OFERTAS AÉREAS
Eu sinceramente duvido, aliás, não acredito em qualquer informação “oficial” que venha do atual desgoverno. E mesmo que seja verdade, demoramos demais. Segundo a EMBRATUR, o Brasil voltou ao patamar pré-pandemia em quantidade de voos ofertados por companhias aéreas, com os mesmos 64,8 mil voos em 2019 e também em 2023. Portanto, não crescemos absolutamente nada, ao contrário, decaímos, principalmente por conta dos preços abusivos das passagens aéreas. Com certeza, você não encontrará o voo que você precisa, no dia e horário que você deseja. Qualquer viajante perceberá que existem menos ofertas e para muitos destinos os voos foram cancelados, principalmente aqui dentro do Brasil.
Já para o exterior, graças as companhias aéreas internacionais, ao todo, foram 35 novos voos da Europa, 21 da América do Norte, 72 da América do Sul, oito da América Central, oito da Oceania e mais oito da África. No caso do continente africano, destaque para a retomada de voos regulares entre o Brasil e a África do Sul, e entre o Brasil e Angola. O levantamento da Embratur foi elaborado considerando o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que já aconteceu a algum tempo. “Os dados comparam os anos de 2019, 2022 e 2023 levando em conta a expectativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), de que este ano chegará ao fim com uma recuperação no setor do turismo internacional de 90% em relação a 2019”, explica a gerente da Informação e Inteligência de Dados, Mariana Aldrigui.
COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL
Falando nisso, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou suas estimativas para a produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Em 2023, por exemplo, os volumes de SAF atingiram mais de 600 milhões de litros, o dobro do produzido em 2022. Ao todo, o SAF representou 3% de todos os combustíveis renováveis produzidos, com 97% da produção de combustíveis renováveis focada em outros setores. Espera-se que, em 2024, a produção de SAF triplique para 1,8 bilhão de litros, representando 0,53% da necessidade de combustível da aviação e 6% da capacidade de combustível renovável. Segundo a Iata, a pequena percentagem da produção de SAF em relação ao combustível renovável total deve-se principalmente à nova capacidade que entrará em funcionamento em 2023 e será atribuída a outros combustíveis renováveis.
“A duplicação da produção de SAF em 2023 foi encorajadora, assim como a esperada triplicação da produção em 2024. Mas mesmo com esse crescimento impressionante, o SAF crescerá apenas de 3% este ano para 6% em 2024. Esta alocação limita a oferta de SAF e mantém os preços elevados. A aviação necessita entre 25% e 30% da capacidade de produção de combustíveis renováveis para SAF”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata. Nesses níveis, segundo ele, a aviação estará na trajetória necessária para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. “Até que esses níveis sejam alcançados, continuaremos a perder enormes oportunidades para avançar na descarbonização da aviação. É a política governamental que fará a diferença. Os governos devem priorizar políticas para incentivar o aumento da produção de SAF e diversificar as matérias-primas com as disponíveis localmente”, complementou Walsh.
RENTABILIDADE
Ainda sobre o assunto, a IATA divulgou as projeções de rentabilidade para as companhias aéreas em 2023, que se estabilizarão em grande parte em 2024. Espera-se, por exemplo, que os lucros líquidos da indústria aérea atinjam 25,7 bilhões de dólares em 2024 (margem de 2,7%). Isso representará uma ligeira melhora em relação a 2023, que deverá registrar um lucro líquido de US$ 23,3 bilhões (margem de 2,6%). Tanto em 2023 como em 2024, o retorno do capital investido ficará 4% inferior ao custo do capital, uma vez que as taxas de juros em todo o mundo aumentaram em resposta à inflação. Espera-se ainda que os lucros operacionais da indústria aérea atinjam 49,3 bilhões de dólares em 2024, acima dos US$ 40,7 bilhões em 2023, enquanto as receitas totais em 2024 devem crescer 7,6% ano após ano para um recorde de US$ 964 bilhões. Prevê-se ainda que cerca de 4,7 bilhões de pessoas viajem em 2024, um máximo histórico que excede o nível pré-pandémico de 4,5 bilhões registrado em 2019, enquanto os volumes de carga deverão ser de 58 e 61 milhões de toneladas em 2023 e 2024, respectivamente. Já as receitas de passageiros deverão atingir US$ 717 bilhões em 2024, um aumento de 12% em relação a 2023. O crescimento da receita por passageiros quilómetros deverá ser de 9,8% em termos anuais.
AMÉRICA LATINA
“Considerando as grandes perdas dos últimos anos, o lucro líquido de 25,7 bilhões de dólares esperado para 2024 é um tributo à resiliência da aviação. As pessoas adoram viajar e isso ajudou as companhias aéreas a voltar aos níveis de conectividade anteriores à pandemia. A velocidade da recuperação foi extraordinária; no entanto, parece também que a pandemia custou à aviação cerca de quatro anos de crescimento. A partir de 2024, as perspectivas indicam que podemos esperar padrões de crescimento mais normais, tanto para passageiros como para carga”, disse Willie Walsh. As regiões se recuperaram da pandemia a velocidades diferentes. A nível regional, espera-se que a América do Norte, a Europa e o Médio Oriente registem lucros líquidos em 2023. Embora alguns mercados sejam fortes, outros enfrentam turbulências econômicas e sociais que afetam negativamente o desempenho das companhias aéreas. No geral, espera-se que a região da América Latina fique no vermelho tanto em 2023 como em 2024, embora com perdas reduzidas.
VISTO ELETRÔNICO
Por conta do retrocesso do atual desgoverno, turistas americanos, australianos e canadenses já podem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa, para visitar o Brasil, por meio do endereço eletrônico. O documento será exigido para os cidadãos dos três países nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres a partir do dia 10 de janeiro. A Embratur e o Ministério do Turismo atuam na produção e distribuição de informações sobre o procedimento de emissão do visto a todos os operadores turísticos e companhias aéreas que vendem, nesses três países, passagens e pacotes para o Brasil. O requerente fará por via digital toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação pertinente, e receberá o visto também eletronicamente, via e-mail. Para entrar no Brasil, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto. O visto eletrônico custará US$ 80,90, permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: 10 anos para os estadunidenses, cinco anos para canadenses e australianos.
INDÚSTRIA 5.0: O FUTURO DO TURISMO & HOTELARIA
A indústria do turismo e a hotelaria estão em constante evolução e o 35º Encatho & Exprotel destaca-se como um espaço de referência no setor, tanto para empresários, quanto para profissionais e órgãos públicos. Em 2024, o evento acontece de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Sob o tema “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”, o evento promete explorar as transformações e as inovações que que moldarão o futuro desses setores. A Indústria 5.0 representa mais do que uma simples evolução tecnológica. Ela redefine não apenas a forma como a hotelaria opera, mas também como oferece experiências únicas aos viajantes. A Indústria 5.0 representa uma nova era, onde a convergência entre humanos e máquinas redefine os padrões de produção e interação. Na hotelaria e no turismo, essa revolução se traduz em uma mudança significativa na forma como viajamos, nos hospedamos e experimentamos novos destinos. A aplicação de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Big Data está transformando radicalmente a maneira como as empresas e os viajantes interagem. No Encatho & Exprotel, além de produtos e serviços de última geração, as inúmeras palestras e painéis sempre buscam trazer especialistas nas diferentes áreas do negócio. Nesta edição não será diferente.
Segundo Juliana Bossi Castro, uma das responsáveis pelo evento, “O objetivo é não apenas apresentar as tendências, mas também discutir estratégias práticas para a implementação dessas tecnologias. Queremos oferecer um espaço de diálogo e aprendizado, onde os participantes não apenas compreendam as inovações, mas saiam com ideias e soluções concretas para aplicar em seus empreendimentos. O Encatho & Exprotel educa para o consumo”, enfatiza Juliana. O Encatho & Exprotel se destaca como uma vitrine essencial para as últimas tendências e inovações. Como um espaço de conexão entre os principais atores da indústria, o evento não apenas revela as tecnologias emergentes, mas também promove a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos. As palestras, painéis e exposições oferecem uma visão abrangente e prática das mudanças que a Indústria 5.0 traz para o turismo e a hotelaria. O 35º Encatho & Exprotel é um convite para explorar, aprender e se preparar para o futuro. Ao adotar a inovação como guia, os participantes estarão prontos para liderar a nova era da hospitalidade e do turismo, adaptando-se para oferecer experiências excepcionais em um mundo cada vez mais tecnológico.
AVANÇANDO NA HOTELARIA
Em um mundo em constante evolução, a indústria hoteleira enfrenta desafios e oportunidades únicas. Soluções inovadoras e internet de qualidade e alta velocidade estão desempenhando um papel fundamental na transformação da gestão hoteleira e na criação de experiências excepcionais para os hóspedes. Quem não se adequa sem dúvidas perderá mercado e, na atual conjuntura, é muito difícil, ou praticamente impossível recuperar-se. Os hóspedes modernos esperam comodidade, desde o check-in sem complicações até o acesso a serviços por meio de dispositivos móveis. Soluções inovadoras permitem que os hotéis atendam a essas demandas, proporcionando experiências que impressionam e fidelizam os hóspedes. A sustentabilidade tornou-se uma prioridade para muitos hotéis. Soluções ecológicas, como a economia de energia e a redução de resíduos, não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também contribuem para a redução de custos operacionais. Já a análise de dados é uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões informadas. Soluções avançadas permitem que os hotéis coletem e analisem dados para entender tendências, padrões de ocupação e preferências do hóspede. Isso é vital para ajustar estratégias e melhorar a eficiência operacional. Se você hoteleiro, pretende permanecer no mercado, não fique de fora das novas tecnologias e invista em marketing, que tem soluções que podem, sem dúvidas impulsionar o sucesso do seu hotel.
PIX NA ARGENTINA
Abre o olho hoteleiro! Falando em inovação, os brasileiros agora podem pagar suas compras utilizando o PIX na Argentina. Em parceria com empresa argentina, a Beeteller leva pagamento por meio do Pix para mais de 80.000 pontos no país. A Beeteller, Instituição de Pagamentos especialista em Cross-border Payments, anunciou uma nova parceria para pagamento de compras na Argentina com o Pix. A partir de agora, em suas viagens à Argentina, o turista brasileiro vai poder realizar suas compras com o Pix, conferir o valor em reais da transação, no momento da compra, sem pegadinhas e situações relacionadas a variação cambial, como ocorre, por vezes, com o cartão de crédito. A parceria é um convênio com a NaranjaX, maior emissora de cartões de crédito da Argentina, com mais de 8 milhões de clientes. Por meio do acordo, Beeteller e NaranjaX passarão a ofertar a todos os turistas brasileiros mais de 80.000 pontos de pagamento que aceitarão o Pix, em todo território da Argentina, por meio de seu aplicativo em celulares. A Fintech argentina levará a tecnologia de recebimento por Pix para micro e pequenos comércios, e, dessa forma espera a aceitação do método de pagamento em taxis, ubers, pequenos restaurantes, entre outros lugares.
VANTAGENS PARA BRASILEIROS
O processo de pagamento é simples e acontece da mesma forma que o usuário brasileiro faz em suas compras no Brasil: basta abrir o app do banco e escanear o QrCode gerado durante a compra. Dentre as muitas vantagens estão a redução dos custos financeiros, quando comparados ao cartão de crédito e a possibilidade de conferir o valor da operação em reais de forma instantânea. Para o pagamento, o comerciante argentino irá inserir em seu app NaranjaX o valor e informar também o CPF do viajante brasileiro, informação obrigatória para segurança do usuário. O valor é então convertido para reais e um QR Code é gerado para que o cliente finalize a transação. Importante destacar que por segurança da operação, o mesmo CPF informado deverá ser o titular da conta de pagamento. A solução do Pix Internacional da Beeteller já se encontra em funcionamento no Paraguai e nesse momento se expande para a Argentina. Para o primeiro semestre de 2024 a empresa espera levar a solução para outros países latinos, além de Europa e Estados Unidos.
GTA MELHOR EMPRESA DE SEGURO VIAGEM
A GTA – Global Travel Assistance debutou e, pelo 15º ano consecutivo, recebeu o título de melhor empresa de seguro viagem do país. O reconhecimento partiu da Abav-SP/Aviesp. A cerimônia de entrega dos troféus na noite da última quinta-feira, dia 7 de dezembro, durante a abertura da segunda edição do Abav MeetingSP, no Hotel Intercity Paulista. A proposta foi enaltecer os fornecedores de produtos e serviços turísticos que mais contribuem para o desenvolvimento setorial. Criado originalmente pela Aviesp em 1992, com o nome de Top Aviesp de Qualidade em Turismo, o prêmio passou a se chamar TOP Aviesp, em 1999, e TOP-SP: Melhores Parceiros, em 2022. “Essa conquista não é apenas da GTA, mas também reflete a solidez da parceria com os profissionais do trade. Os agentes de viagem são nossos embaixadores e nos estimulam a aprimorar continuamente a oferta de planos e benefícios”, exalta o diretor comercial Gelson Popazoglo. A GTA – Global Travel Assistance é uma empresa de capital 100% nacional com mais de 34 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Por 15 anos consecutivos foi ganhadora do Prêmio Top Aviesp , na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem.
NATAL ÁGUAS & LUZES DE FOZ DO IGUAÇU
Dois grandes shows marcaram o final de semana, na programação do Natal Águas e Luzes, de Foz do Iguaçu. No sábado (9), Frei Gilson sobiu ao palco da Praça da Paz, no centro da cidade. Já no domingo (10), foi a vez da banda de pop reggae Maskavo no Gramadão da Vila A. O Natal Águas e Luzes é uma parceria da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e outras instituições. Momentos antes do show houve uma solenidade com a participação do prefeito de Foz, Chico Brasileiro, do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e do bispo da Diocese de Foz, Dom Sergio de Deus, entre outras autoridades. O Gramadão da Vila A ficará iluminado até 5 de janeiro de 2024. O local conta com cerca de 500 mil pontos de luz. As 111 árvores naturais do local receberam mais de 200 mil pontos de luz – 2 mil cordões com 100 leds cada um. Já a árvore artificial de estrutura de ferro, no centro do Gramadão, com estrela na ponta e 25 metros de altura, conta com 150 mil pontos de luz, enquanto a menor, de 6 metros, tem 16 mil. No espaço, há ainda um pórtico para a “passagem” de 2023 para 2024, um corredor iluminado, uma asa de anjo instagramável e vários adornos iluminados. O local conta com espaço para a doação de brinquedos em bom estado de conservação, que serão repassados para as crianças de famílias em situação econômica vulnerável, como uma forma de dar alegria aos que mais precisam de solidariedade nesta época especial do ano. A recepção fica por conta dos integrantes circenses da Troupe Luz da Lua, que fazem brincadeiras e divertem a criançada durante três horas.
100 + PODEROSOS DO TURISMO
A fundadora e CEO do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi, A 1ª Dama do Turismo Nacional, faz parte da seleção dos 100+ Poderosos do Turismo. O destaque é da Revista Panrotas, na 13ª edição da lista, que ranqueia as maiores lideranças e empresas do turismo. Marta Rossi, natural da cidade de Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos do Brasil, sempre teve o turismo correndo em seu DNA. Ela iniciou a sua carreira profissionalmente no meio turístico na década de 80. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, fundou a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, no ano seguinte, nasceu o Festuris. Para a empresária, é uma honra receber esta indicação de um veículo de comunicação que tem o respeito do trade turístico nacional. “Estar entre as grandes personalidades que contribuem e constroem para o desenvolvimento do setor de turismo e eventos me deixa orgulhosa e honrada. Além de ser um grande estímulo para que eu continue sempre produzindo mais e melhor. Aliás, é isto que eu busco todo dia, ser uma pessoa melhor, assim como uma executiva comprometida, realizadora e capaz de transformar”, pontua. Em 2023, juntamente com seu sócio, Eduardo Zorzanello (filho de Silvia), Marta realizou a 35ª edição do Festuris em Gramado, que ocorreu de 9 a 12 de novembro. O evento reuniu 15 mil participantes, contou com 2,7 mil marcas em exposição e 40 países internacionais representados. Foram 27 mil m² de área construída, 400 estandes, 7 palcos de conteúdo, e 710 profissionais da imprensa inscritos.
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Ostras de Florianópolis apresentam qualidade única e buscam reconhecimento
Flórida, o paraíso dos brasileiros, bate recorde de turistas
Lucros das viagens corporativas em 2023 já supera todo o ano de 2022 e iguala 2019
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Dobra, no mínimo, a presença de turistas brasileiros no exterior
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza
CVC – Para quem quer viajar o momento é agora!
Palcos da mídia inspirando vidas vazias, e depois desaparecem
Segurança é um segmento do Turismo! É primeiro item que está na mente do viajante
Muda perfil do viajante. Viagens corporativas mantêm forte alta em setembro
Massagem tântrica, uma jornada de autoconhecimento e prazer
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário