quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Turismo e Cultura em SC


 
Em Santa Catarina, os números do fluxo de turistas alcançam os 10 milhões de pessoas por ano, quase o dobro da população do Estado. O turismo é responsável por 12,5% do Produto Interno Bruto, além de possuir uma diversidade de atrativos geográficos e culturais, atendendo a todas as preferências e idades. O litoral, com 560 quilômetros de costa, conta com mais de 500 praias. No interior, o cenário alterna entre paisagens rurais, núcleos urbanos e a natureza diversificada, com montanhas, cânions, vales, rios e muitas cachoeiras. Nas regiões serranas, o frio é um atrativo a mais para os turistas que buscam a neve. O aspecto cultural é bastante diversificado. São muitos os povos que formaram a gente catarinense: portugueses, africanos, índios, alemães, italianos, ucranianos, poloneses e tiroleses. Essa herança cultural é notável na arquitetura, gastronomia, folclore, religião, nas manifestações artísticas e nos festivais que celebram suas tradições, com destaque para a Oktoberfest e as demais festas de outubro. Santa Catarina está dividida em dez regiões turísticas: Caminho dos Cânions, Caminhos da Fronteira, Caminho dos Príncipes, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Vale do Contestado, Vale Europeu, e Serra catarinense.



Treinamento para a Copa de 2014

Joinville é uma das 54 cidades brasileiras que estão no Catálogo de Centro de Treinamento de Seleções - CTS da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 anunciou a primeira versão do Catálogo de Centro de Treinamento de Seleções com 54 candidatos com contratos assinados. A outra cidade de Santa Catarina incluída é Florianópolis. Em Joinville, a Arena Joinville será o centro de treinamento e o Bourbon Joinville Business o hotel oficial. Desde o início do trabalho, a Prefeitura de Joinville, por intermédio da Felej e da Fundação de Promoção Turística, cumpriu todas as etapas estabelecidas no Caderno de Encargos da Fifa. Já em Florianópolis será utilizado o Centro de Treinamento do Costão do Santinho Resort Golf & SPA. Para a hospedagem, o Hotel Costão do Santinho e o Majestic Palace Hotel.

Passeios de bicicleta 

Joinville está cada vez mais próximo de implantar um serviço público de bicicletas que ficarão à disposição da população em estações espalhadas por vários pontos da cidade. Depois da experiência trazida pela empresa Samba, durante o 30º Festival de Dança, a empresa Compartibike, de São Paulo, que implantou e opera o Pedalusp - Sistema de Bicicletas Compartilhadas da USP - Universidade de São Paulo também se candidatou. Maurício Villar, diretor da Compartibike explicou que o sistema foi desenvolvido por estudantes de engenharia da Escola Politécnica da USP e venceu uma competição de empreendedorismo promovido pela instituição. O projeto foi implantado no campus da USP em 2010 e após seis meses de operação já contava com mais de 2.200 usuários cadastrados e mais de 6.500 empréstimos de bicicletas. O projeto do Ippuj prevê a implantação de 20 estações de empréstimo das bicicletas, com a proposta de que o sistema seja autosustentável. Joinville tem mais de 100 km de ciclovias, que nos próximos anos deverão crescer para 300 km, integradas às estações do transporte coletivo.

16ª Festa Nacional do Pirão 

A 16ª Festa Nacional do Pirão será realizada no feriadão de 7 de setembro e terá atrações nacionais como o pagode do mineirinho Alexandre Pires e os sucessos da dupla sertaneja Hugo & Tiago, estes na abertura do evento, dia 6 de setembro. Já Alexandre Pires fará sua apresentação no dia 8 de setembro.  A área do entorno do ginásio de esportes Alfredo José de Borba, na Rua Paraná, está recebendo melhorias para a realização da festa e abrigar camarotes para os shows nacionais. Haverá também parque de diversões, exposições e área destinada à gastronomia, com palco alternativo para danças folclóricas.  


Fóruns Regionais

A Diretoria de Políticas da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte realiza, em dez regiões turísticas de Santa Catarina, os Fóruns Regionais de Cultura, Turismo e Esporte. O objetivo dos encontros é analisar as diretrizes e ações a partir do material apresentado nas conferências estaduais, promovidas de 2009 a 2011. Os resultados dos fóruns irão nortear a formulação de políticas públicas em todos os municípios do Estado pelo período de 10 anos. Itajaí, Blumenau e São Miguel do Oeste foram os primeiros a receber os fóruns, nos meses de junho, julho e agosto. O próximo encontro é nesta quarta, 8, e quinta-feira, 9, em Chapecó. Na sequência, Joinville, 13 e 14; Florianópolis, 15 e 16; Joaçaba, 20 e 21; Lages, 22 e 23; Tubarão, 27 e 28, e Araranguá, 29 e 30.

APA da baleia franca

A Área de Proteção Ambiental -APA da Baleia Franca, no sul de SC é uma Unidade de Conservação, criada por Decreto Federal em 14 de setembro de 2000. Com 156 mil hectares e 130 km de costa marítima, abrange nove municípios catarinenses, desde o sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão, em Içara. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da APA é proteger a baleia franca austral - Eubaleana australis. A reprodução desse mamífero se dá na área compreendida pela APA, considerada santuário dessa espécie ameaçada de extinção. Em sua rota migratória, a baleia franca passa pela região entre os meses de junho e novembro.

 

Características da baleia franca

Anualmente de julho a novembro, as Baleias Francas deixam as áreas de alimentação nas latitudes mais frias e buscam o litoral centro-sul catarinense para procriar e amamentar os filhotes, que já nascem com cerca de 5m de comprimento, entre 4 e 5 toneladas de peso. As baleias adultas chegam a 18m e cerca de 45 toneladas. A característica morfológica marcante da espécie é o conjunto de calosidades que apresentam no alto e nas laterais da cabeça. O esguicho, em forma de “V”, é bastante peculiar e pode atingir de 5 a 8 metros. 
 
A Praia do Rosa

Clique na imagem para ampliá-la

A 70 Km ao sul de Florianópolis – capital de Santa Catarina - a Praia do Rosa, Imbituba é uma baía rodeada de morros, lagoas e ilhas, onde a mata nativa e o mar esverdeado compõem um cenário privilegiado no litoral brasileiro. Descoberta por surfistas nos anos 70, “o Rosa” – como é conhecido – foi eleito em 2003, uma das Baías mais Belas do Mundo, em que a proteção do ecossistema e a preservação da cultura local não impediram seu desenvolvimento como destino turístico. Além de um cenário exuberante, a praia oferece condições ideais à prática de esportes, em especial o surf e windsurf. Trilhas, cavalgadas, banhos de lagoa e cachoeiras são outras alternativas de lazer. É a única baía brasileira a figurar no seleto Club des Plus Belles Baies du Monde (www.world-bays.com), com a chancela da Unesco. Fundado há mais de 10 anos, o Clube das Baías mais Belas do Mundo tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes.

Gestão integrada
São 160 mil aqui, 160 mil lá, em julho de 2012. Um honroso empate de visitantes às Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro (159.855) e no lado argentino (159.645 turistas). Tanto aqui quanto lá, o crescimento foi de 21% no Brasil e 18% na Argentina, em relação a julho de 2011. Boa parte desse aumento de visitantes se explica pela eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das sete maravilhas mundiais da natureza, por iniciativa da fundação suíça New Seven Wonder.

Windsor Atlântica Hotel

O Rio de Janeiro é destino perfeito para passar o feriado de 7 de setembro, com sugestão de hospedagem no Windsor Atlântica Hotel, localizado de frente para o mar de Copacabana. Site: www.windsorhoteis.com.br.

Punta Cana

É o destino mais frequentado pelos turistas na República Dominicana. Opções de hospedagem são o Paradisus Punta Cana e Paradisus Palma Real, que oferecem excelente infraestrutura em meio ao melhor da natureza para aproveitar o feriado de 7 de setembro, no belo cenário dominicano e diversão com mergulhos - Punta Cana tem o arrecife mais longo da ilha, passeios de barco, cassinos entre outros atrativos. O Paradisus Palma Real oferece o Serviço Real – como mordomo 24 horas, café da manhã privativo, praia particular com serviços exclusivos, menu de travesseiros, entre outros –, além do Family Concierge, que oferece kit para as crianças com camisetas, chapéus, miniprotetor solar, entre outros. Ao todo, são 554 suítes, sendo duas presidenciais. Veja o site www.vectraviagens.com.br, que vende os pacotes.

Lançamento do Festuris

O lançamento oficial da 24ª edição do Festival do Turismo de Gramado está definido para o dia 9 de outubro (terça-feira), a partir das 19 horas, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Os diretores da feira, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, receberão representantes do trade turístico, autoridades e imprensa para a confraternização.

Festuris terá elevador

Ao confirmar a empresa como uma nova expositora do Festival do Turismo de Gramado, a organização do evento também comemora a parceria da instalação de um elevador da Ortobras no Serra Park, garantindo acesso à Sala de Imprensa Joana Palhares para portadores de deficiência física. Além disso, a parceria se estende também à disponibilização de cadeiras de rodas motorizadas no evento. Para o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, além de estimular o turismo acessível para o trade turístico, é imprescindível que a feira implemente ações em favor da causa. 

 
Cartão do Hoteleiro

Durante o 54º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, realizado na última semana no Centro de Eventos Fecomércio, em São Paulo - SP, a ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis lançou o Cartão do Hoteleiro. Voltado para empresários e executivos do setor, o documento concede uma série de benefícios junto à cadeia produtiva do turismo. “É um produto que já existia e está voltando, com uma série de benefícios”, disse Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional. “As principais facilidades do cartão são os descontos de até 50% em diárias de hotéis filiados a ABIH, mas estamos negociando parcerias com outros segmentos turísticos”, complementa. Para obter o cartão, proprietários e funcionários de hotéis devem fazer a inscrição nas sedes da ABIH estaduais ou no site da ABIH Nacional. Após o preenchimento do cadastro, uma taxa de R$ 170 é cobrada antes da emissão do documento. Site: www.abih.com.br.  
 
Novidades no Mini Mundo

Clique na imagem para ampliá-la

Em agosto comemoram-se os 100 anos de nascimento de Otto Höppner – o patriarca da família e fundador do Hotel Ritta Höppner e do Mini Mundo. Nesta oportunidade o parque inaugura sua mais nova atração: a réplica do Museu do Ipiranga, também conhecido como Museu Paulista. A miniatura tem 120 m2.  As experiências de vida do imigrante Otto Höppner deixaram como legado o compromisso de compartilhar a alegria e a felicidade da infância, que estarão sempre presentes no coração das pessoas que visitam o parque. Atendendo a um pedido dos netos, Adriana e Guilherme, ele construiu, junto com seu filho Heino, uma casinha de bonecas e um pequeno conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Pensando em dividi-los com os hóspedes quando as crianças crescessem, seguiram a construção do pequeno parque, que passou a ser conhecido e considerado uma visita obrigatória em Gramado. Desde dezembro de 1983 está aberto ao público.  Todos os atrativos mantém a escala 24 vezes menor que a realidade, incluindo 1.500 pequenos “habitantes”.
 
Oktoberfest

A diretoria de Promoções do Parque Vila Germânica começou sua trajetória de divulgação da 29ª Oktoberfest de Blumenau. Nos dias 8 e 9 de agosto estiveram em Porto Alegre, no 24º Salão de Negócios Turísticos da Ugart - União Gaúcha dos Operadores e Representantes do Turismo do Rio Grande do Sul, no Plaza São Rafael e Centro de Eventos de Porto Alegre. Nos dias 17 e 19 o destino é São Paulo, em Ribeirão Preto,  na Feira da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região - Avirrp. A rainha e as princesas da Oktoberfest levarão sua beleza e encantos ao público destes eventos. A Rainha da Oktober 2012 é Fernanda Klaumann Barbosa e as princesas, Mariane Klann e Danieli Sutil Muniz.

2º Quilt & Craft Show
Quem se dedica às mais variadas técnicas de arte com tecido como patchwork, arte têxtil, scrapbooking, Folk Art, pintura decorativa, bordado e outras, já tem encontro marcado, em Curitiba. Consagrado pelo público, o 2º Festival Quilt & Craft Show acontecerá durante o Feriado da Independência, de 5 e 8 de setembro, na expectativa de reunir cerca de 12 mil pessoas no Expo Unimed Curitiba. No ano passado circularam pelo pavilhão cerca de 10 mil visitantes e a expectativa da organização é grande, principalmente pela possibilidade de conciliar com o turismo. Santa Catarina já possui caravanas organizadas nas cidades de Florianópolis, Ibirama, Joinville e são Bento do Sul. Os interessados em participar devem entrar em contato com a organização através do e-mail contato@quiltshow.com.br. Promovido pela empresa Aoki Trading, os integrantes das caravanas tem descontos diferenciados em transporte e hospedagem, além de brindes e kits especiais do evento. Uma das atrações é a mostra de arte, sob a curadoria de Ciça Mora, cujo tema central é a felicidade. A mostra trará trabalhos executados por mais de 80 artistas nacionais e internacionais, somando cerca de 200 obras trabalhadas nas mais diversas técnicas. Cursos, aulas demonstrativas e workshops também fazem parte do programa. O ingresso custa 10,00 e o evento funciona das 13h às 20h e no dia 8, das 13 às 18h. Site www.quiltshow.com.br.  



CERETUR convida

A CERETUR Operadora e Projetos convida os agentes de viagem e operadores seus parceiros, para participarem do 2º Festival de Turismo de João Pessoa, incluindo transfer in/out, hospedagem, alimentação, transporte para o evento, festa e passeios. A CERETUR terá estande próprio, representando Santa Catarina e divulgando seus projetos “Destinos e Roteiros Integrados e Educantur.

Gastronomia na Costa Esmeralda

De 22 a 29 de setembro, os municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, localizados no litoral de Santa Catarina, irão realizar a 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, um dos maiores e mais badalados eventos gastronômicos do Brasil. Organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, o evento contará com a participação de chefs de cozinha do Centro Europeu, principal escola de gastronomia do país. No dia 29 de setembro, os chefs Carlos Henrique Mancuzo Silva, Washington Silvera e Iracema Bertoco, professores da instituição, irão coordenar, respectivamente, os workshops Pâtisserie & Boulangerie, Técnicas de Garde Manger e Gastronomia Funcional. Além dos chefs do Centro Europeu, outros grandes nomes da gastronomia brasileira irão participar, como Claude Troisgros, Eudes Assis e Beatriz Sotelo. A programação completa do evento está disponível nos sites www.semanadegastronomia.com.br e www.centroeuropeu.com.br.

Centros de Eventos

Líder no segmento de turismo de negócios no Nordeste há quase uma década, em virtude da capacidade de receber grandes feiras e congressos, Pernambuco terá, a partir de setembro dois concorrentes de peso na disputa da captação de eventos de grande porte. O Ceará, que inaugura no dia 15 de agosto o Centro de Eventos -CEC, um ousado complexo de feiras e congressos que custou R$ 380 milhões. Tem 172 mil m² de área construída, divisível em 44 ambientes com capacidade de receber até 30 mil pessoas, dois grandes blocos de feiras, além de salão de exposição e dois mezaninos com salas integráveis, climatização e iluminação inteligentes. Os dois pavilhões de feiras têm 28 mil m²  e 3.200 vagas de estacionamento. O outro é o Centro de Feiras e Convenções de João Pessoa, Paraíba, em que foram investidos R$ 150 milhões. Este tem 20 mil m² com cobertura térmica e acústica, que elimina o barulho da chuva. Terá um teatro e um pavilhão de congresso, além de três mil vagas de estacionamento. 



Turismo Rural em Campina Grande

A cidade de Campina Grande, Paraíba irá sediar nos dias 30 de agosto e 1° de setembro, a 8ª RuralTur – Feira Regional de Turismo Rural, no Espaço de Eventos da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – Fiep. O evento é uma realização das unidades do Sebrae no Nordeste, Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Turismo Rural - Abraturr e Fiep, com o apoio da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur. Cerca de 300 empresas irão oferecer seus serviços a 15 operadoras de turismo. A Feira estará aberta à visitação das 8h às 12h, e das 14h às 18h. As inscrições custam R$ 80 e estudantes e filiados às entidades de classe do turismo pagam R$ 40. Em paralelo serão realizados o 3º Seminário Nordeste de Turismo Rural e a 8ª Rodada de Negócios. Palestrantes nacionais e internacionais abordarão temáticas como “A visão do Agroturismo na América Latina e no Caribe” e “Redes de Turismo Rural Culinário – Sabores do Caribe”. Telefones: 83-3247-7019/8887-9802.
 
Centro Europeu participa da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda
Chefs da principal escola de gastronomia do país irão coordenar atividades exclusivas durante o evento que será realizado no litoral catarinense 

Clique na imagem para ampliá-la
 
Entre os dias 22 e 29 de setembro, os municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, localizados no litoral de Santa Catarina, irão sediar a 5ª Edição da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, um dos maiores e mais badalados eventos gastronômicos do Brasil.

Organizado pela Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, o evento irá reunir milhares de pessoas e contará com a participação de chefs de cozinha do Centro Europeu, principal escola de gastronomia do país. No dia 29 de setembro, os chefs Carlos Henrique Mancuzo Silva, Washington Silvera e Iracema Bertoco, professores da instituição, irão coordenar, respectivamente, os workshops Pâtisserie & Boulangerie, Técnicas de Garde Manger e Gastronomia Funcional. “Atuando há mais de duas décadas no segmento da educação, o Centro Europeu sempre foi um dos grandes incentivadores da profissionalização da gastronomia no Brasil e, por esse motivo, não poderia ficar de fora deste grande evento catarinense. Muito bem organizado e contando com a presença de profissionais reconhecidos internacionalmente, o festival contará com várias atividades especiais, comprovando, mais uma vez, a franca expansão do segmento da gastronomia no Brasil”, comenta Rogério Gobbi, diretor acadêmico da escola.

Além dos chefs do Centro Europeu, outros grandes nomes da gastronomia brasileira irão participar da Semana Internacional de Gastronomia, entre eles Claude Troisgros, Eudes Assis e Beatriz Sotelo. A programação completa do evento está disponível no site www.semanadegastronomia.com.br.  Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário