VIAGENS DE FINAL DE ANO
A escolha dos destinos para as festas de final de ano depende dos preços. Agora, segundo estudo da Decolar.com, após analisar a busca de seus clientes para viagens de final de ano, constatou que Salvador é o destino nacional mais procurado para viagens no Natal, enquanto Recife é o mais buscado para o Ano Novo. No internacional, Buenos Aires lidera o ranking nas duas datas. Não concordo mesmo! Nada contra Salvador, muito pelo contrário. Eu mesmo entro na Decolar, cujas passagens nunca são as mais baratas, as vezes até mais caras do que nos sites das companhias aéreas, apenas para verificar preços. O que decide mesmo a nossa escolha são os preços. Sem dúvidas, por conta dos preços, Buenos Aires é o destino mais acessível. Mais barato eu passar o final de semana em Buenos Aires, saindo aqui de Florianópolis, do que em Porto alegre, São Paulo, Curitiba… São apenas buscas e não escolhas em definitivo.
“Observamos um crescimento de 50% na procura de passagens aéreas para o Natal e Réveillon, em relação ao mesmo período de 2022”, diz Bob Rossato, vice-presidente de Produtos Aéreos da Decolar no Brasil. “Analisando separadamente as duas datas, o aumento também é de 50% no comparativo com o ano passado.” Para viagens nacionais no Natal, Salvador lidera entre os 10 destinos mais procurados pelos clientes da Decolar. Ainda no Nordeste, observamos Recife (2º lugar), Fortaleza (4º), Maceió (6ª), Natal (8º), João Pessoa (9º) e Teresina (10º). No Sudeste temos São Paulo (3º) e Rio de Janeiro (5º). Já a região Sul é representada por Porto Alegre em 7º. Natal realmente é em família. São pessoas buscando passagens mais baratas tentando passar o Natal com seus familiares em casa. Então buscam em todos os sites. Para embarques internacionais, Buenos Aires ocupa a primeira posição. Na América do Sul ainda há Santiago em 6º lugar. Nos EUA, a preferência dos consumidores são Miami (2º lugar), Nova York (4º), Orlando (5) e Las Vegas (10º). Já na Europa, o ranking destaca Lisboa (3º), Paris (7º), Madri (8º) e Londres (9º).
RÉVEILLON
Segundo as buscas para as festas de ano novo, Recife ocupa o primeiro lugar na preferência dos clientes. Em seguida vem Salvador em 2º lugar. O Nordeste lidera entre os destinos mais buscados, ainda observamos Fortaleza em 5º, Maceió em 6º, João Pessoa em 7º e Natal em 9º. Na região Sudeste temos São Paulo e Rio de Janeiro, em 3º e 4 º, respectivamente. Representando o Sul do Brasil estão Florianópolis em 8º e Porto Alegre em 10º. Florianópolis, nossa Ilha da magia, sempre acaba ganhando, transbordando de gente em todas as nossas 42 praias. Para embarques internacionais, Buenos Aires está novamente no alto do pódio. A rota de viagens dos clientes da Decolar, neste ano, inclui Miami (2º), Orlando (5º) e Nova York (6º), nos EUA. A Europa é representada por Lisboa (3º), Paris (7º) e Madri (8º). No ranking também há Santiago, no Chile, em 4º lugar; Montevidéu, no Uruguai, em 9º; e Cancún, no México, em 10º.
OUTRAS TENDÊNCIAS
Na real mesmo, essas “tendências” ou destinos “mais procurados” tem tudo haver com matérias pagas, caso contrário tais “tendências” seriam praticamente similares e não tão desiguais. Parece pesquisa eleitoral. Segundo a pesquisa do Booking.com, que evidencia isso, “descobriu os destinos tendência nacionais” para o próximo ano, ou seja, aqueles que registraram um maior crescimento anual no número de reservas. Entre os destinos apontados pelo ranking está Olímpia, no interior de São Paulo, cidade famosa pelas águas termais e parques aquáticos. Além da lista de cidades brasileiras, o Booking.com no Brasil, comentou também sobre os destinos tendência internacionais. E, totalmente diferente da Decolar.com, a Itália aparece como um destino em alta para os viajantes brasileiros em 2024, seguida de vizinhos sul-americanos, que tem atraído cada vez mais os turistas do País”. Integram a lista: Florença, Roma e Milão, na Itália; Santiago, no Chile; e Buenos Aires, na Argentina. De acordo com o Booking, os destinos brasileiros em alta são: Olímpia (SP, Foz do Iguaçu (PR), Petrópolis (RJ), Poços de Caldas (MG), Brasília (DF), Teresina (PI), Ouro Preto (MG) e Blumenau (SC).
BUENOS AIRES FREE TOUR
Falando nisso, dada a atual situação da economia argentina, muitos brasileiros se animaram e decidiram aproveitar o momento para viajar, turistar e comer bem, gastando menos em Buenos Aires, na Argentina. Uma das formas de conhecer o destino é por meio de tour gratuitos, em que os participantes são livres para avaliar o desempenho do guia e, no final do passeio, pagar o valor que considerar adequado de acordo com a sua satisfação. Na Capital Portenha existem alguns tour free que você não pode perder. Comece pelo free tour pelo centro histórico de Buenos Aires; Free tour pelo bairro de La Boca que percorre o Caminito, além do antigo porto industrial de Buenos Aires, da Plaza de los Bomberos Voluntarios; Free tour por San Telmo, onde fazemos uma viagem no tempo até o século XVI; Free tour por La Recoleta, a Paris argentina. Free tour pelo Cemitério da Recoleta, onde o destaque fica por conta do epitáfio de Eva Perón; Free tour por Palermo, um dos bairros mais bonitos e amplos de Buenos Aires e, o Free tour por Puerto Madero, partindo do Centro Cultural Kirchner, a primeira parada será em frente a Fragata A.R.A. Presidente Sarmiento, um barco transformado em museu. Depois de atravessar a Puente de la Mujer, o grupo passa pelo Monumento a Anne Frank e pela rua Juana Manso, cheia de hotéis e residências elegantes. O Parque de Las Mujeres Argentinas, o antigo edifício da cervejaria Munich e a Costanera também fazem parte do roteiro. A última parada é na Reserva Ecológica Costanera Sur.
TOUR BUENOS AIRES E EL CALAFATE
Ainda sobre o assunto, já no âmbito de um FAMTour organizado pelo Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), com o apoio da Secretaria de Turismo de El Calafate, representantes das agências espanholas Viatges Tutsi, Viajes Kasvall, Viajes Minotours e Viajes Luz, juntamente com um membro do grupo turístico TUI Espanha, percorreu a cidade de Buenos Aires e El Calafate, cidade icônica da Patagônia e base para visitar a famosa geleira Perito Moreno. Os convidados chegaram ao país por serem as quatro empresas mais vendidas no Vosit Argentina Challenge (programa de incentivo de vendas ao nosso país). Durante o passeio, os agentes puderam visitar os pontos clássicos da capital argentina e finalmente conhecer o majestoso glaciar Perito Moreno e outras geleiras renomadas através de uma navegação no Lago Argentino, em El Calafate, província de Santa Cruz. Esta ação também contou com a colaboração de Eurotur, Design Suites Buenos Aires, Grand Brizo, Hotel Madero, Recoleta Grand, Matea Experience, Michelangelo, Calafate Parque Hotel, Hielo y Aventura e Solo Patagonia.
TURISMO 2023/2024
De acordo com o estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre novembro deste ano e fevereiro de 2024, o setor de Turismo deverá faturar cerca de R$ 155,8 bilhões. O valor representa um aumento real de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado e a maior movimentação do setor desde 2012, quando o levantamento começou. Ainda segundo a CNC, o Turismo registrou encolhimento de 36% em 2020, devido à epidemia de Covid-19. No ano seguinte, avançou gradativamente, registrando 22,2% de crescimento e, no ano passado, 39,9% de crescimento. No acumulado de 2023 até setembro, o faturamento real do setor avançou 7,9% segundo o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a CNC, durante a alta temporada 2023/2024, os gastos turísticos se concentrarão principalmente em bares e restaurantes (R$ 68 bilhões) e transporte rodoviário (R$ 24,34 bilhões). Para a alta temporada do Turismo, a entidade estima a criação de 85,7 mil postos de trabalho temporários, o maior volume desde 2014. Já o setor de vagas temporárias vem se recuperando gradualmente da epidemia, registrando a criação de 612 mil novas vagas desde 2021. Por sua vez o setor de alimentação fora do lar deve liderar a criação de vagas temporárias, com mais de 45 mil postos gerados, seguido pelo de transportes em geral, com aproximadamente 20 mil, e hospedagem, com 9 mil vagas.
GASTOS NOS EXTERIOR
Tanto é verdade que quem decide o destino são os preços que, os turistas estrangeiros gastaram US$ 18,9 bilhões em viagens e atividades relacionadas ao turismo nos Estados Unidos em outubro de 2023, alta de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o nível mais alto de gastos mensais desde dezembro de 2019 (antes da pandemia). Os dados foram divulgados pelo Escritório de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO). Os visitantes internacionais gastaram US$ 173,9 bilhões em viagens e bens e serviços relacionados ao turismo nos EUA no acumulado do ano (janeiro a outubro de 2023), alta de quase 30% quando comparado ao valor gasto no mesmo período em 2022. Neste caso, os turistas injetaram, em média, mais de US$ 572 milhões/dia na economia dos EUA no acumulado do ano. Já as receitas de viagens representaram 57% do total das exportações de viagens e turismo.
As compras de bens e serviços relacionados a viagens e turismo por visitantes internacionais totalizaram US$ 10,7 bilhões em outubro de 2023 (em comparação com US$ 8,5 bilhões em outubro de 2022), alta de cerca de 26% em comparação com o ano anterior. Esses bens e serviços incluem alimentação, hospedagem, recreação, presentes, entretenimento, transporte local nos Estados Unidos e outros itens relacionados a viagens ao exterior. As tarifas recebidas pelas companhias aéreas dos EUA de visitantes internacionais totalizaram US$ 3,3 bilhões em outubro de 2023 (em comparação com US$ 2,6 bilhões em outubro de 2022), aumento de 28%. Essas receitas representam gastos de residentes estrangeiros em voos internacionais fornecidos pelas companhias aéreas dos EUA e representaram 18% do total das exportações de viagens e turismo dos EUA em outubro de 2023.
GOL – MAIS COBRANÇAS
A situação é tão crítica para as companhias aéreas que ainda irão cobrar o ar que respiramos a bordo. Desta vez a GOL Linhas Aéreas, por meio de uma nota oficial, informou que iniciará a cobrança de R$ 50,00 às agências de viagens por ligações ao call center a partir de 20 de dezembro. A taxa será cobrada por cada ligação do agente de viagens ao canal de comunicação, em caso de suporte para soluções disponíveis no seu site B2B. Até então, a taxa começaria a ser cobrada hoje mesmo, mas o adiamento se deu em função da manifestação da Abav Nacional. A ideia da GOL é cobrar cada vez mais, inclusive para fornecer informações por telefone. Dá a isso o nome de “eficiência no atendimento do passageiro final”. Serão taxadas, por cliente, as ligações que tiverem como motivo: Cancelamento total da reserva (antes do no show); Aquisição de bagagem; Emissão de VCR com EMD, consulta de EMD; Marcação de assentos pagos ou gratuitos (primeira marcação); Remarcação de voo; Cancelamento dentro das 24h; Cancelamento void. A Gol reitera que a cobrança da taxa de conveniência de R$ 50,00 é direcionada “apenas” aos serviços que estão em funcionamento no site B2B. Não se aplica, portanto, às demais funcionalidades ainda não disponíveis no sistema (por enquanto). Reforça, ainda, que continuará investindo no aprimoramento constante da tecnologia, com vista à eficiência dos serviços utilizados pelos agentes de viagem e a uma melhor experiência no pós-venda, resultando em uma melhor experiência também aos passageiros.
BOICOTE TOTAL A GOL
Sem dúvidas nenhuma agência além de vender passagens da GOL, irá pagar para trabalhar. Uma tremenda falta de bom senso da GOL que literalmente esta viajando na maionese. Tanto que a Fenactur (Federação Nacional de Turismo) divulgou uma carta aberta expressando sua profunda preocupação e veemente repúdio à recente decisão da Gol Linhas Aéreas em impor uma taxa de cobrança às agências de viagens pelo uso do seu call center. A imposição de tal taxa unicamente para este canal de distribuição, é no mínimo injusta. “Entendemos a importância em esclarecer os motivos por trás desta posição e compartilhar nossas preocupações em relação a essa prática. Acreditamos que é fundamental promover a transparência e o respeito as agências de viagens em todas as interações comerciais”, disse Aldo Arthur Siviero, presidente da Fenactur. “Por isso, encaminhamos na data de hoje um Ofício a Gol, solicitando que revejam esse posicionamento pela taxa de cobrança absurda”, completou.
BROCKER – EDUCANDO PARA O TURISMO
Em comemoração aos seus 10 anos de história, o Bustour lançou em 2023 o programa educativo Buss – Educando para o Turismo. Com o propósito de contribuir no despertar dos jovens para a importância do turismo na região de Gramado e Canela, onde circulam os famosos ônibus vermelhos, o projeto já recebeu mais de mil crianças e adolescentes. “Os jovens participam de um passeio no qual aprendem mais sobre a região e nossa cadeia econômica. O objetivo é ajudar na retenção de profissionais para o turismo, fazendo com que esses jovens futuramente tenham interesse em trabalhar no setor”, explica Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, do qual faz parte o Bustour. Apenas no mês de outubro, foram realizadas ações com a participação de 1016 crianças e adolescentes de escolas públicas e entidades assistenciais de Gramado e Canela, além de um grupo de jovens de Muçum, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes de setembro no Rio Grande do Sul. O roteiro do Programa Buss – Educando para o Turismo inclui passeio a bordo do Bustour e parada em alguns atrativos turísticos da região.
Inspirado nas principais cidades turísticas do mundo, o Bustour foi idealizado para ser uma atração turística que conecta demais atrações de Gramado e Canela, sendo um agente facilitador da mobilidade urbana e indutor do fomento da economia produtiva atrelada ao turismo. O Bustour é conhecido pelos ônibus panorâmicos vermelhos que percorrem mais de 40 paradas nas duas cidades. “Sempre acompanhando a evolução da nossa região, as rotas do Bustour tiveram um papel de grande importância para facilitar a conexão de diversos parques de Gramado e Canela. A bordo do Bustour, nossos passageiros podem conhecer os melhores pontos turísticos e atrativos das duas cidades”, finaliza Carlise Bianchi, diretora comercial do Grupo Brocker.
PROJETO FESTURIS CUIDA
Período de férias chegando e a direção da Escola Municipal Vicente Casagrande, no bairro Altos da Viação Férrea, em Gramado, teve mais um motivo para comemorar. Na última sexta-feira, dia 8, o Festuris entregou o valor de R$ 11 mil para a instituição. O recurso é oriundo de uma das ações do projeto Festuris Cuida. Participantes que utilizaram o Transporte Solidário nos dias 10 e 11 de novembro, partindo de Porto Alegre e Caxias do Sul até Gramado, pagaram o valor simbólico de R$ 20,00. A escola hoje conta com 234 alunos nos turnos manhã e tarde. Neste ano, com a doação do Festuris de 2022, turmas do 6º ao 9º ano fizeram visitas a museus e pontos turísticos em Porto Alegre. Para a organização do Festuris, esse é um pequeno gesto de devolver à comunidade a contribuição que o município e os moradores têm com o evento. “Para nós é uma satisfação poder www.festurisgramado.com.brcontribuir com o desenvolvimento das crianças da nossa comunidade. São recursos que vêm do turismo para oportunizar ações pedagógicas fora da sala de aula. Sem dúvida nenhuma, a educação é o principal aspecto para uma grande transformação de vida. E quem sabe eles não serão profissionais do turismo?”, questiona a fundadora e CEO do Festuris, Marta Rossi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário