento, capacitação contínua aos associados nas áreas de organização e associativismo, cidadania, manipulação de alimento, processamento da matéria prima e comercialização através de cursos, palestras, oficinas, visitas técnicas a outros municípios para adquirir conhecimento e novas experiências, apoio na comercialização em participação de feiras nacionais e estaduais. Juntos, os agricultores de Joinville produzem 6.500 toneladas da raiz em 360 hectares plantados. 

5ª Festa do Aipim

E para divulgar a cultura e gastronomia do aipim, a Sociedade Dona Francisca, em Pirabeiraba, criou a Festa do Aipim, já em 5ª edição realizada no último fim de semana. Variadas atividades culturais fizeram parte do programa, mas o que mais atrai o público é a gastronomia, em que o aipim é o ingrediente principal. 

Novidades no Convention Bureau 

A nova diretoria do Convention Bureau vem debatendo assuntos importantes para a entidade e para Joinville. Entre eles, a minuta de um projeto de lei do vereador Manoel Bento, que trata da concessão dos benefícios fiscais em favor de eventos geradores de fluxos turísticos no âmbito do município de Joinville. A ideia é a criação de mecanismos que ampliem a competitividade do destino, incentivando novos eventos e permitindo a permanência dos já existentes. A diretoria tem discutido também a visibilidade da entidade por meio de parcerias junto à imprensa local e agências publicitárias, com o intuito de socializar as atividades do Convention Bureau e principalmente, expor a importância econômica dos eventos para Joinville e Região. Outro assunto se refere a uma ferramenta digital que será anunciada em breve.

Eventos na agenda de Joinville

O Convention e a Expoville recepcionaram no dia 30 de maio, a Dra. Sheila Koettker Silveira, presidente da Sociedade Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina, para conhecer a estrutura da Expoville, que sediará o VII Congresso Catarinense de Ginecologia e Obstetrícia, em junho de 2015. Espera-se de 400 e 500 participantes de todo estado no mês de junho de 2015.

Sul Brasileiro de Geriatria e Gerontologia 2015

Em uma articulação entre a Sociedade Catarinense de Geriatria e Gerontologia e o Convention, foi confirmado também a realização do 9º Congresso Sul Brasileiro de Geriatria e Gerontologia para o final do primeiro semestre de 2015. A expectativa é reunir entre 900 e 1.000 congressistas entre médicos especialistas e estudantes.

Viva Turismo Joinville 

No dia 26 de junho, será realizado o 8ª Módulo do Projeto Viva Turismo em Joinville, tendo como tema “Joinville, Turismo e Natureza”. Este Módulo acontecerá das 8h às 17h, na área rural da cidade. Mais informações, telefone: 47 3433-3483. 

Curso de pizzas 


O Sindicato Viva Bem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, em parceria com o Senac vai realizar nos dias 2 e 3 de julho um curso de elaboração, preparação, montagem e apresentação de pizzas molhos e coberturas. O curso será realizado das 14h às 18 horas, no Senac, Rua Visconde de Taunay, Joinville. Saiba mais no site www.vivabemaqui.com.br.  

Supercopa América em Barra Velha

O Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, em Barra Velha é um dos locais escolhidos para as disputas de futsal da Supercopa América, que acontecerá de 24 a 27 de julho. Nos dias 24 e 25 os jogos acontecem em Barra Velha e nos dias seguintes as partidas serão realizadas em Balneário Camboriú. O time da FUMTEC estará concorrendo na categoria Sub-15, junto com mais 16 equipes. Entre elas estão Clube do Remo (Belém-PA),  S.C. Mackenzie (Rio de Janeiro- RJ)  AABB (Caxias do Sul-RS)  C.S. y D. Jorge Newbery (Argentina) Sportivo Barracas (Argentina), Nacional Junior (Uruguai) e Real Caldas (Colombia). A Supercopa América começou a ser disputada em 2003 e até 2013 realizou 934 jogos. Foram mais de 4.824 gols marcados, uma média de 5.16 por partida.

Casa do Turista inaugura mais uma loja


Concorrido coquetel, na noite do dia 3 de junho marcou a inauguração da Casa do Turista em Balneário Camboriú. O estabelecimento está localizado na Avenida Central, 25, bem no centro da cidade. Esta é a quarta loja da empresa, que possui matriz em Porto Belo e filiais em Bombas e Bombinhas. O proprietário, Antnio Carlos Lopes, recebeu vários amigos que foram prestigiar o evento.

Costa Esmeralda Convention tem novos dirigentes 


O empresário José Rogério Macedo Junior (foto), proprietário do Abstrato Bistrô, de Bombinhas (SC), foi eleito no mesmo dia para dois importantes cargos do turismo regional. Em assembleia do Costa Esmerealda Convention & Visitors Bureau, ele foi o escolhido para substituir a hoteleira Ana Beatriz Prates na presidência da entidade. E algumas horas depois, em reunião do Conselho Municipal de Turismo, foi eleito para suceder Mário Pera no comando do órgão. A diretoria da entidade ficou assim constituída: presidente José Rogério Macedo Jr; vice-presidente Silvio Gumz; secretário Luiz Antonio Patrício; tesoureiro Valmor Maito; e diretor de Planejamento Marcos Perrone. Uma das propostas de Rogério, como presidente do Convention Bureau, é realizar a Semana Gastronômica de Bombinhas, no início do segundo semestre deste ano.

Sala de Monitoramento ao Turista

A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), além de entregar todos os projetos previstos para a Copa do Mundo FIFA 2014, está apostando em uma ideia pioneira. Trata-se da implantação de um espaço denominado Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa do Mundo, uma central que terá indicadores de desempenho do turismo da cidade durante todo o período do evento. Números como ocupação dos hotéis, movimento nas estradas, atendimento nas Centrais de Informação Turística (CIT’s) e ainda o monitoramento das principais citações, reclamações e exaltações dos turistas e torcedores nas redes sociais serão apurados. Uma série de indicadores são monitorados diariamente e outros terão periodicidade semanal. Profissionais do Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris)  trabalharão na coleta dos dados e um relatório é emitido diariamente (exceto fins de semana), às 12h. Todos os boletins estarão disponíveis no site do Observatório do Turismo: www.observatoriodoturismo.com.br. A sala foi aberta hoje (11) e deverá funcionar até o final do mundial, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sites: www.spturis.com | www.cidadedesaopaulo.com.

Navios hospedam 6 mil torcedores na Copa

Os navios de cruzeiro servem como apoio de hospedagem durante os jogos da Copa do Mundo em cidades-sede como Manaus, Natal, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Todas elas estão na rota para receber embarcações de grande porte, que ficarão atracadas em portos e marinas - e servirão de acomodações aos visitantes, principalmente estrangeiros. A estimativa do Ministério do Turismo é que cerca de 600 mil estrangeiros e outros 3,1 milhões de brasileiros circulem pelo país durante a competição. Albergues, aluguéis de temporadas, campings, cama e café oferecem novos leitos além dos tradicionais, como hotéis e pousadas. Manaus, por exemplo, deve receber cerca de 28,5 mil estrangeiros e outros 147,7 mil brasileiros nos dias de jogos. A capacidade hoteleira tradicional da cidade era de 20,6 mil acomodações e com as hospedagens alternativas (outros 4,3 mil leitos foram disponibilizados. O mesmo aconteceu com as demais cidades-sede como Natal, Recife e Cuiabá. Um dos navios que serve de hotel flutuante é o MSC Divina que estará pela primeira vez no Brasil. Além de passar pelo porto de Santos, a embarcação fica atracada em portos de Recife, Natal e Fortaleza, entre 10 a 23 de junho. Com capacidade para 3.500 pessoas o navio de luxo foi fretado por torcedores mexicanos e serve de hospedagem aos visitantes daquele país durante os jogos que a equipe fará no Nordeste. No mesmo grupo que o Brasil, a seleção do México joga dia 13, em Natal contra Camarões; em Fortaleza, dia 17 contra o Brasil; e dia 23 em Recife contra a Croácia.

ABIH presta homenagem a hoteleiros em Foz

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) homenageou empresários do setor hoteleiro de Foz do Iguaçu, no dia 5 de junho, no Rafain Palace Hotel e Convention Center. A cerimônia foi conduzida pela presidente regional da ABIH, Simone Villanueva, e contou com a presença de Enrico Fermi Torquato Fontes, presidente da ABIH Nacional, e de Orlando Kubo, vice-presidente da ABIH Paraná. 

Itapema divulga

Já no dia 9, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de Foz do Iguaçu  André de Oliveira, esteve em Curitiba para entregar 10 mil folders para serem distribuídos na capital paranaense durante a Copa do Mundo. O representante de Itapema foi recebido pela Diretora de Turismo de Curitiba, Cristiane Santos e pelo Presidente de Turismo de Curitiba, Paulo Roberto Colnaghi Ribeiro. Nos dias do Mundial de Futebol, Curitiba receberá aproximadamente 500 mil turistas vindos de várias partes do mundo, como Espanha, Irã, Austrália, Nigéria, Argélia, Honduras, Rússia entre outros. “Itapema será incluída no Roteiro Turístico que estará sendo oferecido aos visitantes que passarem por Curitiba, no período do Mundial. Mais uma ação para o fomento do potencial turístico de Itapema, em todas as épocas do ano”, afirmou André de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário