Hotéis em Santa Catarina já estão preparados para a super temporada de verão
VERÃO EM SANTA CATARINA
Hotéis em Santa Catarina já estão preparados para a super temporada de verão
Com a proximidade das festas de fim de ano e a temporada de verão, as expectativas para a ocupação hoteleira em Santa Catarina permanecem positivas. As regiões litorâneas, conhecidas por suas praias deslumbrantes e atrações à beira-mar, continuam sendo destinos bastante procurados para as celebrações de Natal e Ano Novo. Apesar das chuvas, que podem influenciar na tomada de decisão dos turistas. A flexibilidade na decisão das reservas de hospedagem pode estar relacionada não apenas às condições climáticas, mas também a uma mudança no comportamento do turista moderno que, desde a pandemia, está tomando decisões de viagens mais de última hora.
Segundo levantamento feito pela ABIH-SC, dependendo das condições climáticas, a temporada poderá ao menos igualar o movimento do ano anterior. Santa Catarina, com suas diferentes regiões encantadoras, continua atraindo turistas em busca de experiências diversificadas, desde praias paradisíacas até o charme das cidades históricas e a exuberância da natureza na serra. Segundo pesquisa da Booking, Santa Catarina está entre os três estados mais procurados por turistas de todo mundo para visitar no período de novembro até o fim de janeiro.
Diante desse cenário, a indústria hoteleira se mantém preparada para receber os visitantes, oferecendo serviços de qualidade e experiências memoráveis, contribuindo assim para o fortalecimento do turismo no estado e a satisfação dos viajantes que escolhem desfrutar do verão catarinense. Osmar José Vailatti, presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, enfatiza a importância deste momento para a hotelaria catarinense e as expectativas para a temporada de verão 23/24. Ele menciona os desafios enfrentados devido às recentes chuvas e cheias, mas ressalta que a hotelaria conta com a qualidade de seus serviços e uma diversidade de destinos como trunfos.
PRÊMIO NACIONAL DE TURISMO
Neste último sábado, o Salão Nacional do Turismo, que aconteceu em Brasília (DF), foi palco de uma noite histórica para o Festival das Cataratas. O idealizador do evento, Paulo Angeli, foi reconhecido como um dos três profissionais de destaque do Prêmio Nacional de Turismo 2023 na categoria “Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI”. Antes de chegar à votação popular, o nome do gestor passou por outras duas etapas: habilitação e análise de mérito pela comissão julgadora, composta por especialistas dos setores público e privado, pesquisadores e consultores. Paulo Angeli parabenizou os vendedores na categoria, e destacou que estar entre os três melhores do Brasil é uma grande vitória. “Estar nessa posição de destaque demonstra que estamos no caminho certo, resultado de um intenso trabalho desenvolvido há mais de 20 anos ao lado de pessoas engajadas em transformar o turismo”. Cabe informar que o Paulo, de fato, deveria ser o primeiro, pois trata-se de um Prêmio Nacional de Turismo, nada a ver com chocolate e outras coisas. Turismo é turismo e é coisa séria. O outro representante de Foz do Iguaçu na premiação foi a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), cujo modelo de gestão sustentável foi reconhecido como um dos três melhores da categoria Governança e Gestão do Turismo. Com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, o Prêmio Nacional do Turismo reconheceu as melhores práticas e talentos do setor no Brasil. Meus aplausos aos verdadeiros vencedores.
DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
Falando nisso, união de esforços para alcançar resultados mais efetivos, adaptação de tecnologias globais para uso local e investimentos para o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Essas foram algumas das mensagens que a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, que pertence e fornece energia ao Brasil e Paraguai, levou à COP 28, em Dubai. A comitiva da empresa encerrou sua participação no evento, que contou com painéis e reuniões bilaterais com entidades como a International Hydropower Association (IHA), Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa), secretarias de juventude da ONU e dos Brics, além de demais ministérios e órgãos governamentais de Brasil e Paraguai. Foram dias importantes. Além dos painéis nos quais foram mostramos o trabalho socioambiental e feitos contatos com outros países para a construção de parcerias com instituições que também atuam na defesa do meio ambiente e da sociedade. A Itaipu deixa a COP com uma imagem ainda mais forte de empresa socialmente responsável e ambientalmente comprometida. Teve-se a certeza de que Itaipu é a usina mais sustentável do mundo, e uma das empresas que mais se preocupam com questão social e ambiental, ao mesmo tempo em que produz uma energia limpa, barata e de boa qualidade para o Brasil e o Paraguai. Além disso, também destacou o seu trabalho dentro de cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e debateu a transição energética e os combustíveis renováveis como alternativa viável para a economia.
REFORMA TRIBUTARIA NO TURISMO
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da última sexta-feira (15), o texto da reforma tributária que coloca todos os segmentos do turismo, como as agências de viagens, as operadoras de turismo, os restaurantes e a aviação regional no rol das atividades econômicas que terão regime específico de tributação, com carga tributária reduzida, passando a ter um tratamento diferenciado. Mas nada ainda a comemorar pois todo o cuidado é pouco em relação ao que o Congresso Nacional que legisla em causa própria, aprova “em nosso favor”. Resta saber qual o percentual da alíquota, que deve, no mínimo, ser inferior a 20%. Nos últimos seis meses, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acompanhado de representantes das associações de empresários do setor turístico, teve um papel importante na articulação política para que todos os setores do segmento fossem incluídos entre os beneficiados com carga tributária reduzida. É super importante sensibilizar o governo e o Congresso sobre a importância de cada setor do turismo. Essa é uma atividade econômica que possui grande competitividade global e os principais países possuem políticas de incentivo ao turismo.
Para o presidente da Embratur, prevaleceu entre os parlamentares, durante a votação na Câmara, o entendimento correto de que o turismo é exportação de serviços, e precisa ter o tratamento tributário adequado para não perder competitividade internacional. “Para este ano, a projeção é que os turistas estrangeiros no Brasil movimentem mais de R$ 34 bilhões. Ou seja, o setor turístico brasileiro é um dos principais serviços da pauta de exportação do Brasil, traz divisas internacionais importantes que geram milhões de empregos em todo o país. É preciso apostar no turismo como uma ferramenta para a construção de um país que se desenvolve de forma sustentável”, afirmou Freixo.
ÍNDICE DE ATIVIDADES TURÍSTICAS
Sobre o assunto, cabe ressaltar que somente em outubro deste ano houve aumento de 6,5% no Índice de Atividades Turísticas na comparação com o mesmo período do ano passado. É a 31ª vez seguida que o índice apresenta crescimento. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Houve avanço no serviços ligados ao Turismo em nove das doze Unidades da Federação onde o indicador é acompanhado, com destaque para São Paulo, com crescimento de 6,8%, seguido do Rio de Janeiro, com 11,6% e Minas Gerais, com 14%. Já no acumulado do ano, as atividades turísticas subiram 7,9% frente ao ano de 2022, impulsionadas pelos aumentos de receita obtidos por empresas dos ramos de locação de automóveis, transporte aéreo, hotéis, serviços de buffet, agências de viagens, rodoviário coletivo de passageiros e restaurantes.
MTUR & EMBRATUR
Por sorte, ainda temos alguns que não não são petralhas e estão atentos as necessidades cruciais do Trade de Turismo, uma indústria fantástica que o desgoverno insiste em destruir. Em reunião entre os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Celso Sabino (Turismo), Sílvio Costa (Portos e Aeroportos) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ficou decidido que a absurda exigência da cobrança de vistos para tripulantes será adiada por seis meses, até 10 de julho. Os ministérios, a Embratur e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) formaram um grupo de trabalho para analisar e decidir, ao longo destes seis meses, sobre o que será feito em relação à exigência dos documentos. O encontro aconteceu, no fim da tarde desta segunda-feira (18), no Palácio do Itamaraty. Inicialmente, a exigência do visto para tripulantes passaria a valer em 10 de janeiro de 2024, como forma de reciprocidade. A decisão tomada nesta segunda-feira em nada altera a não menos absurda retomada da cobrança de vistos para os turistas americanos, australianos e canadenses. Os cidadãos dos três países que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, o chamadoe-Visa. O documento será exigido nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres brasileiras a partir do dia 10 de janeiro. A Embratur e o Ministério do Turismo atuam na produção e distribuição de informações sobre o procedimento de emissão do visto a todos os operadores turísticos e companhias aéreas que vendem, nesses três países, passagens e pacotes para o Brasil.
O conteúdo foi produzido para ser distribuído em multiplataformas, em formato de vídeo, peças de redes sociais, hotsite, e-mail marketing e cartaz, que será fixado nos postos diplomáticos do Brasil. O pacote de material demonstra o elevado grau de praticidade e conveniência da emissão do visto, que será 100% eletrônico e dispensa comparecimento do interessado a consulados brasileiros. O requerente fará por via digital toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação pertinente, e receberá o visto também eletronicamente, via e-mail. Para entrar no Brasil, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto. O visto eletrônico custará US$ 80,90, permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: 10 anos para norte-americanos, 5 anos para canadenses e australianos. A operação do sistema digital do visto está sob a responsabilidade da empresa VFS Global, contratada pelo Ministério de Relações Exteriores. A retomada da cobrança do visto atende a determinação do Decreto n.º 11.515, de 2/5/2023, que restabeleceu o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento, tendo em conta a exigência de vistos para cidadãos brasileiros entrarem nesses países. Nos EUA, a Embratur oficializou em junho o retorno ao quadro de membros da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento. Através dos canais internos de comunicação da entidade, a Agência se comunica com todo o trade turístico norte-americano. No Canadá e Austrália, a estratégia também é informar o trade e companhias aéreas que comercializam pacotes e passagens para o Brasil.
GTA – CÂMBIO CONGELADO
A nova campanha GTA fica válida entre os dias 16 e 31 deste mêsA GTA – Global Travel Assistance preparou uma campanha inédita para a segunda quinzena de dezembro, agrupando três ofertas em uma só ação, que fica válida entre os dias 16 e 31 deste mês. Nesse período, a empresa de seguro viagem garante câmbio congelado a R$ 4 e desconto de 35% nos planos Familiar e Amigo para até quatro pessoas. Ou seja, o titular da viagem paga o valor integral do seguro e os demais acompanhantes asseguram a promoção. O acréscimo da campanha é a Cobertura em Dobro para o plano Euroassist, passando de U$ 42 mil para U$ 84 mil. A promoção é válida para viagens de lazer com permanência máxima de 30 dias. Essas promoções tornaram-se A marca registrada, da GTA, contribuindo para estimular o fluxo de viagens e reforçar a importância da contratação do seguro.
ITAIPU ILUMINADA
Ainda sobre o assunto, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai ampliar, na primeira quinzena de janeiro, o passeio Itaipu Iluminada, que passará a operar de quinta-feira a domingo. Normalmente, o atrativo é oferecido às sextas-feiras e sábados. A ampliação ocorre em função da alta temporada de turismo, quando mais visitantes vêm conhecer a usina de Itaipu. A atração inclui a opção de um jantar especial all inclusive, com entrada, prato principal, bebidas e sobremesa. O passeio com jantar custa R$ 150 para o público em geral e R$ 90 para os moradores dos municípios lindeiros ao reservatório do Lago de Itaipu e vizinhos do Paraguai, como Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco. As vagas são limitadas. A duração é de quatro horas. De fato, o aumento no número de visitantes durante a alta temporada servirá para basear a implantação de novas tecnologias de fluxo. Trata-se de uma nova fase de estruturação do turismo no PTI e no CTI, com a adaptação de tecnologias já dominadas pelo parque que serão trazidas agora para o ambiente de experiência turística. Durante a alta temporada, os técnicos analisarão, em conjunto com os desenvolvedores, onde identificar pontos de gargalo, de incremento de informações e de conteúdos, especialmente, medição e monitoramento do nível de satisfação dos visitantes. A programação inclui apresentação musical com artistas da região das Três Fronteiras. O jantar acontece no histórico Restaurante dos Barrageiros, com a participação de ex-operários da usina, que trabalham hoje como guias, contando “causos” da construção da barragem. Moradores dos municípios lindeiros e vizinhos da fronteira não pagam entrada para o passeio Itaipu Panorâmica, mediante comprovação de moradia e agendamento prévio. No passeio Itaipu Especial, o desconto é de 50%. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131.9119.
De fato nós temos que agradecer muito por termos sobrevivido a 2023. Nosso coração mais apanhou do que bateu e, hoje, ainda estamos melhores do que amanhã por conta do mais completo desgoverno que insiste é nos destruir. Se não nos atrapalhasse seria um ganho. Mas a cada dia sempre tem uma novidade desastrosa. Esse é a minha última coluna de 2023. Agradeço a todos os parceiros, amigos, colaboradores por estarmos juntos nessa jornada. Roguemos ao Pai Celestial que não nos falte saúde e nem trabalho para sobrevivermos a 2024, o qual desejo que seja extremamente produtivo. Agradeço sinceramente a companhia sempre presente de todos. Boas festas em família é até o ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário