segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PORTAL TURÍSTICO

FALANDO DE TURISMO

por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP - ABRAJET

PORTAL TURÍSTICO

Numa iniciativa do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, com apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado - através de suas respectivas Secretarias de Turismo, Cultura e Esporte -, foi lançado  nesta última quinta-feira, 09 de agosto, o www.vivendofloripa.org.br. O portal é um canal direto com o turista, com informações sobre clima, serviços essenciais e de emergência, legislação local, história da cidade, fuso horário, moeda, voltagem, serviços telefônicos e mapa com as coordenadas geográficas (latitude e longitude) para identificação no GPS.



O Guia Oficial de Turismo da cidade tem ainda um roteiro completo para quem chega de carro, ônibus, avião ou embarcação. Desde indicações de meios de hospedagem, restaurantes, bares, passeios, pontos turísticos, curiosidades, até a programação de lazer, endereços de casas noturnas, agenda de shows, festas, palestras, feiras, congressos, exposições culturais, e eventos esportivos. E ainda proporciona a interatividade, através do aplicativo Instagram, que possibilita a postagem de fotos com imagens capturadas durante a estadia na cidade. A ideia é oferecer a quem visita a cidade todas as informações necessárias. Um canal direto com o turista, de acesso fácil e de caráter institucional. A versão inicial é em português, mas com alternativas para o inglês, espanhol e mandarim.

FÓRUM EDUCACIONAL

Os turistas americanos são considerados prioridade para o Brasil, uma vez que integram o maior emissor de turistas para o País. No que depender da Amcham-Recife (Câmara Americana de Comércio), Consulado dos EUA em Recife, secretarias estaduais de Turismo e de Ciência e Tecnologia, e Secretaria de Turismo do Recife, o número tende a aumentar. Isso porque foi dada a largada para uma iniciativa que incentivará o turismo educacional entre os EUA e Pernambuco.


Para tratar do assunto, reitores e representantes de universidades locais estiveram presentes no Universidade Global, fórum que aconteceu no Recife Antigo com a presença do secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga, da gerente regional da Amcham-Recife, Alessandra Borba, do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, e da coordenadora geral de Estruturação de Produtos da Embratur, Patrícia Fernandes. Segundo dados da Unesco, são mais de cem milhões de estudantes de ensino superior no mundo e 2,7 milhões cursam faculdade fora do país de origem. Em 2025, o número tende a alcançar os oito milhões.

NOVOS VOOS 


“Temos voos para os Estados Unidos via American Airlines, Copa Airlines e estamos em negociação de nova frequência para Nova York. Essa iniciativa do Universidade Global deve contribuir para aumentar o fluxo turístico e a troca de conhecimentos, estreitando as relações entre os EUA e Pernambuco”, comentou o secretário Carlos Braga.  A Embratur aponta que 104 mil turistas que desembarcam no Brasil tem como foco o estudo. “Queremos nos aproximar mais da academia, visando o turismo e intercâmbio, inserindo no rol dos produtos de promoção do Brasil no exterior”,afirma Patrícia Fernandes.


GASTO MÉDIO

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o gasto médio do turista que viaja para estudar é de US$ 2,6 mil com permanência média de 53 dias. Além disso, 70% dos que viajam para estudar tem entre 16 e 29 anos. Os estudantes representam 20% do volume de viagens internacionais. O Universidade Global já tem o apoio da UFPE, UFRPE, UPE, FBV, Unicap, Fafire e Uninassau. O calendário da iniciativa prevê reuniões com reitores de universidades americanas em novembro. São esperados representantes das cidades de Nova York e New Jersey, e dos Estados de Washington, Maryland, California, Ohio e Pennsylvania.

PANAMÁ & PERNAMBUCO

Clique na imagem para ampliá-la

Uma Missão Institucional do Panamá esteve na Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com representantes do Governo do Estado. As autoridades panamenhas assistiram a apresentações das secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A diretora comercial da Empetur, Luciana Fernandes, apresentou os destinos turísticos, o polo médico do Recife, a estrutura hoteleira, a gastronomia e outros atrativos turísticos. A Missão Institucional do Panamá que ficou extremamente encantada com o destino, é formada por representantes do Ministério do Comércio e Indústrias, da Zona Livre de Colón, do Ministério do Turismo, do Ministério das Micros, Pequenas e Médias Empresas e da Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura. 

RECIFE TE QUER

A disputa está acirrada na campanha Recife te quer no Campeonato Brasileiro, que premiará torcedores de todo o Brasil com viagens ao Recife com direito à acompanhante e entradas para partidas do Brasileirão na capital pernambucana. Mais de 200 mil votos já foram contabilizados em fotos e frases de 500 participantes de todo o Brasil. Até o momento os mais atuantes são os torcedores do Vasco (RJ), Sport (PE) e Ponte Preta (SP). A disputa pelo prêmio é voto a voto, tendo alguns torcedores mais de 15 mil votos. Na etapa nacional, participam apaixonados por futebol dos 18 times do Brasileirão. Os vencedores serão conhecidos no dia 21 de agosto. Já a etapa local continua até novembro e premia os torcedores pernambucanos com 27 prêmios de R$ 1 mil para compras nas lojas oficiais do Sport, Náutico e Santa Cruz.

TURISMO & NEGÓCIOS

Palestras, capacitações e rodada de negócios deram o tom no 2º Fórum de Turismo de Negócios (FTN) e Simpósio para Integração do Mercosul (SITMERCO). O FTN contou com apresentações do Convention e Visitors Bureau de Guadalajara, do Instituto Baleia Franca e da empresa de sinalização SINASC. Já o SITMERCO envolveu parlamentares de todo o Mercosul e do Chile em debates acerca de politicas públicas pela melhoria do turismo no Bloco, visando um trânsito sem barreiras e com praticidade no transporte. As capacitações dos dois eventos seguiram durante os dias da feira, no Hotel Jurerê Beach Village, Florianópolis – SC.

Clique na imagem para ampliá-la

A cidade de Guadalajara, a Pérola do Ocidente, foi apresentada pela mexicana Cynthia Carmona, como destino ideal para conhecer a cultura e história do México, incluindo, é claro, a famosa tequila e o som dos mariachis. Guadalajara é a segunda cidade mais importante do México, localizada na província de Jalisco, e tem mais de 21 mil hotéis. A cidade encanta pela mescla entre a arquitetura antiga tradicional e o moderno, como as estruturas que receberam os Jogos PanAmericanos em 2011. 


O Instituto Baleia Franca (IBF) apresentou seus projetos de preservação da vida marinha, especialmente das baleias francas. A bióloga Gabriela Godinho, contou sobre os projetos de conscientizaçã do instituto, que visita escolas e trata em linguagem simples da importância de proteger as baleias e evitar a caça. O IBF também monitora a migração e população das baleias, que fogem do inverno no pólo e vêm dar a luz nas praias catarinenses, possibilitando o encantador turismo de Whale Watching, observação de baleias. O IBF realiza passeios de barco que possibilitam interagir de perto com as baleias. Finalizando o ciclo de palestras do FTN, a SINASC, empresa de sinalização com 60 filiais em todo Brasil, apresentou seus produtos e serviços. A SINASC atende todo o Mercosul, com sistemas de sinalização vertical, horizontal, turística e semafórica. 

Clique na imagem para ampliá-la
Os agentes de viagens e hoteleiros que visitarem a Feira concorreram a hospedagem nos melhores hotéis de Florianópolis. Para ver mais fotos clique aqui.


DELEGACIA VIRTUAL

Se você não sabia, fique sabendo então que desde 2002, a população catarinense conta com uma ferramenta a mais de segurança: a Delegacia Eletrônica. Trata-se de um sistema de autoatendimento online em que a própria pessoa faz o registro direto de sua casa.  Santa Catarina foi um dos primeiros estados a implantar a Delegacia Eletrônica e hoje, com 10 anos de funcionamento, já registrou mais de 160 mil ocorrências. Segundo o delegado Antônio Alexandre Kale, diretor de Inteligência da Polícia Civil, a Delegacia Eletrônica foi criada para facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pela Polícia por meio da internet.


POLÍCIA CIVIL

Para realizar o registro, o usuário entra no site da Polícia Civil e define qual o tipo da ocorrência. Em seguida, preenche as informações pessoais do comunicante, relaciona os objetos e faz um relatório sobre o ocorrido. Após, recebe o número de protocolo, que também é enviado ao e-mail do usuário, e aguarda a revisão. O boletim vai para a Central de Informações de Ocorrências Policiais (Ciopol), que faz a triagem e homologa ou cancela o registro. O secretário da Segurança Pública,César Augusto Grubba, afirma que as ocorrências de menor potencial podem e devem ser registradas via internet. No primeiro ano da Delegacia Eletrônica, foram registradas 45 denúncias anônimas. Como o levantamento desses dados é realizado no final de cada ano, o último registro, em 2011, aponta que esse número passou para mais de 6 mil ocorrências.


Clique na imagem para ampliá-la

DELEGACIA ELETRÔNICA

Pode-se utilizar a Delegacia Eletrônica nas seguintes situações: denúncias (incluindo as anônimas), perdas de objetos ou documentos, ameaças, furtos de celulares e danos que ocorreram por causas naturais. O último item foi incluído em setembro de 2011 devido às fortes chuvas no Estado que causaram prejuízos. No restante dos casos, os boletins de ocorrência continuam sendo feitos pelos policiais civis nas sedes das delegacias de Polícia do Estado. Conforme o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, foi solicitado ao delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila, que inicie estudos de forma a ampliar o atendimento via Delegacia Eletrônica. 



TAM NO PREJUÍZO

Os preços não caem, os horários são catastróficos, o atendimento e lanches de bordo uma porcaria. É por essas e outras que a TAM registrou prejuízo líquido de R$ 928,12 milhões de reais no segundo trimestre, ante lucro de 60,26 milhões de reais obtido no mesmo período de 2011. O resultado operacional foi negativo em 284,2 milhões de reais, ante ganhos de 8,8 milhões de reais no segundo trimestre do ano anterior. Acorda TAM!
PLUNA

De julho a outubro, Pluna vendeu 80 mil contratos de transporte aéreo com origem ou destino no Brasil A Justiça Federal concedeu na sexta-feira liminar pedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e bloqueou bens, valores e créditos da empresa Pluna Lineas Aereas Uruguayas no País. O objetivo da ação cautelar é evitar danos e garantir o cumprimento dos direitos dos usuários. O bloqueio será mantido até que a Anac constate a prestação da devida assistência material aos passageiros prejudicados pela interrupção das atividades da companhia, anunciada em 6 de julho, devido a problemas financeiros. A liminar foi concedida pela 16ª Vara da Justiça Federal em São Paulo.
GASTRONÔMADE BRASIL
Os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo foram os escolhidos para sediarem as próximas três etapas do evento gastronômico itinerante Gastronômade Brasil . O grupo irá montar sua mesa icônica em lugares inusitados de uma magnífica fazenda produtora de nozes de macadamia na serra fluminense, de uma das mais lindas vinícolas da serra gaúcha e do mercado que é o coração gastronômico da megalópole paulista. Chefs premiados de cada um dos estados comandarão os banquetes para seletos 120 convidados. Todos prometem criar pratos focados em insumos locais e inusitados que irão surpreender os participantes.

AVENTURA CULINÁRIA
Gastronômade Brasil é uma aventura culinária que mescla simplicidade e ousadia: põe em evidência a produção dos alimentos no campo e faz os amantes da gastronomia colocarem o pé na estrada. Inspiração para muitos, o conceito de ter literalmente um restaurante sem paredes e realizar eventos ao ar livre em locações inusitadas - que vão desde fazendas até jardins urbanos, do cume de montanhas a cavernas do mar, em ilhas isoladas ou em jardins suspensos no meio de megalópoles - vem sendo apresentado aos norte-americanos desde 1999. Onde quer que seja a localização, a missão é a mesma: re-conectar as pessoas com a terra e com as origens de seus alimentos através do contato direto com os agricultores e produtores locais. A proposta é criar uma consciência nos participantes do quão difícil é todo o processo de produção até o alimento finalmente chegar `a mesa. Em 2011 foram realizados mais de 80 eventos e quase 10 mil pessoas foram servidas em fazendas na América do Norte e da Europa. No Brasil o evento já passou pelos estados de SC, RS e SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário