BRASILEIROS NA FLÓRIDA
Flórida, o paraíso dos brasileiros, bate recorde de turistas, fechando o terceiro trimestre de 2023 com quase 800 mil turistas brasileiros e mais de 35 milhões de visitantes, estabelecendo um novo recorde para o período de julho a setembro. As visitas incluíram 32,2 milhões de visitantes domésticos, 2,2 milhões de visitantes internacionais e 255 mil visitantes brasileiros. Além disso, a Flórida continua batendo recordes gerais de visitação anual, com 105,2 milhões de visitantes até agora em 2023, 724 mil visitantes a mais do que nos primeiros nove meses de 2022. No geral, até setembro de 2023, o número de visitantes estrangeiros aumentou 19,3%, em comparação com o mesmo período de 2022. O aumento global no total de turistas é de 0,7% em comparação com os primeiros nove meses de 2022. Somente neste 3T23, o crescimento chega a 1,6% na comparação com o mesmo período de 2022 e 8% acima de 2019, antes da pandemia.
Os dados antecipados de outubro indicam ainda que a visitação brasileira superou os níveis de 2019 pela primeira vez desde a pandemia, com 104 mil turistas ante 101 mil. Ou seja, de janeiro a outubro são mais de 800 mil brasileiros no destino. “A Flórida continua a bater recordes de turismo porque trabalhamos duro para garantir que nossos visitantes possam desfrutar de suas viagens sem restrições governamentais arbitrárias”, disse o governador Ron DeSantis. “Os esforços do Visit Florida em colaboração com parceiros de turismo locais não apenas destacaram a beleza incomparável do Sunshine State, como também promoveram o crescimento de viajantes globais”, disse a presidente e CEO do Visit Florida, Dana Young. “Graças à liderança de DeSantis, a sua política de ‘Liberdade em Primeiro Lugar’ fez com que a Flórida registrasse um número recorde de visitantes e uma elevada participação no mercado do turismo, especialmente no turismo internacional”.
ESTRANGEIROS
A visitação de estrangeiros aumentou significativamente nos últimos dois meses. Comparando com junho de 2019, a porcentagem subiu 81% no mesmo mês de 2023, e em setembro alcançou 95%, um acréscimo de 14 pontos. De junho a setembro, a proporção de turistas estrangeiros que visitam os EUA subiu de 73% para 82%, um aumento de apenas 9 pontos percentuais. Quase todos os países tiveram um desempenho positivo. O Brasil subiu de 80% em junho para 98% em setembro. Por sua vez, os gastos com viagens na Flórida aumentaram 11,3% em comparação com o terceiro trimestre de 2019, em comparação com um aumento de apenas 3,9% nos EUA como um todo. Além disso, a Flórida continuou a superar seus concorrentes, com os gastos com viagens na Califórnia e em Nova York diminuindo 3,2% e 1,2%, respectivamente.
TURISMO EM ITAIPU
Os atrativos turísticos de Itaipu receberam no mês de novembro 48.567 visitantes, 12,6% a mais quando comparado ao mesmo período de 2022, que somou 43.097 visitas. No acumulado do ano já são 466.547 visitantes, próximo aos números de 2019, antes da pandemia de covid-19. A diferença é de pouco mais de 1%. O balanço é do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que opera o serviço na usina. O aumento da visitação foi atribuído ao vertedouro aberto e à permanência do Sansão de 12 metros de comprimento no Mirante do Vertedouro, com a ação “Coelhadas Gigantes” e a exposição “Sansão – Estilistas Brasileiros”. Os crescentes números do Turismo Itaipu evidenciam que Foz do Iguaçu continua a ser um destino turístico de destaque, consolidando sua posição como um polo atrativo para visitantes de todo o mundo. Este resultado ressalta a resiliência do setor, superando desafios e mantendo-se próximo aos números pré-pandemia.
A grande maioria dos visitantes é do Brasil. Passaram pela usina, nesse período, um total de 44.735 brasileiros. O segundo país que aparece na lista é a Argentina, com 379 visitantes em novembro. Do Brasil, o Paraná é o Estado que mais se destaca, com 24.667 turistas, seguido de São Paulo, com 7.384. Só dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu foram 6. 337 visitantes, que representaram 13% do número da visitação total de novembro. O passeio Itaipu Panorâmica recebeu 35.517 pessoas. O Itaipu Especial, outros 5.755; e o Itaipu Refúgio Biológico atendeu 3.972 turistas. Fizeram o passeio Itaipu Iluminada 1.853 pessoas. Pelo Itaipu Ecomuseu (exposição) passaram 1.086 turistas. Participaram do Itaipu Ride (motos) 212 pessoas e do Itaipu By Bike outras 172.
CONSELHO NACIONAL DE TURISMO
Estão definidas as entidades privadas que farão parte do Conselho Nacional de Turismo (CNT) do biênio 2023-2025. Ao todo, foram eleitos 48 representantes privados para atuar como membros titulares e suplentes de organizações com representatividade nacional e que desempenham atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável do turismo. Contando com as públicas, são 93 entidades confirmadas no CNT. O objetivo das entidades privadas é assessorar o Ministro do Turismo (MTur) na avaliação da Política Nacional de Turismo e de planos, programas, projetos e atividades de estruturação, promoção e incentivo ao turismo. Dessa forma, é de competência do Conselho Nacional do Turismo propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a formulação e a implementação da Política Nacional de Turismo e das políticas públicas relacionadas com a atividade turística, considerados os territórios urbanos, periurbanos, rurais e tradicionais e em conformidade com as políticas territoriais, regionais e socioambientais, além de zelar pela aplicação da legislação que regule a atividade turística.
Além disso, apreciar e manifestar-se sobre planos, programas, projetos e atividades governamentais relacionadas com a estruturação, a promoção e o incentivo ao turismo, como fator de desenvolvimento social e econômico, bem como propor ações que objetivem a democratização das atividades turísticas para a geração de emprego e de renda e a redução das desigualdades regionais, também são missões que fazem parte do Conselho Nacional de Turismo. Aqueles que forem compor o Conselho, também terão que propor ações que visem ao desenvolvimento do turismo interno e ao incremento do fluxo de turistas do exterior para o País, zelar para que o desenvolvimento da atividade turística no País observe a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica, em especial das populações dos campos, das florestas e das águas; e buscar, no âmbito de suas competências, a melhoria da qualidade e da produtividade do setor.
FEIRA INTERNACIONAL DE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES
O evento mais importante de 2024 sobre o modelo Smart Tourist Destination já tem data marcada. Trata-se da nova edição da FEIRA INTERNACIONAL DE DESTINOS INTELIGENTES (FIDI), acontecerá na capital paranaense entre os dias 17, 18 e 19 de março de 2024. O lançamento virtual acontecerá nesta quinta-feira, 7 de dezembro, às 12h (Horário de Brasília). Junte-se a FIFI para descobrir o fascinante universo dos destinos turísticos inteligentes e também desfrutar da charmosa cidade de Curitiba, recentemente eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo – Smart City 2023 – pelo World Smart City Awards, em Barcelona. Com uma proposta totalmente imersiva, esta nova edição reúne autoridades públicas e profissionais do turismo e tecnologia, empresários, empreendedores e trabalhadores de todo o mundo em um único evento. É o encontro ideal para disseminar boas práticas sobre destinos turísticos e facilitar a conexão entre municípios, empresas, instituições e profissionais.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO TURISMO
Vagas para bolsistas nas áreas de Tecnologia da Informação, Economia e Design estão abertas junto à Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O processo seletivo será por meio do edital de chamada pública 18/2023, uma parceria entre a Setur e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). Entre outras missões, os bolsistas irão trabalhar em iniciativas de inovação e tecnologia, visando a qualificação do setor. As inscrições para a primeira etapa estão abertas até 15 de dezembro. O Programa de Inteligência e Inovação Turística prevê a seleção de três bolsistas, todos de nível superior e com experiência profissional mínima de seis anos de mercado. A primeira vaga é destinada para a área de Tecnologia da Informação. O valor da bolsa é de R$ 5,2 mil. A segunda vaga é na área de Economia, no valor de R$ 4,8 mil. A terceira vaga é na área de Design, com bolsa no valor de R$ 4,8 mil. O valor total previsto no edital é de até R$ 355,2 mil, com recursos da Setur. O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira fase de responsabilidade da Setur e a segunda da Fapesc. As inscrições para a primeira etapa estão abertas AQUI até 15 de dezembro de 2023. A divulgação dos pré-selecionados está prevista para 16 de janeiro de 2024, neste LINK.
Na segunda etapa, os pré-selecionados pela Santur devem submeter a candidatura junto à Fapesc, entre os dias 17 e 22 de janeiro de 2024. Nas duas etapas, os candidatos devem apresentar documentos como RG, CPF, Título de Eleitor e comprovantes de titulação. O edital completo está no site da Fapesc. O começo das atividades dos bolsistas está previsto para 1º de março de 2024. O contrato terá vigência de doze meses, podendo ser prorrogado por até mais doze meses. As atividades serão exercidas na modalidade presencial, na sede da Setur, em Florianópolis, com carga horária de trinta horas/semanais. Não será possível acumular a bolsa deste edital com outras bolsas, sejam elas financiadas com recursos públicos federais ou estaduais. Candidatos que tenham emprego antes da concessão da bolsa poderão manter o vínculo, de acordo com critérios. A concessão da bolsa não compreende vínculo empregatício, férias remuneradas e licenças. Dúvidas podem ser esclarecidas formalmente pelo e-mail geime@setur.sc.gov.br. Já em relação à segunda etapa, está disponível o e-mail inova.gov@fapesc.sc.gov.br.
CONGRESSO NACIONAL
Vem aí o 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) que será realizado entre os dias 15 a 17 de maio de 2024, no Centro de Convenções Expocentro em Santa Catarina. O evento é organizado pelo Sindilojas de Balneário Camboriú, com a co-realização do Sindilojas de Itajaí. O 39ºCNSE é um dos maiores eventos do segmento empresarial do país, e busca promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e negócios entre os participantes. São esperados mais de 1500 empresários, assessores jurídicos e executivos de diversas regiões do Brasil, que terão acesso a uma programação variada e atualizada, com palestras, painéis, workshops, feira de negócios e atividades culturais e sociais. O congresso conta com novidades abrindo espaço para discussões na área do turismo, fortalecimento das mulheres na gestão dos negócios, orientações voltadas às necessidades de apoio especializado para o segmento de locação e contratos empresariais. O CNSE é uma oportunidade única de capacitação, networking e negócios para os empresários de todo o Brasil, especialmente para os que atuam no comércio e nos serviços. Além disso, o evento contribui para divulgar o potencial turístico e econômico de Balneário Camboriú e de Santa Catarina, gerando renda e emprego para a população local. As inscrições para o 39 CNSE estão abertas e podem ser feitas AQUI.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO
Dados mais recentes divulgados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) estimam que o turismo internacional está no caminho de recuperar quase 90% dos níveis pré-pandemia ao fim deste ano de 2023, percentual um pouco abaixo do que tinha sido previsto pela mesma OMT no começo do ano. Estima-se que 975 milhões de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e setembro de 2023, o que supõe um aumento de 38% em relação aos últimos meses de 2022. Os destinos em todo o mundo receberam, em média, 22% a mais de turistas internacionais no terceiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo uma forte temporada de verão no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul. As chegadas de turistas internacionais alcançaram os 91% dos níveis pré-pandemia no terceiro trimestre, atingindo 92% em julho, o melhor mês até agora desde o início da crise causada pela Covid-19. No geral, o turismo recuperou 87% dos níveis pré-pandemia entre janeiro e setembro de 2023. Isto coloca o setor no bom caminho para recuperar, portanto, quase 90% até o fim do ano. Já as receitas ligadas ao turismo internacional poderão atingir 1,4 bilhão de dólares em 2023, cerca de 93% do registrado em 2019.
Por região, o Oriente Médio, a Europa e África lideram a recuperação global. O Oriente Médio é o grande destaque, com chegadas 20% acima dos níveis pré-pandemia até setembro de 2023. Já a Europa recebeu 550 milhões de estrangeiros no período, 56% do total mundial (94% dos níveis pré-pandemia). Já as Américas atingiram 88% dos números de 2019 de janeiro a setembro, uma vez que a região se beneficiou da forte procura de viagens por norte-americanos, especialmente para destinos no Caribe. “Dados mais recentes da OMT mostram que o turismo internacional se recuperou totalmente da crise, com muitos destinos atingindo ou mesmo ultrapassando as chegadas e receitas pré-pandêmicas”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. A recuperação também se reflete no desempenho de outros indicadores. Com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e do Rastreador de Recuperação do Turismo da OMT), foi registrado uma forte recuperação no número de passageiros aéreos e nos níveis de ocupação. Neste contexto, a OMT informa que o turismo internacional está no bom caminho para recuperar totalmente os níveis pré-pandemia em 2024, apesar da inflação e das tensões e conflitos geopolíticos.
BELLA DA SEMANA – PRIH CAVALHEIRO
A maravilhosa “baby” Prih Cavalheiro já começou a comemoração do Réveillon, bem do jeito que a gente gosta! Prih Cavalheiro está prontinha para celebrar junto com você a chegada de 2023 em grande estilo. A ninfeta que é uma das estrelas do nosso Especial já está aquecendo para receber a sua parceira na festinha logo mais. Por enquanto, prepare o coração para apreciar a primeira parte do ensaio com fotos, vídeo e a deliciosa live 4K cheia de closes. Abra aquela champanhe e venha estourar com muito tesão. Atenção: a primeira parte do ensaio exclusivo Especial 2023 com Prih Cavalheiro nua já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
CERVEJA FRUTADA
As cervejas especiais já são um mercado consolidado no Brasil, com diversas cervejarias artesanais e fãs dedicados. A criatividade para criar novos sabores trouxe um leque de possibilidades e rótulos que conquistaram o público, que vem aprimorando também seu paladar para aguardar novidades. Esse contexto abriu espaço para uma tendência que casa muito bem com o verão: as cervejas frutadas. Para o mestre cervejeiro Opa Bier, de Joinville, a melhor do país, Francisco Schmitz, o Brasil tem uma variedade extensa de frutas e, também, um clima que favorece o consumo desse tipo de cerveja. “Normalmente, as frutas trazem refrescancia, acidez, dulçor e cor para as cervejas, sem falar na memória sensorial da fruta, que em conjunto com a bebida pode ficar muito interessante. Outro fato que faz do uso de frutas em cervejas uma tendência é a busca por receitas inovadoras, que promovem fusões de receitas tradicionais com algum outro ingrediente especial que combine. As frutas são muito versáteis e acabam trazendo contribuindo com características, sabores e aromas bem marcantes”, destaca Schmitz. As notas de limão, entre outras frutas, deixam um toque refrescante e valorizam cervejas com sabores mais intensos e complexos. Nos últimos anos, cervejarias de peso tem aproveitado desse momento para criar rótulos diferenciados, com notas frutadas, seja pela adição das próprias frutas ou pelo uso de lúpulos com notas frutadas. Cervejas desse tipo conquistam desde os bebedores ocasionais até os mais exigentes, ainda mais nos dias quentes quando o toque refrescante é muito bem-vindo. Ficou com vontade? Confira dicas de cervejas elaboradas pela Opa Bier. Além disso e, atenta a novos hábitos de consumo, OPA BIER lançou a cerveja sem glúten e prepara novidades para 2024.
Leia ainda: Lucros das viagens corporativas em 2023 já supera todo o ano de 2022 e iguala 2019
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Dobra, no mínimo, a presença de turistas brasileiros no exterior
Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza
CVC – Para quem quer viajar o momento é agora!
Palcos da mídia inspirando vidas vazias, e depois desaparecem
Segurança é um segmento do Turismo! É primeiro item que está na mente do viajante
Muda perfil do viajante. Viagens corporativas mantêm forte alta em setembro
Massagem tântrica, uma jornada de autoconhecimento e prazer
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário