sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



As Três Peneiras




Com o devido “respeito, disciplina e ordem” utilizo o texto “As Três Peneiras” do Caderno de Estudos - Filosofia Geral e da Educação do Grupo Uniasselvi (Educação a Distância), por entender a contribuição que o mesmo trará para esta coluna de Turismo (como entretenimento e lazer) e  para os leitores no momento atual. Leia atentamente o texto e relacione cada um dos conceitos - Verdade, Bondade e Necessidade - com a escola ou organização onde você trabalha ou estuda:
Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates preciso contar-lhe sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de...
 Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
Peneiras? Que Peneiras?
– Sim. A primeira, Augustus é a da Verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
 – Não.Como posso saber? O que sei foi o que me contaram !
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira.Vamos então para a segunda peneira: a Bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
– Não Sócrates! Absolutamente, não!
Então suas palavras vazaram também a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira? A necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
 – Não Sócrates....
Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E Sócrates conclui:
-Se passar pelas peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser a estação de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras, porque Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas. (Autor desconhecido)
(Fonte: Disponível em:http://juniormadrigal.multiply.com/journal//item/3.Acesso em:27maio2007)
PIT STOP
*O Estado de Santa Catarina, pela quarta vez, receberá jornalistas especializados em Turismo da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.  As cidades de Blumenau, Florianópolis e Balneário de Camboriú já foram sedes do Congresso. Agora na cidade de Imbituba, a Capital Nacional da Baleia Franca, de 20 a 23 de setembro de 2012, nas dependências do Hotel Silvestre, será realizado o XXIX Congresso Nacional. Abertura oficial dia 20 de setembro, às 20horas. Informações (passeios) e inscrições no ww.abrajet-sc.com.br .com e com o presidente da Abrajet/SC,  jornalista Alberto Gonçalves de Souza( 48 3035-3043).
*A Ong SOS Vira Lata - Associação de Proteção aos Animais, criada em 21/02/2009, é de Utilidade Publica Municipal , presta um relevante serviço ao Turismo Social na cidade de Criciúma (SC), com sua equipe de voluntários (gratuitamente). Suas feiras de adoções são realizadas aos sábados, domingos e feriados nas praças públicas, logradouros, hiper mercados e em eventos. Nas fotos, alguns de seus voluntários e membros da diretoria. Colabore com estes jovens (contato@sosviralata.org.br). Adote um animal. Maltratar animais é crime (Lei Federal -9.605/98, Dec.Lei.24.645/34 Getulio Vargas) Seja um voluntário. Conheça mais um pouco o trabalho e contribua acessando o site www.sosviralata.org.br .
*No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Clube que é líder no Campeonato Brasileiro de Futebol Série B, apesar de tudo que venha acontecer, só pensa disputar a Série A novamente junto dos melhores clubes do País. Essa é a visão empresarial do presidente Antenor Angeloni e do diretor Valdecir Rampineli. Dá-lhe, Tigre! E viva a Santa e Bela Catarina!
*A cidade de Itapema (SC) saindo na frente com a sua oferta de hospedagem de ótima qualidade, pensando nos turistas da Copa do Mundo de 2014. Querem ver de perto, cliquem o site da Rede Beira Mar, do diretor Luiz Carlos Nunes (foto). Confira o site www.beiramaritapema.com.br. Fone (47) 3368- 4011.
*O Brasil e o mundo viu e ouviu o desabafo do campeão do mundo e deputado Romário, detonando o técnico Mano Menezes durante as transmissões das Olimpíadas. “Ele não sabe escalar e foi culpado pela derrota do Brasil (ele poderá servir para o Conrinthians) contra o México(2x 1)”. Além disso, o grande Milton Neves também cutucou com força o Mano Menezes. Como brasileiro e como torcedor, EU gostaria de ver novamente o campeão do mundo e campeão da Taça Brasil em 1991 pelo nosso Criciúma (SC), o Felipão, dirigindo a Seleção Brasileira. Ele merece e tem moral! Contudo isso, o Mano continua prestigiado! Mas...sou Felipão!
*O Ciclismo criciumense, com o atleta Nicolas Sessler (foto), campeão brasileiro de moutain bike, em preparação para o Campeonato Mundial em setembro na Áustria. Os treinamentos já começaram na Europa: Itália e na Suíça, onde o atleta se encontra. O técnico Gustavo Freitas acredita numa boa participação da Fundação Municipal de Esporte com o Sessler, que está na equipe desde 2008.
*O 24º Festival de Turismo de Gramado (RS), de 22 a 25 de novembro de 2012, no Sierra Park, contará com a presença de vários países mostrando como sempre um turismo de alta qualidade. Contatos e informações no sitewww.festivalturismogramado.com.br.
*Infelizmente, o Municipio sem um Calendário de Eventos, como no passado, o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski em seu Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma(SC), abrigará ainda neste ano os eventos: Festa das Etnias, Festival de Danças, Feira Agroponte e a Feira Casa Pronta. E ninguém enxerga que falta a Secretaria de Turismo para divulgá-los. É uma pena!
*O jornalista Rogério Almeida, presidente da Abrajet de João Pessoa/Paraiba, virá ao Congresso Nacional da Abrajet em Imbituba (SC), de 20 a 23 de setembro de 2012, com forte delegação de seu Estado, visando levar o 30º congresso da entidade para João Pessoa. Sabe-se que os Estados de Alagoas e Tocantins também são candidatos. Que bom! Quem ganhará?

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário